Anúncio do HT Forum

Minha primeira caixinha DIY

Discussão em 'DIY' iniciada por Romulo Dakar, 17 Nov 2018.

1. Romulo Dakar

Romulo Dakar Usuário

Desde 13 Nov 2018
    São Paulo - SP
    Salve pessoal,

Sempre gostei do mundo DIY, e decidi começar a me aventurar a fazer caixas de som. Como minha experiência é zero, e conhecimento praticamente nulo, antes de eu fazer as mini books que quero, quis fazer alguns testes antes, e o primeiro foi de fazer uma caixa portátil usando uma caixa de vinho que tinha aqui em casa.

Como falantes usei um par de 3,5" da Sony, e um par de tweeters de domo, e como amplificador, usei uma plaquinha PAM8610.

A ideia era uma caixinha portátil bem simples e de baixo custo, para servir de teste mesmo, para usar conectada na tomada, sem bateria e apenas com entrada de áudio por plug P2.

Vamos às fotos, a primeira é a foto da plaquinha amplificadora já ligada à todos os fios e colada na caixa
    20181018_002507.jpg

Aqui temos o rabicho da fonte, utilizei uma de 12V com 5A, o botão ON/OFF, o plug J2, o led, e as alças originais que já vieram na caixa, eu apenas colei para que ficassem presas
    20181018_002515.jpg

Aqui podemos ver a caixa já inteira montada, com toda fiação, os falantes, tweeters e capacitores, e a fonte que ficou com espaço para ser guardada dentro da caixa, facilitando o transporte
    20181018_002613.jpg
    As próximas fotos já são da caixa pronta 20181018_002632.jpg 20181018_002703.jpg 20181018_002809.jpg 20181018_002842.jpg
    Depois de uns dias testando a caixa, percebi que ela vibrava muito, principalmente na parte traseira, era de se esperar, a caixa era pra guardar garrafa de vinho, e não ser caixa de som, então para testar e ver se melhoraria ou pioraria o som, decidi forrar com lã acrílica, então a versão final da caixa ficou assim, e continua cabendo a fonte dentro, assim como o cabo P2.
    Com a lã acrílica eu achei que o som ficou um pouco melhor, a caixa vibra um pouco menos.
    20181018_204631.jpg
    E por fim, eu testando a caixinha acompanhado de uma boa Eisenbahn 20181019_164615_HDR.jpg

O resultado final foi que ficou melhor do que eu esperava, a caixa não tem muitos graves, ela não desce muito, e nem teria como pelos falantes utilizados. Outro ponto negativo é a placa amplificadora, ela não tem muita potência, então se tentar aumentar muito o som ela acaba distorcendo o sinal. Mas no geral, em um volume bom, o som ficou gostoso de ouvir, sem distorções.

Ao todo pra montar eu gastei pouco menos de 85 reais, sendo:
    50,00 - par de falantes da Sony
    12,00 - par de tweeters
    4,00 - par de capacitores
    12,00 - placa PAM8610
    5,00 - plugues, led e botão

contando os falantes, tweeters, capacitores, placa, plugues, botão, led. Os fios eu já tinha em casa, e a fonte também. Se fosse comprar uma fonte, gastaria mais uns 20 reais.

Pelo custo dos componentes, e o resultado final, achei que valeu muito a pena, principalmente para ouvir música de forma descompromissada e pela portabilidade.

Já tenho os componentes pra minha mini book, falta só comprar o MDF e montar, quando sair eu trago aqui pra vocês.

Última edição: 17 Nov 2018
    • 6

Anúncio do HT Forum
  2. Jurubeba

Jurubeba Usuário

52 16 11

Desde 22 Mai 2009
    São Paulo
    Adorei a ideia de aproveitar a caixa de vinho! Legal disso tudo é que depois não para, sempre tem um "teste" para ver como fica o comportamento, seja caixas, amps e afins. Mandou bem!

3. Romulo Dakar

Romulo Dakar Usuário

Desde 13 Nov 2018
    São Paulo - SP
    @Jurubeba@Jurubeba, isso é verdade, eu mesmo já estou com mais 2 placas amplificadoras diferentes pra testar, e alguns falantes diferentes...

Estou com algumas ideias na cabeça, vamos ver o que sai.

4. Vinicius Lima

Vinicius Lima Muita fé em DEUS é pé na tábua

Desde 12 Mar 2003
    Santos/SP
    Muito legal. Como disse o colega, mandou bem. (y)

Grande e forte abraço.

5. lucianonm

lucianonm Usuário

3 0 2

Desde 19 Ago 2008
    Timóteo/MG/Brasil

Olá Amigo, onde vc comprou os alto falantes e tweeters?

6. Romulo Dakar

Romulo Dakar Usuário

Desde 13 Nov 2018
    São Paulo - SP
    Comprei em uma loja que chama Big Foot, fica na região da Santa Ifigênia aqui em SP, no site deles tem todos dados de contato: http://www.bigfoot.com.br/

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso