Anúncio do HT Forum

Linha de transmissão compacta e de baixa potência para subwoofer. Algumas dúvidas.

Discussão em 'DIY' iniciada por PanchoS3T, 24 Set 2014.

1. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    A grande vantagem da LT são as baixas frequências e a eliminação de muitas das distorções. O contra ponto é o tamanho dela, porém se o espaço não é problema, pode fazer ela. Como gosta de "inovar" vai ser legal.

2. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP

Marcel, eu tenho a calibração até 10Hz ;)

3. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Mas a capsula dele captura até isto? Pois no site informa apenas 20-20Khz.

4. PanchoS3T

PanchoS3T Usuário

Desde 19 Out 2007
    Porto Alegre - RS
    Marcell, qual a melhor maneira de eu definir as medidas para essa LT ?

Existe algum software que possa me auxiliar ? Além disso, pelo que eu tenho visto nas LT's existe uma curvatura que deve ser feita para evitar a "coloração", que aliás, eu nem imagino o que seja isso. HAHA

O meu pai tem bastante ferramental e prática com marcenaria e tornearia, eu acredito que não seria um problema construir a caixa. As minas dúvidas seriam nas medidas, material e espessura.

vlw

5. adriano goro

adriano goro Usuário

Desde 30 Mar 2011
    ararars sp
    2x

6. Rafael L

Rafael L Usuário

Desde 16 Nov 2009
    Paraná
    Cada caixa tem suas qualidades e defeitos, o problema da selada é que precisa de um falante especial com baixo FS, porque na selada a frequência do conjunto é acima do FS do falante, com um falante normal da impressão de baixo rendimento.
    Outra coisa é o bem baixo QTS porque comprime o ar, afinal a caixa é selada.
    A Caixa LT o problema é tamanho inicialmente, também tem comportamento não linear em frequências medias que é resolvido com enchimento e crossover de corte.
    Em um carro os falantes apontam para o teto, pés ou lateral difícil pensar em algo de mais qualidade para usar.

7. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Na prática, estas "regras" não se aplicam tanto assim.

Não é por causa do EBD do falante que ele só irá servir em uma caixa por exemplo. Muito vai de gosto pessoal também, coisa que a matemática não explica e nunca explicará na vida.

Tudo são testes e medições.

Por exemplo, o Questo de 8" simulado na LT mesmo com sua Fs de 40.1 consegue, volto a dizer, simuladamente, ter um rendimento praticamente idêntico do 10" na caixa dutada, falante este que tem Fs abaixo de 25Hz.

A quem diga que para uma LT, o melhor falante deve ter um bom Xmax e baixa Fs. Bom, o NAR das Baubos só tem 2mm de xmax, enquanto outros falantes por exemplo, tem Xmax de 9mm, então o NAR não seria assim tão recomendado para uma LT mas olha o resultado final que surpreendente que é.

Muitos dos clientes da Questo Audio tem falantes em caixas dutadas, testam eles em seladas e se apaixonam, e o oposto também ocorre na mesma proporção, e usando o mesmo falante. É um tanto quanto ilógico isto rssr.

O foco da LT é justamente a linearidade e o baixíssimo nível de distorção principalmente nas frequências de médio grave e médios. Tem pessoas que tem LT no carro e não trocam por outro tipo de caixa, não mesmo e olha que conheço gente que LT sintonizada em 24Hz com SD de 380cm² no PM, e mesmo assim não abrem mão disto!

É gosto, é testar e ver. Eu sou apaixonado por caixa dutada nos Questo, pra mim é o melhor que se tem, para o meu estilo, mas isto é, para mim!

8. PanchoS3T

PanchoS3T Usuário

Desde 19 Out 2007
    Porto Alegre - RS
    Muito bom saber disso, agradeço :)

No meu caso como eu irei utilizar a LT no carro apenas para o sub grave, eu pretendo fazer o corte lá pelos 80Hz, visto que o meu kit 2 vias toca de 60hz até 20Khz.

Pois é, entre caixa selada e dutada eu já tenho preferência pelas seladas.

Inclusive, as seladas dão a impressão de serem mais reponsivas em baixa carga, ou seja com o volume baixo. É nessa condição que eu vou usar a maior parte do tempo o som, então se eu fosse fazer uma das 2 seria a selada.

Mas a idéia agora é fazer a LT mesmo que ocupe mais espaço no carro, eu acho que vale a pena.

Aliás, de qualquer forma a selada de 9 litros não iria caber debaixo do banco do mondeo, eu dei uma olhada e o banco dele é BEM baixo.

E aí, Marcell, o que acha ? Vale a empreitada de fazer uma LT ? Meu pai já disse que me ajuda no que eu precisar na parte de marcenaria da caixa. HEHE :)

Abraços.

9. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    tu está com a faca e o queijo na mão, vai fundo na LT, se não gostar, a selada é a caixa que vai dar menos trabalho mesmo rsrsrs :D
    já chegou a dar uma estudada nos cálculos (são bastante simples), fazer esboço ou algo do tipo? o mais "chato" é o ajuste fino, colocar preenchimento nas quantidades e lugares certos pra deixar ao agrado do ouvinte

EDIT
    ou ainda faz uma selada pra ir escutando e amaciando o sub enquanto trabalha na LT, pq colocar ele direto na LT com ele "duro" pode ser broxante

10. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Só estou esperando as medidas para fazer o desenho da LT para ele. E de fato, o 8" quando novo é DURO que nem uma pedra hahahaha.

11. PanchoS3T

PanchoS3T Usuário

Desde 19 Out 2007
    Porto Alegre - RS
    Bom, eu estou ainda com o som original no carro, o kit 2 vias eu ainda não instalei porque não tenho o amplificador ainda. As partes dele estão vindo da china. Então tenho bastante tempo pra fazer a LT até chegar o que falta.

A caixa selada seria uma boa meso se eu já tivesse com o resto do som instalado.

Tá na mão, botei umas fotos pra ilustrar de um carro igual do meu.

A medida de largura de 95cm é na parte que fica na altura das caixas de roda, coladinho no banco traseiro. Acho que ali é melhor lugar pra colocar né ?

O meu carro por ser "hatchback" tem um tampão atrás, ou seja o porta malas não é isolado como os sedans.

mondisound.jpg

e vamo que vamo !

ps: o cara da loja que eu fui tem um questo de 8" encostado lá. Diz ele que tem uns 4 meses de uso e ele quer 150 reais. Será que vale a pena pegar usado ?

vlw

12. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    se o sub tiver novinho, acho que vale
    dá uma olhada pra ver se não tem avarias, principalmente na suspensão (borda e aranha), aperta o cone de forma que ele desça reto pra ver se não está raspando bobina, e faça o mesmo mas apertando só de um lado, pra ver se a bobina raspa muito só de um lado e muito menos só de outro, isso pode indicar descentralização dela
    e principalmente peça pra ele ser montado em uma caixa e deixa tocar uns minutos justamente pra ver se não escuta nenhum ruído estranho em volumes moderados, ou pelo menos negocie com ele a possibilidade de devolução da grana caso identifique algo do tipo depois

PS.: vi que é do RS, que cidade? se for de perto de POA, gostaria de ouvir essa LT depois de pronta, isso se vingar, pq depois de saber o tamanho ocupado acho que vai cair pra trás e voltar pra selada kkkkkkk :feliz:

13. PanchoS3T

PanchoS3T Usuário

Desde 19 Out 2007
    Porto Alegre - RS

Eu sou de POA. Quando estiver pronto faço que questão que o pessoal possa ouvir e até dar uns pitacos nos ajustes KKKKKK

Conheço o cara da loja faz um tempo já, diz ele que o sub está OK. Pelo preço eu acho q vale. É uma economia de pelo menos 100 reais aí já, que posso reinvestir em um amplificador melhorzinho pro sub.

Será que um soundigital sd250.2D , usando apenas uns 70% de ganho fica bom pra empurrar essa LT ? Alguma outra idéia nessa faixa de preço aí (120 reais) ?

Acho que a LT não vai ficar tao grande assim, o Marcell falou em algo de 100cm x 25cm x 20cm. Acho que fica bem aceitável deixando atrás do banco.

14. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Preciso calcular, mas se tu disse que tem 95cm, não tem como fazer com 1m e isso pode deixar a linha um pouco maior, a caixa eu digo. Preciso de 2,14m ± pra fazer a linha, e com 95cm de largura isso vira um problema. Acho que não vai dar pra fazer como a maioria, acho que vai ter que ter mais 1 reta.

Sobre o ganho do amp, ganho não é volume, ganho é casamento de sensibilidade do amplificador com player. Se tu regular errado e aumentar demais no rádio, vai forçar o amp.

15. Rafael L

Rafael L Usuário

Desde 16 Nov 2009
    Paraná
    PanchoS3T, a maioria aqui esta acostumado a calcular LT por método tradicional ou antigo, 1,5 SD e final 1 SD algo assim, você pode usar um formato cone com uma razão de 10:1 (0.1), comece com 5 SD e termine a linha com 0,5 SD e use um falante com QTS em torno de 0,4 (o que resulta em uma linha menor) podendo ainda subir uns 5 Hz na sintonia se QTS for baixo.

Use esta tabela desse artigo para saber o comprimento da linha (esta em polegadas):

http://www.quarter-wave.com/TLs/Alignment_Tables.pdf

16. PanchoS3T

PanchoS3T Usuário

Desde 19 Out 2007
    Porto Alegre - RS
    Senhores, novidades.

Comprei o questo de 8" usado. Já está aqui aguardando um novo lar.

Se for o caso, até posso pensar em utilizar a caixa mais pra "baixo" no porta malas, que tem mais de 1 metro de largura. Ideal seria na parte de "cima" onde tem apenas esses 95cm.

Derrepente, vamos levar em consideração o que o Rafael postou ali em baixo. :D

Rafael, eu juro que tentei entender alguma coisa desse material que tu mandou, mas eu sou muito leigo. HEHEHEHE

Nesses dias andei lendo algumas coisas que encontrei na internet sobre LT e vi até um forum de som automotivo que o pessoal fez um LT utilizando um sub da questo de 12, onde o pessoal utilizou essas técnicas que tu comentou acima.

A minha curva de aprendizado ainda está meio "crua", mas logo logo entenderei tudo que tu postou anteriormente.

Se tiver mais materiais para indicar, agradeço.

17. Rafael L

Rafael L Usuário

Desde 16 Nov 2009
    Paraná
    Aqui:
    http://www.t-linespeakers.org/design/MJK-for-dummies/index.html

No site quarter wave ele ensina toda a teoria, para quem quiser entender, o mais importante é calculo e gráficos usando o MathCad

Vou partir pra algo bem pratico, pegando um falante por exemplo de
    FS = 25 Hz
    QTS = 0,4
    VAS = 80 L

Repare que VAS não é muito, algo menor que 100 litros e QTS é baixo, para uma razão de 10:1 logo poderia começar essa caixa com 4 SD e terminar com 0,4 SD.
    Como o QTS é baixo pode se sintonizar em 5Hz acima ou seja 30Hz, va na tabela da pagina 10 do artigo:
    http://www.quarter-wave.com/TLs/Alignment_Tables.pdf

Comprimento para 30 Hz (10:1 ou 0,1) 68,9 in o que da 1,75 M (um pouco maior descontado a perda na curva/dobra), outra coisa o QTS não é alto, algo entre 3/4 da linha preenchida com material de boa densidade é suficiente. Para saber como ficou deve ter o programa...

18. BrenoKuster

BrenoKuster Usuário

Desde 23 Ago 2012
    Vitória - ES
    Amigo vendo essas suas dicas de TL, o sub da NAR de 8''

Fs= 39,046
    QTS= 0,527
    VAS= 13,561

Pode usar essa sua tabela com 5Hz a mais? resultando numa linha de 46'' de comprimento com a relação de 10:1?

19. Rafael L

Rafael L Usuário

Desde 16 Nov 2009
    Paraná
    Breno, segunto o artigo http://www.t-linespeakers.org/design/MJK-for-dummies/index.html
    esse falante tem baixo VAS, não indicado para LT, o autor dos calculos tem um grupo no yahoo:
    https://groups.yahoo.com/neo/groups/quarter-wave/info

Eu tentaria uma proporção menor que 10:1 para esse falante, mais isso só um palpite darão uma resposta melhor no grupo.

20. PanchoS3T

PanchoS3T Usuário

Desde 19 Out 2007
    Porto Alegre - RS
    Pessoal, o Marcell me enviou uma versão preliminar do projeto da LT. Vamos ver o que vocês acham:

"Fiz, ela ficou com 1,68 de comprimento ± pelas minhas contas rápidas, isso da uma sintonia de 51Hz nela, então se quiser baixar mais para bater na Fs do sub, precisaria reduzir a velocidade do ar dentro da caixa em 22%, e isso tu faria com o preenchimento da caixa.

É a única forma sem fazer uma caixa gigantesca pq ai precisaria de mais uma curva nela.
    "

LT 8.jpg

O que eu comentei com ele:

"Olá Marcell.

ficou bacana o projeto :)

Mas tenho algumas dúvidas quanto ao preenchimento. Eu aproveitei o fds pra dar uma pesquisada sobre LT's, e vi um topico no autoforum do pessoal desenvolvendo uma LT pro questo de 12" se nao me engano, e o maior problema pros caras lá foi justamente o preenchimento, que na teoria é na base do acerto e erro, ou seja, se deve ir testando no ouvido.

Eu não sei se a melhor opção é essa, de fazermos a LT para ajustar no preenchimento, ou se é mais interessante seguir a dica do nosso colega do htforum (Rafael) de fazer a caixa cônica que cabe nos 95cm de largura, para assim minimizar a questão do preenchimento e sintonia da caixa.

Será que é muito complicado ?

agradeço desde já :) "

E vamo que vamo !

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso