Anúncio do HT Forum

Linha TCL P6US / P65US

Discussão em 'Painéis 4K' iniciada por GuilhermeLTomaz, 20 Ago 2018.

1. GuilhermeLTomaz

GuilhermeLTomaz Usuário

Desde 30 Jul 2018
    Nova Alvorada do Sul - MS
    Bom amigos, não sou expert em fazer review, nem sei por onde começar, não sou nenhum conhecedor técnico de tvs e painéis, mas vou tentar passar minha experiencia para vocês e tirar alguma duvida que alguém tiver.

Bom, comprei a TCL P6US de 50" vendo alguns reviews na internet e olhando algumas mensagens neste fórum.
    Meus critérios de pesquisa para a minha primeira TV 4K foram:
    Qualidade de imagem
    Conexão Óptica e entrada HDMI ARC

Queria apenas uma TV "básica" para por no meu quarto, jogar meu PS4, assistir minha TV e minha Netflix. A principio pesquisei TVs como a Samsung MU6100/6120 e LG UJ6565/6525, mas depois de ver comentários aqui no fórum sobre a durabilidade das Samsung e qualidade dos painéis das LG, resolvi partir pra outra, pensei na Sony 49X705E, mas os comentários sobre ela também não foram muito amistosos. Já tava quase desistindo de procurar e pegaria a Samsung, mesmo com a durabilidade duvidosa relatada por alguns, até que garimpando nas lojas, achei essa TCL 50P6US, na hora o preço me atraiu (R$2.199,00 no Walmart, entregue pela Megamamute) e eu fui pesquisar sobre ela, achei o review do Tecnoblog e gostei, pontos negativos, sistema e som, então pra mim não foi um problema pois tenho o soundbar JBL Bar 3.1, e quanto ao sistema, tem netflix e tem youtube, então ta beleza, decidi me afundar mais na pesquisa e achei um review da Revista HT, também elogiou a mesma, ai dei uma garimpada aqui no fórum, umas pessoas falavam que é boa, outra falavam que não sabiam, decidi arriscar e comprei no Walmart/Megamamute. Preço final, R$2.267,50 com frete. E ai ela chegou na ultima sexta-feria, dia 17/08, 1 dia depois do prazo, então vou falar alguns pontos que eu gostei e que eu não gostei sobre ela.

O que eu gostei:

Imagem.
    Eu me surpreendi com a imagem dessa TV, as cores são bem balanceadas, mostra varios tons de uma mesma cor bem nitido, não tem muito vazamento de backlight, não tem muitos rastros na imagem, tanto jogando, quanto assistindo uma série no Netflix.

Construção.
    A "carcaça" da TV é bem bonita, a moldura é feita em um metal, parece ser aluminio. As bordas são bem finas, do meio pra cima da tv é bem fino, na parte de baixo ja fica maior devido aos componentes eletronicos. O acabamento é bem feito, tudo bem construido e bem firme. E os pés dela também são feitos em algum metal, e é bem firme e bem pesado. Quanto ao suporte de parede, ele é do padrão VESA 200x200, e o parafuso é o padrão que vem em qualquer suporte de parede. No lugar do parafuso, vem um tipo de extensão para o gabinete da TV não relar na parede, o que é bem util, e é o mesmo padrão dos parafusos.

Conexões.
    Essa TV tem 3 entradas HDMI, sendo uma com suporte ARC, 2 entradas USB, 1 entrada RJ-45, 1 saida óptica Toslink, 1 saida auxiliar P2 1 entrada para adaptador de cabo composto. Para o meu caso essas entradas estão de bom tamanho, porém, alguns detalhes me desapontaram um pouco.

O que eu não gostei:

Conexões.
    Como eu mencionei, ela possui 3 entradas HDMI coma uma delas sendo ARC, porém, essa entrada ARC não tem suporte a resolução 4K, ou seja, meu soundbar mesmo passando imagem em 4K para a tv, não suportaria o 4K sendo ligado na entrada HDMI ARC dela, a solução que eu encontrei foi, ligar 2 aparelhos 4K nas 2 entradas HDMI com suporte a 4K, e aparelhos que for abaixo disso, ligar no soundbar e colocar esse na entrada ARC para desfrutar de Netflix, Youtube, etc...

Sistema Smart.
    Como eu disse, não me importo muito com o sistema, porém ele não é dos mais rapidos, desde configuração até o sistema Smart, é meio lento, mas nada exagerado. Quanto ao sistema Smart, ele é bem limitado, vem com alguns apps de fabrica como netflix, globo play, looke, youtube, deezer (que não funciona com contas da TIM), entre outros, e também não dá para instalar outros apps, pelo menos se dá eu ainda não descobri como.

HDR.
    Esse foi um dos meus atrativos para comprar essa TV, e uma das coisas que me deixou despontado. Não é bem um ponto negativo, mas em um jogo especifico do PS4 (Ghost Recon Wildlands), eu achei muito esbranquiçado a imagem no HDR, o que só melhorou depois de muito ajuste, achei que seria melhor pelas comparações de HDR on e off que tem no próprio site, e outros jogos que dizem ter HDR, como o Uncharted 4, não funcionaram. Porém no Netflix, filmes com HDR rodaram com perfeição.

Esses são os pontos que eu considerei comentar nessa TV, vou terminando por aqui, mas caso alguém tenha alguma duvida sobre a TV, é só perguntar aqui que terei o prazer em ajudar.

• 6
  2. GuilhermeLTomaz

GuilhermeLTomaz Usuário

Desde 30 Jul 2018
    Algumas fotos da TV
    TV Sendo fixada na parede junto com o Soundbar:

20180817_211029.jpg 20180817_215438.jpg 20180818_105405.jpg

20180818_105610.jpg
    Imagens da Netflix em 4K a 2M da TV:

20180818_001221.jpg 20180818_001225.jpg Receptor em 1080p:

20180818_140310.jpg Uncharted 4 em 1080p:

20180819_130846.jpg

Ghost Recon: Wildlands, comparação entre HDR on e off:

HDR ON:

20180819_131827.jpg

HDR OFF:

20180819_131705.jpg

Unboxing e Review no Youtube:

• 9
  3. martini89

martini89 Usuário

Desde 29 Ago 2017
    Londrina
    Parabéns pelo review! Bem esclarecedor em todos os aspectos. Também to pesquisando alterativas com bom custo x benefício.

Tenho duas dúvidas:
    - A que distância você tá jogando seu PS4 dessa tv?
    - Como fica a questão de jogar ou usar a tv quando o ambiente é escuro? Poderia postar fotos?

4. vm.emediato

vm.emediato Usuário

Desde 17 Out 2017
    São José dos Campos - SP
    Parabens pelo review, tenho uma 49C2US e participo do tópico desta tv (já fui mais atuante rs).
    Desde o início postei alguns bugs da linha C2 mesmo assim ainda é uma boa tv, um destes é a falta de seletividade da saída de audio.

- Tenho um receptor bluetooth ligado ao meu STI XB857 SRT, as vezes o som sai tanto pela TV quanto pelo meu home 2.1 (continua a sair o som pela tv bem baixo) e pra resolver as vezes tenho que reiniciar a tv ou desconectar o adaptador bluetooth.

- Alguns usuários relataram este mesmo problema usando a saída digital optica do televisor. Tenho uma LG 42LB5800 que tem a opção de poder selecionar qual a saída de som que você deseja mas na TCL C2US não existe esta opção.

- Outro problema ao conectar sistemas de som bluetooth, não tem a opção no menu da TV de ajustar a sincronização do audio.

Caso seu soundbar tenha bluetooth ou entrada optica seria possível fazer este teste? Seria possível verificar no menu da tv se tem opção de selecionar a saída de som que se quer usar?

Grato

5. tiagoandregv

tiagoandregv Usuário

Desde 1 Set 2017
    minas gerais
    boa noite ,vc ja testou filmes.e series pela entrada usb dela ?

6. GuilhermeLTomaz

GuilhermeLTomaz Usuário

Desde 30 Jul 2018
    Jogo a +- 2.5m da TV
    Tanto no claro quanto no escuro, as imagens são boas, a tv não tem sensor de iluminação, então vc tem que abaixar e aumentar a iluminação manualmente.
    20180820_200428.jpg 20180820_200445.jpg 20180820_200453.jpg

• 1
  7. GuilhermeLTomaz

GuilhermeLTomaz Usuário

Desde 30 Jul 2018
    Amigo, o meu soundbar tem sim bluetooth, mas a tv não, e eu não tem um cabo optico para testar, vou providenciar um, mas conectado no arc a tv ja bugou 1 ou 2 vezes desde quando chegou, o que eu faço é desligar e ligar o soundbar, quando a opção para conectar, não tem nada fazendo menção ao arc no menu, e sim "t-link", mas não tem opção de usar a saida de som "X", ele detecta e muda sozinho, mas como eu disse, no caso do arc, quando eu conseguir o cabo optico eu te dou mais detalhes.

• 1
  8. GuilhermeLTomaz

GuilhermeLTomaz Usuário

Desde 30 Jul 2018
    Não testei amigo, vou baixar alguns filmes em 4k pra ver.

• 1
  9. hardtrix58

hardtrix58 Usuário

Desde 19 Jan 2018
    Sao paulo
    A TV não tem bluetooth?

• 1
  10. Soren

Soren Usuário

341 115 78

Desde 26 Set 2012
    Rio de Janeiro
    Não sei, mas na minha opinião é um recurso indispensável e que poucos TVs mais baratas possuem...

11. GuilhermeLTomaz

GuilhermeLTomaz Usuário

Desde 30 Jul 2018
    A P6US não.

• 1
  12. vm.emediato

vm.emediato Usuário

Desde 17 Out 2017
    São José dos Campos - SP
    Obrigado pelo feedback, caso consiga testar com o cabo óptico fico no aguardo. Pelo que eu vi é padrão da TCL não inserir a opção no menu se seletividade da saída de áudio, algo tão simples de se fazer que em outras marcas tem, imagine você comprando um sound bar e ter que ligar e desligar o equipamento para que o software reconheça. Fora o fato de não ter uma opção de ajuste do delay (em bluetooth) do audio, tenho uma pana TC-40ds600b que além da opção manual há também a opção automatica por movimentação labial, nunca tive problemas... A LG 42LB5800 por exemplo não tem bluetooth, mas em compensação existe seletividade do audio (seja fone de ouvido P2 ou hdmi) e pode-se selecionar o que quiser com ela pois como nas TCL o chaveamento é eletronico (controlado via software) e não eletromecânico...

13. GuilhermeLTomaz

GuilhermeLTomaz Usuário

Desde 30 Jul 2018
    Para atualizar, eu consegui conectar minha conta Tim Music by Deezer na TV, funciona normal.

Baixei a coleção do Harry Potter e maratonei no ultimo fim de semana, baixei em 1080p e gostei da qualidade, funcionou bem, usando um HD externo Samsung M3 de 1TB, o unico ponto negativo foi os filmes virem na resolução 1920x800 e a TV esticar a imagem por padrão para ficar em 1080p, tem como mudar nas configurações para aparecer faixas pretas em cima e em baixo, mas ele não fica por padrão, ou seja, a cada filme eu tinha que ir la na configuração e mudar, mas fora isso, tudo ok.

14. tiagoandregv

tiagoandregv Usuário

Desde 1 Set 2017
    minas gerais
    obrigado.Eu tenho 43mu da samsung, mas pretendo comprar outra maior eu vim que qled da samsung 55 ficou essa semana de 4500 em 10x sem juros,mas essa tcl parecer ser muito top tb vou dano mas uma pesquisadas, muito obrigado guilherme.

15. GuilhermeLTomaz

GuilhermeLTomaz Usuário

Desde 30 Jul 2018
    Cara, Qled é Qled, posso te garantir que a P6US, e qualquer uma nessa faixa de preço, não vai chegar perto da qualidade de uma Qled, mas isso não quer dizer que não é boa, muito pelo contrario.

• 1
  16. tiagoandregv

tiagoandregv Usuário

Desde 1 Set 2017
    minas gerais
    ela esta em um otimo preço

• 1
  17. GuilhermeLTomaz

GuilhermeLTomaz Usuário

Desde 30 Jul 2018
    Atualizando a postagem, a entrada ARC possui sim suporte a 4K, descobri conectando meu pc no soundbar, que está ligado a entrada ARC, o que contraria a informação passada pela atendente da TCL no chat. Todas as 3 entradas HDMI da TV possuem suporte a 4K - 3840x2160P

• 1
  18. hardtrix58

hardtrix58 Usuário

Desde 19 Jan 2018
    Sao paulo
    o que vc esta achando desta TV ? Vc falou que não tem bluetooth , o bluetooth faz tanta falta?

19. GuilhermeLTomaz

GuilhermeLTomaz Usuário

Desde 30 Jul 2018
    A TV tá sendo muito boa pra mim, gosto da imagem, das funções, tudo funciona bem. Quanto ao bluetooth, não me faz nenhuma falta na TV, quando eu quero transmitir alguma coisa do celular pra TV, eu uso o Wifi, funciona bem, então no meu caso, bluetooth na TV não faz falta

• 1
  20. GuilhermeLTomaz

GuilhermeLTomaz Usuário

Desde 30 Jul 2018
    Amigos, atualizando o post novamente, ontem (13/09) a TV atualizou o firmware. Não percebi mudanças drásticas, apenas algumas configurações na imagem.

20180913_223647.jpg
    20180913_223727.jpg

Versão do Sistema:

20180913_224313.jpg

Curiosamente, quando eu pedi para entrar no menu Smart, pediu para aceitar os termos de uso novamente:

20180913_224418.jpg

Esse modo de imagem "Smart HDR" não tinha nas opções antes do sistema atualizar, ou então tinha e eu não prestei atenção, mas é 99% de certeza quer não tinha:

20180914_013229.jpg
    20180914_013239.jpg

E quanto a imagem, eu achei que ela ficou meio pálida depois da atualização, não só nesse modo Smart HDR, mas em todos os outros me pareceu uma imagem mais "esbranquiçada", pode se ver inclusive nesse mostrador de volume:

20180914_092602.jpg

20180914_092603.jpg

Não sei se isso é possível, mudar o tom de imagem através de atualização de software, mas vou tentar voltar como era antes, vou fazer umas comparações no PS4 também pra ver se realmente mudou ou se é coisa da minha cabeça.

• 2
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso