Anúncio do HT Forum

LIMPEZA RADICAL DE VINIL

Discussão em 'Vinil, Calibração e Ajustes' iniciada por jbmattos, 31 Out 2004.

1. jbmattos

jbmattos Usuário

Desde 1 Mai 2004
    santos sp
    Caros,

Eu li recentemente, no site audio-dicas uma explicacao sobre uma maneira radical de se limparos LP`s: Cola PVA!

http://www.audiodicas.com.br/cantinho/cantinho6.htm

Eu e o meu primo, marcus45, experimentamos o metodo num disco velho e BEM empoeirado que ele tinha na casa dele e funcionou! Incrivel como limpou mesmo o disco, ate devolvendo aquele brilho original do vinil.

A cola, apesar de aderir fortemente ao disco, nao gruda de fato. O resultado final e um negativo do disco, com toda a sugeira que estava nele.

Apesar de achar o metodo um pouco caro, ele e altamente eficiente.

Os senoes sao o seguinte: a cola e meio grossa, o dificulta sua penetracao nos sulcos. Uma solucao e dilui-la um pouco em agua, ou, o que fizemos, forcar a cola contra o LP.

O outro senao e que a cola nao adere a gordura. Assim, as marcas de dedo devem ser removidas antes, com a gua e sabao.

Abracos

Joao e Marcus

• 1
  2. Ricardo W. Pereira

Ricardo W. Pereira Audio Designer

Desde 25 Set 2004
    BH/MG
    Prezados

Eu lavo meus discos em casa e NÃO aconselho o uso de qualquer tipo de sabão, muito menos o de coco.........
    A quantidade de soda cáustica nos mesmos é estúpida, que com certeza vai atacar o vinil, sem contar que esses sabões contém MUITAS impurezas de sólidos duros que vão RISCAR o seu valioso LP.
    Façam isto não.........

Eu uso DETERGENTE NEUTRO ("cor" de água...........), enxaguo o disco e espalho o mesmo (na direção dos sulcos!!!) com um pincel desses para pintura de artistas (bem caro!!).
    As cerdas do pincel tem que ser naturais e já estraguei um disco quando usei pincel de nylon.
    O pincel de 25 mm (tipo trincha, achatado....) de largura funciona muito bem.

Com este processo, toda a gordura e a maior parte dos detritos deve sair e o disco estará muito mais silencioso do que antes.
    Pode-se agora proceder ao método da cola PVA (ligeiramente diluída, concordo...) que vai penetrar nos sulcos e englobar todas as micro-coisinhas que restaram lá e depois, é só curtir o resultado.

Para manutenção do disco o mais limpo possível, aconselho uma solução de álcool isopropílico, grau PA (Para Análise, comprado numa municiadora de produtos químicos) feita com as seguintes proporções:
    >> 70 % de água destilada e 30 % de álcool isopr.
    De vez em nunca repito todo o processo acima (lavagem......)

Esta é a mistura recomendada pelos fabricantes das máquinas de lavar LPs, entre elas a VPI.

Use a mistura da seguinte maneira:
    Sabem aquelas almofadas de veludo que a Gradiente vendia num kit para limpeza de discos de vinil?
    Pois é, essa é a figura a ser imitada, pois o kit já era.....(mais uma tarefa DIY)
    Embeber a almofada com a solução acima, deixar espalhar no veludo, encostar de leve no disco (colocado no prato e rodando) , aplicar durante umas 3 voltas completas.
    Se molhar um pouco, no panic!
    (espere evaporar.............)

Só esquecí de uma coisa (e acho que todos também.....)
    LIMPE a sua agulha a cada lado de disco.
    Nunca, mas nunca mesmo usem álcool comum para limpeza da agulha e cantilever: eu já apodreci um cantilever fazendo isto (o cantilever ficou que nem carburador de carro a álcool, e quebrou, sacaram?)
    Sei que vou ser crucificado ao sugerir o seguinte, mas vamos lá:
    EU uso um thinner de alta qualidade, com um pincel bem delicado (tipo 3 cabelos....).
    Encosto a ponta dele no thinner e removo o excesso com um paninho limpo, passo (o pincel.....) na agulha de trás prá frente (bem de leve....) e olho com uma lupa bem forte: fica limpo de verdade!
    Como o thinner é muito volátil, ele desaparece quase que na hora e não estraga nada e não dissolve coisa nenhuma.
    Façam isto sem LP no prato!!!!

Se alguem disser que a agulha dele(a) saiu do cantilever após este processo, pode ter certeza de que ela era vagabunda mesmo: as agulhas boas de verdade são cravadas mecanicamente no cantilever.
    As outra são do P........ay, coladas com superbonder.........

Uso este processo constantemente e NUNCA estraguei agulha nenhuma.........!!

Abraço e divirtam-se

Ricardo

• 2
  3. Roosevelt

Roosevelt Apareço de vez em nunca.

Desde 16 Jul 2002
    São Paulo
    Este tópico merecia estar colado sempre nos primeiros da lista. :D

Roosevelt

4. vabn

vabn Usuário

Desde 2 Jun 2004
    Brasil
    O método abaixo é o que eu uso a muitos anos para limpeza de LP's e sempre funcionou muito bem:

1) Deixo a torneira do filtro escoando um pequeno fio de água dentro da pia mas de tal forma que não respingue.

2) Uso detergente neutro (aquele meio amarelado), desses de lavar louça.

3) Uso um pedaço quadrado (15 cm x 15 cm) de um tecido chamado veludo sintético acrílico, cujos fios são extremamente finos e muito juntos uns aos outros, e todos estão dispostos perpendicularmente à sua base, numa altura de 1,5 mm.

4) Dobro o pedaço duas vezes, sempre com a parte de veludo para fora.

5) Molho o veludo dobrado na água e coloco um fio de detergente nele.

6) Pego o LP e vou passando o veludo em movimentos paralelos aos sulcos de forma que os fios do veludo penetrem dentro dos sulcos. E realmente o fazem, porque os fios do veludo são tão finos que chegam até o fundo do sulco, arrancando de lá qualquer partícula de sujeira que tiver.

Faço isso primeiro num lado e depois no outro. Não é necessário forçar muito o veludo contra a superfície do LP pois alguma partícula dura e pontuda que estiver no sulco pode grudar no veludo, cristalizar-se e fazer microsulcos no sulco.

7) Em seguida, enxáguo posicionado o LP inclinado 45° embaixo do fio de água filtrada. Faço movimentos de fora para dentro e ao mesmo tempo giro o LP lentamente até tirar todo o detergente. Tomo cuidado para não molhar o selo do LP.

9) Quando vou limpar outro LP, uso o outro lado do veludo dobrado que ainda não foi usado. Mas após 4 LP's, lavo totalmente o veludo e recomeço o processo.

Fica muita sujeira impregnada nos fios do veludo.

10) Após enxaguado, deixo o LP de pé, encostado num lugar bem limpo, para escoar a água.

11) Quando termino de enxaguar o último de um lote de 10 LP's, o primeiro já teve sua água toda escoada. Aí e só enxugar os eventuais pinguinhos que ainda restaram com uma toalha bem limpa. Logo em seguida guardo na capa que já foi previamente limpa por dentro.

12) O veludo em questão é muito usado em tapeçaria e eu tenho na minha loja. Se alguém quiser, com o maior prazer posso mandar pelo correio um pedaço de 15 x 15 cm, sem qualquer ônus. É só me fornecer o endereço completo que eu mando no mesmo dia.

Victório Benatti

• 1
  5. Nilton Costa

Nilton Costa Usuário

Desde 31 Out 2002
    Brasil
    Ricardo, qual a cápsula/agulha que você usa?

Nilton Costa

6. Ricardo W. Pereira

Ricardo W. Pereira Audio Designer

Desde 25 Set 2004
    BH/MG
    Nilton

Atualmente eu uso um modelo moving coil de saida alta da Audio Technica e que equipava alguns TDs da Gradiente.
    É o modelo GS66 (ou coisa parecida).
    Muito boa, por sinal.
    []
    Ricardo

7. rafael_netto

rafael_netto Voltando ao forum

Desde 23 Abr 2005
    Rio de Janeiro/RJ
    Gostaria muito de encontrar o tal "veludo ideal" para limpeza de LPs. Que realmente entre nos sulcos, sem "deitar" os pelinhos, não arranhe o disco e não passe carga estática. Ouvi dizer que o veludo 100% algodão teria essas propriedades, mas o dito cujo é bem caro (> R$ 50 o metro), e as lojas de tecidos não vendem tiras ou retalhos, só o metro inteiro.
    O "melhor" que eu consegui é um tal "veludo de forro de algodão", que suja mais que limpa e carrega o disco com estática.

Achei interessante essa idéia do Victório, mas ele usa veludo sintético? Não provoca carga estática nem arranha o disco?

Rafael Netto

8. vabn

vabn Usuário

Desde 2 Jun 2004
    Brasil
    Olá Rafael,

O veludo de algodão não serve para lavagem dos LP's. Ele possui os pelos muito macios que dobram e não "entram" nos sulcos. Para limpeza superficial até que serviriam. O mais correto é usar a escova com fios de carbono, para limpeza superficial.
    Para lavagem, o ideal é usar o veludo sintético, com os pelos muito finos de acrílico, que ficam sempre perpendiculares à base do pano. Os pelos dobram quando amassados, e depois voltam como se fossem molas.
    Quanto à estática não precisa se preocupar. Voce só vai usar o veludo sintético no processo de lavagem com água corrente. O LP depois de lavado com este veludo não retém nenhuma estática. Muito pelo contrário, se ele tiver estática antes da lavagem, a lavagem se encarrega de retirá-la totalmente.
    Para não arranhar o disco é necessário que não se force demais o veludo contra o sulco nos movimentos de vai-e-vem da lavagem. Se por acaso tiver alguma partícula de poeira com arestas vivas impregnada no veludo, se forçá-lo contra o sulco poderá causar um risco que não tem mais remédio.
    Se quizer te mando um pedaço para testar. Me dê seu enderêço completo.

Abração

Victório Benatti

• 1
  9. Russo

Russo LoucoporSom

Desde 31 Mai 2002
    Campinas - SP
    Olá Victório,

Precisamos nos encontrar.
    Vou querer um pedaço deste veludo "rái êndi". He, he, he...
    Ah! Onde posso encontrar a escova antiestática para limpeza superficial?

Abração,

10. Pruks

Pruks Usuário

Desde 4 Out 2004
    Timbuktu
    Engraçado como receita de limpeza de vinil é como receita para se conquistar mulheres: cada pessoa tem uma receita diferente, todas estão erradas e todas estão, claro, certas.

Eu mesmo, falem o que quiserem, limpo meus vinis com álcool isopropílico puro e um pedaço de veludo sintético gentilmente cedido pelo grande Benatti.
    E, absolutamente nenhuma das coisas que já me disseram que o álcool faz com o vinil aconteceu. Nenhuma. Nem com vinil da década de 60, nem 70, nem 80 e nem 90.

Façam por sua própria conta. Eu mesmo vou continuar do jeito que estou.

[]´s a todos,
    Christian

11. vabn

vabn Usuário

Desde 2 Jun 2004
    Brasil
    Olá Christian,

O álcool isopropílico é um ótimo produto de limpeza. Ele não deixa resíduos.
    Ele aplicado com o veludo sintético no LP, acompanhando a direção dos sulcos, tem tudo para dar um excelente resultado. Lave o veludo de vez em quando para retirar as partículas de sujeira.

Abração

Victório Benatti

12. jorgebuccanero

jorgebuccanero Usuário

Desde 5 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Endosso o veludo do Benatti. Confesso que fiquei impressionado com o resultado. Visualmente parece que sobra um pouco de sujeira, mas acho que ela sai do fundo di sulco e fica na superfície; quando a agulha passa não fica chiado nenhum.

Limpei um Tim Maia (1971)que eu tinha recém comprado num sebo e estava fritando bolinho pra ******, depois de limpá-lo com uma solução 1/3 álcool, 2/3 água destilada + o veludo, os chiados reduziram muito!!!

Muito obrigado, Victório!

Abs. a todos!

Buccanero

13. Byrd

Byrd by Cassini

Desde 22 Abr 2005
    São Paulo
    Olá Victório,

Trabalho com álcool isopropílico, no beneficiamento de vidros, espelhos etc, e ele é realmente, uma maravilha para a limpeza rápida de gorduras e poeiras da vida...dos nossos LPs.

Se sua oferta ainda estiver de pé - e eu me enquadrar nela!, aceito com grado o pedaço do famoso veludo!

Abraços,
    Byrd

14. vabn

vabn Usuário

Desde 2 Jun 2004
    Brasil
    Olá Byrd,

Claro que minha oferta ainda está de pé e voce se enquadra perfeitamente nela.
    Me mande seu enderêço completo via MP que te mando o veludo hoje mesmo.
    Lembre-se que o veludo é mais eficiente na lavagem dos LP's.

Abração

Victório Benatti

15. kaos99

kaos99 Usuário

Desde 8 Nov 2003
    São Paulo - SP
    Olá Victório,

Mandei uma MP com meu endereço, se possível, gostaria de receber esse veludo.

Grato,
    Carlos

16. Dj Linguiça

Dj Linguiça Usuário

Victorio,

Boa tarde.

Torno publico meu agradecimento á respeito do VELUDO de limpesa do vinil.. Limpa mesmo..

Vou resolver os problemas dos mais de 600 coleguinhas bulachoes..

Valeu mesmo

Obrigadão..

Abraçados.

:aplauso:

17. elmano

elmano Participante

Desde 8 Mar 2004
    Fortaleza/Ce/Brasil
    Embora atrasado, - já tendo no entanto agradecido a ele particularmente por MP, - também gostaria de tornar público meus agradeimentos ao Benatti. Ele me mandou um pedaço desse veludo hi-end. Mas o cara é tão gente-fina que não aceitou nem que eu pagasse a despesa do envio.
    Devo confessar a vocês que o método do Benatti funciona muito melhor do que eu esperava. Limpa realmente os sulcos dos discos. E o resultado a gente percebe ao escutar os vinis anteriormente barulhentos.
    Obrigado, Benatti

18. vabn

vabn Usuário

Desde 2 Jun 2004
    Brasil
    Olá DJ Linguiça e Elmano,

Puxa, fiquei muito feliz em saber que valeu a pena mandar o veludo a voces. É só mantê-lo sempre limpo e bem guardado que vai durar décadas.
    Nós que gostamos do vinil, é comum a gente visitar sebos atrás de LP's. Quando achamos alguma coisa que vale a pena, se não tiver riscos visíveis e estiver somente sujo, não tem o menor problema. É só lavar com o veludo que fica novinho.
    O que acho mais legal nos sebos é o preço. LP's seminovos a R$ 2,00 ou R$ 5,00. Parece uma piada.

Podem contar sempre comigo meus caros amigos.

Abração

Victório Benatti

19. rafael_netto

rafael_netto Voltando ao forum

Desde 23 Abr 2005
    Rio de Janeiro/RJ
    Gostaria de engrossar o coro dos felizes usuários do veludo do Victorio!

Muito obrigado!

20. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

Desde 9 Out 2002
    Campinas / Sampa
    Victório,

Aproveita e passa uma dica de sebo de vinil bom aqui em Campinas.

Eu conhecia o Splish-Splash, mas fechou e conheço o Riva Rock, ali ao lado do Batista.

(y)

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso