Meu split não está resfriando

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por Lecoht, 25 Out 2008.

1. Lecoht

Lecoht Usuário

Desde 17 Jul 2008
    Sobradinho/DF
    Eu fiz a instalação do split York, 9k BTU, em meu quarto de 12m2 e o mesmo funcionou perfeitamente por 3 semanas.

Ocorre que começou a falhar o resfriamento e tentando localizar de onde o problema se origina observei (na base do 'olhômetro') o seguinte:

- a unidade externa, funciona normalmente.
    - o tubo mais fino, gela como deveria ser.
    - o tubo maior em temperatura ambiente, na evaporadora acredito que ele se resfria por indução, já que os dois ficam juntos, sem isolamento individual.

Chuto que o problema esteja na evaporadora, no sistema que verifica a temperatura ambiente e a temperatura do ar liberado pela unidade.

Alguém dá uma dica?

2. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário Muito Ativo

5.545 1.020 123

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Alò lecoht,olha usualmente já aconteceu com instalações minhas quando eu estava começando a instalar split´s de vazar o gaz nas flanges ou uniões da interligação frigorificas(tubos de cobre).

quase sempre quando se perde rendimento é esse o problema.

Chame o tecnico que o instalou e peça pra ele medir o super aquecimento ou conferir a carga de gas com o manometro manifold ok?

Se for esse o problema refazer as uniões ,fazer um novo vacuo e completar a carga de gaz que seu split ficará ok. um abraço jairo

3. Lecoht

Lecoht Usuário

Desde 17 Jul 2008
    Sobradinho/DF
    Jairo, eu sabia que vc não demoraria a dar um palpite. ;)

Pelo que já lí no forum, respeito sua opinião e já estava pensando nessa possibilidade.
    A evaporadora está funcionando apenas como ventilador. As vezes acho que esta resfriando, mas muito fraco, nem chega a aliviar o calor mesmo com o vento direto na pele.

Pode ser vazamento de gás e mesmo assim, o tubo mais fino ter uma fina camada de gelo na ponta próxima a condensadora?
    Reparei que na parte atrás da evaporadora, a temperatura não é tão gelada.

Considerando que o aparelho já está ligado a alguns minutos, é normal o tubo mais largo ficar na temperatura quase ambiente, nas duas pontas?

Como o aparelho controla a temperatura a ser liberada? Há alguma válvula que regula a quantidade de gás a circular pela serpentina da evaporadora? Esta não pode estar impedindo o gás?

4. FDMB

FDMB Usuário Muito Ativo

Desde 29 Jun 2007
    Brasília
    É amigo. O Jairo manja tudo de ar condicionado. Pelo seu relato, ele matou a sua charada: congelamento na evaporadora é forte sinal de pouco gás no sistema, que deve ter acontecido em razão de vazamentos na linha de cobre. Chame o técnico e peça para ele procurar o vazamento e boa sorte!

5. Lecoht

Lecoht Usuário

Desde 17 Jul 2008
    Sobradinho/DF
    Delano, valeu a idéia, mas o 'congelamento' é na condensadora e mesmo assim, é apenas uma fina camada que dá pra raspar com a unha mesmo.

Eu apenas postei minhas dúvidas pra não ficar tão "na mão do técnico", que certamente chamarei durante a semana.

6. jairo bertoni

5.545 1.020 123

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Olá Lecoht, essas caracteristicas que vc nos passou é um sinal muito grande de falta de gas refrigerante no sistema.

Nesse seu split o controle de expansão seria direto e mecanico. Com capilar ou orifício calibrado, que acho que é seu caso .

Portanto fique tranquilo que 99,99% que é falta de gas por vazamento no sistema.

Se for outra coisa (0,01%) eu e vc vamos aprender mais uma vez.Estou te falando isso sem falsa modéstia ou com soberba.um abraço jairo

• 1
  7. Lecoht

Lecoht Usuário

Desde 17 Jul 2008
    Sobradinho/DF
    Era gas mesmo. ;)

Não apertei o suficiente na flange do tubo mais fino da evaporadora.
    Dos males, o menor. Ja esta resolvido e justamente hoje que Brasilia esta quebrando o recorde do ano, em temperatura maxima (34 graus), terei meu quarto climatizado.
    :feliz:

8. noelson

noelson Usuário

1 0 0

Desde 7 Jul 2011
    frecheirinha-ce-brasil
    instalei um central de ar condicionado ele ficou funcionando muito bem no primeiro dia mas do 2º dia ele parou de resfria.o que pode ter acontecido com ela alguem mim ajude por favor . obrigado

9. jairo bertoni

5.545 1.020 123

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    chame o tecnico que instalou...pode ser vazamento do gas refrigerqnte ou algum problema na instalação eletrica/interligação de controle ..e essa verificação pode também remotamente encontrar um possível problema na sua central de ar...
    boa sorte poste pra gente o resultado jairo

10. Nandarocha

Nandarocha Usuário

2 0 0

Desde 25 Out 2011
    ponte nova - MG - Brasil
    Boa noite, estou precisando de ajuda, instalei o ar condicionado split 12.000 btus e ele parou de resfriar, chamei o técnico e ele detectou que não havia gás e colocou gás no aparelho, após uma semana ele parou de resfriar de novo, chamei o técnico novamente que mais uma vez detectou que nao havia gas, ai ele testou com um aparelho se havia algum vazamento, utilizou ate um compressor, fez vácuo e não detectou nenhum vazamento, utilizou tbem espuma e nada. após uma semana ele parou de resfriar de novo. alguém sabe me dizer o que pode estar acontecendo? desde já agradeço. Fernanda.

11. jairo bertoni

5.545 1.020 123

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    olha vazamento com certeza tem ...o tecnico teria que achar onde ou por onde está vazando ou escapando o gas refrigerante se não me falha a memória em minhas instalações de split não encontrei ainda algum lugar que não seja nas flanges ou soldas...me lembrei de um caso isolado que aconteceu comigo faz algum tempo na verdade foi em um condicionador split da eletrolux que quebrou o capilar dentro da evaporadora tive que desmontar todo o condicionador peça pro tecnico verificar dentro dos gabinetes nas soldas internas tanto da evaporadora(unidade interna) e na condensadora(unidade externa)

12. Nandarocha

Nandarocha Usuário

2 0 0

Desde 25 Out 2011
    ponte nova - MG - Brasil
    Muito obrigada pela ajuda Jairo. O meu é eletrolux mesmo, era so o que me faltava. vou chamar o técnico novamente, dpois eu retorno pra falar o que descobrimos. boa noite.Fernanda.

13. luke:)

luke:) Usuário

2 0 0

Desde 26 Nov 2011
    RJ
    Jairo,

Li vários de seus posts no fórum e eles me ajudaram a decidir na compra de meus dois splits.

O primeiro um lg 12k Inverter, instalado DIY e funcionando redondo, até o momento.

O segundo um LG 12k Neo Plasma, Comprado no comprafacil(nunca mais) e que veio com defeito.
    Com a experiencia da instalação do primeiro, a segunda instalação ficou quase um estado da arte. porem quando liguei o mesmo a evaporadora ligou normalmente, mas a condensadora liga o ventilador e ao tentar armar o compressor faz um barulho de que vai entrar e para. a tensão esta com 230v e quando tenta ligar o compressor a corrente vai 21A e a tensão cai a 190V. essas caraterísticas são de motor colado.

Pergunto você já viu esse problema em alguma instalação sua? se sim, qual era o defeito?

Já chamei assistência técnica e eles virão segunda, mas quero ter argumentos para conversar com o técnico.

Abraço

14. Raphael123

Raphael123 Usuário Muito Ativo

Desde 19 Set 2016
    Hidrolândia
    Boa tarde....meu ar ficou sem gás e mesmo assim ainda liguei algumas vezes, fiz a recarga de gás e o técnico deitou o vasilhame de r22 e falou que ele tem que entrar na máquina no estado líquido, das outras vezes foi colocado no estado gasoso e gelava, colocou 65psi, antes eu colocava a mão na serpentina ela ficava super gelada, agora ela fica fria não gela direito o ambiente e tbm tah dando choque e fazendo um barulho mais alto na unidade de fora

15. Sinval93

Sinval93 Usuário

1 0 1

Desde 7 Fev 2017
    Rio de janeiro
    Bom dia sou novo por aki e também não sou técnico. Tenho um York 9000 e dezembro o tecnico condenou o compressor disse que estava jogando óleo. Troquei o compressor e ele colocou no lugar não durou 1 semana e tive q chamar ele novamente pois parou de gelar. Ele disse ser problema na serpentina pois o ultimo compressor sujou bastante a tubulação. E pediu pra fazer a troca da serpentina agora. To achando q ele sabe menos que eu. Alguém pode me dar uma luz?

Anexos:

16. Jagjunior

Jagjunior Usuário Muito Ativo

Desde 25 Fev 2017
    Sumaré
    Meu ar split é um Komeco 12000, minha evaporadora está gelando somente a parte de cima do radiador, a parte frontal não gela; já fiz uma hora de vácuo, e está com 70 de gás: alguém tem uma ideia do que pode ser?