Anúncio do HT Forum

Mito ou verdade sobre queima de amplificador?

Discussão em 'Amplificadores, Prés e Integrados' iniciada por Gabarreto, 23 Ago 2009.

1. Gabarreto

Gabarreto Usuário

Desde 28 Nov 2003
    fortaleza/ceara/brasil
    Anúncio do HT Forum
    Olá pessoal. Estava conversando com um amigo sobre amplificadores e ele me afirmou que ligar um amplificador sem caixas de som nos seus terminais é possível que ocorra a queima dos transistores de saída do mesmo, pois o apmlificador fica sem referência de impedância, etc, etc...

Esta informação é verdadeira?

Obrigado

Gustavo

Anúncio do HT Forum
  2. Helio.

Helio. Refinando...

Desde 2 Nov 2006
    SP/SP/BR
    Nunca soube disso. Sem caixas ligadas, a impedância tende ao infinito (y)

3. Gabarreto

Gabarreto Usuário

Desde 28 Nov 2003
    fortaleza/ceara/brasil

Foi exatamente este o argumento que ele usou.
    Como tende ao infinito o aplificador tende a ficar "sem referencia".

Fiquei realmente sem entender...Se baixarmos a impedancia queima. Se tende ao infinito não deveria queimar...

4. Renato Gomes

Renato Gomes Arquiteto e Urbanista

6.036 2.919 926

Desde 18 Mar 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Exatamente isso gente, mas na verdade não tende ao infinito, e sim a 0 (zero)... Sem caixas ou outro elemento que aumente a resistência, a impedância fica baixa demais e o amplificador não consegue suportar e pode acabar fritando, caso seja muito exigido e não tenha circuito de proteção para isso. Na maioria dos casos em que pude presenciar, o amplificador desliga automaticamente ao perceber uma impedância abaixo do suportado, a fim de se preservar.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço. (y)

5. ofumeta

ofumeta Usuário

Desde 26 Jun 2008
    Rio/RJ/Brasil
    Renato, sem carga, a impedância tende a infinita e não a zero. Zero é se você colcocar em curto a saída.

Amplificador TRANSISTORIZADO sem carga (= caixas desligadas) não queima. Pelo menos nunca vi isto.

Eu acho que até sei de onde veio esta lenda... É que amplificadores VALVULADOS e que tem transformador de sáida (99% deles tem) estes sim, se você ligar eles sem as caixas e abrir o volume, podem queimar, porque o transformador de saída 'centelha' e acaba entrando em curto e aí vai pro brejo. Não é lenda, é experiência própria...:concordo:

6. JardelSky

JardelSky Dont´t worry, be metal\,,/

Desde 19 Nov 2007
    Fortaleza - Ce - Brasil
    Só tem um jeito de saber a "verdadeira verdade" TESTANDO...ehehhe quem se habilita??? :D

7. Dinho

Dinho Usuário

Desde 1 Out 2005
    Belo Horizonte
    Carlos, (y)

Aparentemente isto não vale para QUALQUER power valvulado...

Retirado do manual do meu power:

"Another technical feature of your new CAD-300SE Signature is amplifier stability. The 300-SE Signature may be operated with no load (without speaker) without damage to the amplifier, output transformer or tubes."

Abraços.

Jardel, (y)

Não teria coragem...mas, segundo o manual do meu power, poderia até tentar... :D

Abraços.

8. HelioM

HelioM What... me worry?

Desde 25 Jul 2005
    Rio de Janeiro - RJ
    Na duvida, não é melhor sempre ligar o amplificador com caixas conectadas???? :D

9. vintagero

vintagero Usuário

Desde 12 Mai 2008
    Brasil
    Amplificador transistorizado não queima sem as caixas. É até melhor para ele :D.

Vários testes, medições e ajustes em amplificadores a transistor é feito com ele sem carga e sem sinal, e muitas vezes tem que ficar um tempão ligado. Para ajustar a corrente de repouso tem que deixar ele ligado por alguns minutos e depois ajsutar, tudo isso sem carga.

Eu já fiz o teste com um amplificador, deixei sem carga e abri o volume o máximo, e com musica na entrada. O resultado foi que de algum lugar veio um som bem baixo, era de umas bobinas que ficam na saida dos emisores dos transistores. Ao amplificador não acontece nada.

Quanto aos valvulados não sei, pois nunca tive deles e não entendo muito sobre valvulas.

(y)

• 1
  10. ofumeta

ofumeta Usuário

Desde 26 Jun 2008
    Rio/RJ/Brasil
    Como disse Jardel, podem queimar, não é garantido que todos queimem, para a sorte dos que gostam de válvulas.

Note também que além de ligar sem carga, tem que abrir o volume, o que provoca centelhamento no tranformador de saída, queima do isolamento e finalmente curto. Se o transformador tiver um bom isolamento, ou o equipamento tiver proteção contra cargas muito altas ou muito baixas, não deve dar problema.

De qualquer modo, é uma coisa que eu acho que não vale a pena arriscar, porque não é um problema que vai ocorrer instantâneamente, vai precisar de algum tempinho para queimar. Quando eu queimei um, ficou uns 3 minutos ligado sem carga, quando foi religada a caixa, já era.

Note que o fato não é raro, tanto é que colocaram no manual como uma 'feature' o fato dele não queimar sem carga.

11. JIG

JIG Viajando na maionese...

Desde 11 Jul 2006
    Porto Alegre City
    Sobre amplificadores transistorizados....

Sem carga, só queima se colocar a saída em curto. Se a saída estiver em aberto não queima porque........:

Os transistores de saida queimam por excesso de corrente (sobreaquecimento), portanto, se a saída estiver em aberto só tem tensão, mas não tem corrente. Se a corrente é zero não há dissipação de calor (potência) sobre os transistores de saida (lembram? P=V x I). (y)

Conclusão: Sem dissipação, não há aquecimento, sem aquecimento é como se os transistores estivessem guardados na gaveta.:lol:

Abraço,

João

12. Dilbert

Dilbert Usuário

Desde 10 Mai 2005
    São Paulo
    só uma dúvida?

pra q ligar o amp sem caixas? :aff:

13. sepacheco

sepacheco Usuário

Desde 3 Abr 2006
    Curitiba - PR
    Se você compra um integrado de 7 canais e só tem dinheiro pra comprar as frontais... fica tudo na caixa pra ouvir só quando comprar tudo ?

( ) SIM ( ) NÃO

Você compra um radio pro carro que tem dois canais dianteiros e dois Trasiros, mas seu carro é uma pickup strada que só tem dois canais dianteiros. Pode ouvir com os canais traseiros desconectados ?

( ) SIM ( ) NÃO

eu mesmo tenho um receiver 5.1 que só uso as frontais nele.

[]

Sandro

14. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Para ver o VU trabalhando.. :) :D (y)

Abração,

Renato

15. ofumeta

ofumeta Usuário

Desde 26 Jun 2008
    Rio/RJ/Brasil

Quando um bêbado tropeça no fio da caixa...

Quando tua faxineira arrasta a caixa, desconecta o fio e vc não ve...

Etc...

16. Aldevio Leão

Aldevio Leão Tá Stressado? Vá pescar!

Desde 4 Abr 2005
    Rio de Janeiro
    Transistor não queima nem torra,

Só não fala. :D

17. inout

inout Usuário

1 0 0

Desde 20 Ago 2009
    Jlle/SC
    Bem, a primeira é: se eu tenho um amplificador de 40W RMS e 8 Ohms e eu quizer botar caixas de 150W e 8 OHMS vai gerar algum problema ???

a segunda é o inverso: se eu tenho um Receiver de 130W RMS e 8 Ohms e eu ligar caixas de 100W RMS pode qeimar as caixas ???

18. Helio.

Helio. Refinando...

Desde 2 Nov 2006
    SP/SP/BR
    Zero é ligação em curto. Sem nada ligado, a impedância e a resistividade tendem ao infinito.

Impedância é igual a Resistividade mais Reatância. COmo reatãncia é um componente complexo, no mundo dos números reais podemos aproximar que impedância é igual a resistividade. (y)

19. Dilbert

Dilbert Usuário

Desde 10 Mai 2005
    São Paulo
    não vejo motivo para maiores preocupações como a sua... (y)

20. jamess

jamess Usuário

Desde 10 Ago 2009
    são paulo
    acho meio dificil de acontecer pelo fato q a impedancia seria infinita.. tanto o amplificardor q funciona a 12v quanto os domenticos..

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso