Anúncio do HT Forum

Módulo amplificador para som interno

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por luuuuucas, 2 Out 2018.

1. luuuuucas

luuuuucas Usuário

Desde 5 Jun 2010
    Curitiba
    Olá amigos,
    Gostaria de saber qual a recomendação de módulo (ou módulos) amplificador para estes equipamentos:

Media receiver:
    Modelo: Pioneer MVH-298BT
    Potência: 4 x 23w @ 4ohms

Falantes:
    Modelo: Kit 2 vias Pioneer CS T170BR (6")
    Potência: 2 x 60w @ 4ohms

Modelo: Pioneer TS 6990BR (6"x9")
    Potência: 2 x 150w @4 omhs

Minha ideia é utilizar a fiação original do veículo, ou seja, nada de RCA.
    O veículo em que será instalado é um gol G3, e pretendo deixar o módulo no painel do carro, logo acima do porta-luvas. Aproveitando assim o espaço ali existente e a fiação próxima ao rádio.

A princípio pensei em um módulo falcon HS-800DX, porém este oference 70w por canal. Seria muito para os kit 2 vias e pouco para os 6x9? Que outras opções seriam válidas?

2. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Vou dividir os comentários em 02 etapas:

A - Em relação ao que está escrito:

Não usar amplificador que necessite de RCA (mosfet), é abrir mão de maior qualidade.

1 - Rádio ou amplificador indicado para o kit não é muito. Pelo contrário. Vai faltar potência

2 - Se não dá para o kit, muito menos será suficiente para os 6x9"

B - O que seria o mais recomendado:

Embora não seja correto interferir nas escolhas das pessoas, citarei o que eu acho que traria melhores resultados

1 - 6x9" tem rendimento bem superior ao kit e nesse caso, irá abafar um alto-falante que promove muito mais qualidade, destacando um som vindo de trás para frente. Acaba o efeito palco

2 - Pelo fato de ter 6x9" e não sub, você não terá a faixa de grave reproduzida. Fazer com que 6x9" reproduza grave e não é papel deste.

Após as considerações, aguardarei as respostas para fechar o raciocínio.

3. luuuuucas

luuuuucas Usuário

Desde 5 Jun 2010
    Curitiba
    Por que o modulo HS-800DX não é suficiente nem para o kit? Na especificação dele diz "Pot.Max @13,8 VDC-4 Ohm 4 x 70 WRMS (estéreo)", não seria o suficiente para os 60 wrms do kit? Qual seria indicado então? e para os 6x9?

Quanto ao ponto B, esses são os equipamentos que tenho no momento. Já estão me atendendo muito bem, mas como falam que um módulo faz toda a diferença gostaria de investir apenas no módulo por enquanto. Um sistema de som mais bem equilibrado e potente eu pretendo apenas a partir de abril de 2019, assim que trocar de carro.

4. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Essa ideia aí de deixar em cima do painel, não é indicada porque:
    1 - Fica exposto ao calor
    2 - Fica visível para alguém de fora ver
    3 - Energia passando próximo aí, mesmo 12V não é legal, pois está muito mais suscetível a alguém esbarrar lá e desligar fiação, etc.

A - Já vi no próprio porta-luvas, mas não recomendo por causa da falta de ventilação
    B - Já vi debaixo do tapete do passageiro e não recomendo pelo mesmo motivo citado no caso "A"
    C - Já vi debaixo banco do motorista e não recomendo pois quem sentar nos bancos traseiros levam os pés facilmente.

Quanto ao amplificador, acho que terei de explicar a minha opinião através de números.

500 W RMS Total

04 canais:
    4 x 125 WRMS@ 2 Ohm (estéreo)

03 canais:
    2 x 125 WRMS @ 2 Ohm (estéreo)
    1 x 250 WRMS @2 Ohm Full Range

02 canais:
    2 x 250 WRMS bridge @ 2 Ohm

Gain Control Front | Rear
    Entradas RCA
    Entradas FIO (Acionamento Automático)

Fonte: http://falcon.com.br/?portfolio=hs-800-dx

Kit:
    Como o fabricante afirma que o amplificador dispõe 2 x 125w a 2 ohms, a 4 ohms, que a impedância seria em torno de 62,5w para um conjunto Mid + Tw.

6x9":
    01 par 6x9", seria ligada em paralelo, a uma ligação brigde. Se o valor que o fabricante afirma que o amplificador dispõe 1 x 250w a 2 ohms, com a ligação em paralelo dos alto-falantes, cada um receberá 125w, portanto menor do que a potência que o alto-falante suporta.

Considerando-se que esse frabricantes está no rol dos que não cumpre o que promete, fica a seu cargo optar por ele ou não.

Eu continuo dizendo que não.

5. luuuuucas

luuuuucas Usuário

Desde 5 Jun 2010
    Curitiba
    ok,
    Mas qual amplificador (ou quais, pode ser 2 dependendo dos valores) devo colocar para satisfazer a potência nos falantes?

6. claudiwave

claudiwave Usuário

Desde 29 Mar 2010
    barueri
    Dê uma olhada nos SD 800.4 Evo...

7. luuuuucas

luuuuucas Usuário

Desde 5 Jun 2010
    Curitiba
    Obrigado, claudiwave
    Mas no caso, não estaria mandando muita potência para o kit? Não corre o risco de queimar?

8. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    O 800.4 já é algo a ser considerado, pois o outro lá não indico. só não quis falar porque não gosto de interferir nas escolhas. No máximo só faço esclarecer.

Quanto à pergunta, não sou o colega citado, mas o que nós temos é, caso opte pelo 800.4:
    4 x 200w a 2 ohms
    4 x 100w a 4 ohms

No caso do kit, cada par Mid + Tw irá receber cerca de 100w.

Se fizer o corte HPF em 80 Hz e deixa o ganho ajustado, sem ficar no máximo vai dar tranquilo, caso contrário corre riscos.

Para os 6x9", vai ter de ligar os falantes em série, porque senão, cada um receberá 100w, o que é pouco para eles.

Use uma ligação em brigde, pois está fornecerá 400w a 4 ohms. Ligando os 6x9" nessa ligação, cada um receberá cerca de 200w RMS, também fazendo o mesmo corte, ou seja, HPF em 80 Hz, para resguardar os falantes e mesmo porque não foi feito para grave..

Pelo o que você vê, não vai ter grave.

9. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    O 800.4 já é algo a ser considerado, pois o outro lá não indico. só não quis falar porque não gosto de interferir nas escolhas. No máximo só faço esclarecer.

Quanto à pergunta, não sou o colega citado, mas o que nós temos é, caso opte pelo 800.4:
    4 x 200w a 2 ohms
    4 x 100w a 4 ohms

No caso do kit, cada par Mid + Tw irá receber cerca de 100w.

Se fizer o corte HPF em 80 Hz e deixar o ganho ajustado, sem ficar no máximo vai dar tranquilo, caso contrário corre riscos.

Para os 6x9", vai ter de ligar os falantes em série, porque senão, cada um receberá 100w, o que é pouco para eles.

Use uma ligação em brigde, pois está fornecerá 400w a 4 ohms. Ligando os 6x9" nessa ligação, cada um receberá cerca de 200w RMS, também fazendo o mesmo corte, ou seja, HPF em 80 Hz, para resguardar os falantes e mesmo porque não foi feito para grave..

Pelo o que você vê, não vai ter grave.

10. luuuuucas

luuuuucas Usuário

Desde 5 Jun 2010
    Curitiba
    Qual é a necessidade de jogar uma potência mais alta no falante sabendo que ele pode queimar? Não seria mais interessante utilizar um módulo "mais fraco"?
    Atualmente ligado direto no rádio já me satisfaz o som, apenas quando passo do volume 30 que começa a dar distorção nos agudos quando tem grave (vai até o 50 se não me engano). Mesmo assim não costumo ficar ouvindo tão alto assim o som.

11. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    A necessidade é que no aumento de volume, o ponto de distorção é muito mais alto e é justamente a distorção que causa maiores danos, se você não sabe.

Um comparativo hipotético para exemplificar e não fica muito longe da realidade, para alguns player: um rádio que fornece 10w com sinal distorcido(onda quadrada) ou um amplificador que fornece 40w com ganho alto, para alto-falantes de 70w são imensamente mais danosos, do que amplificador que fornece 100w com sinal limpo, que não causam danos.

Com amplificação maior, quando antes eu percebia indícios de distorção no volume 20, nessa nova, não percebo. O som fica bem mais limpo e vai me atender muito mais satisfatoriamente, mas você não vai poder comprar amplificadores cada vez mais potentes, mantendo os mesmos alto-falantes, pois estes tem limitação, ou seja, a máxima potência suportada.

Se você puder gastar com outro amplificador tudo bem, mas digo eu não indicaria algo que fosse expor o falante a excesso de potência, portanto podendo causar danos e sim usar de forma controlada.

Não é excesso, o fato de você aplicar 100w num falante que suporta 70w.

Se não vai usar um volume grande não há problema. A questão toda são os ajustes realizados ou em outras palavras (gain) ganho do amplificador.

Última edição: 7 Out 2018
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso