Mercado Imobiliário

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por Edu Carvalho, 15 Mai 2007.

1. Luciano Maciel

Luciano Maciel Usuário

Desde 4 Dez 2012
    Por aí
    Eu gosto de investir em imóveis para aluguel. Estou até pegando o apelido de Sr. Barriga rsrsrs.

Mas é uma questão pessoal, não sou muito disciplinado financeiramente (gastos) e trato como investimento onde posso utilizar os rendimentos.

Fiz dois financiamentos na caixa e um no Bradesco e quitei todos bem antes da metade do prazo. Hoje não financio nem com uma arma apontada pra cabeça, na hora de quitar fiquei irritado com o valor do saldo devedor, sorte q ganhei muito na valorização de 2 imóveis que comprei financiados em 2006 e 2009 (literalmente os dois triplicaram de valor).

• 1
  2. minduimstk

minduimstk Usuário

Desde 1 Nov 2011
    Sao Paulo
    Você pegou um ciclo onde todos os imóveis valorizaram. Teve um bom time.
    Infelizmente esse ciclo vai demorar para acontecer de novo.

Caso tenha interesse olhe fundos imobiliários(FII), os rendimentos sao isentos de i.r. Como são considerados como renda variável tem que estudar um pouco pois há riscos como acoes.
    Outra vantagem é a liquidez, já que é negociado via bolsa de valores.

Tenho alguns FIIs em minha carteira mas os proventos são sempre reinvestido em novas cotas.

Última edição: 11 Set 2018
    • 1
  3. mshonorato

mshonorato Usuário

Desde 29 Fev 2012
    São Paulo/SP
    Pessoal, bom dia!

Eu assino esse tópico mas nunca comento nada pq meu conhecimento é zero, mas queria algumas opiniões de vcs.

Já faz alguns anos que junto dinheiro para investir em um imóvel. Procuro por um apto desses pequenos, sem elevador onde o condomínio é baixo. A ideia é alugar e usar no futuro.

Encontrei um no começo do ano, em uma rua boa, tranquila e perto do metrô por 295 mil, com condomínio de R$ 210,00, mas fiquei querendo juntar mais um pouquinho de dinheiro e acabei perdendo, até hoje me arrependo pq gostei muito do prédio.

Agora apareceu um outro quase ao lado desse que perdi, o prédio também é bonito, o valor é R$ 315 mil e condomínio de R$ 150,00.

Tenho 250 mil no total, vcs acham que vale a pena financiar o valor restante, tendo em vista que ainda tem a documentação que deve ser uns 7 mil, já que é meu primeiro imóvel?

Caso digam que vale a pena, o melhor banco para isso é a CEF?

Desde já, muito obrigado!

Abs!

4. ricaso

ricaso Usuário

Desde 29 Dez 2006
    São Paulo/SP/Brasil
    Aí eu acho que vale mais a pena é poupar os 1000 restantes todo o mês e ir abatendo todo ano do saldo devedor.

5. DaN!

DaN! Usuário

8.658 2.425 796

Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    Quantos m2 tem esse apartamento?

Tem garagem?

Não terá que fazer nenhuma obra?

Quanto você acha que vai conseguir de aluguel?

6. mshonorato

mshonorato Usuário

Desde 29 Fev 2012
    São Paulo/SP
    Verdade, esqueci de passar os principais detalhes.

O apto tem 62 metros quadrados, 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, varanda e 1 vaga de garagem demarcada.

Está pronto para morar.

Acredito que o aluguel deva ser entre 1500 ~1700.

Fica próximo ao metrô Santana, Zona Norte de São Paulo/SP.

Abs!

7. DaN!

DaN! Usuário

8.658 2.425 796

Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    Vamos supor que a operação custe 325k no total.

Você tem 250k. Vai ter que financiar 75k.

250k no banco hoje deve dar uns 1,5k/mês.

O financiamento de 75k deve sair uns 1k/mês para 20a (talvez menos -não tenho certeza -você pode simular no sites dos bancos).

Então, você vai deixar de receber os 1,5k da aplicação e vai pagar 1k de prestação (inicial), mas terá o aluguel de 1,5k (ainda tem que descontar o IR, se for o caso).

O apartamento vai te "custar", se tiver alugado, o valor da prestação de 1k (inicial) pois o aluguel só vai anular a perda da rentabilidade do investimento no banco. Tem que considerar aí o risco de vacância também.

Vale a pena? Não sei... Depende muito do perfil da pessoa (se é financeiramente disciplinada, se faz questão de ter o seu imóvel próprio, etc.) e da possibilidade de valorização do imóvel.

• 2
  8. mshonorato

mshonorato Usuário

Desde 29 Fev 2012
    São Paulo/SP
    Na verdade dos 250 que tenho, 25 é do FGTS.

O que eu tenho no banco hoje me rende em torno de 800~840 ao mês.

Sobre o parcelamento, eu iria escolher as menores parcelas e pagar umas 4 ou mais por mês. Não gosto de dívida, então eu tentaria pagar no menor tempo possível.

9. sandmantj

sandmantj Usuário

Desde 18 Dez 2006
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    tao esquecendo a valorização do imóvel.

10. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    Sim, por isso é preciso analisar a oferta em si e o potencial de valorização do bairro/condomínio.

Como estamos lentamente saindo da recessão em algum ponto será o momento ideal de compra, porém errar com 1 ano para mais ou para menos pode ser fatal para a rentabilidade.

11. DaN!

DaN! Usuário

8.658 2.425 796

Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    Eu não esqueci:

....

Vale a pena? Não sei... Depende muito do perfil da pessoa (se é financeiramente disciplinada, se faz questão de ter o seu imóvel próprio, etc.) e da possibilidade de valorização do imóvel.

12. DaN!

DaN! Usuário

8.658 2.425 796

Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    Que aplicação é essa que rende 0,3%am?

13. mshonorato

mshonorato Usuário

Desde 29 Fev 2012
    São Paulo/SP
    Poupança, 0,37% ao mês.

(n)

14. DaN!

DaN! Usuário

8.658 2.425 796

Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    Se não comprar o apartamento, tenta achar um melhor... Está baixo isso aí, ainda mais para esse capital.

15. mshonorato

mshonorato Usuário

Desde 29 Fev 2012
    São Paulo/SP
    Entendi,

Mas gostaria mesmo de comprar um AP.

Não entendo muito de aplicações, mas o pouco que vi, vc tem que deixar o dinheiro investido por um tempo e não pode mexer.

16. Gabriel J

Gabriel J Usuário

4.758 2.463 436

Desde 26 Mar 2012
    Porto Alegre
    Cara, tu juntou mais de 200 mil, deve ter levado alguns anos e está tudo na poupança?
    Não seja louco cara. Se tivesse colocado no mínimo em renda fixa, teria aumentado demais esse teu capital.
    Perdeu boas chances com a SELIC a 14%.

Bom, agora não adianta chorar pelo que passou. Se quiser comprar um ap, vai fundo. Apenas considere os cálculos que os amigos acima mencionaram. Eu acho que aplicações seria mais vantagem do que comprar um ap pequeno.

17. mshonorato

mshonorato Usuário

Desde 29 Fev 2012
    São Paulo/SP
    Poderia me dar um exemplo de renda fixa, para eu ter como pesquisar?

Última edição: 14 Set 2018
  18. sandmantj

sandmantj Usuário

Desde 18 Dez 2006
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    puts passei direto, foi mal....

• 1
  19. minduimstk

minduimstk Usuário

Desde 1 Nov 2011
    Sao Paulo
    O pessoal aqui já deu boa parte do direcionamento, mas a palavra final é sua.

Comprar imovel para investir é algo como qualquer investimento, tem analisar bem eeno caso do imóvel tem que estudar valorização do imóvel, se o inquilino vai te dar trabalho/prejuizo(contrato as vezes não serve de nada), descontar o I.r, lembrar que vc vai pagar mais imposto no IRPF também(declaracao anual), liquidez e etc. Acima dei exemplo do meu próprio pai que teve prejuízo
    Se vc pensa em morar mais pra frente e ali e vai ser bom para sua vida, vai fundo !
    .

Racional simples: vc vai investir 315k e ter retorno de 1.5k, isso da 0,47% ao mês. Com CDBs e fundos vc consegue 0,6% fácil, CDBs longos consequência hj 1%. Claro que há tempo de retenção mas aí depende do seu objetivo com o dinheiro.

Há vários Youtubers que falam de investimentos de forma simples e básico, vídeo de 5min. Vale a pena assistir para vc TB formar sua opinião.

• 3
  20. trosk

trosk tlec!

Desde 15 Dez 2008
    Na terra de Oz
    Só dou uma dica, fuja do Banco do Brasil mesmo se tiver taxa menor. Geralmente são muito enrolados e a documentação quase sempre volta.

Já financiei 2x na caixa e nunca tive problema. No Banco do Brasil já tive problema (desisti no meio do processo) e 2 colegas também tiveram problemas.

Pesquise bem as taxas de juros, mesmo em Banco privado

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso