Mitos sobre validade de pneus

Discussão em 'Mecânica, Manutenção e Acessórios' iniciada por Skyzytuz, 12 Ago 2017.

1. Skyzytuz

Skyzytuz Usuário Muito Ativo

8.653 3.941 113

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    Há um hoax bem velho rolando na internet (e o próprio desmentido é bem velho), mas como toda hora eu vejo isso ressurgindo, vale o lembrete (também já velho) de um fabricante de pneus.

O mito insistia que pneus tinham 5 anos de prazo de validade e depois disso tinham que ser descartados, o que é falso: Os pneus tem 5 anos de garantia e não possuem prazo de validade. A validade depende de vários fatores, incluindo tipo de uso, clima, exposição a agentes degradantes e etc, e é impossível determinar uma validade. O bom senso diz que devemos evitar usar pneus com mais de 10 anos, mas isso não é uma determinação científica, se os pneus estiverem armazenados apropriadamente e visualmente a borracha não parecer ressecada ou rachada, ainda estão em boas condições.

Outro mito é sobre as listas coloridas indicarem pneus defeituosos, o que é falso.

http://www.bridgestone.com.br/notíc...ões-falsas-sobre-pneus-veiculadas-na-internet

BRIDGESTONE ESCLARECE INFORMAÇÕES FALSAS SOBRE PNEUS VEICULADAS NA INTERNET
    Segunda-Feira, 22/06/2009

A Bridgestone informa que há informações falsas sendo veiculadas na internet, via e-mail, de autoria desconhecida, sob o título “Você sabe escolher seu pneu?”. A fim de contribuir para que os motoristas tenham informações corretas sobre especificações técnicas de um pneu e, sobretudo, sobre a garantia do produto, a Bridgestone esclarece:

1. Data de Validade e de fabricação de um pneu

Os pneus não têm data de validade estampado na lateral e não têm um prazo limite de uso. São garantidos por 5 anos da data da compra no caso de se ter a comprovação da data de compra (nota fiscal), ou 5 anos da data de fabricação na falta deste.

Os pneus no mundo inteiro são tecnicamente normatizados por entidades idôneas, como por exemplo a TRA – Tire and Rim Association. O número de série DOT estampado na lateral possui o indicativo da semana de produção e o ano nos seus últimos quatro dígitos. Como exemplo: 1307 indica que o pneu foi produzido na 13ª semana de 2007 e não como tendo validade de 13 meses após 2007 como afirma o texto.

2. Listras na Banda de Rodagem

As listras que aparecem na banda de rodagem dos pneus são para identificação interna dos pneus no processo de produção. Assim, os pneus recebem uma, duas ou mais listras de cores diferentes para facilitar a estocagem e manuseio em armazéns. A afirmação de que tais listras identificam pneus defeituosos, portanto, não tem fundamento.

3. Pneus Carrefour

Os pneus da marca Carrefour são fabricados pela Bridgestone, na fábrica de Santo André (SP), e possuem a mesma garantia de fábrica.

2. ANTUNES CARLOS

ANTUNES CARLOS Usuário Muito Ativo

Desde 11 Mar 2006
    MINAS GERAIS
    Em 1.998, eu trouxe um Dodge Dart, que estava parado desde 1.980, em Uberaba. Como eu nem sabia desse negócio de validade de penus, vim numa boa, em uma média de 120 km/h.

3. Skyzytuz

Skyzytuz Usuário Muito Ativo

8.653 3.941 113

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    Agora, tomem cuidado na hora de comprar um pneu, especialmente se for em promoção, pois podem te empurrar um pneu já velho de má fé.

Eu por exemplo, há duas semanas, fui trocar 2 pneus do meu Civic 1993, que atualmente anda apenas uns 3 mil kms por ano e os pneus acabam sendo trocados por tempo, e não por desgaste, pois costumam durar uns 40/50 mil kms neste carro, coisa que leva mais de 10 anos. Eu tinha um par de Cinturato P4 que comprei em 2007, estavam com uns 40 mil kms e ainda rodavam pelo menos mais uns 10 ou 15 mil, mas notei que na parte interna estava começando a aparecer um ressecamento e umas estrias. Na frente eu tenho dois Goodyear Sport comprados em 2010, com uns 30 mil kms mas nenhum sinal de ressecamento, então fui em uma loja especializada em pneus aqui de SP para trocar os P4 apenas, e era uma loja bem grande e muito bem equipada.

Pois bem, me disseram que tinha uma promoção de Brigestone Potenza e o preço de fato estava bom, especialmente sendo um pneu treadwear 400. Comprei e foi feito alinhamento, balanceamento, troca de bicos, como de praxe. Uns 2 dias depois, notei que um dos pneus estava com um brilho meio estranho, parecia que tinha farinha branca na roda, achei que podia ser sujeira mas não saía lavando. E quando eu olho na especificação DOT, estava escrito 2809, o que significa que foi fabricado na vigésima oitava semana de 2009!!!!! Me venderam um pneu de 8 anos atrás!!!

Voltei na loja puto e mandei trocar o pneu na hora. Me ofereceram um par de Brigestone fabricados em 2017 mas um pouco inferiores, com tradewear 200. Reclamei mas disseram que só tinha esse na minha medida. Como o preço estava o mesmo de qq outro pneu de boa marca com o mesmo tradewear (ou seja, se ele me devolvesse o dinheiro ou só poderia mesmo comprar outro tradewear 200), encerrei a questão. Me pediram mil desculpas e etc, mas independente de ser má fé ou não (e acho que foi, como é que uma loja tão grande não sabe a data de fabricação do que vende? Como não sabe que tem um pneu 8 anos no estoque), isso é uma coisa que não deveria ocorrer.

Se eu não notasse, já sairia com um pneu ano 2009 e que, teoricamente, já estaria muito longe do tempo de garantia de 5 anos (embora o dono me garantisse que a garantia iniciava na data da compra, não faz sentido algum vc pagar o preço de um pneu NOVO mas fabricado há 8 anos atrás.) e um dos pneus já estava com aquela "farinha branca" indicando ressecamento. E como meu carro anda muito pouco, eles só seriam trocados daqui a uns 10 anos ou mais, quando o pneu já estaria com 18 anos!

Portanto, confiram com muito cuidado isso.

4. icefly

icefly Usuário Muito Ativo

Desde 22 Ago 2009
    São Luís
    Sacanagem vender pneu velho.

Já tive estouro de pneu quando rodava no Kadett do meu pai, que eventualmente roda, sai da garagem muito pouco, tipo 1x a cada 3 meses; os pneus deviam ter muito mais que 5 anos, tinha muita borracha ainda, praticamente novos, e olha o resultado

Colocou-se o estepe pra rodar e alguns meses depois estourou mais um, e não teve jeito: foram pro lixo os que sobraram.

Skyzytuz agradeceu.