MODEL 246 / TUNER MODEL9 OU RECEIVER POLIVOX PR2200

Discussão em 'Vintage' iniciada por adeljust, 17 Jul 2018.

1. adeljust

adeljust Usuário

Desde 26 Jun 2006
    goiania/go/brasil
    Boa tarde amigos.

Alguém já fez comparações?

Qual configuração seria melhor para um set vintage com TD?

Abraço

Adelcivon

2. maxweb

maxweb Usuário

Desde 13 Mai 2010
    Cuiaba/MT/Brasil
    Meu voto vai para o amplificador gradiente model 246, ótimo equipamento, sem contar que amplificador consegue te dar mais definições em matéria de som.

3. Pogner

Pogner Usuário

353 114 88

Desde 28 Out 2006
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Sem nenhuma sombra de dúvida,M-246 + T-9,pois um amplificador com tuner tem muito mais definição e qualidade do que um receiver, a não ser em casos extremos, como por exemplo um receiver Sansui ou Marantz topo de linha.

4. Rubem Melo

Rubem Melo Usuário

Desde 7 Jul 2010
    Recife-PE, Brazil
    Conheço ambos os aparelhos. E acho que é uma briga de difícil decisão. O meu recado a seguir é uma mesclada básica do meu conhecimento técnico sobre esses aparelhos...

Eu possuo um Model 246 modado por mim mesmo (reprojetei o pré e refiz as placas. Depois farei um post dando mais detalhes). Ainda está em fase de testes...

Em geral, ambos são muito bons na minha opinião. Esses aparelhos conseguem reproduzir graves muito bem e com muita facilidade. O circuito amplificador de ambos estão na mesma faixa de potência (50/60W RMS @ 8 ohms por canal). Porém o Model 246 com o Super A ativado aquece mais, mas acho ele um pouco mais refinado que o Polyvox.

Ambos os aparelhos são robustos, porém, acho que a Gradiente pecou mais na qualidade das placas de circuito impresso. São extremamente horríveis para manutenção. Ambos tem placas de fenolite, mas o da Gradiente é um fenolite de pior qualidade. Mas a placa do amplificador pelo menos (PCI-230) é possível encontrar réplicas a venda e qualidade superior a original (placas feita em fibra de vidro) no Mercado Livre. Se usar componentes de boa procedência e se tiver bem ajustado, não é um aparelho que traz dor de cabeça.

Seja lá qual for escolher... Mas por ambos ter mais de 30 anos de idade, recomendo fielmente a substituição dos capacitores eletrolíticos. Pois o eletrólito resseca com o tempo. E se escolher o Polyvox, recomendo arrancar fora aqueles malditos diodos da fonte Semikron. Eles não prestam!

O pré amplificador de ambos são semelhantes em termos de circuito, mas apesar de gostar de ambos os aparelhos, o pré amplificador deixam muito a desejar. E por coincidência, ambos permitem "desacoplar" o amplificador interno do pré. Isso permite ligar o amp interno a um pré externo ou usar o pré interno para controlar outros amplificadores.

Seria bom se pudesse ouvir, pois a "assinatura sonica" de ambos são proximas, porem, acho o 246 um pouco mais agressivo. Eu o recomendo para quem gosta de um som "mais pesado". Mesmo baixinho, quase cochichando, vc sente o "punch"... hehehe...

Quanto o sintonizador, se for comparar o sintonizador interno do Polyvox e o Model 9.... tb são semelhantes. Usam os mesmos circuitos integrados para o decodificador FI do FM e o decodificador do estéreo do FM. A mudança está no decodificador do AM do Polyvox que é transistorizado. E as referencias dos cis que a Polyvox usa são estranhos. Mas são basicamente o mesmo projeto.

O pré RIAA (que é usado para o toca-discos), possuem circuitos parecidos também. Mas na minha opinião, o do Gradiente é superior que o do Polyvox.

(...)

Não vou votar pra vc escolher qual deverá ficar. Em geral gosto de ambos. Tenho o Model 246 pois eu gosto da sonoridade agressiva dele. Mas tive que modificá-lo quase que completamente o pré pra deixar como eu gostaria. E ele tem potencial pra ser muitíssimo melhor que o original...

Eu recomendo, se puder, é testar os aparelhos no seu set.

• 1
  5. adeljust

adeljust Usuário

Desde 26 Jun 2006
    goiania/go/brasil
    Obrigado pelas respostas.
    Rubem, quanto à deficiência do pré, usando o equalizador ES10, melhora ou não tem nada a ver?
    Quanto a ouvir antes de comprar, tá praticamente impossível.
    E quanto a valer a pena em relação a receivers tipo Yamaha 995 ou Harman HK3490 ou mesmo um integrado novo de entrada...

Última edição: 18 Jul 2018
  6. Legiao-RJ

Legiao-RJ Usuário

49 19 5

Desde 17 Abr 2017
    Nova Iguaçu - RJ
    Tenho um Polyvox PR 2200-S que terminei de fazer uma faxina geral nele nesse fim de semana,troquei todos os capacitores eletrolíticos e dei uma regulagem no sistema de FM,por mais calibrado que consegui e com filtros ativados ainda achei a sintonia bem inferior ao Gradiente 900 que também tenho e que a sintonia FM é espetacular (gosto muito de ouvir FM).
    Sobre o pré de phono,também não achei lá essas maravilhas não,inclusive também fiz o recap dessa placa separado,mesmo assim é infinitamente superior ao meu Marantz 2226B.
    Meu pré de Phono definitivo por enquanto é o Sansui RZ 7700AV,esse tem qualidade maravilhosa no pré de phono,mas deixa muito a desejar na parte da FM que apesar de ter muita qualidade tem o som extremamente baixo comparado com as outras entradas.

7. atletaamador

atletaamador Usuário

Desde 27 Jan 2010
    São Paulo
    @Legiao-RJ@Legiao-RJ

"Sobre o pré de phono,também não achei lá essas maravilhas não,inclusive também fiz o recap dessa placa separado,mesmo assim é infinitamente superior ao meu Marantz 2226B."

Sempre achei que os Marantz 22XXB fossem superiores.

8. Legiao-RJ

Legiao-RJ Usuário

49 19 5

Desde 17 Abr 2017
    Nova Iguaçu - RJ
    Pelo ao menos nesse modelo 2226B achei fraquíssimo a qualidade do pré de Phono.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso