Anúncio do HT Forum

Métodos caseiros de limpeza de fita

Discussão em 'TVs de Tubo (CRT), Retroprojeção e VCRs' iniciada por Mann, 2 Jun 2008.

1. Mann

Mann Usuário

Desde 15 Fev 2007
    Miami
    Pessoal, estou desesperado. Sei que já existem "n" tópicos de como remover o mofo de fitas, mas podíamos concentrar todos os métodos possíveis usados, sobretudo caseiros, aqui neste. Se for possível detalhar com fotos, melhor ainda.

Venho recebendo fitas VHS com conteúdo extremamente pessoal de toda a família. Limpo as fitas na máquina, ela remove aquele mofo nocivo ao cabeçote, mas fica uma camada de gordura (a fita perde aquele aspecto brilhoso e se torna opaca e áspera) que eu só consigo remover manualmente.

Faço o seguinte:

1 - Abro a parte superior da fita:

Essa fita já foi limpa do mofo, mas a máquina não consegue remover a gordura. Dá pra notar a gordura na fita?

2 - Embebedo um cotonete com álcool;

3 - Esfrego suavemente o cotonete na fita:

Olha a fitinha aí toda molhada de álcool!

4 - Enxugo o álcool com um algodão:

Ficou limpa?

5 - Avanço um pouco a fita e continuo o processo.

Pois bem, utilizando esse método, eu consigo remover toda a gordura da fita. A maioria das fitas que eu utilizei esse método surtiram 100% de efeito. O problema é tem umas fitas que mesmo limpas, quando passo no video cassete, apresentam um "estouro" de sujeira na imagem. É algo bem rápido, coisa de milésimos de segundos, mas é algo que me incomoda. O estranho é que eu tenho umas 2 fitas aqui que nunca mofaram, estão limpinhas mas também apresentam esse "estouro" de sujeira.

A pergunta é: o que eu posso fazer com relação a isso?

Outra coisa, algumas fitas que eu peguei estão em um estado tão precário que até mesmo na parte de baixo (a que não encosta no cabeçote) estão sujas, mas não é mofo, é uma crosta grossa de sujeira. Então, que outros métodos de limpeza eu posso aplicar para que eu limpe perfeitamente a parte de cima e a de baixo da fita?

Desculpem se é um tópico repetido.

2. fernandobini

fernandobini Curtindo a vida adoidado ...!

Desde 29 Nov 2005
    Curitiba/PR
    Mann, já fiz limpeza de várias fitas , manualmente , aquele método de colar uma tira de algodão embebida em álcool isopropílico e passar no vídeo k-7 algumas vezes , é um saco , trabalhoso demais , imagino este método que vc está fazendo ... :oloko: tem que ter muita paciência ...:o

Já vi à venda na internet , uma maquininha para fazer a limpeza , extremamente eficiente , limpa até a crista da fita , fica novinha , porém custa aprox. r$350,00 !

Você está limpando fitas suas ou de terceiros , se sim , quanto está cobrando ?

Abraço.

3. Mann

Mann Usuário

Desde 15 Fev 2007
    Miami
    E haja paciência. Viu as fotos? Peguei uma fita que estava com os 120 min de fita com essa gordura. Todo dia eu passava 2 horas limpando ela a partir desse meu método. Demorei 2 meses e meio para terminar a limpeza!:choro:

Sobre esse método que você descreveu, eu não me arrisco, o video cassete avança a fita em uma velocidade rápida demais, então eu acho que a fita vai enrolando no carretel ainda molhada com álcool, o que pode ocorrer 2 problemas: o álcool "secar" na fita e provocar uma mancha irrecuperável e/ou no momento em que ela vai enrolando no carretel, uma parte da fita "grudar" na outra, o que pode danificar. Nunca limpei fita por esse método, mas tenho medo que esses problemas aconteçam. Neste caso, acredito que o método que eu utilizo seja muito mais seguro, já que eu enxugo o álcool rapidinho, evitando que ele "manche" a fita.

Eu vi essa máquina a venda, o problema é o dinheiro. Como a maioria das fitas que eu pego são de familiares, eu não cobro pelo serviço, então acho que nunca iria recuperar o dinheiro investido. Nesse caso, mando um colega do ramo limpar o mofo para mim em uma máquina que ele tem (ele cobra 3 reais por fita), mas ela é uma máquina caseira, não tão bem desenvolvida como essa que existe à venda na internet.

Cara, felizmente (ou infelizmente, dependendo do ponto de vista hehehehe), sou muito perfeccionista. Independente de ser fita minha, da família ou de terceiros, se estiver em um estado precário, faço de tudo para deixar a fita mais nova possível. Como faço essa limpeza, na maioria dos casos, para a família, não cobro nada deles, mas de terceiros, se fosse uma fita inteira suja com essa gordura, cobraria até 50 reais somente pela limpeza, porque, pode acreditar, é trabalhosíssimo e toma muito tempo, mas infelizmente nunca peguei fitas de terceiros em um estado como esse. Já estou tão traumatizado com essa gordura que se tiver que limpar 1 min de fita, eu cobro, mas nesse caso, só cobraria uns 0,50 centavos pelo serviço rsrsrsrs.

4. fernandobini

Desde 29 Nov 2005
    Curitiba/PR
    Mann , parabéns pela dedicação e paciência :aplauso: , deve ser uma terapia ...:D

Uns anos atrás fazia limpeza de fitas e passava para dvd , anunciei em um jornal local e em locadoras , choveu de interessados , mas quase ninguém se propunha a pagar o valor justo , em torno de 50,00 por uma fita podre , já limpa e com cópia em dvd com estojo e tudo ...;) fiz várias para familiares também , mas sem cobrar . Depois larguei mão , parei de fazer , muita perda de tempo !

Abraço.

5. Mann

Mann Usuário

Desde 15 Fev 2007
    Miami
    Vou te contar uma história longa. Há aproximadamente 1 ano, eu comecei a olhar novamente de forma carinhosa para minhas fitas, principalmente porque eu sabia que nelas existiam ótimos momentos de lembranças familiares. Naquele momento eu estava com 3 video cassetes, todos com algum defeito, me impossibilitando de assistir as fitas. Procurei saber quanto cobrariam por passar minhas fitas para dvd e o preço cobrado era em torno de 50 reais, mas somente para passar as fitas, se elas estivessem sujas, o preço subiria pra 70 reais. Como tenho muitas fitas, achei que não valeria a pena. Me sairia mais barato consertar meus videos e comprar um gravador de dvd! E isso foi até uma desculpa para consertar meus vídeos e brincar com as fitas novamente.

Pois bem, nesse meio tempo comprei o gravador de dvd, consertei alguns vídeos meus, comprei outros e cheguei a ganhar outros vídeos. Tudo isso para passar as fitas para dvd com a maior qualidade que me fosse possível. Aproveitaria isso e utilizaria para ganhar alguns trocados. Então, sabendo que cada vídeo produz uma qualidade de imagem para cada fita, tive a certeza que fiz a escolha certa: eu mesmo passar minhas fitas para dvd, afinal, se eu pagasse para alguém fazer, quem me garantiria que o video utilizado pelo profissional produziria uma imagem melhor que os meus vídeos? E o gravador de dvd? Será que gravaria na melhor qualidade possível? Depois que eu mandei limpar minhas fitas, eu percebi que nem sempre a remoção do mofo é a solução definitiva para a completa limpeza da fita. Então, nesse 1 ano, eu juntei algumas experiências que eu já tinha (esse lance da imagem de cada vídeo) e aprendi coisas novas, como por exemplo, de que eu teria que suar um pouco para deixar as fitas limpas do que apenas pagar para alguém limpar em uma máquina e de que o chip de determinado gravador de dvd é melhor no processamento de gravação do que outros, além de que o tempo de fita gravado em um dvd influenciaria também na qualidade.

Então, juntando tudo isso, quando um cliente me procura, eu sempre procuro ser o mais claro e justo com ele. Sempre passo a fita em todos os meus vídeos para ver qual imagem fica melhor, se a fita estiver suja, eu limpo, explico para o cliente que se a fita tem 2 horas de gravação, o ideal é gravar o conteúdo em 2 dvds com 1 hora de duração cada um, para máxima qualidade possível. Particularmente eu noto perda de qualidade quando gravo 2 horas em um dvd, pra ser sincero noto até mesmo perda de qualidade na transferência da fita quando escolho até mesmo a melhor qualidade de gravação no dvd (meu gravador de dvd é um Panasonic DMR-ES15LB-S).

Nesse tempo, para ganhar clientes, decidi que cobraria a metade do preço do que geralmente é cobrado em minha cidade. Não importa o tempo da fita, se tiver 1 minuto ou 8 horas, o preço cobrado por mim é o mesmo: 25 reais por dvd. É claro que se a fita estiver mofada, vou acrescentar o preço que me cobram pela limpeza: 3 reais. Mas, se a fita estiver no estado que em que está aquela fita da foto lá no topo da página, eu vou cobrar extra pela limpeza. Todas as pessoas (terceiros) que me pediram para fazer esse trabalho de conversão, me pagaram o preço pedido sem o menor problema. Minha sorte é que eu encontrei gente que realmente dá valor ao trabalho que eu tenho.

Então, Fernando, eu tenho todo esse cuidado quando vou transferir o conteúdo de uma fita para o dvd e isso tudo cobrando, frente ao preços que eu encontrei em minha cidade, muito em conta. Quem me garantiria que essas pessoas da minha cidade que fazem o que eu faço faria com tamanho cuidado? Isso pode ser extremamente estressante, mas quando termino a fita e vejo que o resultado final foi conseguido com absoluto sucesso, não há dinheiro no mundo que pague a minha satisfação. Eu entendo bem você, realmente é uma **** perda de tempo isso, mas apenas quando eu não consigo o resultado que eu quero ou quando simplesmente não dão valor ao trabalho (o que nunca ocorreu comigo, mas já imaginei o que eu sentiria se alguém não desse).

Obrigado pelas palavras de reconhecimento, deixando a modéstia de lado, sou bastante dedicado mesmo, mas não tenho muita paciência. Quer dizer, a paciência me vem quando vou limpando as fitas e vendo que meu trabalho está dando resultado. Sim, é uma terapia, mas desde que eu consiga 100%. Quando não fica 100%, deixa de ser uma terapia e começa a me estressar. Para você ter uma ideia, o gravador de dvd não me satisfaz mais, há perda de qualidade. Se alguém assiste o dvd em um player de dvd mixuruca em uma tv mixuruca usando cabos mixurucas, não vai perceber perda nenhuma de qualidade. Eu noto perda na minha tv de 21" quando uso cabo vídeo componente, imagine quando vejo esses dvds em uma tela maior, como a LCD Full-HD (que tem até um tópico que eu fiz um teste com um VHS hehehehe). Pra você ver o nível de dedicação que eu tenho, aliás, dedicação é uma palavra educada para o que eu tenho, tenho mesmo uma verdadeira compulsão, paranóia e ezquisofrenia em relação à transferência de imagem e som de qualquer mídia para qualquer outra mídia. Então, vou cuidando bem das minhas fitas porque eu acho que só vou ficar plenamente satisfeito quando eu achar o video cassete perfeito e quando sair um gravador de Blu-Ray. Mas enquanto isso, vou me virando com o que eu tenho e tento deixar 100% dentro dos limites que me são permitidos. Fico plenamente satisfeito quando consigo realizar meu trabalho com sucesso, quando não, fico extremamente estressado rsrsrsrs. E é para não morrer estressado que eu abri este tópico para que alguém possa me ajudar e para que nós que utilizamos fita possamos aprender mais.

É isso aí, um grande abraço.

6. fernandobini

Desde 29 Nov 2005
    Curitiba/PR
    Rapaz ... que história hein ... :aplauso:

Que capricho ...(y)

Também notei a perda de qualidade quando gravado em dvd , somente em velocidade SP fica idêntico !

Seu gravador grava em mídias dual layer ? Não sei como estão os preços de discos virgens DL ...?

Uma coisa que também aprendi , é que quando você grava em velocidades menores , tipo 2 , 4 horas em um disco a possibilidade de ocorrerem travamentos ou até a impossibilidade de serem lidos corretamente por outros player´s é grande . Na hora de correr a imagem fica horrível , pausa , câmera lenta , etc...

Cheguei a gravar conteúdo de 2 horas em dois discos , material meu ...:D

Mas geralmente não gravava mais de 2 horas em um único disco .

Se o seu gravador já tiver um bom tempo , vale a pena estudar a compra de um novo , talvez até com HD , pois os preços estão caindo muito ...:concordo: eu tinha um philips 3355 que era péssimo , horrível mesmo , por último estava com um samsung DR155 , muito melhor , mais rápido , grava em DL , mais prático , etc...

Mas segundo pesquisas que fiz , os melhores são os pioneer e panasonic ...:concordo:

Escolheria hoje um pioneer que não lembro o modelo , completasso , com HD de 250gb , compatíbilidade total , porém última vez que vi , custava em torno de 2 mil ...

Então , bom trabalho , sucesso e continue com seu capricho e dedicação :) pena que não mora perto , senão seria seu cliente , e lhe mandaria vários outros , pois até hoje muita gente me procura para fazer o serviço ...

Forte Abraço ...(y)

7. euronete

euronete Usuário

1 0 0

Desde 4 Set 2008
    Santa Catarina
    Boa tarde, estou atras de um aparelho que limpe estas fitas, tenho varios trabalhos que não ficam perfeitos por causa desta gosdura. Foi citado um aparelho que custa R$ 350,00 a que se refere??

8. julouro

julouro Usuário

9 0 0

Desde 26 Jun 2008
    Vitória - ES - Brasil
    A máquina citada é a Tira Mofo da Intec, ela custa 380 reais e pode ser encontrada no site da fábrica: http://www.inventec.com.br/home.htm Eu tenho Uma e acho que ela é fantástica, Tira Mofo, poeira e gordura das fitas, limpa até a crista da fita. O manual é bem detalhado e ensina a limpar a fita toda, carretéis, Box e a própria fita.
    Sou de Vitória - ES e a fábrica fica em uma cidade Vizinha. Eu fui pessoalmente comprar a minha, queria ver para crer. Ví, gostei e recomendo. O invento é patenteado e existe uma cópia horrível no mercado, custa 280 no Mercado Livre. Eu Ví esta máquina, NÃO Comprem é um lixo. A original sim é muito boa.

Eu passo Vídeo para DVD então o custo benefício para mim foi ótimo. Em 15 Minutos sua fita de duas horas está como nova, a máquina só não tira manchas de oxidação, também conhecido como ferrugem. No mais ela limpa tudo.

Quanto ao Preço, 380 reais é muito para quem tem que limpar 4 fitas, mas é pouco para quem precisa limpar 40. Reflita sobre isso antes de comprar por impulso.

Abs
    Juliana

9. W Puppi

W Puppi Usuário

361 171 78

Desde 31 Jan 2009
    Santos - SP
    Eu também notei essa perda de qualidade quando converto de VHS pra DVD.

Tenho 3 videos da Sony (dois estéreos e um mono que pouco uso) e o DVD é o modelo da Philips pequeno que lê divx.

Quando converti fitas em 2h nele, já notei a perda de qualidade (para o famoso olho clínico) e para as minhas fitas também estou convertendo em 1 hora, que também noto um pouco de perda da qualidade, ainda mais sendo fitas gravadas da TV em PALM e o gravador grava em NTSC...

Também achei que compensava comprar um gravador de dvd a pagar pra fazer isso, e naõ me arrependo.

10. placard

placard Usuário

7.429 3.417 701

Desde 29 Mai 2008
    Terra
    Puxa vida! Vendo esses arquivos velhos do HTF encontrei uma pessoa com a mesma paranóia que eu!!! É bom saber que não sou o único doido no mundo! :)

Não tenho paranóia com limpeza, até pq sou péssimo em certos serviços manuais... mas tenho a mesma paranóia em termos de conversão de imagens. E realmente quando não for comercial é tarefa de monge, uma missão de vida a que você se dedica para passar alguns momentos para as gerações futuras. E aliás, sei justamente! Com arquivos pessoais a paranóia é ainda melhor, pq não é por dinheiro, é por você... são suas memórias.

Tenho fitas antigas de quando minha família comprou a primeira filmadora, há uns 15 anos. Tudo VHS-C, preciosidades que *precisam* ser perpetuadas... não somente da família, mas históricas da cidade tb... (tenho filmagens do meu bairro antes dele ser bairro) já perdi a conta de quantas horas nesses últimos anos (!) perdi lendo e pesquisando a respeito de cópias e armazenamento.

Também já tentei usar serviços profissionais... mas já me cobraram 50 reais por fita+10 reais por limpeza, e o serviço ficou longe de ser perfeito. Conversão com chiado e gravação em DVD que eles entopem pra economizar (ou seja, alta compressão MPEG2). Sei que existe, mas (pelo menos onde moro) nunca encontrei um serviço de conversão que chegue perto da qualidade final do meu serviço (que não faço profissionalmente, pq como dizem, é um pé no saco de chato).

Já copiei umas 12 fitas há mais de ano. Primeiramente passei para DVD... detestei o resultado. DVD é muito insuficiente para "perpetuar". Há alguns poucos meses decidi que apenas converteria todas as fitas VHS-C para fitas miniDV, que é sem dúvida o meio de maior qualidade que uma pessoa comum como eu pode ter acesso (penso).

Minha sistemática é essa:
    1- Leio a fita VHS-C (depois de pagar um serviço profissional de limpeza) usando um VCR que tem algumas opções de tracking (acho que é esse o nome... imprescindível para corrigir os defeitos aparentes que podem ser plenamente corrigidos). Com um bom VCR as fitas cheias de chiados ocasionais voltam à vida :p.
    2- Copio para miniDV SP usando minha filmadora miniDV com entrada A/V.
    3- Mantenho 2 cópias miniDV. Pretendo adicionar uma cópia de cada a cada 5 anos (cópia DV-DV é bom pq é rápido e automático "set and forget").

Uma das cópias uso para capturar algum trecho e gravar em H.264 para assistir num conversor ou gravar em DVD, p.ex. Mas nas originais e 1 cópia não mexo (exceto rebobinar eventualmente).

No mais, outras coisas que aprendi (n sei se tem fundamento): nunca gravar os primeiros 20 (+ou-) segundos de fita. Eu sempre desprezo pq não sei se pode ocorrer no DV o mesmo que ocorre no VHS (vcs devem lembrar que o começo das fitas, a parte que fica exposta, sempre desgasta BEM MAIS com o tempo). E tb saber que se é para comprar mídia ótica vagabunda, é melhor não comprar. Felizmente o mercado de miniDV não tem tanta porcaria quanto o de mídia ótica virgem.

A única coisa que preciso pensar melhor é o acondicionamento. Estou pesquisando sobre isso.

Algo simples mas que todo mundo "leigo" (eu me considero) devia ler:
    http://www.digitalpreservation.gov/you/

Não é nem tanto técnica, mas sim conscientização para um problema sério na minha opinião, que é a nossa história (ok, dramático, mas é verdade).

[']s

11. W Puppi

W Puppi Usuário

361 171 78

Desde 31 Jan 2009
    Santos - SP
    Concordo totalmente contigo e é uma pena que o povo brasileiro gosta de jogar fora certas tecnologias.

Se eu fao pra uma pessoa que os arquivos de TV são gravados em fita ou em Mini DV que é uma fita elas não acreditam. Acham que o dvd é a mídia do futuro. Até cartão de memoria queima, HD queima, Mídia descasca, mas a fita magnética sempre está lá firme e forte.

Eu também ainda não achei um modo de acondicionar essas fitas, mas gostei da sua idéia de converte-las do VHS pra Mini DV. Eu conheço a qualidade dessas fitas e realmente vale a pena.

12. amarcello

amarcello Usuário

1 0 0

Desde 26 Mai 2009
    Santos/SP/Brasil
    "A única coisa que preciso pensar melhor é o acondicionamento. Estou pesquisando sobre isso."

cara, se voce relamente acha que vale apena investir em algo só para isso, eu fiz uma compra da qual nao me arrependi, inclusive uso para guardar minhas lentes fotográficas, pois assim nao pegam mofo, nem a pau !

sabe aquele treco de embalar a vácuo do polishop? se voce embalar as miniDVS com a caixinha, á vácuo,o mofo nao desenvolve, pois ele precisa de "umidade" e no vácuo, nao existe isso !! (y) acho que nao é um investimento tao grande, pelo sossego que vai te trazer com as suias preciosidades de família..

mudando de Assunto, alguem conhece alguem de Santos que faça limpeza da fita na hora?

:D

Abraço galera

13. willyusui

willyusui Usuário

Desde 14 Set 2006
    Manaus/AM/Brasil
    Prezados,

Não sei dizer se o método que eu utilizo é melhor ou pior que o de vocês, pois nunca tentei outro. E, sinceramente, não acredito que eu tenha a paciência e dedicação dos foristas acima.:aplauso:

Em geral eu faço da seguinte maneira:

Uso um VCR velho que retirei a tampa;
    Pego 3 pedaços de papel e faço um pequeno corte no meio deles com um estilete;
    Coloco a fita no VCR e disponho os pedaços de papel de forma que a fita passe no meio do corte feito com estilete;
    Prendo os pedaços de papel com uma fita adesiva onde for possível;
    Pego uma bisnaga (tipo aquelas de catchup, porém com um furo bem menor) e ponho um pouco de álcool isopropílico no primeiro pedaço de papel;
    Dou o Play no VCR e espero passar a fita toda, lembrando de, vez por outras, colocar mais álcool no primeiro papel.

Para aqueles que resolverem tentar esse método algumas dicas daquilo que já deu errado:

Sempre use a função play ou slow (se disponível), e nunca o fast forward (FF>>) pois quando a fita gira muito rápido ela gera muita estática podendo danificar o VCR e a fita. Aprendi isso quando, ao terminar de passar uma fita usando o FF fui, descalço, retirá-la e tomei um belo choque. Não cheguei a estragar o VCR ou a fita, mas passei a fazer da maneira mais demorada.

Tenha cuidado ao fazer o corte no papel para que ele fique o mais reto possível, de forma que ele tenha contato com toda a fita.

Eu nunca tive problemas desse tipo, mas acho que se fizer esse procedimento muitas vezes em uma mesma fita ela pode estragar, pois é provável que fazendo isso se retire também um pouco do material magnético que cobre a fita.

Abraços,

Willy

14. Olá pessoal, boa tarde(y)

Bem, depois de ler todas as sugestões de limpeza caseira e ensaiar durante mais de um ano, resolvi investir no equipamento de limpeza profissional de fitas VHS ( e de outros formatos também) produzido pela Inventec.

O site é este: http://www.inventec.com.br/home.htm

Como meu acervo é grande e não gosto de tirar minhas fitas de casa, resolvi investir num aparelho próprio. Fui muito bem atendido pelo José Fernando, e comprei o produto direto com eles. O equipamento veio com um bom manual de instruções e a empresa se comprometeu a fornecer todo o suporte necessário.:)

Ainda não o usei pois tenho outras prioridades na frente, mas assim que possível, postarei aqui os resultados para todos vcs. O custo total com o
    frete saiu por volta de R$ 410,00 - e veio com o kit de polias/roldanas para
    VHS e o kit de tiras de material descartável para a remoção dos fungos.

Um abraço(y)

Brandão

15. W Puppi

W Puppi Usuário

361 171 78

Desde 31 Jan 2009
    Santos - SP
    O preço que é um pouco salgado, se fosse mais barato eu compraria sim, não pra ficar anunciando que limpo fita de video, mas sim pra manter as minhas fitas no acervo em condições.

Sorte que eu consegui limpar todasas minhas fitas que sujam, mas quando elas voltam a ter bolor, eu rebobino num video da Sony que tem aquele istema de limpeza das cabeças e ele tira as sujeiras superficiais da fita.

16. Ray, boa noite.(y)

É exatamente com esta finalidade (manter meu acervo em condições) que eu adquiri o equipamento. Não pretendo anunciar um serviço de limpeza de fitas, mesmo porque tenho várias outras prioridades muito mais importantes.
    Existem várias fitas em minha coleção que só poderão ser recuperadas mediante a utilização deste equipamento, além do que, são 300 fitas no total,
    e não tenho tempo nem paciência de utilizar outro método.

Um abraço(y)

Brandão

17. Shni_akuma

Shni_akuma Usuário

Desde 15 Fev 2005
    SP
  18. charmedone2013

charmedone2013 Xbox 360 na veia

Desde 11 Ago 2006
    Lages / Santa Catarina
    Adorei, adorei, adorei...Super informativo. E esse aparelho tira mofo me deixou com vontade pacas de comprar. Pena o dinheiro.

Por falar nisso. Elucidem algumas duvidas desse tira mofo.
    - Fitas coladas aparentemente ou não pelo mofo, este aparelho descola e limpa a sujeita das fitas normalmente?
    - O aparelho desamassa as fitas também ou desamassa 50% das fitas?

Muito obrigado e nunca deixem esse tópico morrer, por favor.(y)

19. Charmedone, boa tarde(y)

Embora já faça um certo tempo que adquiri o equipamento de limpeza (agosto), ainda não tive um tempo para inaugurá-lo, mas logo isto ocorrerá (antes do fim do ano). Certamente postarei aqui os resultados.
    Segundo o fabricante, este equipamento recupera fitas em avançado estado de emboloramento, e tenho algumas poucas nesta situação mais crítica.
    Porém, não confunda limpeza com desamassamento, Charmedone. A mídia vincada/amassada não mais volta à sua forma original. Talvez por um processo de editoração digital se possa recuperar ou remontar imagens danificadas nestes trechos, mas seria uma técnica de laboratório, profissional.

Um abraço(y)

Brandão

---------- Mensagem adicionada às 12:52 ---------- Mensagem anterior foi às 12:44 ----------

Shni_akuma, boa tarde

Achei interessante a postagem que vc fez sobre as técnicas de conversão de fitas VHS para DVD. É o tipo de postagem que DEVE ter um tópico exclusivamente criado para ela, tamanha importância informativa que ela possui para muitos usuários aqui do HTF. O assunto aqui é sobre limpeza de fitas que não tem nada a ver com conversão digital. Eu recomendo que vc remova esta postagem e a coloque num tópico que vc mesmo poderá abrir com o título que vc achar mais apropriado.(y) Isto facilitará buscas posteriores no HTF e deixa nosso espaço mais organizado para que todos possam utilizá-lo, OK?

Grato pela compreensão(y)

Brandão

20. Alcinovision

Alcinovision Usuário

6 0 0

Desde 21 Jan 2010
    São Sebastião
    Justamente o que estava procurando, ótima postagem. A maioria dos fabricantes de máquinas de limprza prometem fazer milagres, no entanto as fitas mais antigas e emboloradas, com fungos que grudam em sua face de tal maneira que fica difícil de se retirar e portando muitas vezes as pessoas as jogam na lata de lixo, perdendo assim recordações de arquivo de família, importantes, de momentos que poderiam serem eternizados em um vídeo ou DVD. Após quase 10 anos de estudo referente a este artigo descobri coisas muito importantes para uma limpeza perfeita e com quase 100 por cento de recuperação de qualquer fita vhs. coisas simples de serem resolvidas.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso