Anúncio do HT Forum

miniDSP 2x4 - review

Discussão em 'Acessórios, Ajustes & Tweaks' iniciada por iMilazzo, 12 Dez 2018.

1. iMilazzo

iMilazzo Lord

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil
    Olá estimados!

Venho trazer até vocês mais um review de mais item da coleção de equipamentos.
    Dessa vez é o miniDSP 2x4 da empresa homônima, ele é um processador de sinal digital de baixo custo (não achei tão baixo custo assim, rsss) feito para aplicações de áudio.

miniDSP 2x4

Ele possui 2 entradas e 4 saídas analógicas, uma entrada USB para conexão com computadores para fazer ajustes ou para conectar uma fonte de alimentação de 5V para que funcione independente do computador.

Ele funciona com o download de plug-ins que habilitam várias funcionalidades no aparelho. Quando se compra esse dispositivo você já ganha 1 aplicativo que para os meus propósitos já foi mais do que suficiente.

Meu plug-in (2way Crossover ADV 2.1) habilitou:

• Ajuste de ganho de entrada com ajuste de delay
    • 2x Equalizadores paramétrico de 6 bandas (um para cada canal de entrada)
    • 2x Crossover de 2 vias (um crossover para cada canal)
    • 4x Equalizadores paramétricos de 6 bandas (um para cada canal de saída)
    • 4x Ajuste de ganho de saída (uma para cada canal de saída)

Comprei esse dispositivo para fazer ajustes finos na equalização do meu subwoofer pois mesmo o Audyssey não consegue corrigir as estacionárias da minha sala (que não é tratada) e o EQ paramétrico dele era o que eu precisava.

Praticamente todos os dispositivos da miniDSP permitem interação com o REW EQ que ajuda bastante na hora dos ajustes. Eu também já havia comprado o microphone UMIK-1 deles que é um microphone USB para calibragem. Esses microphones não são de fato calibrados, mas ele possuem um arquivo com a curva deles (invertida claro) que somados ao software produzem um microphone calibrado.

Bem, eu liguei ele entre a saída do sub e o subwoofer propriamente dito.
    Cabos ligados, inclusive o USB no computador, softwares baixados, comecei a regulagem, passei o analisador do REW que mostrou minha curva que bate com cálculos dos "modos" da minha sala, as estacionárias (a pior delas em exatos 33,6 Hz) foram devidamente detectadas então comecei a regulagem. O equalizador paramétrico no miniDSP permite controlar a frequência (incrementos de 1 Hz) , o fator Q e o ganho que vai de -16dB à +16dB mas é possível fazer ajustes mais detalhados usando um formato que não conheço muito bem chamado "biquad", Com a ajuda de uma planilha excel fornecida por eles você pode colocar frequências com decimais e efetuar ajustes bem mais precisos.

Foram 2 dias regulando, des-regulando, refazendo ajustes, testando até chegar numa curva de +/-6dB de variação de 20 Hz à 100 Hz (estou cortando meu sub em 80Hz).

Ganhei um novo subwoofer.

O resultado foi impressionante, parece que som ficou mais "afinado", melhorou o impacto dos graves, aumentou a resposta de frequência pois eu tinha uma queda grande nos graves menores que 30 Hz e aquela onda estacionária de 33,6 Hz chegava a ser 15dB maior que todo o resto.

Na música ficou ótimo apesar de eu não usar o sub pra música agora deu até vontade de deixá-lo ligado sempre. Nos filmes parece que tenho um subwoofer THX na sala, graves bem mais poderosos e o ganho nas frequências mais baixar tornou os efeitos bem mais realistas.

Fiz até uma playlist de músicas com graves bem musicais e difíceis de tocar e uma playlist de filmes com cenas ótimas para testar o "novo" sistema. Vou postá-los depois mas já fica a dica do filme Matrix Revolution quando Neo chega a cidade das máquinas onde os graves impressionam bastante, Cloverfield quando o petroleiro explode, quando estão atravessando a ponte do Brooklin, a inicio do filme Maze Runner (primeiro filme), etc.

À noite posto algumas fotos de todo o processo.

Abraços
    Ivan

Última edição: 12 Dez 2018
    • 2
  2. iMilazzo

iMilazzo Lord

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil
    Como os graves eram minha preocupação acabei ouvindo bastante R&B e eletrônicos.
    Relação das músicas que usei nos testes:

• Erikah Badu - Next lifetime: Essa música tem graves que até fone de ouvidos tem dificuldade, é um grave bem baixo em frequência e bem difícil de ser percebido, precisa de silêncio e de um som bem refinado e agora meu sub está "bem refinado" e essa nota, ou som parece até um reverb no grave ficou perceptível. Erikah Badu possui várias músicas e álbuns excelentes para gosta de graves e R&B de bom gosto.
    • Dead Can Dance - Yulunga: Me lembro de ter ouvido essa música nas B&W Nautilus e a "experiência" que eu tive virou "referência" rsss e com a nova regulagem os graves dessa música ficaram mais projetados sem ficarem desequilibrados.
    • Everything But the Girl - Single (Photek Remix): Essa música possui várias graves de bateria eletrônica que variam de nota (e portanto de frequência) os quais podem ficar bastante coloridos se o sistema não estiver flat. Ganhei mais um ponto porque essa música está tocando sem colorações mesmo nas notas mais baixas que agora ficam muito muito equilibradas.
    • London Grammar - Hey Now: Essa música, linda por sinal, tem graves mais projetados e bem naquela região dos trinta e poucos hertz me faziam ficar mexendo no volume pra não estremecer a casa toda e agora o conjunto todo ficou bem melhor, graves fortes, presentes e "normalilzados".
    • Maxwell - I'm You: You Are Me ....(muito grande o nome): Essa música faz parte do primeiro álbum do Maxwell que pra mim é antológico, essa música possui aqueles "sub,sub" graves difíceis de perceber fora que o baixo e a bateria são projetos na região dos 80-120 Hz e o sistema não estiver bem calibrado acabam ficando projetados demais.
    • Jill Scott - Gettin' In the Way: Outro álbum antológico no R&B e essa música tem graves/notas bem difíceis de reproduzir e ouvir, um dos melhores exemplos de graves maravilhos, rsssss.
    Abraços
    Ivan

3. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Que bacana.
    Eu tenho o 2x4HD e o UMIK-1 também.
    Equipamento formidável.

4. iMilazzo

iMilazzo Lord

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil
    Sim, sim, assim como o Darbee, o miniDSP virou item obrigatório na coleção de equipamentos.
    Pensei muito em pegar o nanoAVR DL pra usar com o DiracLive mas sairia mais caro.

Pior foi a Fedex que me taxou e o entregador ainda perguntou se era "pra vender" que eu tinha comprado. Acho que a Fedex vê que o produto é eletrônico e já acha que é pra comercializar.

Abraços
    Ivan

• 1
  5. Daniel TN

Daniel TN Usuário

Desde 11 Fev 2005
    Sao Paulo/SP
    Muito bom seu review Ivan!

Também tenho um MiniDSP, mas ainda não pus ele para funcionar.

Uma pergunta :Vc recalibrou depois o seu sistema com o Audyssey?

É que no site do Audyssey, eles dizem para calibrar primeiro o subwoofer,se este possuir
    equalizador e depois rodar o Audyssey.

Mas também não acho que deve ser a melhor opção
    ,principalmente já que vc mencionou que o Audyssey não consegue corrigir direito.

Abraço.

6. iMilazzo

iMilazzo Lord

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil
    Obrigado Daniel!!!

Não sabia disso, eu calibrei o subwoofer depois do Audyssey. Será que muda muito?

Obrigado
    Ivan

7. Caro @iMilazzo@iMilazzo

Você chegou a comparar os plugins 2x4 Advanced com o 2way Advanced 2.1? Me pareceu que o 2x4 Advanced tem uma melhor integração com o REW.

Importante considerar que a idéia e usar somente para ajuste do subwoofer, como foi no seu caso.

Grato.

Que JESUS o abençoe

Marcos

• 1
  8. iMilazzo

iMilazzo Lord

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil
    Caro @Marcos_Tavares@Marcos_Tavares eu não lembro mais quais o plugins que eu baixei, mas eu baixei vários e o melhor que é o vem com ele, digo, o default mesmo.
    De fato não consegui uma boa integração com o REW pois o auto-calibration não deu os resultados que eu esperava, tive que fazer tudo na mão.
    E sim, somente subwoofer, meu receiver além de já possuir o Audyssey ainda ele tem um função praticamente exclusiva em receivers, um crossover ativo que me permite fazer ajustes impressionantes no sistema.

Obrigado
    Ivan

• 1
  9. Caro Ivan,

Grato pela resposta e dicas.

Em breve, devo começar a brincadeira de integrar o sub em uma configuração 2.1. Vamos ver como fica. A expectativa é boa.

Que JESUS o abençoe

Marcos

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso