Manutenção em System 3x1 Sony HMK 353BS

Discussão em 'Vintage' iniciada por Analogical_Audio, 2 Mar 2006.

1. Analogical_Audio

Analogical_Audio Usuário

Desde 26 Ago 2005
    Interior / SP / Brasil
    Olá amigos tudo bem com vocês ?
    Comigo Graças a Deus Tudo Bem.

Amigos, possuo um System 3x1 da Sony, modelo HMK 353BS, um bravo aparelho que até hoje funciona perfeitamente. Foi trocado algumas peças mecânicas, como cabeçote, polia do toca-discos. Mas a eletrônica é toda original e nunca deu problemas, um excelente equipamento :aplauso: :aplauso:

Porém, após seus bons 20 anos de uso, sinto que ele precisa de um cuidado especial. Precebo que seu som não está mais o mesmo; esta "morto", muitos graves e poucos agudos, as frequências médias parecem estar "duras" e ásperas. Falta brilho nas frequências altas. E o gravador esta com um canal mais baixo que o outro na gravação, porém controlando este detalhe no REC LEVEL fica bom, bem balanceado.

O que os amigos dizem, pode ser um sintoma de capacitores cansados ? Estava pensando em trocar os capacitores do circuito de amplificação de potência. Será que a troca de capacitores iria melhorar o som ? O que mais os amigos me recomedam ?

Tenho muito carino por este aparelho, pois era de meu Pai e esta comigo a 20 anos, tem a mesma idade que eu. E vou sempre cuidar dele, me servindo sempre, agora chegou a hora de retribuir a gentileza e o carinho que teve comigo por todos estes anos.

Qual a dica dos amigos ?

Amigos, muito obrigado desde já, um grande e forte abraço a todos, Fiquem Com Deus.

• 1
  2. stpamarante

stpamarante Usuário

Desde 26 Nov 2005
    São Paulo/SP
    Ângelo,

Recentemente fiz isso no meu receiver e no meu equalizador: troquei todos os capacitores eletrolíticos de alumínio. Lembre-se que estes alteram-se com o passar dos anos. Mantive os restantes de poliéster, poliestireno e cerâmicos, exceto uns dois pares que estavam com aspecto ruim (trincados ou com partes enegrecidas). O som melhorou bastante. Também limpei todos os contatos, potenciômetros e chaves.

Não sei se você pretende fazer isso você mesmo ou entregar a tarefa a um técnico. Se o único problema forem eletrolíticos "vencidos", é algo simples de ser feito, desde que seja conduzido com paciência e bastante cuidado. Porém, o sintoma de um canal mais baixo do que o outro, pode ser resultado de algo mais complicado para resolver. Seria bastante recomendável e prudente testar o circuito com um multímetro para ver se algo além dos eletrolíticos está pedindo sua substitução.

3. Analogical_Audio

Analogical_Audio Usuário

Desde 26 Ago 2005
    Interior / SP / Brasil
    Olá amigo Stpamarante, tudo bem com você ?

Amigo, realmente estou pensando em fazer pessoalmente a troca e manutenção dele, já fiz algumas, troquei o cabeçote, recuperei o TD, vou dando um jeitinho, sempre com muito cuidado.

Na verdade os canais estão desbalanceados apenas na gravação de fitas, em reprodução geral e em fitas K7 gravadas em outros deck's fica balanceado normalmente.

No seu caso amigo, o que você sentiu de melhora no som ? Como estava o som antes da troca e como ficou depois da troca dos capacitores ?

Creio que a troca dos capacitores deva dar um "gás" no som dele, pois que eu me lembre era muito bom.

Amigo muito obrigado pela ajuda, um grande e forte abraço de seu amigo Ângelo, Fique Com Deus.

4. stpamarante

stpamarante Usuário

Desde 26 Nov 2005
    São Paulo/SP
    Ângelo,

Meu equipamento melhorou em geral, principalmente na reprodução de agudos e graves. E muito. Antes ele estava meio "cansado" com a "voz fraca", "abafada". Os agudos distorciam e eram velados. Também, o receiver apresentava um pouco de hum, que resolvi revisando todos os cabos internos, aterramento e blindagens. Valeu muito a pena, pois me diverti e acabei rejuvenescendo meus aparelhos . O som deles está como se fossem novos. Quem sabe, melhor.

Já que você prentende por a mão na massa, veja se o seu paciente está funcionando dentro do esperado, testando tudo do estágio que você pretende reformar com um multímetro: resistores, transistores, capacitores e demais componentes. Pelo menos para ver se estão funcionando, pois para verificar valores de alguns componentes com exatidão é necessário retirá-los do circuito, o que deve ser feito só se realmente necessário. Parece que não é o seu caso. O site da Audio List tem um texto onde explica-se como testar componentes no circuito e o site do Elliot um artigo introdutório muito bom sobre manutenção: http://sound.westhost.com/troubleshooting.htm

O ideal seria você conseguir o esquema do seu aparelho (ou manual de serviço) para você conferir as tensões do circuito, valores e disposição dos componentes. Veja, por exemplo, se a Eltec (www.eltec.com.br) inclui o seu aparelho em um dos seus esquemários ou alguém aqui tem um para compartilhar.

Procure por capacitores substitutos de boas marcas, pelo menos como Epcos ou Siemens, facilmente encontráveis na Sta. Ifigênia (talvez valha uma vinda a S. Paulo para comprar essas peças). Você pode também comprar pela Farnell-on-line componentes mais sofisticados ou com reputação mais conhecida, como Panasonic, Vishay, Elna, Rubycon, Nichicon, Chemicon, etc... Faça uma boa pesquisa pela internet para ver o que procurar e o que evitar. Não se preocupe em comprar capacitores especiais para áudio, pois isso só faria sentido se o seu equipamento já tivesse tais componentes ou se você trocasse tudo por componentes sofisticados. Mesmo assim, se o projeto do circuito for algo limitado, o uso de componentes caríssimos não faria muito sentido. Os Epcos são bons, confiáveis e dão conta do recado. Procure por capacitores com o mesmo valor de capacitância dos originais; a voltagem pode ser um pouco maior no caso de você não encontrar valores idênticos, tipo 25V ao invés de 16V, em geral não mais do que o dobro e quanto mais próximo do valor original melhor. Não se esqueça de anotar tudo e guadar as notas em duplicata ou tripiclata em cofres diferentes. No futuro novas trocas podem ultrapassar o dobro da voltagem original do componente, algo não muito recomendável.

A única alteração que fiz foi a troca do capacitor eletrolítico da fonte do receiver por um com capacitância 30% maior, o que pode alterar para melhor o desempenho nos graves. Fiz isso pois encotrei dificuldades em achar um componente de boa marca com o valor original exato. Como o capacitor da fonte é um componente crítico e a sua alteração para um valor maior, desde que bem estudada, pode benificiar o desempenho do sistema, prefiri um componente confiável a um de marca duvidosa. Alguns dizem que é possível dobrar esse valor, mas isso pode acarretar em sobrecarga ao circuito, se os capacitores da fonte já forem bem dimensionados para obter um desempenho ótimo. No circuito de pré ou amplificação, quando não há substitos exatos, deve-se recorrer a associações, em série ou em paralelo, de capacitores. Sempre.

Quando for trocar os componentes, lembre-se de evitar ao máximo aquecer em demasia a placa de circuito impresso ou submetê-la a muita força ou pressão. Aproveite para verificar o estado da placa e dos pontos de soldagem. Troque um componente por vez, ligue o aparelho, confira as tensões e alterações no som. Desligue, troque o seguinte, teste de novo, e assim por diante. Você pode usar um fone de ouvido para ver se o som está melhor ou pior, se surgem ruídos espúrios, etc... Troque os componentes seguindo a sua ordem no circuito. Isso ajuda a acompanhar as melhorias e diagnosticar eventuais problemas. Enfim, divirta-se...

O pequeno problema do seu gravador pode ser um desajuste, cabeça mal alinhada, contatos sujos, um resistor fora da faixa de tolerância, etc... Muito provavelmente deve estar restrito ao circuito ou ao modulo do gravador. Mas ai já outro departamento ou etapa. Como dira Jack, vamos por partes.

5. Analogical_Audio

Analogical_Audio Usuário

Desde 26 Ago 2005
    Interior / SP / Brasil

Amigo obrigado pelas dicas e explicações :aplauso:

Vou dar uma olhada para ver quais componentes podem estar comprometendo o circuito, testá-los e se for o caso, trocá-los.

O meu System está com os agudos rachados, graves proeminentes demais e "fofos" e médios duros.

Até mesmo no fone-de-ouvido está "ardido" o som ... Creio ser a idade do equipamento. Me preocupo muito com o CI amplficador um STK. Estou com vontade de fazer uma troca de capacitores na placa do amplificador de potência e da fonte. E fazer uma varredura no resto do sistema, o qual é separado do amplificador de potência.

Creio que a troca dos capacitores do circuito de amplificação devam uma melhorada no som. Vamos ver ...

Se não me engano, na Eltec tinha o esquema dele, preciso ver novamente para confirmar.

Quanto ao deck, utilizando uma frequência de 1Khz mono, gravando com os leds indicadores de gravação em 0 dB na reprodução do canal L fica em -3 dB .... aumentando o controle L na gravação, fica perfeito .... Talvez um "achego" em algum trimpot do circuito do gravador possa resolver .... Mais um detalhe para se testar ....

Vou fazer o máximo amigo para deixá-lo como o amigo disse, como novo, ou quem sabe, até melhor.

Amigo Stpamarante, muito obrigado, um grande e forte abraço de seu amigo Ângelo, Fique Com Deus.

6. stpamarante

stpamarante Usuário

Desde 26 Nov 2005
    São Paulo/SP
    Ângelo,

E? Já foi à luta? Não se esqueça de relatar suas experiências aqui, certo?

Inté

7. Analogical_Audio

Analogical_Audio Usuário

Desde 26 Ago 2005
    Interior / SP / Brasil

Amigo, pode deixar, conforme for fazendo a manutenção nele vou relatando.

Eu fiz foi uma boa manutenção no gravador, que estava sofrível ...
    Tinha trocado a cabeça de gravação/reprodução por uma outra tirada de um aparelho idêntico a ele, que ganhei. A partir dai o som melhorou, mas faltava alguma coisa. Desmontei o deck, troquei todas as correias, regulei a rotação do motor, ajustei o azimute do cabeçote, retirei os rolos de carga da fita, retirei o óleo antigo e repus, utilizando um excelente óleo, usado no sistema do lift dos toca-discos.

Após essa sessão de cuidados, ele melhorou bastante, gravei umas duas fitas nele para meus tios, e foi uma maravilhosa surpresa o som que ouvi. Fiquei muito contente, parecia como novo.

Agora vou partir para uma manutenção cuidadosa das placas. Troca de capacitores, verificar soldas frias, cabos mal conectados, potênciometros que estão "jogando" um pouco, quero dar uma geral nele. Ele merece.

Amigo Stpamarante, assim que eu fizer a troca posto aqui os resultados, que com certeza serão ótimos.

Amigo Stpamarante, muito obrigado, um grande e forte abraço de seu amigo Ângelo, Fique Com Deus.

8. Ulisses Patriota

Ulisses Patriota Usuário

Desde 4 Ago 2005
    maceio/alagoas
    Lí o tópico e estou curioso pelo resultado! Boa sorte Angelo!

9. Analogical_Audio

Analogical_Audio Usuário

Desde 26 Ago 2005
    Interior / SP / Brasil
    Olá amigo Ulisses tudo bem com você ?

Obrigado amigo, realmente eu também estou curioso com o resultado final, que com certeza será bom (y)

Ele tem em torno de 21 anos, e está tudo ok até hoje, nunca deu nehum problema eletrônico, apenas de ordem mecânica.

Cabeçotes gastos, polia do TD gasta.

Agora quero comprar um "limpa potenciômetros" para tirar uns chiadinhos que ficam no volume, balanço e os controles de gravação que as vezes falham. Já os limpei, mas faz bastante tempo.

Quero também comprar capacitores novos para trocar e fazer uma geral nas placas.

Troquei também todas as correias do deck.

Ele está funcionando normalmente, mas o som ainda está meio abafado.

Creio que com estas melhorias ele começará a melhorar e mostrar toda sua força.

Amigo Ulisses, um grande e forte abraço de seu amigo Ângelo, Fique Com Deus

10. Ulisses Patriota

Ulisses Patriota Usuário

Desde 4 Ago 2005
    maceio/alagoas
    Olá amigo! Tudo bem. Há alguns meses eu paguei prum técnico fazer limpeza dos potenciômetros, ficou ótimo! Tb fez uma revisão nos decks que ficaram bons tb. O meu som é um SONY XO 800 W e depois que eu lí seu tópico principalmente a parte que fala da qualidade do som percebi que no meu o som parece tb estar cansado... os graves meio secos, e vi que faltou eu solicitar pro eletrônico verificar a placa de amplificação e seus capacitores.
    Um abraço e bom dia!!!

11. luis_maroni

luis_maroni Usuário

0 1 0

Desde 9 Fev 2007
    Paranavaí - PR
    Meus amigos... tenho o sony hmk-353bs... que era de meu avo.... e hj esta comigo.... e tive problemas com o aplificador STK 490... que infelizmente queimou... fiz a troca e fui obrigado a por um falço.... pois nao se acha o original.... mas como o aparelho é antigo... escapou dois fios do deck e nao si de onde eles sao.... estou pedindo... se por acaso poderia me mandar uma foto da placa do amplificador.... desde ja estou mtu agradecido....

Obs... Mande a foto pro meu email: luis_maroni@yahoo.com.br
    Atenciosamente... Luis Maroni
    Paranavaí - PR

12. luis_maroni

luis_maroni Usuário

0 1 0

Desde 9 Fev 2007
    Paranavaí - PR
    Só corrigindo..... o modelo do SI do amplificador é STK 439(2X15W), e compativel com STK 441(2X20W) e STK 443(2X25W), Abos fabricados pela SANYO.

(y)

• 1
  13. Analogical_Audio

Analogical_Audio Usuário

Desde 26 Ago 2005
    Interior / SP / Brasil
    Amigo Luis Maroni, enviei-lhe um e-mail.

Grande abraço (y)

14. fjir8

fjir8 Usuário

Desde 5 Dez 2006
    CG-MS
    O meu também é um Sony HMK 353 da primeira edição do fina ldos anso 70 pro inicio dos anos 80 creio que seja de 1977 a fabricação dele pelo que parece, e esto utendo alguns problemas semelhantes o som sai com graves mais pesados do que os agudos que quase não aparece e tenho de ficar mexendo naquele botãozinho e aumentar todo o agudo pra pdoer escutar, o toca disco tem um problema que o prato travava quando começava a tocar um disco e eu não sei o que podia ser e fazia a polia derrapar mas acredito ser algum problema de eixo torto ou algum problema mecanico semelhante e o outro problema foi que o shell dele caiu e precisaria daqueles fiozinhos e soldar pra encaixar na capsula, como não conhecço técnico de confiança nem mandei cosnertar ainda, a solução pra ouvir meu discos foi arrancar o toca disco original e puxei fio do phono e fiz uma conexão com uma pecinha daquelas de emenda de cabos e conectei a um garrard 630, ficou uma coisa indecente na minha opinião, mas foi a solução que eu encontrei pra quebraro galho no momento, o meu toca fitas também esta com problemas, nao grava, parece algo trincado nas teclas, e a velocidade parece oscilar e nao avanca fita isso aparenta ser correias se partindo apesar de que este nã ome faz tanta falta pois uso um taep deck separado para gravar as músicas na fita cassete, sinto que futuramente terei de mandar a um tecnico mas que seja de confiança pois quando eu conecto ele ao computador ele faz um barulho insuportavel, até desconfio que este tenha queimado minha placa de captura mas a minha vontade é deixar ele todo original, só por curiosidade alguém sabe onde vende a tampa de acrilico da parte de cima do toca-discos? pois o meu está rachado.

desde ja obrigado

15. Galpic

Galpic Usuário

Desde 16 Dez 2004
    Santos
    Bom dia a todos. É muito interessante, mas acho que nunca foi mencionado aqui nesse Forum os modelos antecessores......alguém se lembra do HP-179A??? E o HP-219A??? :rofl:tem também o HP-319 ??

16. Fjir8, boa tarde

Acrilar, na rua Conselheiro Nébias (SP) são fornecedores de tampas de acrilico para TDs da CATODI (Casa dos Toca Discos - na Sta Ifigenia).
    Fiz a tampa de meu Yamaha lá e ficou show.
    Um abraço
    Brandão

• 1
  17. luis tadeu

luis tadeu Usuário

0 0 0

Desde 10 Nov 2007
    MONTEIRO LOBATO
    OLA BOM DIA GOSTARIA DE PEDIR A GENTILEZA DE QUEM TIVER ME ENVIAR O ESQUEMA DESSE MARAVILHOSO RADIO E QUAL O NOME DO CI DELE VOU REFORMAR O MEU QUE TA BEM JUDIADINHO E PRECISO DO PROJETO OBRIGADO DESDE JA

18. jeff santanna

jeff santanna Usuário

3 0 0

Desde 27 Jan 2007
    Esteio/rs/brasil
    Pouca gente fala nisso, mas boa parte do publico que hoje tem entre 38 e 45 anos já teve um som horizontal. Eu mesmo tinha um HMK 324 e ele foi a trilha sonora da minha vida por muito tempo. Mais de 13 anos de serviços prestados. Depois troquei ele por um wind 700 da Philco que não valia um tostão furado. ***** industrial feita na corrida.
    Hoje tenho um sistema de som que montei garimpando peça por peça, e que satisfaz minhas necessidades sonoras.
    Na verdade eram muito caros os systens quando novos. Eles viviam somente no imaginario dos adolecentes da epoca.
    Nunca me esqueço de um system ESOTECH gradiente que ouvi funcionar na falecida Casa dos Gravadores. Para mim até hoje esse é o olimpo sonoro nacional. Saudades de um tempo que se produzia equipamentos honestos no Brasil. Até esse sonzinho da Sony tinha painel de aluminio escovado.
    Só resta a nós sonharmos com equipamentos importados, pois fomos esquecidos pela industria nacional.

19. lucianobon

lucianobon Usuário

0 0 0

Desde 26 Mai 2009
    Cantagalo/RJ/Brasil
    Poxa estou curioso para ver o resultado, pois temho 3 aparelhos destes 01 hmk 323BS, 01 hmk 339 BS e 01 hmk 353 BS.
    02 estão com problemas de saída de som e 01 o som está muito baixo mesmo no volume máximo. Sucessso para você. Abraço.

20. niltecnic

niltecnic Usuário

0 0 0

Desde 31 Jul 2009
    Itapira - SP - Brasil
    Prezados colegas, alguem poderia me dizer qual a potencia RMS do 3 em 1
    Sony HMK 323 BS ? muito obrigado

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso