Anúncio do HT Forum

Meu Projeto 2.1 prestes a sair do papel

Discussão em 'DIY' iniciada por Diego_na_nett, 6 Nov 2018.

1. Diego_na_nett

Diego_na_nett Usuário

Desde 27 Mar 2006
    Maringá/Paraná/Brasil
    Estou com um projeto de caixas e ansioso para começar a cria-las. A ideia seria um 'quase' Hi-End, não sei nem se conseguirá levar o nome, mas eu busco qualidade e som FLAT.

A principio quero um par de caixas TORRE com um full range de 5 polegadas e um tweeter de seda.
    E um Subwoofer de 10'. Numa Band-Pass ou Dutada Bass Reflex.

1.png

Na foto acima tem dois Subwoofer's que escolherei um deles.

Agora vejam a torre por dentro:

2.png

Agora... os falantes que irei utilizar:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-963022078-alto-falante-10-samsung-mx-f850-mini-system-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-931636855-alto-falante-k-tech-5p-12r-sg13w72jfc-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br...eeter-domo-de-seda-6-ohms-parafusos-allen-_JM

Pelo o que podem perceber, os alto falantes são os mesmos utilizados no mini-system Samsung MX-F850

mini-system-samsung-mxf850-1.jpg

O que acharam do projeto???

Anúncio do HT Forum
  2. pvorkut

pvorkut Usuário

Desde 15 Fev 2012
    Betim MG BR
    Acompanhando.

3. joaoabreudias

joaoabreudias Usuário

18 23 4

Desde 14 Jul 2018
    Desterro
    Olá @Diego_na_nett@Diego_na_nett muito legal, vou acompanhar! podes explicar os cálculos usados para as torres?
    Gostei do Sub, também tenho pensado em construir um pra mim! depois conta sobre os resultados.

um abraço!

4. Diego_na_nett

Diego_na_nett Usuário

Desde 27 Mar 2006
    Maringá/Paraná/Brasil
    O Subwoofer pensei mais no Bass Reflex mesmo. Visto que ambos alto falantes serão visualmente iguais, achei desperdicio uma band-pass e esconde-lo.

Eu estou vendendo meu 2.1 pequeno que fiz a pouco tempo. Assim que conseguir já inicio este projeto. Estou ficando cada vez mais ancioso.

5. Bom dia:
    O sub é corte passivo?

Última edição: 7 Nov 2018
  6. Diego_na_nett

Diego_na_nett Usuário

Desde 27 Mar 2006
    Maringá/Paraná/Brasil
    Corte ATIVO feito pelo amplificador, que possivelmente vai ser um automotivo que irie utilizar.

7. Tá ok, só te sugeriria revisar essa torre TL.
    Se vai ter subwoofer - o que é o ideal mesmo - não teria pq o estéreo também responder aos graves.
    Até pq não se conhece x-max, qts do midbass.
    Sei lá, umas bookshelves então, não?

8. Diego_na_nett

Diego_na_nett Usuário

Desde 27 Mar 2006
    Maringá/Paraná/Brasil
    Esta me dizendo que com essas torres eu não teria necessidade de um Subwoofer?
    É que ainda não ouvi pessoalmente um som vindo de uma Bookshelfs. Se for o caso de graves satisfatorio, eu deixaria de lado o projeto do Sub e investiria melhor em alto falantes para as torres BS

9. Ao contrário; com subwoofer vc deixa seus midbass dispensados da dura tarefa de responder médios e graves.
    Vc garante melhores graves e médios desta forma.

10. Bilbon12

Bilbon12 World of cats and Floyd

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Se resolver fazer as torres e dispensar o sub, seria bom usar 2 mid em cada caixa, um só de 5" não vai movimentar tanto ar...e ainda vai baixar a impedância de 12 para 6 (paralelo)...mas me agrada mais o sugerido pelo dn_mosfet, duas books e um subwoofer(y)

11. Diego_na_nett

Diego_na_nett Usuário

Desde 27 Mar 2006
    Maringá/Paraná/Brasil
    Entendi melhor... mas, qual tipo de caixa para os mids me recomendariam fazer? Visto que meu objetivo neles é ouvir medio grave para cima, e resposta plana e nítida.

12. Olha, se usasse caixa selada, se consegue manobrar mais potência.
    Mantém a fase mais constante.

Inclusive, se houvesse disponibilidade maior de orçamento (~ R$ 400), eu iria te recomendar um midbass profissional de 5", importado e disponível no Brasil.

http://loja.amercobrasil.com.br/alto-falantes/ferrite/5

Um desses aí, numa caixa selada de 3 litros, chega no x-máx com 100 wrms na cola, ou seja estéreo suporta 200 wrms, trabalhando para cruzar com subwoofer entre 80 e 120 hz.
    O falante cortado em 1a ordem, 90 hz. Um capacitor de 220 uF em série tá feito o passa-alta.

Tenho um projetinho com outro falante pra médios, o Dayton PA-130 que importei - uso num 3 vias assim como te sugeri - muito bom realmente em textura, timbre, definição de áudio.

http://www.daytonaudio.com/index.php/pa130-8-5-full-range-pa-driver.html

Não desmerecendo os falantes mais acessíveis - tenho caixas também com falantes de "preço amador" - mas a diferença em qualidade e potência (se quiser mandar potencia, sem preder qualidade) justifica o investimento.

Outra coisa, esse tweeter que sugeres, mmm... já testei. Tocar, toca, mas como um tweeter sem maior pretensão em termos de qualidade.

Enfim, tudo questão de orçamento disponível.

Última edição: 9 Nov 2018
  13. Diego_na_nett

Diego_na_nett Usuário

Desde 27 Mar 2006
    Maringá/Paraná/Brasil
    Meu caso maior é orçamento. Tenho interesse em criar para revender. Isso mesmo, vender nem que seja pelo preço que gastei. Só para ter o prazer de criar, ouvir e criar novos.

A que estou vendendo atualmente:

IMG_20181109_124905979.jpg

• 2
  14. A bookshelf de 3 litros é mais ou menos o tamanho dessas da sua foto.
    Nesse caso conforme esclareceste, realmente aí as prioridades tem de ser orçamento baixo e acabamento top também.
    Nem adianta fazer nada de performance mesmo, depois pra vender é aquela choradeira velha conhecida.
    Fica empatado ou leva prejuízo mesmo.

[ ]´s

15. Diego_na_nett

Diego_na_nett Usuário

Desde 27 Mar 2006
    Maringá/Paraná/Brasil
    Elas não tem 3 litros não. Os falantes são de 2 polegadas e os tweeter de 1 polegada.
    O subwoofer é de 13 litros com um drive de 6 polegadas.
    O som desse meu kit ficou simplesmente fantástico! Uma qualidade que fazia tempo que eu não ouvia, o som é muito real, consigo ouvir todas as frequencias, todos instrumentos e com uma qualidade quase que real! Se isso é ser audiofilo eu já gostei kkkk

Pretendo fazer algo com custo x beneficio. Essas de cima gastei por volta de 250,00 e venderei por 500,00 ou menos. Dá para concorrer com esses SoundBar que encontramos no mercado por 1200,00 . A qualidade eu garanto, ficou show de bola, som prazeroso de ouvir. Então quero construir um kit mais potente, maior e com a mesma sensação de ouvir.

16. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Oi Diego tudo bem?
    Vai ser disponibilizado dados técnicos do produto? Curva de resposta, sensibilidade, THD, ponto de crossover, etc?

17. Diego_na_nett

Diego_na_nett Usuário

Desde 27 Mar 2006
    Maringá/Paraná/Brasil
    Tudo joia Cristianolo
    Infelizmente não terei condições e recursos de levantar essas informações para disponibilizar.

18. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    De que forma poderemos balizar a informação "a qualidade eu garanto" ?

Acaba parecendo que fica tipo aquela propaganda antiga do "la garantia soy jo"

19. Diego_na_nett

Diego_na_nett Usuário

Desde 27 Mar 2006
    Maringá/Paraná/Brasil
    E qual seria a possibilidade de eu levantar as informações verdadeiras para divulgar???

20. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    A possibilidade eu não sei...
    A finalidade é fazer a afirmação "a qualidade eu garanto" ser baseada em algum dado concreto

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso