Anúncio do HT Forum

Linha de transmissão compacta e de baixa potência para subwoofer. Algumas dúvidas.

Discussão em 'DIY' iniciada por PanchoS3T, 24 Set 2014.

  1. PanchoS3T

    PanchoS3T Usuário


    Desde 19 Out 2007
    Porto Alegre - RS
    Olá pessoal.

    Gostaria de tirar algumas dúvidas para construir uma linha de transmissão para tocar baixas frequencias, e que não precise de muita potência e seja bem compacta. Além disso pretendo fazer tudo em casa (inclusive a caixa), e os componentes não podem ser muito caros, mas também não quero fazer economia porca.

    Basicamente eu preciso construir a caixa, que tenho as minhas dúvidas se deve ser em MDF, ou madeira, e também preciso saber qual alto falante utilizar, pois é muito difícil achar um subwoofer muito pequeno no mercado.

    A faixa de freqência que procuro é de 10hz até 80hz, e a caixa não pode ter mais de 30cm de comprimento, pois deve ficar debaixo do banco do meu carro. Vou utilizar um amplificador dedicado somente ao subwoofer.

    A idéia é utilizar em conjunto com um kit 2 vias da JBL que trabalha entre os 60hz e 20.000hz, com um amplificador classe T que estou montando para o carro. Estou procurando um som de qualidade, para ouvir com volume bem moderado. Eu gosto de ouvir basicamente rock clássico, blues, jazz e música clássica.



    Neste caso, o que sugerem ?

    qual material da linha de transmissão ?
    qual alto falante ? Onde encontrar um bem pequeno ?
    qual software eu posso utilizar para calcular as medidas da caixa ?

    Se puderem por favor listar alguns tópicos para eu ler, eu agradeço. Estou lendo várias coisas aqui no fórum, mas tem muito material e minha curva de aprendizado está sendo bem interessante :)



    grato desde já.
     
  2. raulse

    raulse Usuário

    Vai ser bem difícil atingir uma baixa frequência com dignidade, 20~40Hz necessitam de um movimento de ar muito grande para dar um subgrave interessante, e conseguir isto com baixa potencia não é fácil, necessitaria de um altofalante com uma sensibilidade muito alta (+90dB).

    Outra coisa, você colocou que desejaria de 10Hz a 80Hz, conseguir isto em uma TL seria muito dificil (pra não dizer impossível acredito eu). Tirando que Linhas de Transmissão sintonizadas em subgrave ficam ENORMES, a ponto de não entrar mas nem com reza braba em um carro. Eu construi uma TL sintonizada em 21Hz, e amigo, ela ficou mais pesada e maior que eu kkkkk

    Então se seu propósito é colocar em um carro e escutar as musicas que você citou, eu acredito que você pode construir uma TL sintonizada em 60Hz aproximadamente, o que vai te dar uma resposta muito boa em 40Hz e 80Hz tirando que vai ficar bem menor PODENDO então entrar em um carro.

    Mas ainda digo que para carro, TL pode não ser uma boa pedida.

    Quanto a suas perguntas:
    "qual material da linha de transmissão?" O importante em um gabinete é ele ficar rígido! O pessoal costuma usar MDF ou Compensado, eu prefiro o compensado por ser mais resistente a umidade, mas o pessoal prefere MDF por ser mais acustico...

    "qual alto falante ? Onde encontrar um bem pequeno?" Alto falante pequeno e SubGrave são palavras que não combinam. Quando você ler bastante sobre TL você vai conseguir responder a sua pergunta, mas a principio você precisa definir o tamanho que você tem disponível.

    "
    qual software eu posso utilizar para calcular as medidas da caixa?" A construção de uma TL é bem simples, o mais difícil é o ajuste de preenchimento, e pra isso não conheço nenhum software.

    Links que vão te ajudar bastante: http://www.htforum.com/vb/archive/index.php/t-140343.html
    http://www.htforum.com/vb/threads/5972-Fiz-meu-SUBWOOFER-definitivo-Parte-1
    http://www.diyaudio.com.br/2007/03/cabo-jsdhgfjasd.html
    http://www.diyaudio.com.br/


    Boa Sorte na Empreitada :D
     
  3. Renato

    Renato Construindo um pinheiro DIY...


    Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    O problema é que quanto menor a frequência, maior a linha...

    Em 20hz já fica do tamanho do próprio carro...

    Abração,

    Renato
     
  4. Rafael L

    Rafael L Usuário


    Desde 16 Nov 2009
    Paraná
    Não sei se estou certo, mas no interior do automóvel as caixas são acima de 40 HZ, por razão de espaço não há reprodução frequência mais baixas.
    Uma LT para um automóvel é um exagero sem falar no tamanho, se quer fidelidade coloque uma selada em um Sub com bem baixo FS e QTS.
     
  5. souzacustons

    souzacustons um dia de cada vez


    Desde 25 Mai 2006
    petrópolis RJ
    no automóvel o veiculo reforça em muito as frequências baixas da ganho de até 12 dbs dependendo do carro e da frequência ou seja caixa com sintonia lá em 35 ~ 40 hz toca horrores e descendo muito
     
  6. Marcell KC

    Marcell KC Usuário


    Desde 19 Mar 2012
    PR
    A Questo Audio sintoniza a caixa para o 10" em 31Hz com volume interno de 44L brutos. Todas as sintonias são abaixo de 40Hz para os 10,12 e 15", sendo que todos estes falantes tem Fs abaixo de 25Hz, então acoplando isso com os ganhos de cabine do carro, tens uma resposta MUITO forte no subgrave e nos graves. São caixas bem viáveis.

    LT pra uso automotivo é inviável, principalmente para frequencia tão baixa assim.
     
  7. PanchoS3T

    PanchoS3T Usuário


    Desde 19 Out 2007
    Porto Alegre - RS
    Desde já agradeço a resposta de todos, vou responder cada um separadamente:





    Pois é, realmente talvez eu tenha chutado o balde demais em dizer de 10hz até 80hz. Eu acho bacana usar aí um meio termo, como por exemplo sintonizar em 40hz, pois o meu kit 2 vias (JBL-Harman MS-62c) toca de 60hz até 20 khz, então o sub-grave deve tocar só abaixdo disso (minha idéia é cortar em 80hz).


    Eu não tenho muita noção do que é necessário para tocar nessa frequencia, mas a idéia seria basicamente ter "todas frequencias audíveis" HEHE


    Estou lendo bastante, e agradeço aos links que tu postou aí.

    Pois é, eu procuro algo bem compacto, de preferência que caiba debaixo do banco do motorista e seja de baixa potência.





    Agradeço pela dica, vou procurar ler um pouco mais sobre o que é FS e QTS. Valeu !





    Isso é uma boa notícia para mim :)







    Vou me informar sobre, agradeço as considerações. Eu não queria uma caixa de 44L, pois eu teria que colocar ela no porta-malas, e iria ocupar todo o espaço. Além disso eu precisaria usar um amplificador de mais de 300w para tocar um sub de 10' ou maior. A idéia é fazer a menor caixa, e com a menor potência possível, (com um baixo custo) para eu ter um grave bacana. Mas eu posso abrir mão de frequencias muito baixas se for o caso. Tenho que ver o que se pode fazer.




    Eu posso fazer a caixa que eu quiser em casa, o meu pai meche com marcenaria, então tendo as medidas exatas, eu largo o projeto na mão dele e sai o que eu precisar :)






    ------------------------------------------






    Mas pessoal, eu estive procurando sobre T-Lines automotivas para sub grave, e encontrei diversos vídeos de caixas que tocam perto dos 20hz, e utilizam amplificadores de apenas 200w rms, algumas tem o auto falante de apenas 6 polegadas.


    Segue os vídeos para quem quiser dar uma olhada:

















    abraços.
     
    Última edição por um moderador: 19 Out 2014
  8. Marcell KC

    Marcell KC Usuário


    Desde 19 Mar 2012
    PR
    Veja sobre o Questo de 8". Tem Fs de 40,1Hz, caixa selada de 9L apenas, tem boa sensibilidade e não precisa de rios de potência para um som interno agradável, ou 14L em caixa dutada com 3"x32cm se quiser mais força nos graves. Mas eu iria de selada se quer mais qualidade do que força.
     
  9. PanchoS3T

    PanchoS3T Usuário


    Desde 19 Out 2007
    Porto Alegre - RS
    Novamente, agradeço pela resposta.

    Procurei na internet esse sub questo de 8", e pelo que eu li a recomendação é uma caixa de 17L.

    Para eu fazer ela selada com 9L, o que eu estaria "perdendo" em relação à de 17L ?

    Será que caberia debaixo do banco do carro, por causa da altura do alto faltante ?
     
  10. Marcell KC

    Marcell KC Usuário


    Desde 19 Mar 2012
    PR
    Não é falado 17L, a fábrica não recomenda esta litragem, tanto é que no manual não tem ela. O sub tem a Fs de 40.1Hz, caixa com volume grande pode causar grande excursionamento em baixas frequências podendo danificar o sistema móvel do sub, o que não é indicado. Por isso a caixa dutada recomendada é de 14L pois é uma sintonia um pouco mais alta para dar ênfase nos graves e não subgraves. Não é este o foco deste falante.

    Sobre caber embaixo do banco, veja bem, o sub tem 11,2cm de profundidade total, é preciso deixar pelo menos 1cm livre atrás do conjunto magnético para refrigerar a bobina, e também é preciso um espaço livre sobre a caixa para o cone poder excursionar.

    Tem carros como Spin, Kangoo e Meriva que estão com o sub embaixo do banco, porém em um carro hatch, não sei se existe altura um bastante, mesmo para um caixa de fibra para caber o falante. Se o espaço for em torno de 15cm livres embaixo do banco, é possível com uma certa boa vontade, instalar o sub embaixo dele sim.
     
  11. PanchoS3T

    PanchoS3T Usuário


    Desde 19 Out 2007
    Porto Alegre - RS
    Nada melhor que um especialista no assunto pra ajudar ein ! :)

    Nos sites que eu vi à venda o dito cujo estava 17L, sei lá porque. Mas é bom saber que com 9L eu terei o melhor rendimento para SQ na caixa selada. O meu carro é um ford mondeo, eu vou dar uma olhada na altura que existe debaixo do banco do carro para ver se cabe.

    Ademais, derrepente como tu trabalha na questo tu poderia me indicar um bom local para eu efetuar a compra do auto falante. Se quiseres me passar o teu email de contato aí conversamos sobre essa questão.

    Já a questão do projeto em sim, até prefiro deixar aqui no forum mesmo que pode servir para outros usuários que queiram fazer um set parecido.


    obrigado !
     
  12. Marcell KC

    Marcell KC Usuário


    Desde 19 Mar 2012
    PR
    Pode falar comigo pelo marcell@questoaudio.com.br

    O Mondeo é o um carro baixo em relação aos outros, não sei como será a altura do banco dele, mas creio que não seja muito alto, mas, nada melhor que medir.

    Um opção se for o Mondeo Sedan e não o SW, é fazer a caixa sobre o tampão logo atrás de algum dos encostos de cabeça, assim não fica tão a mostra e não atrapalha a visão. Honestamente, não sei se ficaria bonito, mas é um espaço tido como morto e pode-se estudar algo rssr.

    Caso não ande com gente atrás, pode fazer um prolongamento do console central com o sub no meio também, ou até mesmo nos pés na frente do passageiro, embaixo do porta-luvas se o espaço ali for grande e se não foi muito utilizado.
     
  13. PanchoS3T

    PanchoS3T Usuário


    Desde 19 Out 2007
    Porto Alegre - RS
    Certo, à noite te mando um email, agora estou indo pra aula.

    A boa notícia é que o meu mondeo é o hatch, ano 95, então dá pra colocar no porta malas o sub se for o caso. Mas eu preferencialmente gostaria de colocar ele debaixo do banco do carro mesmo.

    vlw :)
     
  14. Marcell KC

    Marcell KC Usuário


    Desde 19 Mar 2012
    PR
    Sem problemas, pode mandar.

    Agora sobre o teu projeto, então, como o teu foco é na qualidade não no alto SPL, tu até pode fazer uma LT já que a Fs do falante é 40,1Hz, a LT teria em torno de 2,14m de comprimento.

    Fazendo ela ocupando toda a extensão do PM, consegue fazer uma caixa com mais ou menos 1 metro de largura e cerca de 25cm de altura com uma profundidade de 20cm mais ou menos (estou fazendo de cabeça as contas), e com isso conseguir uma resposta mais forte em frequências mais baixas já que o foco não é o SPL puramente dito. MAS, isso ocuparia 3 ou 4x mais espaço que uma caixa selada apenas rssrrs.

    Se o amplificador tiver bastante força, faça a caixa selada mesmo.
     
  15. cristianolo

    cristianolo Usuário


    Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Vou me atravessar aqui no tópico... Faz a caixa dutada do manual pro Questo 8"
    Ele é MUITO bem articulado nessa caixa, num carro hatch então, vai ficar bem bacana
     
  16. Marcell KC

    Marcell KC Usuário


    Desde 19 Mar 2012
    PR
    Se ele não quer picos e quer resposta mais baixa, a selada fica mais interessante.

    A grosso modo, fica mais "gostoso" de ouvir e desce mais pois a caixa selada é 12dB/8ª enquanto a dutada é 24dB/8ª, então a selada desce mais sem excursionar muito já que a caixa controla bem.
     
  17. Pedrodemio

    Pedrodemio Usuário


    Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    Amigo, eu iria de selada usando o questo de 8", uso ele no meu HB20, olha resposta, sem equalização nem nada, plano até 10Hz

    [​IMG]

    Abraços
     
  18. cristianolo

    cristianolo Usuário


    Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Imagina o quanto desce um Questo de 10" no HB20 então, deve tocar 3Hz
    Só fico imaginando qual é a midia, player e música que consegue ter conteúdo musical gravado em 10Hz, já que basta olhar a especificação e um CD ou de um CD player que se descobre que eles não tocam menos de 20Hz
     
  19. Marcell KC

    Marcell KC Usuário


    Desde 19 Mar 2012
    PR
    Lembre-se que cabine da ganhos absurdos em frequências baixas, se usar caixa selada, vai descer mais que caixa dutada na mesma sintonia.

    Grave Bass I Love You em um CD e coloque no carro, o sub deverá ficar parado grande parte do tempo, o que não corre e olhe que a música em 5Hz nela e o CD toca. Já tive rádio original que segundo o manual não reproduzia abaixo de 50Hz, porém era estranho pois picos de 30, 35Hz eram bem presentes.

    Agora com relação ao gráfico, tenho uma consideração muito importante: O microfone utilizado pelo Pedro tem sample rate de 20-20Khz, ou seja, valores medidos abaixo de 20Hz devem ser desconsiderados pois mesmo sendo medidos, não são confiáveis 100%. Igual as leituras do Renato.
     
  20. PanchoS3T

    PanchoS3T Usuário


    Desde 19 Out 2007
    Porto Alegre - RS

    Olha, derrepente se eu fizer uma LT e usar ela de pé no porta malas ficaria interessante. Ficaria no mínimo bem diferente de tudo que se vê por aí, eu gosto de coisas exóticas.

    Usando uma LT, eu posso usar um amplificador de menor potência do que uma caixa selada, é isso né ?

    Em relação à qualidade, uma LT e uma caixa selada, qual fica melhor ?

    Imagino que sim, é uma opção que ainda não está descartada, mas pelo que o pessoal tá comentando a selada para o fim que eu quero é uma opção melhor.

    Bacana saber :)


    Impressionante.

    Nem faço idéia do que a minha fonte consegue tocar reproduzir.

    É um Kenwood kdc-362 , vou procurar à respeito.


    Vou dar uma pesquisada mesmo na questão do que eu a minha fonte reproduz, já que o kenwood kdc-362 veio originalmente nos ford ka XR, apesar de ser opcinal ainda é um som original do carro.

    Ao menos tem saída rca o meu.
     
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso