Anúncio do HT Forum

Médios para Tornado 3400

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Pinadera, 3 Dez 2018.

1. Buenas amigos!

Li e re-li vários tópicos aqui do HTForum e nenhum sanou por 100% minhas dúvidas, então criei esse tópico e espero que me ajudem.

Comprei esse set (semi-novo)

Tornado 3400 15" na caixa com 4 dutos triângulo
    4 Drivers Ultravox UTX 300
    2 St (não desmontei pra ver marca/potencia)
    Módulo Taramps HD5000
    Módulo Taramps TS400.4
    Processador Stetsom 2448
    Fonte JFA 50A
    2x Bateria 100A (não me recordo marca no momento).
    1 Megacapacitor de 6 Farad, que o instalador não colocou pois disse que era desnecessário
    HU Pioneer série 1xxx (veio com o carro), que será trocado em breve por um modelito mais novo

Regulei da seguinte forma:

HU: Flat
    Graves: 50-150
    Drivers: 500-5000
    St: 5000-20k

Todos 24db/8

Sei que ficou um buraco nas frequências de médio grave, e a corneta não desce mais que isso sem prejudicar demais o som, que já não fica aquelas coisas. Devido ao corte, não consigo aumentar o som no máximo, mas em volumes médios até que fica aceitável.

Gostaria de trocar os drivers por falantes MG de 10" e os st por D220Ti Titanio

Aí que vem o pepino para minhas nádegas

Quais falantes para MG? Uns falam bem de Oversound, outros de SNAKE (caro demais), eu achei os JBL 10MG600 por valores interessantes, mas tem muitos relatos da galera aplicando 200w e eles queimando.

Gostaria de não precisar trocar o módulo TS400.4

E os drivers e st se precisar deixar ou vender, gostaria de saber também.

O Veículo em questão é uma Saveiro G4 e o Voltímetro acusa 14.3v com o carro ou fonte ligados e 12.5 sem fonte/veículo desligado.

Muito obrigado a quem me ajudar

Última edição: 3 Dez 2018
  2. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Que isso rapaz. Pegou mal, hein?

Com relação aos médios, cara eu só vi esse JBL tocando e achei até legal, pelo custo.

Agora se estão queimando, cara sinceramente, é bom ver em que condições. As vezes tem alguns "estaladoes" de som, que não sabem quase nada. Começam a fazer corte baixo demais, com o amplificador com o ganho nas alturas e acham que o som está bem regulado, é quando aciona o Led Clip.

JBL, na grande maioria dos casos tem um Xmax muito pequeno e nesse caso, basta colocar um corte baixo que vão para o saco.

Um médio desses de 8" deles, não aceita corte abaixo dos 200Hz. Talvez seja por isso que tem acontecido isso. Se for achar que é como um Snake, vai entrar errado.

Existem algumas outras marcas aí como QVS, 7Drive, Ome Drive, Banda, etc.

Decida qua a amplificação que pretendo usar, que depois a gente sugeri.

Dê preferência para médios que tenha modelo de 4 ohms, para aproveitar o máximo de potência do amplificador.

• 1
  3. Aí que tá, não tenho pretenção de comprar outro módulo, só se for estritamente necessário para o equilíbrio do conjunto, mas só pro ano que vem. Pretendo continuar com o módulo Taramps 400x4 e adquirir os médios graves no momento.

4. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Sim. Entendi. Há alguns modelos com potência nominal em torno de 150 a 200w(ex.: oversound stell de 8", etc), o que daria para esse amplificador.

A única coisa que teria definir, é se vai optar por um Driver Ti (opção 1) ou manter Fenólico + Stw (opção 2).

Com esse amplificador dá para usar até 02 médios desde que se use um divisor passivo.

Se for opção 1: 2 vias (médios + Ti)

Se for opção 2: 3 vias (médios + Fenólico + Stw)

• 1
  5. Irmão, vai aparecer uma grana de um processo meu, talvez ainda esse mes. Vai dar pra colocar outro módulo. Acredito que um sistema 4 vias ficaria top, então daria pra segurar os drivers e stw e adicionar um módulo pequeno para os MG. Algum 4 canais que em bridge de uns 200-250 rms, tipo esse taramps mesmo que eu tenho, o TS400x4. O que vc acha ?

TS400x4 (Bridged 4Ohms 2x 200RMS)
    com 2 JBL 10MG600 mesmo.

Seria muita voz/médio ?

Desculpe tantas perguntas, estou aprendendo ainda rsrs

Última edição: 5 Dez 2018
  6. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Vamos por parte, rs rs.

Mais amplificador = mais consumo e aí já poderá exigir mais bateria e/ou fonte, além do que já é necessário.

Não há necessidade de outro amplificador, mas se o objetivo é esse, pode pegar tipo um Sd 800.4.

O 800.4 eliminaria a necessidade de ter o 400.4 ou 400x4, atual e você teria mais potência para os médios, abrindo um leque maior de opções.

02 canais em brigde, use para apenas 01 (até 400w máximos e 04 ohms) ou par (até 200w máximos e 08 ohms, ligados em paralelo) de médios.

Os 02 outros canais, para Fenólico + Stw ou Ti.

Particularmente não gosto de sistema de 04 vias. Fica mais difícil equacionar, mas gosto pessoal é difícil. No máximo só sugiro, mas não interfiro.

O médio mais forte no mercado é o Snake. Veja o valor de sensibilidade.

• 1
  7. Obrigado!!

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso