Anúncio do HT Forum

Mercado Imobiliário

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por Edu Carvalho, 15 Mai 2007.

1. Carlonis

Carlonis Master Of Evil

Desde 18 Mar 2008
    Salvador

Grande verdade isso que o amigo colocou eu passo pela mesma situação o apartamento era para ter ficado pronto em janeiro e os caras só entregaram agora em junho e teve uma série de problemas que ng nota na hora de comprar e que depois vira um cabo de guerra no meu prédio foi a questão do ar-condicionado que a construtora ñ deixou o nicho para colocar e nem colocou canaletas para split segundo ela pq apartamento em frente a praia bate muito vento e ñ precisa de ar (huahuahauha....pode uma coisa dessas?) eu ñ tenho problemas pois como minhas esposa tem rinite eu ñ ía colocar mas o pessoal que quer colocar agora está penando pq ñ viu isso na hora então se for comprar na planta tem de olhar todos os detalhes e digos todos mesmo até os mais insignificantes pq senão depois vc se irrita muito com tudo isso.

2. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    Por curiosidade, uma contrutora que trabalho teve o problema inverso, estabeleceu em contrato que o prazo de obras seria de 36 meses e terminou o edifício em 24, e começou a "chamar" cliente por cliente e explicar que estava adiantando a entrega, mas queria receber a parcela das chaves (que nem todos estavam prontos um ano antes...) enfim, no final a construtora ao invéz de capitalizar a entrega antecipada passou por amadora pelo modo como lidou com isso.

Embora atente contra minha profissão, sou a favor da compra do imóvel usado, justamente como indicado pelo colega, pois o custo pode compensar, porém não muito usado pois a incidência de manutenção vai pesar antes no condomínio. Sobre o "clube" eu acho um verdadeiro engodo, piscina, espaço gourmet, e mais um monte de agregantes só ajudam a compor um custo alto condominial e a grosso modo a utilização desses espaços é baixíssima, acho muito mais proveitoso tornar-se sócio de um clube mesmo.

Se pudesse escolher moraria em uma casa em um condomínio fechado, teria "o melhor dos mundos" porém para isso aqui em sampa é necessário muito dinheiro ou morar em cidades satélites e ficar refém do automóvel...

3. Firewalker

Firewalker Usuário

Desde 8 Nov 2008
    Cubatão
    Alguém conhece a construtora Tecnisa?

Eu estou praticamente decidido a comprar um na planta, mas ainda nem laçou, pretendo fechar negócio no pré-lançamento, onde os preços são mais acessíveis. O imóvel que eu vou comprar ficará em Santos, onde os preços sempre foram altos, mas agora com a chegada da Petrobras, estão se tornando exorbitantes.

Este será meu negócio com imóveis.

Ouço falar que o valor deverá sair por volta de uns R$ 180/190k (80 m²) e R$ 150/160 (64 m²). Fica num bairro +/- de Santos (Marapé) e fica a 600m da praia. O empreendimento será daqueles "clubs" já citados anteriormente. Acqua Play será o nome do prédio.

Como tenho ainda 23 anos e pretendo ter filho só depois dos 30, acredito que o espaço seja o de menos.

Ps. Santos está infestada de novos empreendimentos, estão sendo construidos ai mais de 15. Considerando o tamanho da cidade, você não anda 3 km na parte entre a Afonso Pena e a praia (Pra quem conhece a cidade) sem ver algum destes prédios sendo construídos.

O que acham?

4. Edu Carvalho

Edu Carvalho Computador, o futuro do Áudio!

Desde 9 Set 2006
    Holambra- SP
    A construtora Tecnisa é muito conceituada mas não sei te dizer como está a solidez financeira dela. As construtoras estão passando por problemas de liquidez com a atual crise. vale a pena verificar. Quanto ao preço, para os padrões de São Paulo, é de graça. Vc pagaria o dobro aqui, tranquilamente. Mas o importante é vc comrparar com os preços em Santos.

Sobre a construtora, tem gente mais qualificada para falar. Daqui a poupco eles aparecem

5. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    Exato a Tecnisa sempre foi uma boa construtora, pessoalmente não sei o que dizer um lado informa que muitos dos pequenos e médios investidores devem voltar a investir mais em imóveis e menos em papel, consquentemente aumentando a oferta e possivelmente diminuindo o preço. Outro diz que devido a isso o valor dos imóveis pode subir ao invéz de cair...

Tenho uma colega que estudou comigo que trabalha/presta serviços desde 1991 para a Tecnisa e é só elogios.

6. edriano

edriano Usuário

Desde 27 Mar 2006
    Hanover, NH USA
    Eu comprei um imóvel na planta a tres anos, com entrega prevista para novembro deste mes, a principio a construtora era a tati porem todo o empreendimento foi comprado pela Tecnisa, que afirmou honrar todos os contratos. O que tenho a dizer é que agora perto da entrega estou sentindo até calafrios toda hora aparece uma dificuldade, tudo o que o corretor afirmou que seria fácil entre um cafezinho e outro, se mostrou totalmente ao contrário.

Mesmo pagando rigorosamente em dia as parcelas a construtora não tenho garantia nenhuma que o financiamento bancário será aprovado, a gerente do banco inclusive me disse que no ato da venda seria interessante aconselhar os compradores, Ma que vendedor fará isto?

Apos ler detalhadamente o contrato la consta que a obtenção do financiamento bancário é total responsabilidade minha. Porem agora quando sai para procurar o financiamento que no meu caso seria melhor o ITAU, pois tenho crédito pré aprovado, fui informado que a Tecnisa hipotecou a construção pelo Santander o qual ira cobrar R$2000,00 de interveniente quitante. Ao meu ver eu não deveria arcar com mais esta taxa.

O INCC foi para o espasso desde que eu comprei o apartamento, portanto o valor que devo a construtora é bem maior do que o valor do contrato de compra e venda. Mas só posso financiar 80% do valor do contrato de compra e venda que da 60% do que devo.

Quanto a entrega, a data de entrega informada pelo corretor, não é a data de entrega efetiva, esta assim como o financiamento somente são efetuadas apos obtenção do habitse o que leva aproximadamente um mes, de novo so fiquei sabendo deste detalhe agora. s

Este foi o primeiro e ultimo imóvel que compro na planta, pois não vi vantagens, até mesmo porque com esta crise algumas pessoas estão comprando o mesmo apartamento em melhores condições. sendo que ao comprar na planta você esta investindo na construtora.

7. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    Edriano,

1- Sem duvidas você não tem que pagar despesas "extras" já que o financiamento é por sua custa.
    2- É normal em empreendimentos não financiados desde o primeiro momento essa modalidade, porém quando há o financiamento desde o início, ai sim o comprador tem que pagar a taxa para fazer com outro banco, ou seja OU o santander financia com taxas e custos "bons" (e isso tem que estar em contrato) ou caso não exista a determinação em contrato você nào deve pagar a taxa caso use outro banco.

Acredito que empreendimentos "herdados" (quando uma construtora incorpora outra menor) podem ter desencontro de informações e talz, mas nada que um advogado ou mesmo uma boa conversa não resolvam.

Esse fato dos 80% é bem comum a imóveis sem financiamento inicial, assim sendo sua parcela de chaves deveria "completar" o que falte para os 20%, algumas construtoras inexcrupulosas fazem a malandragem (não vejo outro termo melhor) de pegar sinal e entradas baixas e deixar o "pepino" pro comprador, porém NORMALMENTE estão já amparadas por um financiamento pré acordado com o banco, ai você tem a ficha aprovada na assinatura do contrato e sai pagando mixaria para a construtora (que constroi com o dinheiro do banco), dai nas chaves o "felizardo" tem a notícia que o saldo devedor corrigido pelo incc gerará uma parcela "bem maior" que a esperada.

Algumas construtoras também usam do expediente de entregar as chaves sem o imóvel ter habite-se, isso é ilegal pois para morar, é necessário o habite-se que garante entre outras coisas a quitação de débitos de inss, iptu da obra como também que já foi realizada a vistoria do corpo de bombeiros e da prefeitura para atestar a habitabilidade e segurança do imóvel bem como a conformidade como projeto original.

E o pior é que esse tipo de "causa" é 100% do cliente, é código do consumidor e código civil os advogados deitam e rolam, por isso quanto mais séria a construtora menos arestas eles deixam porque tenha certeza a lei está ao lado do cliente. Existem diversos programas de qualidade na construção justamente voltados a evitar problemas no imóvel para evitar processos, ai vem o pessoal que deveria "saber o que faz" de contrato e deixam tudo na mão de marketeiros e corretoras... Da nisso.

8. edriano

edriano Usuário

Desde 27 Mar 2006
    Hanover, NH USA
    Pois é Luiz, o meu primeiro problema é este, e quando voce liga na Construtora o financeiro te manda pro juridico que te manda para o relacionamento ao cliente que te retorna para o jurídico.

Eu fiz uma pergunta simples ao jurídico da Tecnisa, quais são as clausulas do meu contrato com a Tati, não o que a Tecnisa tem com os novos compradores que diz ou cita o santander e que a responsabilidade de pagar este interveniente é minha? até hoje não recebi a resposta.

Outro fato que esta me incomodando é o de que estou recebendo ligações de diversas lojas dizendo que fizeram um acordo com o empreendimento para me dar descontos, Ai eu pergunto quem esta passando meu cadastro para estas empresas, eu não autorizei.

Agora quando voce recebe as respostas estas são vazias.

Minha Pergunta

Prezados.

Meu nome é Edriano,

1- sou comprador de uma unidade do empreendimento xxxx xxxxx, Estive na Tecnisa dia 29 de outubro e conversei com o senhor Renato sobre financiamento.

Fui encaminhado para uma agencia do Santander em Osasco, coletei todas as informações necessárias, e dentre estas havia uma informação de que o Banco cobraria uma taxa de interveniente de R$ 2000,00 caso eu optasse por outra instituição financeira.

Minha Pergunta

Aqui esta minha discordância, pois quando assinei o contrato com a construtora Tati, o empreendimento não era Financiado pelo Santander e o saldo devedor deveria ser pago com financiamento bancário, sendo a responsabilidade de obtenção exclusiva dos compradores.

Portanto caso eu opte por outra instituição acho que deva ser obrigado a pagar esta taxa para o Santander.

2- Venho recebendo muitos telefonemas de empresas que se dizem representantes, parceiros ou que possuem acordos com a Tecnisa, me oferecendo desde apoio jurídico até moveis. OBS estas empresas possuem todos os meus dados Nome, Telefones.

Não estou satisfeito com o fato de que meu cadastro esteja com estas empresas, Porem pergunto estas empresa realmente possuem acordos com a Tecnisa? caso positivo gostaria de uma lista.

Sem mais agradeço.

Resposta da Tecnisa
    Relacionamento para mim, juridico, financeiro
    mostrar detalhes 6 nov (5 dias atrás)

Responder

Olá Edriano, boa tarde.

Gostaríamos de informar que a Tecnisa não tem acordo com nenhum parceiro e não divulga nenhum dado cadastral de nenhum cliente.

O que pode ter acontecido é a Tati Construtora, antiga detentora da construção, ter fornecido seus dados a parceiros dela, como a A&C Consultoria.

Sobre seu questionamento de Interveniente Quitante, isto é uma taxa inter-bancos, e não cabe a Tecnisa determinar a cobrança ou não dos valor informado a você. Esta tarifa é bancária e não da Tecnisa.

Pedimos ao Departamento Financeiro que lhe passe maiores informações.

Ainda não recebi resposta

Minha duvida ainda continua, quando comprei, comprei da tati e não do banco, portanto toda a documentação para o financiamento deveria ser fornecida pela construtora. Se eu não tiver que arcar com estes R$ 2000,00 ok, caso contrario eu não assinei contrato algum com o santander e o mesmo nem é citado no meu contrato.

9. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    Exato Edriano,

Não assine NADA com o Santander pois não está no seu contrato, se quizerem incluir isso no seu contrato eles TEEM que ter seu consentimento que obviamente deve contemplar "outros" fatores (o popula o que você ganha com isso), sem duvidas pela resposta estão perdidos, pela característica da empresa duvido que vão fazer algo que te lese, mas fique de sobreaviso e não assine nada que seu advogado nào tenha lido.

Quando a obra é financiada com o banco e vem com essa clausula normalmente TODOS os papeis assinados por você no contrato já trazem o logotipo do banco e todos os dados, assim o banco é "solidário" a construtora e até em caso de quebra da construtora ele termina a obra, inclusive é muito SEGURO comprar assim, porém óbviamente NÃO é o seu caso... E já que você nào goza dos benefícios... para que arcar com os deveres? É tudo indevido.

Quanto a divulgação do seu "cadastro", é ilegal já que não deve estar em seu contrato, você pode anotar todas as ligações (especificando nome do vendedor, data e hora) e cobrar indenização, não é problema SEU se a tecnisa comprou a Tati, mas é problema da Tecnisa o que a Tati fez, seja na construção seja com contratos, seja com cadastros.

10. Arenoso

Arenoso Usuário

Desde 10 Fev 2006
    Basel/Switzerland
    Interessante este tópico, vou acompanhar de perto.

Comprei um ap na planta, será entregue em maio/2009. Tive a oportunidade de quitar antes e pegar um desconto, além de me livrar das parcelas mensais, que estavam subindo muito (INCC). Agora é só torcer para tudo correr bem até a entrega, estou acompanhando a obra e parece que está tudo certo.

11. Firewalker

Firewalker Usuário

Desde 8 Nov 2008
    Cubatão
    Gostei da idéia de perguntar para alguem que tenha comprado um imovel na planta da mesma empresa que eu to comprando. Perguntar o que ela achou, se a emrpesa cumpriu os prazos, etc etc etc...

Falando nisso, alguém ai mora/morou em algum ap. comprado na planta e feito pela tecnisa? Quais foram as impressoes?

12. Firewalker

Firewalker Usuário

Desde 8 Nov 2008
    Cubatão
    ninguém????

13. edriano

edriano Usuário

Desde 27 Mar 2006
    Hanover, NH USA
    DuDuDuF,

Ainda não morei pois o meu será entregue provavelmente em janeiro, com dois meses de atraso.

Bom, pelo menos uma caisa me deixou feliz, fiz a vistoria e aparentemente não existe problemas, tudo esta de acordo com o memorial descritivo.

Agora se você fez como eu que não leu todo o memorial no momento da assinatura e acreditou na palavra do corretor, provavelmente sentira falta de alguns itens.

14. zousa

zousa Usuário

1 0 0

Desde 12 Jan 2009
    São Paulo - SP Brasil
    Comprei meu apartamento na planta, da construtora Even. Não me arrependo e recomendo pois sai muito mais barato, claro que tem que ser uma construtora de confiança.
    Se estiver a procura de imóvel barato e bom, a Even tem uma empresa do mesmo grupo chamada Open, que são imóveis na faixa de 70 a 120 mil

Dá uma olhada:
    http://www.open.com.br

15. frank_sp

frank_sp Usuário

Desde 21 Mai 2003
    Jundiaí/SP
    Esse é meu sonho! Morar numa casa em condomínio fechado, naqueles de padrão americano, sem portões na frente das casas. Eu acho maravilhoso.

Fui numa confraternização em um condominio desse tipo, era em Paulínia. Não me lembro o nome do condomínio, mas as casas eram lindas. Pena que fica muito longe da capital. Queria algo mais próximo de sampa.

Alguém conhece condomínios desse tipo pra indicar?

Um abraço,
    Francisco

16. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    Falando em crise, o Edu Carvalho deve lembrar do Uniqueness...

bom lá pelos idos de julho estava a 930.000 a unidade, caiu..caiu.. já está anunciado a 750, já negociam a 680, e a obra comendo "rápida".
    Nessa promoção daqui a 2 meses compro a cobertura por 200k...rs.

17. edriano

edriano Usuário

Desde 27 Mar 2006
    Hanover, NH USA
    Quando estava procurando minha nova residência, visitei vários residenciais na Granja viana, situada entre cotia e carapicuiba, as margens da raposo, é possível encontrar casas de todos os preços e padrões, o único inconveniente a meu ver é o fato de ser necessário utilizar o carro para tudo, até para ir na padaria. Vantagem muito verde.

18. jgonc

jgonc Usuário

Desde 27 Mai 2008
    são paulo
    cara, tb moro em osasco e estou pensando seriamente em comprar uma casa em condominio fechado na Granja Viana.
    andei pesquisando e vi casa de bom padrão a partir de $120 mil. achei um preço bastante razoavel pela estrutura que o bairro oferece.
    os inconvenientes, ao meu ver, são a necessidade de carro pra tudo, e a Raposo. Acredito que com o Rodoanel, o transito deva dar uma aliviada boa.

19. edriano

edriano Usuário

Desde 27 Mar 2006
    Hanover, NH USA
    Por este motivo optei pela Vila São Francisco, fica próximo de tudo, Raposo, Castelo, Marginais, e o lugar é tranquilo e arborizado. mas teve que ser apartamento mesmo.

20. edriano

edriano Usuário

Desde 27 Mar 2006
    Hanover, NH USA
    Peguei as chaves do meu Tecnisa, a um mês e se o padrão de qualidade deles for mesmo o que eu estou vendo, na vistoria você tem que levar até trena e nivel para certificar-se.

No me u caso o contra-piso estava todo desnivelado e cheio de ondulações. O pé direito do apartamento varia de quarto para quarto, em um estava com 2,53m no outro 2,62m no do meu filho 2,50m sendo que o nominal é 2,60m.

Tive que mudar o projeto do meu guarda-roupas em função dos 8 cm de diferença.

O piso da cozinha, fui pesquisar e para minha supresa era o mais barato à venda nas lojas.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso