Loucos por Ferramentas

Discussão em 'Racks, Suportes, Acessórios, Decoração, Iluminação' iniciada por Erik Nava, 21 Jun 2013.

1. Marcio Rosa

Marcio Rosa Usuário

2 2 3

Desde 29 Dez 2015
    Campos dos Goytacazes
    Boa tarde,

Sou técnico de elétrica e a um ano atuo na área de instalação e manutenção de split. Os primeiros passos na profissão foram com meu pai que trabalha a alguns anos com split.
    Durante este ano, lendo em fóruns como este, e assistindo alguns vídeos, percebi que alguns procedimentos não eram realizados corretamente, seja por falta de ferramentas ou conhecimento técnico.
    Com isso vi que precisava investir em ferramental. Lendo as post's do Jairo, Erick Eduardo7 entre outras, fiz a lista que segue e gostaria da opinião dos amigos para concretizar as compras.

Pensei em primeiramente investir em 3 itens devido aos recursos que estão limitados no momento e no futuro comprar os demais.

torquimetro com cabeça intercambiavel - http://www.lojadomecanico.com.br/pro...nberger-175001
    garrafa de nitrogêneo / regulador de pressão - http://produto.mercadolivre.com.br/M...-carregado-_JM
    manômetro digital para teste de pressão - http://www.amazon.com/ASHCROFT-DG255.../dp/B00AM1ZRKA
    mangueiras - https://www.eletrofrigor.com.br/mang...eta-1-8m-94172
    vcr - http://www.planetafrio.com.br/extrat...ef-708-27-p25/

Pretendo comprar as ferramentas em lojas brasileiras devido ao dolar elevado e o receio de não receber as encomendas devido a extravios da alfândega, logo o manifold é um problema pois não encontrei em lojas BR.
    As demais ferramentas pretendo adquirir em 3 à 4 meses.
    Se os amigos que compraram quiserem opinar desde já agradeço.

vacuometro Digital
    balança
    manifold digital

jairo bertoni agradeceu.
  2. Marcio Rosa

Marcio Rosa Usuário

2 2 3

Desde 29 Dez 2015
    Campos dos Goytacazes
    alexandrerpo agradeceu.
  3. Eduardo 7

Eduardo 7 Usuário

Desde 28 Jan 2010
    Rio de Janeiro
    Marcio,

Não compre o manômetro da ASHCROFT. É o único item dos que eu recomendei que não recomendo mais. Quando fiz a pesquisa eu tinha certeza que ele tinha compensação de temperatura. Não sei onde eu me enganei, mas o fato é que este manômetro não tem compensação de temperatura.

Para instalar splits, quando não for necessário fazer soldas é necessário:

1) Cortador de tubos
    2) Molas para dobrar os tubos
    3) Flangeador
    4) Nylog ( ou óleo do compressor )
    5) Chave torquimétrica
    6) Bomba de vácuo
    7) VCR - tente comprar o Appion
    8) Vacuometro - O Bluvac é excelente.
    9) Mangueira - verifique o tamanho das conexões (encaixe na bomba de vácuo e VCR)

Boa sorte,
    Eduardo

4. Carioni

Carioni Usuário

3 1 1

Desde 14 Fev 2016
    Florianopolis, SC, Brazil
    Amigo's. ...comprei um LG 12 mil Inverter V. Percebi que os instaladores no geral NÃO possuem as ferramentas completas. Chave torquimetrica nunca vi nenhum deles usar.

5. KleberR

KleberR Usuário

Desde 16 Mar 2012
    N/D
    Carioni,
    Parabéns pela criatividade ao postar suas dúvidas!
    Sua iniciativa vai ajudar a muitos consumidores e chatear alguns "instaladores", rsrs!
    Se todos tivessem esse nível de preocupação, até o nosso pais, não teria falido.
    1- Não se esqueça da parte elétrica, é muito importante.
    2- Dificilmente vc achará uma credenciada/instalador que use todas as ferramentas necessárias para uma
    instalação prefeita, e que tenha conhecimento de como usá-las.
    3- As ferramentas que menos estão presentes nas instalações são: Torquímetro e detectores de vazamento, VCRT.
    3- Se vc não tiver pressa na instalação, no final do seu estudo/dúvidas, vc terá bastante informações sobre
    os procedimento corretos e poderá auxiliar outros consumidores aqui no fórum, além de ter o seu aparelho
    instalado corretamente e funcionando por muito tempo.
    Obrigado por postar,
    Sucesso!

6. Carioni

Carioni Usuário

3 1 1

Desde 14 Fev 2016
    Resultado da instalacao: O APARELHO ESTA RODANDO NO FRIO, TUDO BEM ATE AGORA, UMAS TRES HORAS JA TRABALHANDO.

Detalhes da instalacao:

1. nao usou o parafuso central na chapa que prende a evaporadora, antes de nivelar. fez o nivel bem rapido direto marcando os 4 parafusos.
    2. rasgou fora a isolacao da mangueira plastica do dreno dentro da evaporadora, diz que nao precisava
    3. arrancou a plaquinha transparente que protege as ligacoes dos cabos de energia na condensadora
    4. quebrou e arrancou fora o suporte preto em forma de L para futuras manutencoes na evaporadora, algo explusivo da LG
    5. quebrou uma tampinha branca que esconde parafuso da base da evaporadora
    6. NAO FEZ VACUO nem usou vacuometro momento algum
    7. soldou a canalizacao de cobre atras da evaporadora, diz que era melhor para garantir que o gas nao escape
    8. nao usou torquimetro na hora de apertar as porcas nas valvulas da condensadora
    9. nao trouxe manifold e portanto NAO MEDIU PRESSAO NENHUMA
    10. nao usou alicate amperimetro para realizar medidas de verificacao de consumo (amperes)

PERGUNTA: o que voces acham?

indaguei sobre NAO FAZER VACUO, e o tecnico me explicou que nao precisa, que nessas maquinas novas o vacuo é feito pelo compressor (?)

estou preocupado pois nos videos de instalacao da LG tem que fazer vacuo e chegar a 500 microns ... evitando problemas... nao sei.

diguinho agradeceu.
  7. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário Muito Ativo

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    E
    essa história esse filme essa postagem infelizmente nunca é excessão boa sorte abração vai dando review

8. Insane Metal

Insane Metal Tecno-maníaco

Caramba amigo, rs. Vai ser na sorte essa instalação, tomara que não tenhas problemas, haha. Apesar de não utilizar todas as ferramentas citadas, quando instalaram o meu, que é idêntico ao seu, ele colocou a plaquinha transparente, usou o vacuômetro, ficou um tempo com a bomba ligada e medindo, usou torquímetro, mediu pressão e usou alicate amperímetro... acho que isso seria o mínimo.

E a parte elétrica? Foi feito uma ligação exclusiva para o ar, com disjuntor só para ele? (Se não me engano é de 16 ou 20A)?

9. medox

medox Usuário Ativo

203 124 43

Desde 23 Out 2011
    Londrina
    O problema é que uma instalação com todas as ferramentas necessárias e adequadas, bem como com a técnica correta não é barata, pois as ferramentas são caríssimas. Ocorre que muitos clientes (não estou dizendo que seja o seu caso) querem exigir serviços de primeira linha e pagar preço de banana.

10. Carioni

Carioni Usuário

3 1 1

Desde 14 Fev 2016
    o valor foi 550 reais - pagos a vista no final do servico

11. eder pereira alves

eder pereira alves Usuário Muito Ativo

Desde 23 Fev 2016
    cubatão
    Boa Noote Marcio Rosa
    Eu adiquirir uma Bomba de vacuo JB 10 CFM aparentemente uma mega ferramento a minha comprei usada e reparei que se eu ligar ela sem mangueira sem nada com a valvula aberta ela produz uma fumaça isso seria incomun ou normal?

Teria como me ajudar

12. MarciodeCarvalho

MarciodeCarvalho Usuário Ativo

Olá Eder,
    sempre que tiver umidade no sistema onde sua bomba for fazer vacuo, vai sair muita fumaça branca no principio, depois que a umidade se esgotar ela vai parar de sair a fumaça onde você cita, imagine sua bomba sugando umidade direto? vai ficar saindo fumaça sem parar. Espero ter ajudado, grande abraço.

13. Rafael Patta

Rafael Patta Técnico - Ar Condicionado / Aquecedor de Água

23 19 3

Desde 22 Fev 2016
    São Paulo SP
    Olá MarciodeCarvalho, bom dia! Cara, essa "fumaça" que é expurgada pela bomba de vácuo se chama Gás Ballast, que são conjuntos de gases incondensáveis que se encontram dentro dos tubos e evaporadora.

Att,

MarciodeCarvalho agradeceu.
  14. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário Muito Ativo

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
  15. eder pereira alves

eder pereira alves Usuário Muito Ativo

Desde 23 Fev 2016
    cubatão
    Valeu Rapaziada ajudou mesmo estava com duvida sobre estar boa ou ruim minha bomba legar esta boa então agora so adquirir os Vcr e por o Vacuometro e ela pra trabalhar agradecido pela atenção

16. Erik Nava

Erik Nava Usuário Ativo

Desde 27 Jun 2011
    china
    jairo bertoni agradeceu.
  17. Rafael Patta

Rafael Patta Técnico - Ar Condicionado / Aquecedor de Água

23 19 3

Desde 22 Fev 2016
    São Paulo SP
    Muito bacana Erik. Me passa o link desse produto no Ebay?

Valeu

P.S: Ta ai uma apresentação do produto

18. vassili

vassili Usuário

7 3 3

Desde 30 Mar 2005
    Juiz de Fora/MG
    uBluvac, lançamento recente da BluVac.

Precisão (se não me falha memória igual ao do Fieldpieace SV3):

Vacuum Accuracy: +/-5% of Reading +/-5 Microns

Vacuum Resolution:
    1 Micron at less than 1000 Microns
    10 Microns between 1,000 and 10,000 Microns
    100 Microns between 10,000 and 25,000 Microns

Preço: USD 100,00 - Em breve por apenas 1000 reais, afinal de contas somos ricos e temos de pagar bastante imposto para sustentar o governo, qualquer que seja, em berço de ouro.

Realmente bem pequeno:

jairo bertoni agradeceu.
  19. Erik Nava

Erik Nava Usuário Ativo

Desde 27 Jun 2011
    china
  20. diguinho

diguinho Usuário Ativo

Desde 16 Mai 2006
    Interior SP
    Caramba amigo, se fosse comigo eu também estaria totalmente decepcionado.
    A empresa que fez a instalação do meu ar também não usaram torquimetro, mas fizeram o vácuo e eles mesmo me atentaram sobre deixar 3m de tubulação com um looping atrás da condensadora.

Não foi uma instalação 100% como o manual manda, mas comparado com o que vemos por ai, acredito que foi bem aceitável. Principalmente por causa do valor.

Como falei acima do valor, no meu caso cobraram R$ 350, mas a minha localidade é totalmente diferente da sua. Vi que você é de Florianópolis, geralmente capital é tudo mais caro.
    Eu sou do interior de SP, a cidade é pequena e tem várias empresas de refrigeração, então a concorrência é grande.

Pra ter uma ideia, a manutenção anual eles cobram R$ 120. Já vi em cidades maiores cobrarem bem mais que isso.