Anúncio do HT Forum

Mercado Livre - vendedores tomem cuidado - devoluções

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por J.Gozil, 6 Jul 2018.

  1. J.Gozil

    J.Gozil Usuário

    225 124 45

    Desde 21 Jul 2004
    São Paulo
    Venho aqui alertar aos que querem vender no mercado livre essa nova situação referente a devoluções. Quem vende é obrigado por eles a aceitar a devolução por qualquer motivo. E sem qualquer garantia para o vendedor (tudo favorece o comprador).
    Vendi a poucos dias um aparelho teac para um comprador em Fortaleza. Depois de 2 semanas aguardando o produto chegar lá, no mesmo dia em que chegou o comprador já manifestou o desejo de devolver o aparelho porque não gostou do mesmo. Disse que o aparelho estava perfeito, como novo, mas não tinha gostado dele.
    Eu como vendedor de produtos usados (não sou uma loja), tive que aceitar sem qualquer defesa, sob pena de o mercado livre devolver o dinheiro para o comprador e ainda deixar ele ficar com o produto.
    Resultado final: Eu tive que fazer o pedido de devolução do produto (o mercado livre joga nas costas do vendedor) e assim que o comprador colocou nos correios, o dinheiro já lhe foi devolvido.
    Agora estou aqui esperando o produto chegar, nem sei em que estado e não tenho nenhum canal para reclamar no ML. Ou seja, só tomei no c.... com esse negócio.
    Estou até receoso de continuar utilizando o ML, pois isso pode começar a ocorrer constantemente. Tomem cuidado ao anunciar no ML, eles favorecem apenas o comprador e o vendedor só toma....
     
    • 2
  2. L.Fernando

    L.Fernando Funcionando dentro das especificações...

    62 22 16

    Desde 12 Mar 2018
    São Paulo - SP
    Pois é...isso é motivo que desestimula muito a venda por lá...Não quero parecer paranoico, mas imagina vender um equipamento do tipo Hi-End, caríssimo, e enfrentar a situação acima, com o seguinte agravante: o "comprador" mau-caráter ainda abre o seu equipo e faz um "escambo" em alguns componentes caros...já pensou ? Como se prova a culpa num caso assim ?
    Abraço e muito boa sorte com a devolução do seu produto !!!
     
    • 1
  3. guinepal

    guinepal Usuário


    Desde 21 Fev 2014
    São Paulo
    Eu vendo muito e compro tb, já devolvi 2 produtos, um por estar errado e outro por estar quebrado.
    Nunca tive devolução das minhas vendas, PS4, celulares, Receiver, Caixas de som.
    Se vc receber a devolução e ela não estiver na mesma condição do que foi enviado, vc pode reclamar ao ML.
     
  4. Fox _ Mulder

    Fox _ Mulder Usuário

    2.507 3.556 576

    Desde 18 Out 2009
    Niterói - RJ
    Mesmo você não sendo Loja o CDC permite tal situação. Agora, o risco que você realmente corre é de a embalagem chegar com uma pedra dentro, ao invés do Teac. Caso esse sinistro aconteça, informe de imediato ao ML, em seguida vá a Delegacia de Repreensão de crimes virtuais.

    Esse sinistro de devolução com pedra, folha e etc... está acontecendo bastante. O ML tem se posicionado sim sobre esse fato.

    Isso quase aconteceu comigo quando vendi um Moto G5, exatamente no 7° dia conforme determina o CDC (prazo de devolução), o comprador se manisfestou querendo devolver, eu apenas informei para ele o seguinte: Ok, devolva o mesmo produto que lhe mandei, pois filmei tudo na hora de embalar e fiz isso dentro da agência dos correios, caso você não devolva o mesmo produto que lhe enviei, eu estarei fazendo uma denuncia crime na DRCI contra você, ou quem quer que seja que tenha recebido o celular, além disso estarei entrando com um processo judicial junto ao ML.

    Estou esperando ele devolver o celular até hoje (y)
     
    Última edição: 6 Jul 2018
    • 1
  5. endlich65

    endlich65 Usuário


    Desde 13 Out 2003
    VILA VELHA/ES/BRASIL
    Teve um cara de uma loja virtual que vendeu um xbox x , e o cara falou que teve um pequeno dano no xbox, o vendedor prontamente aceitou a devolução
    Quando ele recebeu de volta a caixa constatou que algo rolava dentro da caixa , sendo assim fez uma gravação mostrando o acontecido bem como o peso do produto despachado e o que chegou , constatou que foi mà fé do comprador, após divulgar na net e o nome dele , teve uma boa repercussão aí o comprado deu desculpa que mandou uma pessoa envia e ele fez de colocar umas pedra na caixa, assumiu pagar em parte o xbox, muita safadeza de uma pessoa fazer isso.
     
    • 1
  6. J.Gozil

    J.Gozil Usuário

    225 124 45

    Desde 21 Jul 2004
    São Paulo
    Quando a embalagem chegar aqui, eu vou fazer uma filmagem da abertura da mesma, para que eu tenha uma prova posterior, caso algo venha errado.
    Má fé aqui no Brasil é o que mais existe e com certeza várias pessoas irão se aproveitar disso para dar golpes, fazer trocar de equipamentos ou até mesmo trocar componentes internos (vai saber).
    E ainda acho que o código deve ser aplicado à empresas como americanas, submarino e não às pessoas comuns tentando vender seus produtos usados.
    E outra, se o comprador tem dúvidas e não pode ver o produto pessoalmente, não compre. Eu pesquiso tudo antes de comprar, vejo reviews, opiniões. Caso o produto não me agrade, problema meu, eu não vou devolver e prejudicar os outros.
    Devolução somente em caso de defeito ou se o produto não estiver nas condições mencionadas no anúncio.
    Ah, entrar em contato direto com o mercado livre é um verdadeiro parto da montanha. O site nunca direciona você para um contato direto com alguém, você é sempre mandado para perguntas e respostas prontas.
     
    • 1
  7. J.Gozil

    J.Gozil Usuário

    225 124 45

    Desde 21 Jul 2004
    São Paulo
    Chegou aqui hoje a devolução. Não veio uma pedra, mas uma das caixas foi claramente mexida e veio com o tweeter amassado. Marcas visíveis de chave de fenda na lateral da caixa. Fiz um vídeo abrindo a embalagem dos correios e tirei fotos do tweeter avariado (eu tinha uma fotos das 2 caixas sem a tela mostrando os 2 domos de seda perfeitos).
    Mas estamos nos Brasil, e correr atrás dos nossos direitos é bastante complicado aqui. Fiz a reclamação para o mercado livre, mandei fotos. Provavelmente não vai dar em nada e morrerei com o prejuízo. Infelizmente é assim.
     
    Última edição: 13 Jul 2018 às 17:21
    • 1
    • 1
  8. acesarmm

    acesarmm Usuário

    897 1.272 251

    Desde 16 Out 2011
    Niterói - RJ
    Boa tarde. Aconteceu comigo um problema parecido e consegui resolver. Levou uma semana mas no final não fiquei no prejuízo visto que eu assim como você estava com as fotos e filmagem. Tem que insistir e fique de olho no prazo que eles lhe dão para respostas dentro da reclamação. Se passar o prazo e você não der continuidade aí sim eles irão encerrar a reclamação automaticamente.
    Boa sorte na resolução do problema.

    Ah, uma dica, publique no You Tube o vídeo que você fêz abrindo a embalagem e mande o link para o Mercado Livre dentro da sua reclamação. Eu fiz assim e ajudou na resolução.
     
    • 2
  9. J.Gozil

    J.Gozil Usuário

    225 124 45

    Desde 21 Jul 2004
    São Paulo
    Eu fico desanimado demais com isso, nem dá vontade de vender mais nada pelo ML com medo de passar por isso de novo e com equipamentos bem mais caros. O mercado livre não vai arcar com o prejuízo todo e eu não vou conseguir mais vender o equipamento pelo preço de antes, visto que agora ele apresenta marcas na caixa e um tweeter amassado.
    Se me derem R$50,00 e eu puder comprar um par de tweeters similares para trocar, já ficarei feliz.
    Creio que a OLX acabará se tornando o local certo para quem quer vender usados sem essa "burrocracia" toda. O mercado livre virou uma espécie de mercenário que só quer saber de vender, vender e ganhar em cima disso....
    Aguardando aqui os 2 dias para alguém do ML se pronunciar....
     
    • 1
  10. acesarmm

    acesarmm Usuário

    897 1.272 251

    Desde 16 Out 2011
    Niterói - RJ
    Mas insista que liberem o valor da sua venda porque comigo eles resolveram. Você tem as provas em fotos e filmagem. Eu insisti até que fosse resolvido. Foi uma semana de chateação mas não fiquei no prejuízo.
     
    • 2
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso