LIMPEZA RADICAL DE VINIL

Discussão em 'Vinil, Calibração e Ajustes' iniciada por jbmattos, 31 Out 2004.

1. stpamarante

stpamarante Usuário

Desde 26 Nov 2005
    São Paulo/SP
    Jpmmy,

Por sorte, o Triton X-100 é o mais comum. Todos esses vendidos em lojas de produtos para laboratório são fabricados pela Dow. A Nuclear, Vetec, Biotec, Não-sei-o-que-tec, compram piscinas da coisa, ou da Dow ou de algum super-mega-distribuidor de como a Merk ou a Sigma-Aldrich, o quais também compram da Dow e redistribuem. Todos, da Merk até a Não-sei-o-que-tec analisam, adicionam ou não alguma coisinha e envasam a coisa, grudando um rótulo onde vem um certificado de análise, assinado e sob a responsabilidade de um químico. Isso garante que não foi um sujeito de bermudão, sem camisa e chinelo de dedo que pegou o produto e pôs num frasco lavado pela patroa, na cozinha ou no fundo do quintal. Alguns, como a a Merk e a Sigma-Aldrich, diluem e/ou separam lotes com características especiais e vendem bem mais caro.

Para ter uma idéia dos tipos,básicos, estes são alguns da família X:

http://www.dow.com/surfactants/products/octyl.htm

Destes, além do X-100, já vi recomendarem o Triton X-114, mas vá achar...

A Biblioteca do Congresso Americano recomendava o Triton XL-80N que não é mais fabricado. Agora recomendam o Tergitol 15-S-7. Até onde fui, parece que a razão é ambiental, pois o Triton, se lançado em boas quantidades na água pode fazer mal para alguns organismos aquáticos.

O Tergitol também é um produto da Dow e tem vários tipos. Estes são alguns da série 15-S:

http://www.dow.com/surfactants/products/second.htm

Nem procurei exaustivamente por ele, mas pela minha rápida pesquisa, parece que é bem mais difícil de achar e comprar.

Como dá para adivinhar, há ainda outros produtos semelhantes de concorrentes da Dow e essas diferentes variedades oferecem aos químicos que desenvolvem fórmulas para lavagem de discos alternativas que podem estar aí no mercado em diferentes composições. Ficamos com o Triton X-100 pois é o mais "acessível" e até alguém achar algo melhor e pelo menos tão "fácil" para se encontrar.

Já no caso do álcool e da água, se não tomarmos cuidado, estaremos comprando aqueles engarrafados pelo sujeito de bermudão. Se o sujeito estiver suando muito, sem camisa, a água pode ficar meio salgada... Então, como as duas substâncias são excelentes solventes -- afinal de contas, é por isso que as usamos -- todo cuidado é pouco na hora de manusear a coisa para redistribuir. Portanto, todo cuidado também é pouco na hora de os comprarmos.

• 1
  2. Felipe Duarte

Felipe Duarte Vinil, Válvula e Jazz

Desde 30 Nov 2008
    São Paulo
    Olá ASAS

Se não for encomodo estavamos pensando em um Litro

Eu tinha ficado de comprar e dividir para o pessoal
    Mas todas as empresas que liguei não mandam pelos correios
    Se alguém souber de alguma aqui em São Paulo posso ir amanhã buscar.
    Ou se for mais fácil e não muito encomodo deixamos para o ASAS

ABç

Felipe

3. stpamarante

stpamarante Usuário

Desde 26 Nov 2005
    São Paulo/SP
  4. Felipe Duarte

Desde 30 Nov 2008
    São Paulo
    Boa notícia!!!
    Achei na Casa Moser por incríveis 37 reais 1L
    Será????
    Pedi especificações e não souberam informar, mas deram certeza que é o Trtion X-100
    Prazo de 05 a 07 dias
    Compro????????

estou no aguardo

Fellipe

5. ventoo

ventoo Usuário

Desde 23 Jan 2009
    Belo Horizonte
    Olá Pessoal.
    Quando cheguei e vi que a lista para adquirir o famoso Triton x-100 já estava fechada, pesquisei aqui em minha cidade e encontrei na embalagem de um litro da marca Vetec por 104,00. Se tiverem interesse ou mesmo quizerem organizar outra lista estou a disposição.
    Lembrando que estou em Belo Horizonte. (y)

6. stpamarante

stpamarante Usuário

Desde 26 Nov 2005
    São Paulo/SP
    Barato demais. Quando passei por lá para comprar o álcool isopropílico, há quase um ano, estava por uns cento e poucos reais. Veja se não há um engano aí e se não é 137. Aproveite e pergunte a marca.

7. Felipe Duarte

Desde 30 Nov 2008
    São Paulo

Confirmado!!!!(y)(y)(y)
    37,00 reais da marca Vetec
    É a boa não?
    Eles já encerraram o expediente e não abrem amanhã.
    Aguardo a Confirmação do pessoal pra eu fazer a encomenda na segunda

Abraço

Felipe

PS, fim de semana não entro na net, segunda nos falamos

8. claudio marchiori

claudio marchiori Usuário

Desde 3 Set 2008
    Seropédica-RJ
    Caro Felipe,

por esse preço pode comprar um litro pra mim.:rofl: Vou lavar o disco até ficar branco.:ataque:

Brincadeira. Por mim tá fechado.

Abs

Claudio

9. Asas

Asas Usuário

Desde 23 Nov 2006
    Rio de Janeiro
    Caro Felipe

Por este preço para mim também.

Fiz contato hoje com a Vetec e me informaram um preço de 147,00 lascas de réis.

A vendedora não soube me informar se poderia vender o produto para pessoa física pois segundo ela, sua Fispq mencionava ser o produto prejudicial a saúde.

Estarei na porta desta empresa nesta segunda e já marquei com ela para me confirmar estas informações.

Abraços
    ASAS

10. zairon

zairon Usuário

Desde 26 Nov 2008
    Rio de Janeiro/RJ
    Felipe, fecha e compra...

Creio que se voce comprar 2Lt, vai vender facil aqui no forum..

11. stpamarante

stpamarante Usuário

Desde 26 Nov 2005
    São Paulo/SP
    Não é tóxico (=veneno) mas pode causar problemas se não tomarmos cuidado. Lembrem-se que é um detergente extremamente puro e concentrado.

Nunca deixe cair, respingar nos olhos ou toque os olhos com as mãos quando estiver lidando com a coisa pura. Se acontecer, lavar com água abundante. O mesmo que é recomendado para qualquer detergente concentrado. Aliás, a ação é a mesma, porém mais enérgica por ser concentrado e puro.

A ingestão não envenena, mas pode causar problemas: imaginem o que um detergente faz no sistema digestivo. Então, é só não beber ou temperar a salada como o Davide vem fazendo. Também, cuidado com crianças e animais.

A névoa do produto puro pode causar problemas aos pulmões se aspirada. De novo, devido à ação detergente, não por toxidade. Porém, para se formar uma névoa da coisa é necessário uma enorme quantidade e condições muito particulares. Não é o nosso caso. Porém, espero que ninguém use a coisa pura para fazer inalação.

Pode irritar a pele, também quando puro.

Isso tudo é muito mais crítico para o produto puro, repito. Diluído, os problemas são muito menos drásticos, é perfeitamente seguro se tomarmos um mínimo de cuidado.

Lembrem-se que todas essas recomendações também valem para o álcool isopropílico, além de mais algumas, pois este, sim, causa intoxicação.

• 1
  12. Felipe Duarte

Desde 30 Nov 2008
    São Paulo
    POis é....
    Fui fazer a encomenda agora e..
    O vendedor faltou na sexta e foi um Zé mané que atendeu o telefone na passou o preço errado

São 137,00 diz ele que tinha um "pauzinho" na frente que ele não viu...

POsso ligar novamente e chorar um preço melhor.

Mais uma coisa, se os amigos concordarem vou ter que pedir um MOto-Boy pra buscar o produto, pois fica longe de onde trabalho/moro.
    São 20,00, dividido por 10= 2,00 pra cada um, creio que não tem problema

Abç

Felipe

13. claudio marchiori

Desde 3 Set 2008
    Seropédica-RJ
    Felipão meu caro,
    tens todo meu apoio, pode chamar o motoboy. Só fala para ele ir devagar pra não quebrar o frasco.:ataque:

claudio

14. ventoo

ventoo Usuário

Desde 23 Jan 2009
    Belo Horizonte
    Olá Pessoal.
    Quando cheguei e vi que a lista para adquirir o famoso Triton x-100 já estava fechada, pesquisei aqui em minha cidade e encontrei na embalagem de um litro da marca Vetec por 104,00. Se tiverem interesse ou mesmo quizerem organizar outra lista estou a disposição.
    Lembrando que estou em Belo Horizonte. (y)

15. Jeaudium

Jeaudium Música em 1°

Desde 8 Jun 2005
    brazil/mg/itaúna
    Ventoo.
    Que tal criar um topico "Nova vaquinha para comprar Triton"
    Aqui eu sei de pelo menos 2 que querem comprar.

16. cjmcb

cjmcb Usuário

Desde 4 Nov 2007
    Londrina-PR-Brasil
    Olá Jeaudium,
    Como já existe o tópico "Vaquinha para comprar Triton X-100" (ou algo parecido), que tal o pessoal numerar as vaquinhas?
    Ou, então, batizá-las, por exemplo, a próxima podia ser Clarabela.
    Por favor, nenhum demérito em relação às belas Clarabelas bípedes, apenas uma menção à vaquinha do Disney.:lol:

17. claudio marchiori

Desde 3 Set 2008
    Seropédica-RJ
    Boa ideia CJMCB. :aplauso:

18. ventoo

ventoo Usuário

Desde 23 Jan 2009
    Belo Horizonte
    Ok,então vamos utilizar o mesmo tópico e batizar a vaquinha!!!!:concordo:

19. Nilton Costa

Nilton Costa Usuário

Desde 31 Out 2002
    Brasil
    Como veterinário, quero participar também desta vaquinha. Podem me confirmar a presença? Meu email é: nilton147@gmail.com.

Nilton(y)

20. claudio marchiori

Desde 3 Set 2008
    Seropédica-RJ
    `Tá me lembrando o livro do Chico Anísio, O Batizado da Vaca.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso