Mercado Imobiliário

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por Edu Carvalho, 15 Mai 2007.

1. minduimstk

minduimstk Usuário

Desde 1 Nov 2011
    Sao Paulo
    Sim, não vai estourar nunca. Qnd o ativo fica "barato" alguém com $ vai lá e compra pq vai voltar a subir.

2. Zkyzytuz

Zkyzytuz Esganando Estátuas

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    Provavelmente não, mas devem ter lucrado algum com os apavorados.

Tipo a Empiricus, que vive de anunciar que o país vai falir e tudo vai virar pó no ano que vem, pelo menos há uns 5 anos. E que a solução para vc se proteger é comprar um dos cursos secretos deles, vendido apenas para pessoas selecionadas como vc, um dos poucos escolhidos para conhecer o segredo e escapar do apocalipse.

• 6
    • 2
  3. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    A verdade é que ocorreu aquilo que a maioria aqui previu. Uma retração do mercado após um período de euforia. O período de euforia foi maior pelo aumento de demanda artificial causado especialmente pelos bancos públicos ao estabelecerem linhas de crédito para pessoas que normalmente não obteriam tal linha. O pior momento já passou mas estamos longe de retomar o crescimento, as vendas de imóveis novos voltou a patamares de 2003. Por outro lado já há recuperação no setor de locações onde os valores vem recuperando as perdas de 2016/2017.

Um efeito da crise aliada é a oferta de apartamentos em condomínios com alto valor. Com o advento da tecnologia a solução tem sido demitir porteiros e utilizar portaria virtual ou mesmo remota. O condomínio em que minha sogra tenta vender um apartamento é um exemplo, com a extinção da portaria o condomínio terá uma baixa de 12.000 o que representa 1.500 a menos em cada boleto (apenas 8 unidades) e naturalmente melhorando o mercado dessas unidades.

https://economia.uol.com.br/noticia...rcado-imobiliario-condominio-alto-aluguel.htm

No mercado corporativo São Paulo segue diminuindo a vacância, atualmente em 24.6%(como mencionei anteriormente foi 27,9% em 2016 e 23,6% em 2017), lembrando que muitos empreendimentos foram entregues esse ano e a absorção subiu de 9.000m2 mensais para 16.600m2.
    No industrial SP esta com vacância de 21%.

Já no Rio a situação é mais complicada, os valores são mais altos e a vacância beira 40%.

Aqui em SP as grandes construtoras seguem comprando para landbank.

• 4
  4. sandmantj

sandmantj Usuário

Desde 18 Dez 2006
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    gostei das portarias remotas e virtuais.

5. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    Olha eu me surpreendi com a qualidade da portaria remota.
    Já havia visitado um condomínio com a portaria remota e só soube quando o morador me contou, agora com a implantação no prédio da minha sogra vi algumas boas vantagens além do custo menor.

6. DaN!

DaN! Usuário

8.655 2.423 796

Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    Quais vantagens, além do custo?

7. minduimstk

minduimstk Usuário

Desde 1 Nov 2011
    Sao Paulo
    O porteiro não fica gravando e comentando sua vida.
    Pelo menos aqui seguem o protocolo de segurança a risca, estilo call center de chatos.

A parte de correspondecia o zelador recebe em horário comercial.

• 2
  8. sandmantj

sandmantj Usuário

Desde 18 Dez 2006
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    acho que no Rio isso nao ta muito conhecido.

9. DaN!

DaN! Usuário

8.655 2.423 796

Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    E o zelador fica direto?

E se alguém fica preso no elevador?

Acho interessante, mas somente pela economia, e só acho viável em condomínios pequenos, quase sempre com queda na qualidade no serviço.

10. minduimstk

minduimstk Usuário

Desde 1 Nov 2011
    Sao Paulo
    O zelador fica em horário comercial e sábado até o almoço.
    Se fica preso TB é com a portaria virtual, o telefone liga direto.
    Obviamente o contra se faltar e energia por mto tempo(tem nobreak) perde-se o acesso mas aqui pelo menos isso é mto raro.

Isso para grande volume de gente talvez seja inviável, até pq esse custo fixo é diluído.
    Acho que a aplicação é para pequenos condomínios.

• 1
  11. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    Sim, vale a pena em condomínios menores e/ou com funcionários de outras áreas para serviços emergenciais (ex. portão quebra).
    O serviço depende MUITO da internet e em locais afastados isso pode ser um problema, imagine o elevador parar e a internet cair (digamos ambos por falta de luz), vc esta sem comunicação.

• 1
  12. azrael_rj

azrael_rj Usuário

Desde 28 Jul 2009
    rio/rj
    Acredito que os condominios do Recreio estão começando instalar, snme.

• 1
  13. JP!

JP! Curioso

Desde 19 Abr 2008
    São Paulo
    Também há a questão de segurança ... alguns condomínios colocam pois não há como o porteiro abrir porque alguém encostou no portão ou dizer que esqueceu a chave ou algo assim.

E porteiro à noite é "teatro de segurança" já que muito frequentemente ou eles ficam no whatsapp ou dormem.

Não é mais um porteiro que monitora, mas sim uma central de segurança eletrônica 24x7.

JP

• 1
  14. helcio lage

helcio lage Usuário

Desde 25 Nov 2011
    Rio de Janeiro/Rj
    Já tinha ouvido falar, mas não conheço nenhum condomínio assim. Tem ideia do custo?
    O problema do meu prédio é a entrada e saída de carros, a garagem é pequena, às vezes precisa que um funcionário manobre os carros.

15. Ragnar21

Ragnar21 Camargo 21 ! Carpe Diem!

se vcs tem como pagar manobrista no predio, provavelmente a maioria possui modelos que "estacionam sozinhos", rs... manda o manobrista embora e obriguem todos a terem modelos que façam isso, rs....

16. helcio lage

helcio lage Usuário

Desde 25 Nov 2011
    Rio de Janeiro/Rj
    Todos os 4 funcionários tem que saber manobrar e ter carteira de habilitação, desde o porteiro chefe até os faxineiros e vigia.
    Não é um funcionário apenas para manobrar os carros.

17. PH7

PH7 Usuário

Vou muito a Goiania-GO. Lá já tem porteiro remoto a um bom tempo. Funciona muito bem e barateia o condomínio.

18. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    Pelo que entendi o custo é variável conforme a modalidade de contratação. No caso o condomínio optou por suporte 24h a portaria e paga cerca de 6.000 mensais. Já o acionamento de portões de garagem é todo via morador com controle remoto.

Por menor que seja o salário o "piso" de um porteiro ai no RJ deve estar perto de 1.500 com todos encargos dá 3.000 x 4 = 12.000 para ter 24h "fora" férias. Bem pesado no bolso.

• 2
  19. helcio lage

helcio lage Usuário

Desde 25 Nov 2011
    Rio de Janeiro/Rj
    Obrigado, pensei que o custo fosse menor, talvez com o tempo, aprimoramento do sistema e aumento da concorrência.
    Tbm pensei que o sistema acionava os portões. Isso complica porque obriga a mudança de comportamento dos moradores. Terão que levar controle remoto, zelar por eles, não perde-los.
    Penso principalmente na turma que sai a noite para beber umas cervejas.

20. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    Então Helio, depende do "suporte" que escolher. Tem alguns níveis de serviço, que me lembre:
    • Controle total remoto (garagem, entrada social e entrada de serviço)
    • Controle remoto parcial (no caso da minha sogra somente entrada social)
    • Apenas monitoramento 24h (só aparece alguém se soar o alarme)
    Ai tem a diferença entre atendente virtual (aquelas gravações como da vivo) e atendente remoto (uma pessoa que esta num call center e atende a portaria).

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso