Linha De Transmissão Com Mibass 6,5"gradiente, Tweeters Vifa E Power Gainclone.

Discussão em 'DIY' iniciada por Daniel Hoeppers, 20 Out 2014.

1. Boa noite a todos!
    Este é o meu primeiro tópico aqui no htforum, e também é minha primeira postagem. No entanto venho acompanhando e aprendendo muito com o fórum a vários meses.
    Sempre gostei muito de som,trabalhei por 8 anos com som automotivo, mas desde que deixei de trabalhar com isso a 9 anos atrás perdi o entusiasmo e a vontade de mexer com isso.

Isso mudou de um tempo para cá graças a um mini system phillips de 15rms que achei na lixeira do vizinho. Como estava querendo alguma coisa que amplificasse o som do Mp3 player dentro da minha oficina o mini system veio muito a calhar,, os falantes eu tinha alguns automotivos jogados em uma prateleira, faltava então um gabinete.

Procurando por alguma caixa diferente e que fosse divertida de se construir me deparei com as linhas de transmissão, liguei pro meu tio Valter (vjgomes) para ele me dar um parecer sobre esse tipo de caixas que eu nunca tinha visto.. Palavras dele : Depois que tu escutares este tipo de gabinete será um caminho sem volta,,tu não vai mais queres saber de BR ,BP ou fechada.
    Dito e feito..Em poucas horas eu ja tinha um 6'' de papelão fuleiro tocando perto de 40hz e sorrindo como um bobão..
    Desde então ja fiz LT com falante 6x9 ,,5'',, 6'',,era só ver um guarda roupa jogado fora que em poucas horas virava caixa.
    O interesse foi aumentando,,a coisa foi ficando mais séria e também mais cara. Não dava mais pra ficar com o super mini system de sofridos 15rms e nem com os falantes automotivos de baixa qualidade que eu tinha.
    Foi ai que o Valter me conseguiu um par de falantes gradiente de 6,5' e um par de 5' pure acoustics ,,e me aconselhou a montar um amp que o Nabucco vendia a placa..Comprei as placas do Nabucco,, comecei a montar o gainclone que levou 4 meses para ficar pronto..
    Neste meio tempo comprei um par de tweeters Vifa e comecei a projetar uma torre de 3vias..No papel tudo é bonito e maravilhoso,,a torre ficaria grande e tocaria muito bem né..kkk
    Decidi por fazer a Lt em um módulo e o 5' em outro modulo que se encaixaria em cima da caixa..se desse algum problema virava uma 2 vias com o tweeter um cima da caixa como é na baubo e na sublime..

Terminada a Lt dos 6,5' coloquei para tocar, e na hora pendurei um xover de primeira ordem no tweeter, gostei do resultado,,no outro dia o xover ja foi evoluindo,,mas ai começaram os problemas que o meu Tio falou que apareceriam,,de fato crossovers passivos são coisas muito dificeis de se acertar,,as calculadoras de crossover davam resultados que não batiam com a realidade,,mesmo depois de ter pegado emprestado um indutimetro emprestado do Valter ainda assim muita coisa não batia,,a resposta no cruzamento era muito ruim..Com muita leitura aprendi a medir a impedância real do falante e vi porque nada funcionara,,na frequencia de corte a impedancia era até 50% mais alta que a nominal.. Resolvi este problema adicionando uma rede zobel no woofer..
    Visto que uma 2vias ja da um bom trabalho para ser acertada, uma 3 vias com crossover passivo esta temporariamente fora de cogitação..
    Hoje estas caixas ja estão tocando e com 40hrs de amaciamento,,os woofers estão se soltando e melhorando a cada dia..O amplificador ficou ótimo e é bem melhor que o Quasar Lab Séries que eu tinha antigamente..A cada dia que escuto as musicas que eu gosto percebo detalhes que antes não ouvia.

Ainda falta decidir sobre o acabamento dessas caixas.. Estava pensando em laminar com folhas de algum tipo de madeira,, gostaria de algo mais escuro para combinar com o rack que já é bem escuro.

O gabinete do amplificador era uma gaveta dessas automáticas de dinheiro, depois de jateado e pintado com epoxi até que não ficou tão ruim..

Seguem algumas fotos da construção:

DSCF0857..,..jpg DSCF0859,.jpg DSCF0860.JPG DSCF0864.JPG DSCF0867.JPG DSCF0865.JPG DSCF0897.JPG DSCF0899.JPG DSCF0901.JPG DSCF0902.JPG

Última edição: 20 Out 2014
  2. DSCF0912.JPG DSCF0911.JPG DSCF0905.JPG

3. Eronsilva

Eronsilva Voar, navegar, acelerar...

Desde 9 Abr 2006
    Israel
    Daniel, subscrevo suas palavras sobre o kit do Miguel Nabuco. Trouxe um do Brasil, que montei com meus dois filhos (dois obcecados por detalhes). O Ampli funcionou de prima e, melhor de tudo, desbancou o Hafler de 150x150 do meu sistema.
    O som desse chipamp e extremamente musical, dinamico e, acima de tudo, agradavel ao ouvido! Baixa potencia nao significa nada, quando a qualidade do som e alta!
    Lamentei saber do Miguelzinho que este kit estava sendo descontinuado...
    Daniel, parabens pelo seu sistema. Nada mal "ganhar de presente" todos os CDs que voce ja possuia, hem? ;)

• 2
  4. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    conheço bem, esse tweeter, o melhor ponto de corte dele, pra ter todo detalhamento possível, é acima de 6k
    mas não sei como seria o comportamento dos mids numa situação dessas...
    odeio esses malditos relacionamentos de compromissos, onde se perde de um lado pra ganhar de outro rsrsrsrs

5. Obrigado Eron.
    Realmente é muito bom poder ouvir a música que ja se conhece mas desta vez com mais detalhamento e com mais dinâmica.
    Hoje estava brincando com o posicionamento das caixas e até apareceu um pouco do efeito de palco, acho que a cada dia estou chegando mais perto!

Este pequeno amplificador surpreende bastante, apesar de de não ter muita potencia achei que ele controla muito bem estes falantes que tenho, eu não chego a mais que a metade do ganho e o som ja esta bastante alto, estes falantes tem 89db de sensibilidade e isso deve ajudar um pouco também.
    Já estou pensando em montar mais um par de gainclone, com crossover ativo, ou o miniamp do Nabucco para tocar os tweeters.

Ola cristianolo.
    Este tweeter é o OT19NC00-04
    http://www.tymphany.com/files/OT19NC00-04 Rev1_0.pdf
    O fs real dele é na casa dos 950hz, me surpreendi bastante com este tweeter, ele é montado pela Vifa sob encomenda da Alpine, descobri isso pesquisando os números na parte traseira dele antes de comprar, por 100 reais aqui no Brasil achei muito bom.A sensibilidade ele é de 88db segundo o site.
    Meus woofers não sobem muito,, 4,5k é o limite deles..Mas fazem bonito nos graves..

6. Ainda preciso rever os crossovers que estão provisórios,, o indutor do woofer precisa ser enrolado com fio 16 pois com o fio 18 a resistência ficou em 0.7ohms,,imagino que isso gere uma perda considerável nos graves..

Hoje fui a uma loja que vende materiais para marcenaria, as folhas que vendem lá eram muito feias e não passavam de 15cm de largura, será que emendando estas folhas seria muito visível a emenda? Gostei bastante da folha de mogno, depois de passado o selador deve ficar bem bonita..

7. vjgomes

vjgomes Usuário

Desde 6 Nov 2007
    Brusque - SC - Brasil
    Dae Daniel, Tudo bem?

Legal tu já ter as caixas montadas, outra vida né. Com relação as lâminas de madeira talvez encontres na Madri ou quem sabe mandes buscar em outro lugar com maior largura, isso a gente pode ver, tem na Laminort em Curitiba e eles enviam. Minhas Sublimes são laminadas em mogno pre composto nas laterais. Emendar pode ser uma solução desde que bem feito.
    Na frente do amp seria legal colocar um led acho que ficaria muito bom.

Abraço

Valter

• 1
  8. Felipe_Navarro

Felipe_Navarro Felipe Navarro Audio Labs

Desde 30 Nov 2005
    Rio de Janeiro
    • 1
  9. Boa tarde Valter.
    Em primeiro lugar te peço muito obrigado por me emprestar equipamentos e materiais, e por ajudar e ter paciência comigo quando eu te ligava ou ia até a sua casa para sanar dúvidas..Quando estiver tudo pronto estas convidado para ouvi-las. (e convidado para um churrasco também né?kkk)

Fui lá na Madri hoje de manhã, a única lamina que tinham lá era imbuia clara,,eu não gostei..Na casa do marceneiro só tem laminas muito estreitas,,em torno de 15cm,,não gostaria de ter que emendar na frente da caixa,,porém estou pensando em fazer a frente em acrílico preto e laterais mogno,,ficaria parecida com as tuas sublimes acho..
    A frente do amp ja tenho cortado uns 4 tipos diferentes de madeira ,,vou lixa-las e passar selador e depois polir,,ai escolho a que mais me agradar,,gostaria de achar alguém que escrevesse bem com pirógrafo para gravar na frente do painel o nome do amplificador..Provavelmente eu use um atenuador passivo ou monte um pré-amp como este do link: http://sound.westhost.com/project37a.htm

Abraço!

Obrigado pelas considerações Felipe.

O enchimento dessa LT achei que ficou meio apertado,,achei pratico copiar o enchimento das baubos do Renato mas logo depois tive que remover um pouco do preenchimento pois o feltro que usei é mais grosso do que aquele usado nas baubos..Parecia meio apagado os graves,,tirei um pouco da espuma e melhorou bastante..
    Construi meu crossover por ultimo começando por estabilizar a impedancia do woofer em 8ohms ,,me certifiquei que a 2500hz o woofer tivesse exatamente 8ohms,,após isso comecei a calcular valores dos indutores e capacitores,,no tweeter ainda penso em penso em montar uma rede zobel pois tem um pico grande por volta de 900 a 1000hz por causa da fs dele.

Os tweeters estavam sendo anunciados no mercado livre por um vendedor do RS como alpine ring radiator,, havia uma foto da parte de traz do tweeter que aparecia o código TPY1904o0070 dph33,,pesquisando um pouco descobri que eram fabricados pela Vifa sob encomenda da Alpine..

0

10. Boa tarde a todos!
    Alguém conhece este circuito de pré-amp ou sabe dizer se funciona bem? Eu achei simples e acho que consigo monta-lo.. http://sound.westhost.com/project37a.htm

Estava pensando em montar o circuito de amplificador com o LM1875 que da por volta de 17rms para tornar esta 2vias bi-amp e usar um crossover ativo..O Nabuco vende um kit de amp estereo com o lm1875 a um preço justo,,e como é pequeno consigo coloca-lo dentro do gabinete do gainclone.

11. Felipe_Navarro

Desde 30 Nov 2005
    Rio de Janeiro
    Amigo,

Todos os projetos do Rod Elliot são ótimos.
    Ele é muito respeitado pela comunidade audiófila internacional.

Porém... se é para montar um pré-amplificador porque você não monta um valvulado?

É mais simples!

Abraços,
    Felipe Navarro

• 1

12. Boa tarde Felipe.
    Tem algum que podes me recomendar?
    Casaria bem com o gainclone ? Li uma vez aqui no forum alguém falando que era desperdício um preamp valvulado alimentando um chip amp.. Na sua opinião, compensaria ? Lembrando que uso notebook como fonte de audio e ainda preciso de um dac..

13. Felipe_Navarro

Desde 30 Nov 2005
    Rio de Janeiro
    Sim! Vale a pena. Tem amplificadores que todo mundo diz serem espetaculares que usam Chip-Amps.
    A maioria dos equipamentos de áudio utiliza operacionais de BAIXA qualidade, os famigerados NE5534. Equipamento BOM é aquele que você monta, porque você sabe as limitações que você impôs ao equipamento.

Então, podemos montar um pré com estágio simples.
    Algo como isso aqui: http://diyaudioprojects.com/Tubes/Universal-Tube-Preamplifier/

A forma mais fácil de se fazer um chassis bonito é com um rodapé em madeira bonita e chapa em cima e em baixo.
    A Chapa você pode comprar na Miorins Metais, eles vendem o tamanho que precisar!

Se quiser um chassis e não quiser montar um, pode comprar na Naoko Metalúrgica em São Paulo

O transformador de força, se quiser enrolar posso te ensinar também ou te apresentar a um amigo que os vende.

Abraços,
    Felipe

14. vjgomes

vjgomes Usuário

Desde 6 Nov 2007
    Brusque - SC - Brasil
    Ola Daniel, tudo bem? Te enviei o n. do meu cel recebesses? Não precisa agradecer, porque o que mais importa é saber que alguem conseguiu realizar um sonho, mesmo que pequeno com uma pequena ajuda e ajudar é muito bom.

Cola no Felipe Navarro que é gente muito boa e gosta muito de ajudar tb. No que eu puder por aqui estou na área. Vou cobrar o churrasco, kkk.

Abraços a todos.

Valter

• 1
  15. Felipe_Navarro

Desde 30 Nov 2005
    Rio de Janeiro
    Sim Valter,

Desde 2003 nessa pegada de eletrônica, eletrônica, eletrônica. Hoje em dia estou com fila de espera de quase um mês e meio para algum equipamento chegar aqui para manutenção, porque além do áudio também trabalho com projeto. Minha área são placas de até quatro layers. Infelizmente no Brasil não temos nenhuma demanda por esse tipo de serviço. Já tive quatro propostas de ir trabalhar na China, meu principal comprador de serviços atualmente.

Dá para se fazer um pré bem interessante com apenas uma válvula, pode ser uma 12xx7 onde você poderia utilizar qualquer uma delas (só não recomendo a 12ax7 porque o ganho dela é bem grande) ou até mesmo uma 6n6p, 6n1p da vida. Eu estou para montar algo bem semelhante com aquilo do link na reativação do meu som aqui, como estava comentando em outro tópico eu estou cansado de ouvir musica em fones de ouvido e estou reativando o meu estéreo, vou utilizar um pré parecido com o do link com 6n6p (adoro o som delas!) só estou procurando tempo para começar a enrolar o meu transformador de força, aqui no Rio de Janeiro o lugar onde agora é o único (acho, não achei em outro lugar) que vende fio esmaltado é bem perigoso então estou esperando precisar ir lá perto para aproveitar e comprar. Queria usar esses transformadores novos com core R para o meu pré porém o transformador ficou tão bem desenhado com lâminas GO que vou aproveitar de um transformador de saída de valvulado que acabei trocando de um amplificador que eu vou utilizar núcleo EI mesmo.

Uma abordagem que o Daniel pode testar é com o pré valvulado é abaixar o ganho do Gainclone (amplificador com o LM3886), o que pode ficar BEM legal.

A melhor forma (mais simples) de se montar o pré seria comprar 1m de rodapé em uma madeira bonita, fazer um quadrado com ela e através de cantoneiras L prender a chapa de alumínio em cima e em baixo, os conectores podem ficar na madeira ou na forma em que eu mostrei no link.

Sobre o transformador de força, pode ser aproveitado algum transformador com uma potência superior a necessária pelo pré, é feita a desmontagem do transformador com um martelo, dando pequenas porradas nas lâminas EI (com cuidado, não vá pegar uma marreta), retirando as lâminas I, as E devem começar a sair com auxilio de uma chave de fenda velha. Mais informações sobre transformadores se encontra no livro: Transformadores do Afonso Martignoni.
    Enrolei meu primeiro transformador com 14 anos de idade, então qualquer um com boa vontade consegue fazer o mesmo atualmente.

O circuito valvulado é simples, uma criança consegue montar.

Abraços,
    Felipe Navarro

• 2
  16. Não sei se já encontrou amigo, mas segue o contato da loja online que comprei as folhas p/ forrar minhas Baubo:

Possuem uma variedade excelente.

Dep. vendas
    Tel. 55 (11) 3313-1351 55 (11) 3313-0334 Nextel: 9*87582
    Email. vendas@ecofolhas.com.br caixaeco@ecofolhas.com.br
    End. Rua Monsenhor Anacleto, 187/191
    Brás - Sao Paulo - SP
    facebook.com/ecofolhasbr

17. Buenas Felipe!

Gostei muito deste circuito! Bastante simples! As válvulas ja andei dando uma olhada,,vi que tem um monte de marcas diferentes e modelos equivalentes..Até que não fica tão caro assim como eu imaginava por ser um equipamento valvulado..Só estou com receio do transformador e a fonte..
    Ja desmontei alguns trafos,,mas nunca enrolei nenhum,,somente motores brushless de aeromodelos..

To procurando algum DAC barato,,vi o tal uca202 da behringer..parece que com algum upgrade ele melhora bastante,,e ai pensei em plugar o preamp direto na saida do chip dac,eliminando o opamp original do dac,, e pensei também em alimentar o dac com baterias,,que tu achas da ideia?

18. Boa noite Valter..

Recebi o teu número sim, e preciso sim agradecer pois me ajudaste bastante,,tanto com incentivo como com equipamentos e materiais.. Desde criança sempre tive vontade de montar um amplificador a partir do zero,,mas as únicas coisas que consegui fazer foi um rádio de galena, um transmissor de ondas curtas,um pré amplificador para usar um pequeno alto falante como microfone,,tudo usando material de sucatas,,sempre catei sucata de tv e rádio do lixo dos vizinhos,as vezes até conseguia consertar o que achava no lixo, tanto é que o meu quarto era uma zoeira total,, varias placas e componentes espalhados na bancada e pelo chão, se entrava descalço sempre espetava os pés com algum componente eletrônico.
    O churrasco é certo,só falta definir a data..
    Um Abraço!

• 1
  19. Felipe_Navarro

Desde 30 Nov 2005
    Rio de Janeiro
    DAC + Barato na mesma frase não existe.

O melhor que você pode conseguir é um ES9018. Porém a brincadeira sai mais de US$100. Só o CI é por volta de US$60 porém esse é o melhor dac do mundo entretanto só irá soar como o melhor DAC do mundo se estiver com uma PCB bem desenhada, os melhores componentes, etc.
    Existem dacs até baratos com ele, por volta dos US$99 porém não tem todo aquele rendimento pela USB não ser assíncrona.
    Eu também estava caçando sobre DACs para colocar no meu sistema porém estou vendo que a brincadeira vai longe. O seu entry-level pode usar tranquilamente a família PCM27xx com bons resultados.

Procure no ebay pelos equipamentos da MUSE, são honestos!

Se quiser saber mais sobre DACs, leia a parte do www.diyaudio.com sobre DACs e se prepare para ler muito muito sobre o assunto.

Você tem email? Posso te passar o contato do Ricardo Pereira, que pode te conseguir um transformador para esse pré. Me passa um email: felnavarro 2 (at) gmail (dot) com (tudo junto).

A parte mais cara do pré é o transformador e os conectores RCA. Potenciômetros utilize ALPS sempre!

20. Boa noite Felipe.
    Bem diferenciado o seu trabalho, eu nunca tinha visto essas placas de quatro layers, muito legal mesmo!
    Eu trabalhei até o começo desse ano com auto modelismo radio controlado,,trabalhei com isso por 7 anos e tinha oficina e reconhecimento nacional nesta área,,eu fazia manutenção,consertos e regulagens, sempre tinha uma certa espera dependendo do tipo de trabalho que seria realizado. Infelizmente este hobby é caro e é um item muito supérfluo na vida das pessoas,,ou seja, me traziam os autos para consertar mas demoravam muito a vir buscar, isso aliado a alta do dólar me fez migrar para um trabalho que não é nenhum pouco a minha área mas paga as minhas contas e ainda sobra um troquinho para gastar neste hobby..

Vi que a vários modelos e fabricantes de válvulas,,há alguns em especial que devem ser evitados? Algumas marcas? Vi esta aqui no ML a um preço interessante: http://produto.mercadolivre.com.br/...7-hitachi-japo-nos-amplificador-valvulado-_JM

Vou ler este livro que mencionaste do Afonso Martignoni..Tenho alguns trafos grandes que não uso,,mas se um trafo para este uso não for coisa muito cara para mim prefiro comprar um pronto.

Sei que é difícil equalizar qualidade com baixo custo, mas meu orçamento atual me permite gastar com parcimônia neste hobby.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso