Meu painel em MDF - Simples

Discussão em 'Racks, Suportes, Acessórios, Decoração, Iluminação' iniciada por doniseth, 22 Dez 2010.

1. doniseth

doniseth Usuário Ativo

Desde 6 Out 2010
    Gama/DF
    Olá Galera,

Adquiri um Sony Bravia de 40" e precisei de um novo lugar para coloca-la, inicialmente pensei em comprar um Rack Painel, mas acabei por resolver fazer o meu próprio painel:

01 Chapa de MDF 15mm padrão Nocciola (2,75 x 2,10 mt) - R$ 240,00
    32 metros de Fita borda colocada ..........................................- R$ 45,00
    Corte de 16 peças em forma de cunha para fixação ............- R$ 40,00
    Parafusos e buchas ................................................................... - R$ 15,00
    Furadeira, Serra copo e outras ferramentas comuns

A Madeireira entregou minha placa já cortada nos pedaços que eu planejei.

Vejam as fotos...
    Fixação da Base que vai receber os paineis:

Colocação das placas:

Colocação do suporte:

Vista lateral das peças em cunha:

Painel montado sem acabamento lateral:

Lateral colocada:

Finalmente pronto, agora só falta um bom Home... :)

Espero que gostem...

(As datas de algumas fotos estão erradas, são todas de 22 de dezembro de 2010)

Abraços e Feliz Natal

limplasti agradeceu.
  2. Luiz Henrique

Luiz Henrique 10 anos de htforum

Desde 30 Jun 2003
    Valinhos-SP
    Ficou muuuito bonito mesmo! :aplauso:

Parabéns! (y)

Abraços,

3. pohh cara fico show de bola :aplauso:
    bem simples de se faze
    estou pensado algo assim aki para minha sala

abraços

4. SAFX

SAFX Usuário

Desde 28 Jan 2010
    Guarulhos,São Paulo,Brasil
    Bom pessoal minha sony de 46 esta chegando é para por no quarto o quarto não é muito grande então estava pensando em fazer alguma coisa parecida com a foto.
    Aceito sugestões e dicas de onde comprar os materiais.
    Obrigado Ver anexo 39700 .

5. Beto_Cuiabá

Beto_Cuiabá Usuário

Desde 16 Fev 2010
    Cuiabá/Mato Grosso/Brasil
    Muito bom o seu trabalho, parabéns.

Estou terminando o meu rack e usei os mesmos materiais que voce. Logo posto as fotos.

abs

6. doniseth

doniseth Usuário Ativo

Desde 6 Out 2010
    Gama/DF
    Obrigado, valeu muito pelo prazer de fazer...
    já planejei uma mesa de computador e uma mesa de apoio com o mesma textura (Nocciola), vou gastar 1/2 chapa e descobri que a Madereira vende meia chapa.

7. doniseth

doniseth Usuário Ativo

Desde 6 Out 2010
    Gama/DF
    Beto,
    Fico na espera, promessa é promessa
    no meu eu errei na altura dos nicho dos equipamentos, deveria ser 12cm, fiz com 15 cm :(

8. Alsal

Alsal Usuário Muito Ativo

Desde 14 Jun 2003
    São Paulo/SP
    Olá!

Ficou muito bom!!!!!!!!!!

Vc deveria fazer um passo a passo de como "montar" o painel, pois eu, por exemplo, não entendi como fixar a madeira amarela, a preta e o painel em si!

Obrigado,

Alsal

9. Kosme

Kosme Usuário

4 0 0

Desde 9 Dez 2010
    Olinda/PE
    Olá amigo, poderia me dizer a espessura da madeira preta? e as larguras e comprimento das placas da madeira amarela? grato.

10. doniseth

doniseth Usuário Ativo

Desde 6 Out 2010
    Gama/DF
    ......
    Kosme e Alsal que bom que gostaram, fiz um esquema básico e coloco aqui para que todos possam aproveitar.

Dúvidas, podem perguntar...

Feliz Natal para todos

11. MAIKE762

MAIKE762 Usuário

Desde 17 Mai 2009
    RJ/BR
    Primeiramente quero parabenizá-lo belo Painel! Simples, lindo e bem acabado.

Eu já tinha o interesse de montar um, agora vendo o seu vou ter uma motivação a mais! No meu caso o problema mesmo era como fixar tudo isso na parede, mas vendo esse esquema aí, já deu pra entender 80% rsrs.

Caro amigo, já que pode perguntar, vamos lá:

1 - Tarugo seria o mesmo que sarrafo??
    2 - Qual medida dos parafusos que você utilizou para fixar o tarugo ao painel?
    3 - No caso do último painel, como é esse grampo em forma de U?
    4 - Ao montar as prateleiras, teve que ser com parafuso ou usou cola?
    5 - Como você fixou as prateleiras ao painel?
    6 - Poderia ser usado cola ao invés de furar o painel para fixar os parafusos?

Um grande abraço e BOAS FESTAS!!!

12. doniseth

doniseth Usuário Ativo

Desde 6 Out 2010
    Gama/DF
    MAIKE762, vou tentar responder suas duvidas...

1 - Tarugo seria o mesmo que sarrafo??
    Para mim sim e talvez não seja esse o nome correto, mas eu usei MDF da porta de um Guarda-Roupa, mas voce pode usa sobras de MDF ou madeira maciça. a espessura foi de 15 mm
    2 - Qual medida dos parafusos que você utilizou para fixar o tarugo ao painel?
    Um parafuso com cabeça chata de 3 x 3, mas vai depender da espessura do MDF e do tarugo (ou madeira maciça), fiz por experimentação, praticando com pedaços da padeira usada para saber se não ia vazar do outro lado.
    3 - No caso do último painel, como é esse grampo em forma de U?
    A ultima peça não leva um tarugo fixado no painel, apenas na parede e alinhado com o topo do painel, então fiz 2 furos paralelos, um no tarugo e outro no painel, então fiz um U com um arame de 3 mm para segurar.
    4 - Ao montar as prateleiras, teve que ser com parafuso ou usou cola?
    Tem que ser com parafusos, pois você precisa levar em conta o peso das próprias prateleiras, dos equipamentos e decoração que vão sobre as prateleiras.
    5 - Como você fixou as prateleiras ao painel?
    Talvez eu tenha exagerado, mas usei 18 parafusos para fixar as prateleiras ao painel, 8 na peça maior, 7 na peça menor e 1 em cada peça pequena (divisória) que funciona como uma cantoneira (merecia 2 parafuso em cada peça).
    Primeiro fixei as divisórias (12x35) distribuídas 46cm uma da outra e para isso fiz assim:
    - Marquei os pontos de fixação para cada divisória (são 3) e furei a prateleira menor, depois coloquei esta peça (prateleira) menor, centralizada sobre a maior e firei a prateleira maior, assim teria certeza que os furos ficariam iguais nas duas peças.
    - depois que as duas peças estavam unidas, fixei então ao painel com os 18 parafusos citados
    6 - Poderia ser usado cola ao invés de furar o painel para fixar os parafusos?
    O MDF laminado possui na realidade uma espécie de pintura plástica que pode soltar, então use sempre parafusos.

Lembrar de escarinhar a cavidade para os parafusos, para que eles não fiquem aparentes, usei uma broca de 8mm para deixar o parafuso com a cabeça escondida,

Fiz um esquema para ajudar a esclarecer, veja as imagens:

Detalhe da fixação das prateleiras e nichos

Detalhe da fixação da última peça do painel que é presa por grampos

Boa tarde e tendo dúvidas é só perguntar.

13. Furlan

Furlan Vivendo e aprendendo!

Excelente trabalho!!!!

Ficou excelente e com certeza vai ajudar muitos colegas a fazerem seu próprio painel.

Abraço

Furlan

14. chesary

chesary Usuário

Desde 12 Jun 2006
    Rio de Janeiro

15. Beto_Cuiabá

Beto_Cuiabá Usuário

Desde 16 Fev 2010
    Olá, nós não somos profissionais, portanto, errinhos são admissíveis, né. O meu também dei umas orelhadas, mas o trabalho está ai.

abs...

Cumprindo a promessa seguem as fotos em http://www.htforum.com/vb/showthrea...acks-para-HT?p=2877461&viewfull=1#post2877461

16. doniseth

doniseth Usuário Ativo

Desde 6 Out 2010
    Gama/DF
    Foto mais recente, agora com Maq. Sony

17. Beto_Cuiabá

Beto_Cuiabá Usuário

Desde 16 Fev 2010
    Doniseth, voce comentou que não deixou espaço para os estojos de filmes. Não tem como fazer um móvel igual ao meu e embutir sob a última prateleira?

abs

18. doniseth

doniseth Usuário Ativo

Desde 6 Out 2010
    Gama/DF
    Beto, até que dá, mas eu quis evitar qualquer móvel embaixo das prateleiras, mas com a sobra da madeira eu ainda fiz 2 caixas que acomodam os DVDs, veja na foto acima, no chão à esquerda.
    e ate desenhei uma gaveta, mas achei que ia ser muito peso para ser colocada na parede sem que fizesse um reforço.

Um abraço

19. Beto_Cuiabá

Beto_Cuiabá Usuário

Desde 16 Fev 2010
    :aplauso: Beleza, o que importa é que voce já resolveu o problema.

abraços e bons filmes

20. mellaroch

mellaroch Usuário

Cara,

Ficou mto bacana esse painel. O meu tá bem amador perto desse... hehehe
    Tinha pensado em deixar um epaço entre as minhas taboas, mas a patroa vetou.
    Esse rack suspenso matou a pau. Resolveu tudo de uma vez só.
    Parabens !!!