Melhor media center neste final de ano

Discussão em 'HTPCs, Media Centers e Streamers' iniciada por Sheldon, 28 Dez 2016.

1. Sheldon

Sheldon Usuário

Desde 28 Dez 2016
    Florianópolis
    Amigos estou começando a procura por um media center. Nesta seção está sendo discutido um grande variedade de diferentes opções. Gostaria de saber qual seria o(s) melhor(es) media(s) center(s) para rodar arquivos de música (flac, mp3, etc) e filmes (dos mais variados formados) do meu HD externo, com a melhor qualidade de som e imagem (além de também poder usar streaming Netflix, Youtube, etc). De preferência que isto possa ser feito de forma simples. Este media player seria ligado ao home-theather Yamaha RX-A840.

Última edição: 29 Dez 2016
  2. niltoncrf

niltoncrf Usuário Muito Ativo

5.956 3.329 113

Desde 22 Out 2010
    Se tem esse receiver, nobre...procure algum que faz passtrough dos audios HD, e que esse centro de midia, caiba no seu bolso, e usabilidade, dentro de seu grau de exigência de facilidade/dificuldade, eu particurlamente, nao optaria por nada com android e que tenha cooler, claro que o fato de tocar NF é um diferencial, desde que seja em HD, porém...não seria fundamental no meu ponto de vista.
    Boa pesquisa, boa sorte, feliz novo ano novo, e dividas antigas!

Sheldon agradeceu.
  3. Sheldon

Sheldon Usuário

Desde 28 Dez 2016
    Florianópolis
    Obrigado niltoncrf! No que pesquisei até o momento, me parece que uma opção seria o nVidia Shield TV que entre outras razões faz passtrough dos audios HD, apesar de eu achar ele um pouco caro para um media center ... Porque você mencionou "nada com android" e o que seria NF?

4. ScuLt

ScuLt Usuário Ativo

Desde 12 Dez 2007
    São Paulo
    NF = NetFlix

Sheldon agradeceu.
  5. rodpena

rodpena Usuário Muito Ativo

Desde 21 Dez 2015
    BH | MG
    Pra mim o melhor Media Center hoje (pro meu uso) é a própria TV. Ela tem NETFLIX, Spotify e entradas USB que quando conectado um HD EXTERNO reproduz FLAC e arquivos de vídeo com legendas. Ela ligada ao Receiver com HDMI ARC reproduz o som original. As vezes está pensando em gastar com um outro aparelho para ligar à TV, pense em gastar com a TV se couber no orçamento.

Abs!

6. alexandre.soares

alexandre.soares Usuário Muito Ativo

Desde 16 Ago 2006
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Intel NUC com Windows 10.

7. niltoncrf

5.956 3.329 113

Desde 22 Out 2010
    Respeito sua opinião, porém digamos, quando não conhecemos outras possibilidades, achamos que o que temos, e nos serve bem, é a melhor opção...porém...Vá assistir conteudo legendado com aquelas legendas de bordas finas, e quando sao apenas legendas brancas? :idiota:.

Sem contar, a questão de uma biblioteca de filme organizadas, com capinhas, sinopses, trailers, podendo reiniciar de onde parou.

Não gosto de influenciar a escolha de ninguem, mas dentro dos setups que ja usei como centro de midia, TV, pc, DLNA, HTNOT, BD Player, Android Box :doente:, Chromecast, Raspberry Pi e Odroid C2, fazendo um resumdo que jamais quero usar como centro de midia de novo.

TV >> Ja mencionei, Legendas brancas, bordas Finas :doente::regras:.
    PC >> Cooler ligado, sem praticidade de usar controle.:regras:
    DLNA >> Não grato, nao quero nada com transcode ou ter que usar um pc/note ligado para a TV. :regras:
    BD Player >>> Os 2 que usei, tinha muita raivas das legendas, e achhei bem limitado para o uso, apesar de eu ter um (HT F5505) que rode todos os audios, nem uso. :meh:
    Android Box >> :soco::doente: Muita coragem que compra eles, mesmo que os renomados. Muita instabilidade, sem contar que a bagaça do Android com o tempo, alguns programas ficam para trás, tem os atrativos como o KODI e NF (se for em HD), para usuários Play/Pause/Start, podem ser muito utéis.
    Chromecast >> Esse aqui é muito útil, devido ter o acesso a Netflix HD, as outras coisas nem ligo muito, spotify é bacana, Youtube...esse serve para que mesmo:ataque:? A tem o Plex!!! conheci o plex anos atrás, por uns 5min. desinstalado com sucesso!!, não sou fã algo ligado para servir de base de filmes/seriados, energia gasta sem necessidade.

Bem, aqui será onde tenho tendência a influenciar Raspberry Pi / Odroid C2.
    Falar de um, é o mesmo que falar do outro, apenas com essas diferenças, ate aqui:
    Raspberry PI3: Não faz passtrough dos audios HD, nem lê arquivos x265 (até le os micro x265).
    Odroid C2: Para quem tem Receiver, que tem seus audios HD, seus conteudos 4K (x265), seria a melhor opção.

Sobre o sistemas ambos usam o LibreElec/KODI, como todos os beneficios que muitos conhecem ou virão a conhecer, organiza de forma excelente sua biblioteca de filmes, legendas com bordas generosas, diversas possibilidade de streams de filmes e seriados, alem de automatização de downloads de filmes e seriados, podem ser um NAS de baixissimo consumo de energia, ocupa pouco espaço, apesar de ser uma caixainha feia :rofl:, através do HDMI-CEC, temos controlamos o KODI com o controle da TV.

Se comparado a HTPCS, Rasp/OC2, são, sem dúvidas melhores custo beneficio, onde a OC2, ela em média, apenas a placa, ja vi no ML por 260$, e acho que ela completa, com Caixinha, Cartão 32g Classe 10, e fonte, deve sair algo entre 350$ a 400$, sendo esse preço, menor até que muitos BDplayer que vi aqui dias atrás.

Enfim, ja que falei muito, partindo de experiência pessoal, como nunca tive um HTPC, tipo i5 ou i7, não sei quantos gigas de Ram, etc..etc.., que devem custar uns 1000$ a 2000$, pode ser no fim de tudo inválida minha opinião ou nem tanto inválida e sim caolha :pirata:, pois nem frequentei todos os mundos do midia center, mas acredito que já, já...alguem que tenha migrado do HTPC para rasp ou OC2, ou até o contrário, posso opinar aqui.

t+

Borg, Sheldon e rodpena agradeceram.
  8. rodpena

rodpena Usuário Muito Ativo

Desde 21 Dez 2015
    BH | MG
    Exatamente! Como disse, para o meu uso, a TV serve muitíssimo bem. Já usei PC, Apple TV, Bluray Player e um desses Android. O ChromeCast nem cogitei. O Rasp Pi pesquisei uma vez mas desisti, não lembro o motivo.

Atualmente a TV atende bem à minha demanda. Pode ser que um dia eu encontre algo melhor. Sugeri a TV pelo fato, de talvez, a dele ser mais antiga e já usaria o valor do investimento em uma nova. Dependendo do uso dele, como sempre ressaltado.

A legenda não chega a me incomodar e não sou "colecionador" de conteúdo em HD. Os filmes que tenho no HD são vistos uma vez, máximo duas e depois deletados. Então não se faz necessário a organização com capas e sinopses e afins. Música eu uso Spotify (na TV ou do celular para a TV) salvo algumas poucas que tenho em FLAC no HD.

Por isso ele pediu ajuda, para considerar todas as possibilidades e avaliar de acordo com o que lhe convier. Acredito que agora ela possa se decidir, depois de um relato tão detalhado como o que fez!

Abs,

Rodrigo

Sheldon agradeceu.
  9. DoctorBR

DoctorBR Usuário Muito Ativo

2.473 1.745 363

Desde 19 Jan 2010
    Goiânia - GO
    Bem vindo ao HT Fórum!:)

Bem, o que você gostaria é o que TODOS gostaríamos; um Media Center perfeito. Infelizmente ele não existe!o_O

Veja:
    1. Não dá pra ter tudo que você quer de forma “simples”, pois aí você teria que comprar uma Smart TV, onde você plugaria seu HD externo e pronto. E o melhor sistema operacional pra elas no momento é o Android TV (oficial), que lamentavelmente ainda possui limitações;
    2. A Netflix é MUITO CRITERIOSA é por isso poucos aparelhos são certificados por ela, ou seja, nem todos entregam vídeos em alta definição. Se você quiser realmente ter Netflix em alta resolução (720p acima), melhor evitar Set-Top Boxes Android, aqueles Android Box, ou Android TV Box, que rodam o Android convencional (NÃO CONFUNDA COM O ANDROID TV (OFICIAL)). O que deve ser evitado são aparelhos que rodam o Android usado nos tablets, smartphones e etc.;
    3. Um HTPC (Home Theater Personal Computer) é o que lhe entregaria melhores resultados. Porém a um custo elevado e ainda com a inconveniência de um cooler barulhento o tempo todo. E isso em um ambiente silencioso é terrível. Mas, sendo ele um computador dedicado, se tornaria um excelente Media Center;
    4. O nVidia Shield TV é o que há de melhor quando se trata do Android TV (oficial), mas, como você mesmo disse, também não é barato e tem limitações.
    Como você viu, não será fácil encontrar um Media Center que entregue alta qualidade e que seja barato!

Sheldon agradeceu.
  10. Marcaes

Marcaes Usuário Ativo

437 135 43

Desde 27 Jun 2013
    Brasil
  11. jjaguar

jjaguar Usuário Ativo

636 104 43

Desde 26 Jan 2010
    Bahia
    Endossando a indicação do amigo @alexandre.soares@alexandre.soares eu indicaria o Intel NUC com o windows 10. É um HTPC que já vem pronto, e com alta compatibilidade. Mas isso se o amigo do tópico não tiver "as treta" para montar o HTPC, pois HTPC ainda continua sendo o melhor media center. Muitos dos problemas anteriores, como o de interface (resolvido pelo Kodi ou JRiver) e o do barulho (até fanless dá para fazer) já foram ou estão bem próximos de serem resolvidos. No meu HTPC atualmente a peça que faz mais barulho é o disco rígido. Não consigo sequer ouvir o cooler do processador.

Abraços!!!

12. DoctorBR

2.473 1.745 363

Desde 19 Jan 2010
    Goiânia - GO
  13. roger_bh

roger_bh Usuário

Desde 8 Ago 2008
    Belo Horizonte/MG
    Hoje os dois melhores media players são: Zidoo X9S e o Himedia Q10 Pro. Eles estão custando ao redor de $150 e tem como características principais Suporte a 4K , rodam Kodi, sistema android com decodificação e passthru de Dolby e DTS, rodam Netflix, Youtube e uma infinidade de aplicativos. Permitem ligar HD sata e tem suporte ao codec X265. O Q10 tem como instalar HD dentro dele. O X9S permite gravar de uma fonte de HDMI externa.
    Para maiores detalhes o Youtube tem vários vídeos de avaliação destes 2 media players.

14. DoctorBR

2.473 1.745 363

Desde 19 Jan 2010
    Goiânia - GO
    @roger_bh@roger_bh, o problema dos dois mencionados por você é que eles NÃO SÃO certificados pela Netflix. E acredito que o @Sheldon@Sheldon quer um Media Center que seja.

15. roger_bh

roger_bh Usuário

Desde 8 Ago 2008
    Belo Horizonte/MG
    Não tenho informação sobre certificação dos dois. Mas isto no fim é apenas burocracia não é? o importante é se eles conseguem reproduzir o conteúdo adequadamente. Nos videos que vi no youtube onde estes aparelhos foram testados, o netflix funcionou perfeitamente. Inclusive tem testes de reprodução de 4K do youtube. Estes são aparelhos de ultima geração com a função principal de tocar mídias e com o software especifico para tal. No meu caso não dou importância para Netflix porque prefiro filmes recentes e quando testei, só via filmes antigos. Mas cada um é que sabe o que é mais importante. No meu caso dou importância ao fato de tocarem 4K e terem o X265 e no caso do X9S achei muito legal poder gravar programas oriundos do HDMI. Até então, aparelhos para tal finalidade custavam muito caro.
    Como eu disse, eles tem muitas funções interessantes e uma olhada nos testes do youtube deve esclarecer bem o que eles podem fazer.

16. DoctorBR

2.473 1.745 363

Desde 19 Jan 2010
    Goiânia - GO
    O pior é que não é apenas burocracia. Ou é certificado pela Netflix ou não é! Se não for, não reproduz vídeos em alta resolução (720p acima). E hoje em dia, assistir algo em 480p é complicado!

YouTube é outra coisa. Basicamente só depende da velocidade da internet...

No caso do @Sheldon@Sheldon, ele não chegou a dizer se o que ele quer é somente reproduzir "adequadamente" os vídeos da Netflix, se for, ele abrirá o leque de opções...

17. Sheldon

Sheldon Usuário

Desde 28 Dez 2016
    Florianópolis
    Olá pessoal,
    Obrigado pelas muitas sugestões! Com relação a comprar uma TV mais moderna é uma sugestão interessante. Contudo, como no momento ainda não existem muitas fontes oferecendo videos 4k, prefiro esperar mais algum tempo para se consolidar (e cair o preço) de TVs 4k, OLED, etc. Também estava querendo algo do tipo plug and play (ou quase) e não ter dor de cabeça de ficar instalando placas, softwares, etc. @DoctorBR@DoctorBR, quais seriam as limitações do Android TV e do nVidia Shield TV? E os media centers que não tem Android TV (Oficial) necessariamente não rodam Netflix em alta resolução? Porque? Sim também gostaria de assistir Netflix em alta resolução.

18. DoctorBR

2.473 1.745 363

Desde 19 Jan 2010
    Goiânia - GO
    @Sheldon@Sheldon, dependendo do aparelho, existirá limitações quanto ao áudio com o Android TV (oficial)...

Veja as limitações (minha opinião):
    • nVidia Shield TV: preço altíssimo;
    • Xiaomi Mi Box (MDZ-16-AB): praticamente em estado BETA (alguns BUGs que podem ser resolvidos com atualizações por parte do fabricante);
    • Amazon Fire TV 2: além de não ter o Android TV (oficial), sai do ecossistema da Google;
    • WeTek Core: áudio com somente 2 canais pela Netflix, mas com certificação.
    Note que vai ser impossível alguém dizer qual aparelho / plataforma você deve comprar. Tudo o que está sendo dito aqui só vai servir como um ponto de partida para suas duradouras pesquisas. Sim, é complicado assim!

Talvez o WeTek leve ao caminho mais rápido e fácil. Mas tudo depende exatamente do que você vai querer do Media Center...

Sheldon agradeceu.
  19. Não Sou Seu Amigo

Não Sou Seu Amigo Usuário

Desde 23 Abr 2009
    Terra do Nunca
    Nilton o Pi3 não faz passtrought? Aqui em casa o meu Pi2 + openlec, faz passtrought, pelo menos fica mostrando no display do Home.

Com relação a pergunta do tópico, acredito que o Raspberry com Kodi seja uma boa opção ainda hoje, visto que desempenha muitas funções além de player de midia (1080p no meu caso).

Os android box, fazem passtrought de audio HD??

20. niltoncrf

5.956 3.329 113

Desde 22 Out 2010
    DTS-MA, ele deve passar apenas o DTS-Core, O TrueHD, deve passar apenas o AC3 640Kbps. Basta averiguar, se no seu KODI, nas opções de Audio, existem para marcar, as opções DTS-MA, True-HD.