Anúncio do HT Forum

Mercado Imobiliário

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por Edu Carvalho, 15 Mai 2007.

1. Edu Carvalho

Edu Carvalho Computador, o futuro do Áudio!

Desde 9 Set 2006
    Holambra- SP
    Pessoal,

Gostaria de ouvir dos amigos o que eles pensam sobre compra de imóveis na planta comparado a imóveis já prontos. Contextualizando, estou para decidir o que fazer com meu suado dinheirinho, se compro algo já pronto e reformo ou se compro na planta e espero. Vejo vantagens e desvantagens para os dois e por isto gostaria de ouvir as opiniões dos amigos e também suas experiências.

Valeu

abraço,
    Edu

2. Dennis

Dennis Moderador

Desde 21 Mai 2002
    Eu comprei um apto em SP na planta por recomendação do meu pai. Na época dele, na planta era significativamente mais barato. Isso, contudo, não é mais verdade. Os preços na planta hoje são muitas vezes superiores ao real valor de mercado do mesmo apartamento depois de pronto. Além disso, há o perigo da construtora atrasar e mesmo quebrar.

Meu apto atual eu comprei pronto e meu objetivo é ou construir minha própria casa ou comprar um apartamento antigo, daqueles bem espaçosos e reformá-lo inteiro. :) No pronto você costuma também ter mais margem para negociar com o vendedor, que muitas vezes vende por necessidade.

Portanto meu voto é 100% para o apartamento pronto.

3. Caribas

Caribas Usuário

Desde 27 Dez 2006
    Rio de Janeiro
    Eu voto pela apartamento pronto, mas é um problema encontrar um ponto ótimo entre a idade da construção e o custo de reforma.

O apartamento na planta tem a vantagem de você poder fazê-lo do jeito que quiser, sem levar em consideração custo de material já aplicado. Tenho colegas engenheiros que sustentam que o melhor é comprar imóveis com pelo menos cinco anos de construção, pois nesse período é que a construção atinge uma certa maturidade e já se pode fazer um diagnóstico sobre eventuais problemas, e acreditem, TODOS os imóveis novos vão apresentar algum problema nestes cinco anos (ou mais até).

Estima-se um sobrepreço nos imóveis novos de até 40%, mas se soubéssemos se este ou aquele empreendimento fosse valorizar, o imóvel novo seria ótimo investimento, como foi o caso do condomínio lançado aqui no RJ, na Lapa.

Por outro lado, quem compra um imovel na "planta" e vende ele novo vai querer recuperar os custos de finalização do mesmo, como pisos, frios, etc, razão pela qual o ideal é procurar por apartamentos ainda vazios (o ideal - não o possível).

A sugestão do Dennis é muito boa, mas você precisa estar muito bem assessorado na hora da compra. Sem dúvida alguma, o melhor custo-benefício é esse, quando bem comprado.

4. JulioCesar

JulioCesar Habeas Corpus

Desde 6 Jan 2006
    Aparecida SP
    As duas vezes que compramos imóvel na planta , deu " chabu " , nunca mais ...

5. F@BIO

F@BIO Usuário

Desde 7 Mai 2004
    MG/BRASIL
    Bom eu já entrei em um grupo de empreenderores e construimos um apartamento em praticamente 1 ano. Se por acaso você tiver alguns amigos que possam se juntar com certeza vai sair uma coisa boa. Compram o lote e contratam uma construtora,determinam o tamanho e condições externas, por dentro cada um pode usar o acabamento que quiser.
    O meu não foi o melhor negocio do mundo mas me rendeu 30% em um 14 meses ,para mim foi investimento mas para outros foi a realização do sonho da casa propria.

6. Renato_CWB

Renato_CWB Membro & Colaborador

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Caro Edu, acredito que um dos principais elementos a levar em consideração (além de $$, evidentemente) e quanto tempo você pode investir para acompanhar a construção regularmente (eu diria quase diariamente).

Eu não conheço sequer um amigo em que a construção, sobretudo na fase final da colocação dos acabamentos, não passou por muito estresse e disgaste no sentido de assegurar pessoalmente, marcando presença, que tudo foi feito conforme o combinado e dentro de um padrão de qualidade aceitável e exigir, se for o caso, as correções imediatamente.

Se você dispõe deste tempo (e energia) a opção planta pode ser interessante, caso contrário, compre pronto e já com avaliação do resultado final. (y)

7. LuGu

LuGu Usuário

Desde 31 Mar 2006
    SP
    Tenho um dilema semelhante: comprar uma casa pronta, ou construir uma nova.

8. Edu Carvalho

Desde 9 Set 2006
    Holambra- SP
    Valeu pessoal pelas opiniões. Minha esposa não trabalha fora e cuida do nosso bebezinho (11 meses). Além de ter mais tempo do que eu, ela é designer de interiores, o que ajuda bastante! (y)

Outra dúvida é se devo comprar imóveis que tem "lazer incluso", ou seja, um lugar de convivência para o "pimpolho" ou comprar um ap mais antigo e maior e reformá-lo e ficar sócio de um clube para que tenhamos o lazer desejado.

Oh céus, como é difícil a escolha... e para piorar, quero que fique dentro do limite dos R$ 350k para poder sacar meu fundinho de garantia...

Rapadura é doce mas não é mole não! :ataque:

abraços e continuem postando suas impressões

9. Alex Sound

Alex Sound Usuário

Desde 23 Jul 2003
    Londrina - PR
    Na planta o imóvel valoriza se a região valorizar junto, ou seja, se saírem outras construções (edifícios) simultaneamente.

Eu comprei um apê antigo (vinte anos) bem maior do que os atuais, e pelo preço que paguei compraria um novo (até cinco anos) com menos da metade da metragem do meu.
    Uma reformadinha básica e ficou inteiramente habitável.

10. fibra

fibra Áudio & Vídeo com Inteligência

Desde 2 Ago 2005
    Campinas - SP/Brazil
    ENCOL ... ENCOL ... ENCOL ... ENCOL ... ENCOL ...;)

11. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

Compre pronto !! E reforme depois ;)

12. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    Bom esse mercado conheço por dentro...

Comprar na planta só se for da Company, Mac, Cyrella, e mais um punhado de contrutoras de médio para alto padrão (nem vou comentar as "hi-end").

Vantagens:
    Vc pega o imóvel novo, paga parcelas sem juros até as chaves e isso pode muito bem como uma bela poupança, permite na maioria dos casos (quando se pega bem no começo) um preço melhor.

Desvantagens:
    Se aplicar o dinheiro corretamente no mesmo periodo terá um valor maior no momento das chaves, corre o risco da construtora quebrar/dar calote/entregar algo diferente do encomendado.

Se puder escolher entre uma casa ou apartamento, venda um rim mas compre a casa.

Se tem tempo e possui um bom dinheiro minha recomendação é compre um terreno e faça uma casa, se for em condominio fechado melhor.

Apartamentos/casas antigas tem suas vantagens e desvantagens, o condominio de um edificio mais antigo é DEVERAS mais caro, as reformas em imóveis antigos são muito caras pois dependem de horário restrito para trabalho, necessário "quebrar" para fazer novamente e muitas "surpresas" podem acontecer.

Porém o tamanho desses imóveis geralmente compensa.

Trabalho na área desde 92, minha especialidade é projeto principalmente Edificios residenciais, e acreditem raros foram os que vi construtores preocupados com o bem estar/conforto do morador, a maioria quer só "enfeitar" pra vender.

O resultado é que de maneira geral meus clientes de residencias ficam muito mais contentes do que os habitantes dos edificios.

No demais comprando qualquer um desses CONSULTE ANTES um arquiteto, ele lhe dará informações quanto a habitabilidade, conforto térmico e acústico, insolação entre outros itens sobre o lugar onde você passará anos e anos de sua vida.

13. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP

Já postei o primeiro testamento ali em cima e agora vou colocar o meu gosto pessoal, o SEGUNDO TESTAMENTO:

1- Casa em condominio lhe permite maior liberdade para seu filho, possivelmente um condominio de valor inferior ao de um apartamento antigo

2- Apartamento sem lazer, notoriamente existe dificuldade de revenda, o condominio não é tão mais barato, porém a convivência num clube dara a sua familia um ambiente social mais amplo que no prédio, possivelmente com mais opções.

3- Apartamento "club", condominio mais caro, alta revenda e "chato" pra morar, digo isso pq esses conjuntos geralmente são com 2 ou mais prédios tornando a vizinhança muito impessoal, como não são um clube real, na maioria das atividades ela será "mais ou menos" e pode lhe levar a gastar mais...

"façao que eu digo não faça o que eu faço" (apocalipse!)

Bom, eu moro num apartamento "club" nessa faixa de valor, minha esposa achou o máximo termos sauna, piscina aquecida, quadra de tennis e sala de ginástica... bom 4 anos depois continuo a frequentar meu antigo clube e já estou juntando forças para mudar para um melhor, ela faz academia e natação numa grande academia e raramente usamos qualquer das benfeitorias que pagamos mensalmente.

Aqui a sauna é só a seca, e eu curto a úmida do clube, a piscina não é de 25m então minha esposa não pode treinar, a quadra de tenis não possui os recuos oficiais tornando impossivel a pratica razoavel, a academia é pequena e nem sei onde fica o restante...

Resultado: condominio+iptu altos + clube + academia = SEM UPGRADES NO HT. (consulte o topico enviado para o inferno audiofilo):rofl:

grande abraço e desculpe a Biblia.

14. Lotter

Lotter Usuário

Desde 17 Nov 2004
    Guarulhos/SP
    Um amigo meu comprou um apartamento de 600m na planta. No meio da obra a construtora quebrou (novidade). Os compradores se reuniram e resolveram tocar a obra eles mesmos. Hoje todos já estão morando nos seus apartamentos mas muito mais carecas e com bem mais cabelos brancos. O desgaste foi enorme.

Esse foi apenas um caso de vários que já vi acontecerem e por este motivo não sou muito fã deste tipo de compra.

De qualquer forma prefiro morar em casa.

Um abraço

Adriano

15. zaca

zaca Heavy Metal Maniac

Desde 7 Ago 2003
    Campos/RJ
    Edu,

Como a maioria, eu também correria da opção de comprar na planta. Também prefiro as casas, pois a liberdade é sem comparação.

Eu acredrito que comprando imovel usado, com cerca de 5 a 10 anos de uso, você poderá encontrar imoveis em bom estado, com preços justos.Esse negócio de necessidade de reformas depende muito dos cuidados dos donos anteriores, pois já vi imóveis de 20 anos muito bem conservados e outros com 5 anos bem deteriorados.

Uma opção de compra que muitas vezes aparece boas oportuinidades são os leilões de imoveis feitos pelos bancos. Entretanto esse opção deve ser analisada caso a caso por um advogado para ver a situação do imóvel, pois como geralmente são imóveis tomados por falta de pagamento, geram processos dos antigos donos tentando reaver os mesmos.:concordo:

Uma opção legal também é você tentar um "teste drive", ou seja, alugar um imóvel com opção de compra, se gostar é só fechar o negócio.(y)

Abraços,
    Alexandre

16. Edu Carvalho

Desde 9 Set 2006
    Holambra- SP
    Pessoal,

Muito obrigado por todos os seus comentários! :aplauso: Realmente todos muito interessantes.:aplauso:

Eu moro em casa alugada hoje, não é uma casa grande, mas é com certeza tem área maior do que um apartamente que eu posso pagar.

Morar em casa em condomínio em SP praticamente requer que eu more muito longe do meu trabalho/qualquer futuro trabalho (hoje trabalho na Paulista com metrô literalmente em frente ao trabalho.

Tenho como idéia sempre que possível não ter um segundo carro. De acordo com minhas contas (sou economista), um carro de R$ 40.000 chega a custar praticamente R$ 2500 por mês, considerando todos os custos diretos, indiretos e de oportunidade. Se fosse morar em uma casa em condomínio, teria um gasto anual significativamente maior. (n)

Talvez comprar um imóvel já com 5-10 anos seja uma boa mesmo, que possua o mínimo de lazer que permita uma convivência conveniente para o "pimpolho" (y) Para lazer no fim de semana, talvez a opção do clube ainda seja algo a considerar.

Obrigado mais uma vez a todos... continuo na busca! Continuem opinando, por favor! (y)

17. Dilbert

Dilbert Usuário

Desde 10 Mai 2005
    São Paulo
    Meu sonho seria ter conhecimento e logística e tempo suficientes para construir uma casa, mas como não tenho nem uma coisa nem outra, aqui em São Paulo por exemplo, se vc compra um AP. no pré lançamento da Cyrela por exemplo, difícilmente (arrisco 99%) de chance de efetivamente fazer um ótimo negócio, emho eu dificilmente nos dias de hoje investiria em outra empresa.(y)

18. lucius

lucius POWERED BY MARIA CLARA

Desde 6 Nov 2002
    BH
    Para comprar na planta tem que se ter muito sangue frio !

Eu não me arrisco.

Lucius

19. MAXBR

MAXBR Rock rules !!!

Desde 27 Abr 2006
    CAMPINAS/SP
    AMIGO, Acabo de construir minha casa. 1 ano de construção e acho que uns 5 anos a menos na minha vida.!!!

muitos..muitos problemas

hj o pessoal da construção civil está passando por uma dificuldade tremenda de achar "peão de obra" competente.

eu NUNCA mais construirei uma casa, sem a menor dúvida. não tenho tempo pra isso e muito menos paciência.

Agora se vc tem tempo e MUITA paciência, pode ate ser uma boa.

valeu(y)

20. Alex Sound

Alex Sound Usuário

Desde 23 Jul 2003
    Londrina - PR
    Construir e reformar (se você não for engenheiro ou arquiteto) são coisas para pessoas de sangue muito, muito frio :lol::lol::lol:

Um dono de imobiliária disse certa vez: se você quiser testar se seu casamento anda bem, faça uma reforma das grandes ou construa uma casa, se não der divórcio no meio você vão ficar juntos por muito tempo. :D

Agora, seria o mundo ideal é uma casa de luxo em um condomínio fechado (de luxo, é claro) com carros blindados levando e trazendo você e sua família?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alphaville_(condomínio)

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso