Anúncio do HT Forum

LIMPEZA RADICAL DE VINIL

Discussão em 'Vinil, Calibração e Ajustes' iniciada por jbmattos, 31 Out 2004.

1. wandique

wandique Usuário Intrometido

Vejam que loucura este artigo da revista HIFI Review de Novembro de 1959: dispositivos atômicos
    para limpar os discos. Mas atômicos mesmo, com Polônio 84 :

We now come to the class of cleaners that offer no physical contact with the surface of the disc – atomic radiation devices. Yes – atomic radiation has invaded the home – this time in one of its most interesting "peaceful" applications. We tested four radiation-type cleaners and found that they worked as advertised, although all had certain limitations.

Products such as the Mercury "Dis-charger". Audiotex "Atom Stat-Elim", Robins "Atomic Jewel" and Nuclear Products "Staticmaster Record Brush", rely on the ability of atomic radiation to ionize the air around the record surface. This ionized air acts as a conductor, bleeding the static electricity away from the disc and back into the atmosphere. Dust is then easily removed from the grooves.

The "Staticmaster" is something else again. This is a soft hair brush with a polonium strip mounted in the base. Polonium, atomic No. 84, is the key to this product effectiveness. Air ionizing alpha particles are emitted by polonium. This may sound dangerous, but the range of this particles is short (about 1 3/8" in the air) and a piece of cigarette paper is capable of interrupting radiation.

Once static has been removed from the disc, the released dust may be gently brushed from the grooves. The complete operation is accomplished in one stroke while the record is rotating on the turntable – leaving it dust – and static free. Repeating the process before each play insures that records will have long, clean-sounding life. In short, this is the one of the most satisfactoty methods of cleaning records yet developed.

(Michael Whiteman, HiFi Review Nov 1959).

• 1
  2. rbardal

rbardal Rafael Bardal

3.702 2.424 606

Desde 5 Jan 2011
    Curitiba
    Essa combinação é muito utilizada em limpeza de cozinha.
    Pode ser uma alternativa barata para os discos mais sujos "organicamente".
    Resta saber se as duas substâncias ou a reação delas não pode ser prejudicial ao vinil.

• 2
  3. Luandumonza

Luandumonza Usuário

Desde 9 Mar 2018
    São paulo
    É bem forte a combinação pelo que eu pesquisei, mas que funcionou no meu caso funcionou, agora se vai ser prejudicial fico em dúvida tbm acho que só com o uso vamos perceber isso, mas num disco surrado até que vale a experiência, fiz num cazuza ao vivo que eu tenho tbm todo zuado e melhorou bastante, quando a música começa você não escuta mais ruídos e nas transições de faixa fica uma fritadinha bem leve comparado oque era antes da limpeza.

4. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.058 9.683 571

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro
    Hoje apenas os russos usam Polônio, mas para eliminar seus desafetos e não estática...:rofl: e os métodos modernos para eliminar estática são bem mais seguros:D

• 2
    • 1
  5. wandique

Bueno, isso é para mostrar que o pessoal pode ser radical quando quer ...
    não é este o título do tópico? Não creio que possa haver algo mais radical.

6. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.058 9.683 571

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro
    É verdade Wandique, faz todo o sentido... :lol::lol::lol:

• 1
  7. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.058 9.683 571

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro
    E eu sigo feliz e faceiro (como dizem os gaúchos) com a ultrassom, que também elimina a estática com a lavagem. :D

8. wandique

Ah mas a escova atômica deve ser boa também ... :rofl:

9. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.058 9.683 571

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro
    Certamente sim :lol::lol::lol:

10. junin

junin Usuário

5.560 15.209 1.856

Desde 8 Ago 2004
    Itambacuri/MG
    Em breve estarei com a cuba de ultrassom :D (y)

Já está no Brasil (y)

11. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.058 9.683 571

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro
    Excelente! Logo você estará desfrutando as maravilhas da sua ultrassom:aplauso::aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:

• 1
  12. Mr.Bojangles

Mr.Bojangles Usuário

Desde 29 Jun 2010
    Porto Alegre RS Brazil
    Olá pessoal, entrei para o "clube do ultrassom"!
    Trouxe na bagagem uma cuba de 6l e no início usei para lavar outras coisas, mas já havia encomendado um Girodisc com o Mauro.
    Ontem finalmente chegou aqui em casa o Girodisc, sensacional!!!
    De fato, embora seja uma produção artesanal do Mauro, é um produto diferenciado e com qualidade profissional, que nada deve aos similares ofertados por muito mais nos sites internacionais.
    Iniciei ontem mesmo algumas lavagens, primeiramente com 4 discos de cada vez ao invés da capacidade máxima de 7, usando dois espaçadores entre cada LP.
    Optei pelo motor de 1 rotação a cada 12 minutos que o Mauro ainda tinha disponível, pois acho que se deve ter maior tempo de molho sob ação do ultrassom.
    Já tinha lido alguns relatos no DIYaudio e confirmei também em algumas dicas aqui mesmo no tópico, que com 4 discos obteria um resultado melhor.
    Parece que o fundamento disso é o comprimento da onda gerada na água por um transdutor de 40kHz, a metade = 19mm, vejam aqui um artigo bem específico que encontrei:

http://www.mmech.com/honda-ultrasonic-cleaners/227-honda-cleaner-ultrasonic-cleaning

O Mauro já havia comentado comigo e concordo 100%, a etapa de colocar os discos para girar de molho no ultrassom é muito tranquila, trabalhosa mesmo é a tarefa de colocar depois um por um, de cada lado, para limpar na PHK com a solução de Triton-X e depois secar.
    MAS, compensa!!! E MUITO!!! (y)

Como já era tarde eu não tive chance de ouvir o resultado, apenas avaliei visualmente e fiquei de queixo caído!
    Primeiro analisando os resíduos na solução de Enzimático que estava na cuba, depois observando o resultado após lavar e secar na PHK, incrível como ficaram 100% limpos!
    Achava que só lavar na PHK já dava um ótimo resultado, mas após o banho no ultrassom a aparência muda, claro, conforme era o estado original do disco.
    Enfim, estou muito satisfeito e já programando um tempo para terminar de lavar a maior parte dos LPs com ultrassom.
    Logo mais coloco as minhas impressões sobre o resultado sonoro...

• 2
  13. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.058 9.683 571

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro
    @Mr.Bojangles@Mr.Bojangles , você não imagina como fico feliz com os resultados que você alcançou e ainda com os elogios ao sistema que criei a partir de uma ideia. Foram meses de experimentos e de tentativa e erro, de gastos de $$ em projetos que acabaram não se mostrando confiáveis, peças que não se adequaram e foram descartadas, enfim... mas acho que agora consegui chegar a um sistema muito prático e funcional. Agradeço a você e a outros amigos que também estão usando a Girodisc e usufruindo das maravilhas que uma lavadora de ultrassom proporciona a quem quer extrair o máximo de seus amados LPs. No início eu fiquei estupefato com o fato de salvar Lps que soavam abafado, distorcendo o áudio em algumas faixas, e foi por isso que resolvi fazer um sistema que pudesse nos proporcionar tudo isso. Muito obrigado por suas considerações, se for possível mostre fotos de todo o aparato em ação. :D

• 1
  14. Mr.Bojangles

Mr.Bojangles Usuário

Desde 29 Jun 2010
    Porto Alegre RS Brazil
    Obrigado Mauro! Pode deixar que assim que tiver um tempo vou tirar umas fotos, a prioridade agora é ouvir...
    Acho que esse assunto da limpeza com ultrassom já merece um tópico específico, não acha?
    Mas o ideal seria a transferência (ou cópia) dos posts mais antigos sobre esse tema para o novo tópico, será que é possível isso?

15. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.058 9.683 571

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro
    Seria interessante sim, mas eu mesmo não sei como fazer.

16. redneck

redneck Usuário

1.447 6.749 566

Desde 26 Out 2008
    vitória es brasil
    Você vai ter um melhor resultado se lavar um por vez.

17. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.058 9.683 571

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro
    A dele é de giro em 12 minutos, NMO é um tempo suficiente para os três ou até mais dependendo do nível de sujeira nos discos(y)

18. Mr.Bojangles

Mr.Bojangles Usuário

Desde 29 Jun 2010
    Porto Alegre RS Brazil
    Vejam o artigo que citei e também algumas postagens lá no DIYaudio, além do tempo do LP dentro do banho, outro fator importante é a distância entre os discos, para possibilitar que as ondas do ultrassom façam seu serviço de maneira otimizada.
    A quantidade de discos é menos importante do que a distância entre eles, se tiver uma cuba de tamanho suficiente pode colocar quantos for possível.
    Outro fator que influencia é a frequência do transdutor, quanto maior esta frequência menor o comprimento da onda dentro do tanque, o que também possibilitaria espremer mais discos, além de facilitar a limpeza.
    Tem um pessoal gastando na faixa dos 500 a 1200 dólares em cubas de 80 kHz, p.ex., essa turma garante que seria essa a frequência ideal para atuar lá dentro dos sulcos dos LPs.
    Pelo pouco que vi ontem, lavando com 4 LPs numa distância de 20mm entre eles, acho que a ação da cuba de 40kHz é mais que suficiente.
    Estou a procura de discos com mofo, considerados casos perdidos, para testar direito a questão da quantidade de LPs no banho.
    Talvez nesse caso extremo, lavar apenas um LP no meio da cuba possa fazer diferença, pois toda a potência dos transdutores estaria atuando sobre apenas um disco, mas tem que comprovar isso.

• 2
  19. valterber

valterber Usuário

Desde 14 Nov 2008
    limeira -são paulo
    Mauro Mendes te envie MP .

20. redneck

redneck Usuário

1.447 6.749 566

Desde 26 Out 2008
    vitória es brasil
    Usar uma cuba com 80khz pode destruir os Lps.

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso