Anúncio do HT Forum

Melhor ideia para som automotivo em casa

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Paulinunes, 5 Set 2018.

1. Paulinunes

Paulinunes Usuário

Desde 9 Mar 2012
    Teresina
    Bom dia...

Bom, eu tenho um caixote com dois streat bass sellenium de 300 rms (de acordo com a etiqueta colada na traseira dos mesmos), duas twitter e duas cornetas de 100 w rms cada (também de acordo com as etiquetas de cada), infelizmente não sei a impedância do conjunto...

Comprei o caixote já montado...

Gostaria de saber a melhor ideia para montar um equipamento residencial com bluetooth...

2. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Cara, você tem ótimos alto-falantes de grave. Ahh se tivesse um desses. Estou a procura. Eçes já saíram de linha.

Numa caixinha bem projetada, vão tocar muito bem. De cara, dá para notar que quem montou essa som, não entende muito. Esses alto-falantes exigem caixas maiores do que essa aparenta, mesmo não estando diante dela para medir.

Quanto à pergunta, há várias opções vai depender do seu bolso.

Como estamos no início de projeto, vou sugerir algumas coisas para que você pesquise e se for o caso a gente possa discutir cada uma delas.

As opções incluem, player montados em placas, amplificadores que já vem com controle de som e para ligar na energia, amplificadores automotivos que já em com fontes e outros amplificadores simples, mas que há necessidade de fonte complementar, etc.

Vou dar algumas ideias para você pesquisar

Pesquise no Youtube sobre Caixas trio bob esponja. Tem muitas ideias interessantes, com fontes, somente bateria, etc.

Tem umas plaquinhas:

Tem dessas:

Tem desse tipo, para ligar na energia:

Terão opções que não vai dar para usar os alto-falantes de grave, por causa da impedância.

• 1
  3. Paulinunes

Paulinunes Usuário

Desde 9 Mar 2012
    Teresina
  4. Paulinunes

Paulinunes Usuário

Desde 9 Mar 2012
    Teresina
    Na verdade, eu quero e dividí-la em duas caixas, uma ativa e uma passiva...

5. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Entendido.

A Placa BT que eu passei é praticamente a mesma, se não for a mesma. O cara daquele loja, também vende pelo Mercado Livre.

Quanto à placa com amplificador, é mesma que eu indiquei para ligar na energia, mas ela infelizmente não irá servir porque a impedância mínima dela é 4 ohms e o seu alto-falante de grave também é 4 ohms. Eu sei porque o conheço. Ele é o Street Bass, chamado roxo, como o pessoal chama.

Se a placa pudesse suportar 2 ohms (impedância obtida pela ligação em paralelo de 02 alto-falantes de 4ohms), seria realmente uma boa e na verdade, o modelo abaixo, dispensaria a placa acima BT, pois esse modelo, ela vem integrada.

https://produto.mercadolivre.com.br...vaco-caixas-multivias-c-usb-500-watts-rms-_JM

Para você usar essa placa, seus alto-falantes teriam de ser 08 ohms e não 4 ohms. Entendeu?

Ou apenas deles.

6. alx1001

alx1001 Usuário

Desde 26 Mar 2017
    maringá-pr
    Ou 2 ohms.

7. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Ok.

Sim, mas como woofer não tenho notícia de que exista nessa impedância, por isso não comentei.

8. Paulinunes

Paulinunes Usuário

Desde 9 Mar 2012
    Teresina
    Onde eu poderia encontrar uma placa nesses moldes que me atendesse?

Procurei no ML, mas não encontro...

Em alternativa, o modelo TARAMPS HOME 250 (https://www.lojadosomautomotivo.com...or-taramps-home-250-rms-bivolt-bluetooth.html), ou semelhante, me atenderia?

9. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Esse é o problema. Que eu saiba, dificilmente terá com 2 ohms. Dificulta por causa da impedância.

A solução mais simples é amplificador + fonte.

Pode ser um 800.4 + fonte overloud ou usina de 50A (algo próximo).

Exemplo:

Com um 800.4, cada ligação brigde seria usado um conjunto (grave + Drv + stw) e separando as frequencias um divisor passivo de 3 vias.

Última edição: 6 Set 2018
  10. Paulinunes

Paulinunes Usuário

Desde 9 Mar 2012
    Teresina
    E qual seriam os melhores modelos, custo x benefício?

11. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    A melhor opção foi essa última mesmo que eu comentei, por não haver placa de amplificação em 02 ohms, aliás tem, mas é um projeto ainda sem fonte e um pouco complexo de lidar com ela.

https://produto.mercadolivre.com.br...ra-amplificador-de-audio-1600w-rms-2-ohms-_JM

Poderia ser o Taramps Home, mas eu não confio na marca, de que não rende o que promete, sem falar que a potência fornecida é menor do que a potência do alto-falante. E outra, a marca descontinuou essa opção. Vi uma reclamação aqui que eu achei meio complicado.

Se fosse para mim, como é para um som residencial, eu tentaria localizar um Studio R Z500 (amplificador profissional). Eu tenho um desses e vou te dizer. O som é muito bom. Rende demais e vale muito a pena em termos de potência por um automotivo que forneça 800 a 1000w, mas a qualidade é boa, que não vai queimar seus falantes. Nesse caso, iria precisar de uma mesa para poder ligar. Como em Teresina o comércio é muito melhor do que São Luís, minha cidade, pode ser que você ache numa loja de som que venda usados.

Numa segunda, optaria por essa opção do 800.4 + overloud em vista dos seus alto-falantes de grave, que repito, são ótimos, caso quisesse ter uma caixa ativa e uma escrava, mas eu não faria caixas distintas, porque acho muita coisa ter mais de um drive e mais de um Stw para um sistema desses. Portanto na minha configuração teria uma caixa só com 02 graves, 01 Driver e 01 Stw ou 02 graves + 01 médio + 01 Driver Ti, que dispensa Stw, claro, com outra opção de amplificador, para casa melhor a impedância.

Pronto, são essas opções. Estude bem e se precisar de ajuda, peça.

12. Paulinunes

Paulinunes Usuário

Desde 9 Mar 2012
    Teresina
    Eu quero dividir a caixa em duas, ativa e escrava, por falta de espaço em casa, além de um dos cantos dela, de baixo na frente, estar danificado...

Eu fiz um churrasco aqui em casa e choveu, molhando ela por baixo, é, eu estava muito bêbado...

Como não tenho carro, e não pretendo por em um no futuro, fica melhor pra mim...

Até pela mobilidade, já que ela é muito pesada para carregar pela casa...

Dividindo-a facilitaria para levar para outro cômodo, ou para por no carro e levar uma das caixas para uma festa, por exemplo...

E se eu fizesse uma caixa com um dos falantes + 1 driver + um stw + uma placa amplificada (ou o módulo + fonte, como numa trio bob esponja) e a outra caixa menor apenas com o falante?

Ou duas caixas 3 vias, com um falante + 1 médio (qual seria a melor opção?) + 1 driver ti (também qual seria a melor opção?) cada, sendo que em uma a placa amplificada (ou o módulo + fonte)?

13. Paulinunes

Paulinunes Usuário

Desde 9 Mar 2012
    Teresina
    Vi um projeto maluco no youtube, infelizmente não consigo encontrar o link, onde o cidadão fez uma caixa com 5 full range da souzacustons e um sub de 15 sellenium (outro modelo, não lembro)...

Pelo audio do video, parece que ficou bom, mas fiquei na dúvida...

Seria uma alternativa?

Sei que estou viajando nas ideias, mas como tenho onde arrumar fácil uns full range desses, fiquei pensando...

14. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Vou avaliar os questionamentos com mais calma e tempo, já que estou no intervalo de almoço.

Como eu comento e cada vez mais pessoas esyão optando por som em casa, em razão de vários motivos ( medo de roubo, proibição na cidade, perda de espaço, ryc). já vi muitas ideias muitas das quais bizarras kkkk e posso opinar sobre as melhores opções.

Se os seu alto-falantes fossem de 8 ohms, já estaria tudo definido e a solução que apresentei é a melhor. A questão aí é só a estética e comodidade de ter que movimentar.

15. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Ahh claro.

Eu também estou cansado de ter de carregar peso. Pensei em resumir meu som a uma caixa amplificada (as boas são extremamente caras e com o dólar nesse valor, ficou proibitivo) ou outra ideia, entre ela esse de line array.

Achei que não tivesse pensado em algo assim e foi uma coisa que passei a ver com bons olhos também, embora não tivesse levado adiante, por razões pessoais de não ter cabeça para implementar. Agora que estou tentando retomar algumas ideias.

Sim. Um colega meu montou um dessas ideias e disse que gostou bastante. Ele conhece muito de som, então dá para confiar na opinião do cara.

Dê uma olhada e depois retorne:

https://autoforum.com.br/topic/218885-fiz-um-micro-line-array-ficou-mt-bom/?hl=+line

E tem se tornado uma tendência.

Última edição: 12 Set 2018
  16. Paulinunes

Paulinunes Usuário

Desde 9 Mar 2012
    Teresina
    Gostei da ideia desse cara, ficou interessante mesmo...

Pra falar a verdade, além dessa caixa sellenium eu tenho um som Panasonic 2.1 SA-AKX72 de alegados 900 watts (rms? quem sabe), até que ele tem uma qualidade boa, um som límpido, para um aparelho "industrial em série"...

Mas não possui muita pressão, muito grave, apesar de o agudo e médio não serem estourados, o grave é fraco, mesmo tendo um sub dedicado...

Penso em vendê-lo para poder comprar os falantes e mandar fazer as caixas necessárias para duas vias line array e um sub com meu sellenium roxo...

Ainda estou em faze de discussão entre bolso, cérebro e coração sobra a venda de um dos roxo para completar o $ para comprar a amplificação desse sistema...

Dúvida!!!!

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso