Anúncio do HT Forum

Mid-bass desapareceu após instalar amplificador

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Guibre, 6 Dez 2018.

1. Guibre

Guibre Usuário

Desde 9 Jun 2018
    Rio de Janeiro
    Fala galera, beleza?

Seguinte, quando comecei meu projeto, tinha instalado um kit duas vias Bravox cs60, bem básico. Ele me satisfazia e o mid bass até que tinha um grave satisfatório.

No entanto, ao liga-lo em um amplificador, sd800.4, o mid desapareceu completamente. Sinto que tinha um grave mais presente sem amp.

Acabei trocando de kit, os tweeters ficaram mtt estridentes com o amplificador e eu nao suportava.

Hoje conto com um kit Morel tempo, mas sofro do mesmo problema. Tenho a impressão de que os mids não existem.

Para se ter noção, ontem andando em um carro da família, o som original, de um modelo básico, tiva o mid bass com mais médio grave que o meu.

Alguém pode me dar uma luz?

Agradeço a ajuda!

Abraços

2. soaresrey

soaresrey Usuário

inverta a polaridade de um dos mids.. qualquer um.. veja se resolve
    se tiver sub, desligue antes dos testes

3. Guibre

Guibre Usuário

Desde 9 Jun 2018
    Rio de Janeiro
    Oi, Soaresrey!

Obrigado pela dica, já realizei esse teste e não surtiu efeito.

Farei o de novo com o sub desligado, não custa nada...

Abs

4. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    verifique se o cross-over do modulo esta em flat (chave no centro)
    deixe em flat também no rádio
    obs: verificar o manual do rádio a procura de informações das saidas rca

Última edição: 6 Dez 2018
  5. Guibre

Guibre Usuário

Desde 9 Jun 2018
    Rio de Janeiro
    Testei a polaridade, não fez diferença.
    Quanto ao crossover do módulo, já está em Full, faço todos os cortes na central.

Se reparar, até deixei o high pass um pouco mais baixo para ver se surtiria efeito, mas nada :

Assim como subi o sub para preencher o vazio que o mid deixa. 20181206_195305.jpg

Anexos:

6. J.Gozil

J.Gozil Usuário

286 140 48

Desde 21 Jul 2004
    São Paulo
    Acho que seria útil que vc descrevesse os esquemas de ligação, antes e depois de colocar o amplificador. O crossover passivo dos kits (imagino que vc esteja usando), geralmente corta um boa parte dos graves do midbass. Talvez seja essa a diferença que vc esteja sentindo.
    Essa semana eu instalei um tweeter e um crossover aqui num etios e mantive o midbass original. Depois que eu fiz um lado, liguei para ver como tinha ficado. O lado do crossover totalmente "capado", tocando muito mais baixo e com menos grave. O lado original estava tocando bem melhor, mais grave, mais presença.

7. Guibre

Guibre Usuário

Desde 9 Jun 2018
    Rio de Janeiro
    Claro, sem problema algum. Confesso que não escrevi muito com medo de assustar kkkk

Originalmente, utilizava a hu Siemens que vem nos Peugeot/citroen, já que o carro se trata de um 307. Os Bravox eram instalados com a fiação original, onde os falantes originais iam, e com seus crossovers juntos. Quanto botei o amplificador passei o cabeamento paralelo para cada porta e continuei utilizando o crossover.

Nesse momento já senti uma grande perda no médio grave e o agudo estava horroroso. Acredito que o kit seja ideal apenas para carros com o som original.

Como fiquei com essa pulga atrás da orelha e já estava com uma hu nova para instalar, coloquei e fiz todos os cortes nela. Se trata da AVH-Z5089TV, da Pioneer, que estou gostando mt por sinal, a qualidade sonora melhorou muito se comparada a original...

Instalei e tirei os crossovers do kit, mas não adiantou. Com o problema do tweeter e o desejo de comprar o Tempo, depois de pesquisar a respeito de seus tweeters, parti para a compra.

A instalação foi feita usando o mesmo esquema. Ou seja, sem os crossovers originais e com o corte na central.

O médio grave continua no mesmo, n senti diferença, já os tweeters é outra história, são excelentes e não cansam o ouvido nunca.

Sobre a ligação nos amplificadores.

Utilizo um SD800.4 com bi-amplificação, canal 1 e 2 tweeters esquerdo e direito, canal 3 e 4 para os mids esquerdo e direito e com os cortes em Full para os quatro canais.

O subwoofer vai ligado em um TS400.4 em bridge e com o corte em full. Ele é meu amplificador "antigo".

Agradeço a ajuda de vocês que estão fazendo perguntas e dando sugestões tentando ajudar!

Abraços

8. J.Gozil

J.Gozil Usuário

286 140 48

Desde 21 Jul 2004
    São Paulo
    Bom, a ligação está toda ativa então, um canal de amplificação para cada componente. Uma última dúvida, vc testou as 3 posições de corte do sd 800.4 (LP - FULL - HP) e em todas elas o midbass se comporta da mesma forma, sem graves???
    Eliminando isso, o que eu faria: zeraria todos os ganhos dos amplificadores e me concentraria em acertar somente os midbass, até que eles toquem do jeito que vc quer no volume que costuma ouvir (nem que precise usar equalização para isso). Feito isso, viria subindo os ganhos dos tweeters e do subwoofer até vc conseguir um bom equilíbrio entre os três.

9. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Bem estranho o comportamento, não?

Elimine temporariamente os cortes pelo pioneer, usando somente o 800.4

Só por desencargo, queria saber do comportamento do SD 800.4, sem o outro e mais nada de corte.

Vamos fazer um teste primário.

Qual a especificação do sub? Se for bobina de 4 ohms, elimine temporariamente o outro amplificador, usando o sub na ligação brigde. Faça corte LP no amplificador, que provavelmente é em 80Hz e corte HP em 80Hz para o Kit. Use o cross do kit, somente para fazer a transição entre o mid e o Stw, ou seja, é o papel dele.

Vamos ver como tudo isso funciona.

Se esse teste puder ser feito com o 400.4, depois de algum possível mal rendimento. Repita, só que claro. Se o 800.4 estiver normal, a potência disponível será menor.

10. soaresrey

soaresrey Usuário

estranho..
    Faça um teste, ligando o mid na saida do sub.. veja se ele apresenta melhora.. modere o volume.. use só para teste.. pode ser algum problema no amp.. quem sabe

Como esta usando a HU Pioneer.. não consigo imaginar algum outro problema de instalação.. complicado

11. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    um detalhe e a ligação do rca na central a conexão que esta sendo usada
    no manual da central costa 3 saidas uma para sub e 2 para os auto-falantes frontais e traseiros
    pode ser que a central esteja mandando grave somente pela saída sub por o modulo de grave estar conectado nela mas para que tenha grave nos outros canais a saida sub da central deve ficar sem uso
    obs: resetar as configurações da central

Última edição: 7 Dez 2018
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso