Anúncio do HT Forum

Mercado Imobiliário

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por Edu Carvalho, 15 Mai 2007.

1. Helio.

Helio. Refinando...

Desde 2 Nov 2006
    SP/SP/BR
    A grande vantagem do apartamento novo é a psossibilidade de funanciamento sem comprovação de renda. Se vc não tiver este problema, sugiro ir de imóvel usado.

Principalmente, por que nunca vi imóvel na planta ser entregue no prazo. O meu atrasou 2 meses além do atraso contratual de 3 meses (normamente são seis...), e o meu irmão comprou um apartamento que ele deve estar mudando agora em junho, mas que a entrega era para julho - de 2005...

Normalmente um apartamento usado sai mais barato por metro quadrado que um na planta, vc vê como ele é exatamente (comprei um apartamento na planta que citava "metais Deca ou equivalente", e veio Oriente; deveria vir com banheira, o vão era de 1,60m, colocaram uma de 1,20m e encheram o resto do espaço, e por aí foi...)

Lembre-se que num apartamento na planta (ou novo), vc vai ter despesas nunca lembradas (piso, aquecedor, armários), e a chance beira a 100% que vc vai fazer uma "pequena" reforma para mudar (pintar a sala, colocar uma parede com grafiatto, repintar o partamento porque na colocação dos armários e do piso estragou, mudar a pia do banheiro, etc)

Ou seja, vc vai ter um gasto extra de qualquer jeito. Sendo assim, reforma por reforma, prefiro um usado.

2. lucius

lucius POWERED BY MARIA CLARA

Desde 6 Nov 2002
    BH
    Ouvi falar que algumas empreiteiras, principalmente em condomínios fechados, vendem o que seria um pacote completo, você compra um lote e eles já lhe vendem um projeto aprovado pelo condomínio e a construção da casa.

Alguém conhece um sistema parecido?

Lucius

3. galvs

galvs suficiente

Desde 1 Mar 2007
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Esse é o sistema ideal (para a empreiteira). Ele morde no lote, no projeto e na construção.
    Em compensação, o comprador tem só um para brigar. Portanto, para alguns pode ser interessante.
    O melhor esquema, em se tratando de cidade, seria a formação de um grupo para a construção de um pequeno prédio. Projetos cerca de 10%, construção cerca de 15 %; o acréscimo é pequeno frente ao lucro de construtoras (40-...%).
    Claro que tem que encontrar um bom arquiteto para coordenar tudo.
    SDS,
    Eduardo

4. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    O mercado realmente é complicado, existem construtores sem formação específica, decoradores "metidos a construtores", e mesmo na Arquitetura e Engenharia tem-se desde o profissional nota 2 até o nota 10.

Pelo fato de estarmos habituados com casas desde nosso nascimento "pensamos" que conhecemos, mas isso é muito superficial, portanto tanto para a Construção/Reforma ou para a compra de um imóvel um profissional mesmo que nào seja o melhor é muito melhor que nada.

Antes de contratar uma empreiteira procure sempre saber de imóveis feitos por ela, com muitas referencias e de preferencia não só de consumidores, mas também de profissionais.

Eu por exemplo não compraria qualquer apartamento feito pela Impar ou pela Gafisa, eles são ótimos, bem feitos, mas alguns dos metodos construtivos "as vezes" depoem contra o conforto. Ds construtoras que trabalhei uma das que mais me impressionou com o esmero foi a Setin, trabalhei somente em 1 flat com eles e notei um bom diferencial a favor do cliente neles.

Edu, em caso de comprar um imóvel usado (seja casa ou apartamento) reserve uma quantia razoavel para uma reforma, pode ser muito útil, com seu trabalho próximo a Paulista e junto ao metrô, dificilmente teremos um condominio de casas (embora existam), nesse caso minha opção numero 1 seria uma casa de vila (existem muitas na regiao da aclimação, bela vista e arredores), ontem acessorando uma cliente vi 2 casas (não de vila) com terreno razoavelmente grande na Klabin por volta dos 380, precisando de um "lift", acredito que na região existam opções que encaixem no seu desejo.

Em apartamentos aquela porção do Paraíso acima do parque do ibirapuera até a paulista tem ótimas opções de apartamentos antigos e grandes (mais de 20 anos), nesse caso procure saber junto do síndico/administradores sobre a situação financeira do condominio, pois um prédio com baixa inadimplencia é o desejavel.

E principalmente, não tenha pressa.

Abraço!

5. Edu Carvalho

Edu Carvalho Computador, o futuro do Áudio!

Desde 9 Set 2006
    Holambra- SP
    Luiz, obrigado pelas dicas. Eu pensei mesmo nesta região do Paraíso que vc acabou de mencionar. Chegamos a passear de carro por lá no sábado, inclusive.

A minha esposa foi dar uma sapeada na região de Perdizes (que é onde moramos). Viu alguns apartamentos na faixa de 120m2 e desistiu. Ela disse que não gostaria de morar em algo tão pequeno, ainda mais que já temos vários móveis que gostamos e que desejamos usar na nova moradia e que não serveriam. Sem falar do HT que quero montar na minha futura sala, se não tiver espaço não vai ter HT!

Bom, estamos mais inclinados a apartamentos mais antigos e maiores. Ela chegou a ver, inclusive, um de 160m2 e achou a metragem "OK". Continuamos na procura.

Em relação a casa, eu gosto muito e vivi quase sempre em casa (em Campinas) mas tenho um receio de me mudar para uma que não me sinta confortável. A região da chácara Klabin, por exemplo, me agrada muito, inclusive para apartamentos, mas ela tem uma situação muito complicada para trânsito. Praticamente não há como sair do bairro sentido sem passar pelo gargalo da Vergueiro e adjacências.

Obrigado pelas infos... e continue postando suas impressões.

abraço,
    Edu

6. gmc100

gmc100 Usuário

Desde 7 Mai 2006
    São Paulo/SP/Brasil
    No meu caso eu tive um pouco de sorte....Comprei um apto no Tatuape fazem 20 meses, vai entregar agora em junho. Paguei 250k e um amigo vendeu um igual (no mesmo prédio) por 380k no mes passado. Mas quando compramos era meio mosca branca...Vendeu 300 aptos em 2 semanas...O condomínio é muito bom....com quadras, piscinas, pistas de cooper, cinema, etc.
    Tenho um amigo que comprou o Central Park na Mooca e ganhou mais de 200k em um ano.. Tem que dar sorte.
    Vai de caso pra caso...Eu tenho um amigo que comprou um imovel usado, e depois de reformar totalmente o apto, descobriu que os cupins estavam comendo (literalmente) todo o ap.
    Também tenho um amigo que comprou um encol e dançou.
    Hoje é mais difícil isso acontecer por causa do seguro do banco que dá garantias sobre o imóvel.
    Abraços.

7. zaca

zaca Heavy Metal Maniac

Eu fico abismado com o custo do m2 em São Paulo.Se eu trabalhasse/morasse em SP seria necessário "enterrar" as economias de quase 20anos de trabalho para obter um imóvel de bom nível, levando em conta os valores citados pelos colegas(R$300k a R$350k).

Ainda bem que por aqui a realidade é outra, com R$200k já dá para comprar uma casa de bom nivel, bem localizada ou um Apto de alto padrão! Viva o interior!:D

Abraços,
    Alexandre

8. Dilbert

Dilbert Usuário

Desde 10 Mai 2005
    São Paulo
    Póde contar ae bairro legal em sampa, tatuapé, vila mariana, ibira, moóca, se tiver padrão da Cyrela e afins, de R$ 2.4 a R$ 3.6 o m2. (y)

9. Christino

Christino Explorando novos brinquedinhos

No Rio deJaneiro é mais caro. UM ABSURDO.

Onde moro tem Aps novos, uma verdadeira *****, 70 a 80m², 2 quartos, 1 vaga de garagem, por R$350 mil pratas.

Mais perto da praia tem APs de 60 anos, sem garagem, sem guarita, sem tudo e que custam bem mais do que isso.

350 mangos vc só compra ap se for simples. Classe média mesmo, tipo família que só tem um carro, 2 dorms, um filho etc e tal.
    Casa na Zona Sul, só a patir de 600, 700 e por aí vai.

Por 150 compra-se um quitinete.

10. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    E ainda tem o condominio Zaca... aqui pago 650.

qualquer hora desisto disso tudo e arrumo um escritóro em algum paraiso do interior...

11. Leonard

Leonard Minha Sala

Se for comprar uma apartamento novo melhor na planta paga-se até 25% a menos eu ja me ferrei nesta pois a construtora parou a obra e ficou quae um ano parado, me devolveram o dinheiro. quebrar todas as empresas estão sujeita tanto o grande como o pequeno é um risco.

Comprar usado, vale a pena se não for muito velho, deve se analisar muitas coisas como valos sanitários, a água deve escoar com facilidade se estiver entupido chame um encanador ou engenheiro e revise muitos outros ítens, pois se o apartamento estiver precisando de reformas ou mesmo se foi mau construído o $$$ da reforma pode ser grande.

Se quiser uma casa vale a pena construir eu construi esqeuntei a cabeça mas economizei uns R$ 120.000,00 se fosse comprar pronta.

Aproveite que os imóveis estão subindo peguei os classificados esses dias para dar uma olhada e quase caí duro de 3 anos para cá um apto que custava R$ 75.000,00 hoje esta R$ 120.000,00.

Abs e boa sorte!

Leonard

12. Leonard

Leonard Minha Sala

Caro Edu não entendi direito se vc pretende adquirir uma casa ou apto, Se pensa em cosntruior e aproveitar o tempo da sua esposa para acompanhar a obra, esqueça, os peões de obra não respeitam as mulheres e triste mas verdade.
    Aqui em Curitiba ainda compensa comprar um ap e ou mesmo casa na planta chega a ser de 20 a 25% mais barato.
    Como o Renato disse se a pessoa quer cosntruir ou contrata um bom empreiteiro ou acompanha diariamente. Mas vale a pena eu gostei e ja estou me preparando para a 2º casa.

Leonard

13. Leonard

Leonard Minha Sala

A maioria do pessoal das construtoras que tem objetivo vender os imóveis faz com materiais vagabundos eu vejo aqui no meu condominio, por fora bela viola por dentro pão bolorento! Vejo economia deste a fuindação sem buracos, um furo por pilar, canos de baixas qualidade fiação ruim e falta de tomadas, ajulejos de linhas comerciais com defeitos.....

Leonard

14. zaca

zaca Heavy Metal Maniac

Pois é galera as diferenças desse país são absurdas!

E olha que quando eu voltei de Petrolina para Campos estava achando os imóveis aqui caro!:D

Lá em Petrolina eu morava numa casa de 6 quartos, 3 salas, num total de 450m2 construido, tinha um padrão de acabamento simples, mas era uma construção robusta e estava no centro da cidade. Em determinada ocasião(2005) a imobiliaria me disse que se eu ofertasse R$90k na casa o dono me venderia, como não tinha intenção de enraizar por lá eu não me interessei.

Depois que voltei para Campos(2006) olhei várias casas e as que me agradavam estavam entre R$200 e R$250k, dentre elas a minha atual casa que estava por R$230k. Como achei muito caro decidi adiar meus planos de compra e aluguei a minha casa atual(estava disponivel para aluguel ou venda), depois de 05 meses de teste drive fechei a compra dela por R$175k !:D

Tudo bem que não é uma maravilha, mas são 208m2 com 2 suites, 3 salas, etc com bom nivel de acabamento, coservada e bem localizada.

Acredito que em muitos casos, principalmente profissionais liberais, vale muito a pena ir para o interior e ter uma vida mais tranquila e com melhor padrão de vida, mesmo que aparentemente esteja ganhando menos, mas os custos também são bem menores.:concordo:

Abraços,
    Alexandre

15. Leonard

Leonard Minha Sala

Zaca você tem razão, material de construção é barato, a pessoa pode gastar muito no acabamento esquadrias de PVC, Vidros duplos, mármores, porcelanatos, metais caros, agora se a pessoa fizer a sua casa com materias tipo acabamento de apartamento, estive em São Paulo e no meu dia de folga dei uma olhada em um apartamento considerado de luxo no Tatuapé ao lado do shoping Analia Franco e não vi grandes luxos, banheiros com azulejos aqeucimento com aquecedores de passagem etc. Ah coisa cara também é calefação e aquecimento com boiler.
    Da para se fazer uma casa muito boa com aquecimento a gás salas em porcelanato, 4 suítes e piso em carpet de madeira por uns R$ 650,00 o metro e até sobra dinheiro!
    Aqui em curitiba teve uma explosão do preço dos imóveis e terrenos, tem uma febre dos sobrados germinados o pessoal aproveita a parede, tudo de 2º e 3º linha tudo comprado em ponta de estoque, cheio de falhas o cara vende um sobrado e cosntroi 3 e vende tudo:rofl:
    Um amigo meu que é médico foi para o nordeste e comprou um mega terreno e contruiu uma casa de 600 m2 e me disse que gastou R$ 450,00 o m2.

Abs

Leonard

16. zaca

zaca Heavy Metal Maniac

Aqui também começou a aparecer esse sobrados!

Começou com funcionários da Petrobrás que queriam investir em imóveis. Eles pegavam um projeto padrão, um terreno grande, constratavam uma pequena construtora e constuiam 3 a 4 sobradinhos. Virou moda e agora as proprias imobiliarias estão investindo nisso.Como o preço final é baixo, um sobradinho de 2 quartos esta por volta de R$130k, atrai muitos interessados e o valor baixo facilita a liberação de financiamentos junto a CEF.

Abraços,
    Alexandre

17. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

Desde 9 Out 2002
    Campinas / Sampa
  18. lucius

lucius POWERED BY MARIA CLARA

Desde 6 Nov 2002
    BH
    A minha kitinete também quase dobra de preço em 3 anos (y)

O bairro valorizou muito, dei sorte.

Lucius

19. Paulo Artur

Paulo Artur Fantasma do Fragata

Desde 6 Out 2005
    Balneário Camboriu SC
    As pessoas hoje, em sua maioria, compram status !
    Penso que comprar na planta é possivel sim, mas em casos bem específicos. Você tem que verificar

a) se a construtora tem um número razoável de obras e a qualidade das mesmas;

b) se seus proprietários são corretos (estudar o perfil). Um bom caminho é checar com os donos de apartamentos que já foram entregues;

c) se você tem tempo prá esperar ?;

d) se as condições de pagamento tem algumas vantagens;

e) o preço TEM QUE SER de investidor (especialmente se vai ser pago a vista e o empreendimento está na fase inicial). Isso quer dizer que se o imóvel pronto valeria 200 mil, você deveria pagar no máximo 140 mil; e

f) se o acabamento será dentro da expectativa do preço cobrado.

Como a maioria prefiro o imóvel usado mas, é bastante comum alguns construtores "queimarem" um, dois ou mais apartamentos de um prédio grande "prá fazer caixa". Aí é de se pensar...fazer as contas e arriscar, ou não :lol: !!!

Abrs.

20. gmc100

gmc100 Usuário

Desde 7 Mai 2006
    São Paulo/SP/Brasil
    Isso é verdade....tenho um amigo que vendeu um ap perto de copacabana por 800k.. E olha que não era um **** ap...(eu achava meia boca:lol: ). O preço é absurdo.
    Abraços.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso