Anúncio do HT Forum

Morel Tempo com distorção

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Guibre, 10 Jun 2018.

1. Guibre

Guibre Usuário

Desde 9 Jun 2018
    Rio de Janeiro
    Galera, boa noite!

Gostaria muito se pudessem me ajudar.

Depois de muito procurar e não encontrar, venho tirar essa dúvida com vocês.

Recentemente comprei um kit duas vias morel tempo 6". No entanto, venho notando que em algumas músicas os tweeters liberam uma leve distorção (parece um prato hi-hat aberto tocando), mais notável quando a voz está mais presente. Imaginei que poderiam estar estourados (n), no entanto em outras músicas a distorção não aparece. Isso se comparando todas no mesmo volume.

O set é composto por:
    - CM Clarion DD3016
    - Amp. TS400.4
    - Subwoofer
    - Cabos RCA Taramps

Sei que a central e o amplificador não são uns dos melhores para SQ e para casar com o kit, mas não tenho certeza que possa ser isso.

Estou estudando a compra de um SD800.4 EVO e a troca de cabos RCA, esperando que vá melhorar essa distorção.

PS.: Não me julguem pela qualidade dos equips. estou começando agora a migrar para SQ. rsrs

Obrigado a todos e conto com a ajuda de vocês!

2. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Não conheço o kit, mas antes vamos eliminar algumas situações que podem contribuir para isso:

1 - Como está o ganho do amplificador;
    2 - o oferecimento de carga
    3 - o estado da bateria, verificando a tensão dela

3. Guibre

Guibre Usuário

Desde 9 Jun 2018
    Rio de Janeiro
    Grande fcoelhogomes,

Pelo que pude notar, só você para ajudar e manter esse fórum!

1- Estava 3,5/4 quando comentei, ontem abaixei para 3/4 e deu uma melhorada, mas confesso que não sei se porque está menos perceptivo, como está "mais baixo".

2 - Amplificador ligado por cabos de 21 mm2, ja os paralelos dos falantes assumo que nao sei o diametro.

3 - Acabo de ver que está boa, de 14 para 16 volts.

Acha que pode ser o alcance de frequências do amplificador ou rca precarios?

Abraços!

Última edição: 11 Jun 2018
  4. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    1 - Está usando brigde do Ts?

2 - Está fazendo corte HP em 80 ou 100Hz?

Se a pergunta for sim, diminua ainda mais o ganho.

Se segunda resposta for não, trate de fazer esse corte antes de danificar o seu investimento

5. Guibre

Guibre Usuário

Desde 9 Jun 2018
    Rio de Janeiro
    1 - Na verdade não, uso os canais um e dois para o kit em stereo e 3 e 4 em bridge para o sub.

2 - Quanto ao corte, deixei em full, imaginei que não seria necessário fazer o corte na central, ou no amp. por já estar utilizando o xover do próprio kit...

6. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Só se for um Xover diferente que possua corte HP e LP para os mids e HP para o Tw, o que grande maioria não é.

Se não desse tipo, tem de fazer o corte. Se tem na central e ele é flexível, então faça nela, mas ainda assim terá de fazer, pois corre o risco de ter excesso de excursionamento e o risco de dano é bem grande.

Como não especificou o modelo e baseado no link abaixo, não há corte HP para o Mid, mas somente na transição entre Mid e Tw. Nesse caso, há necessidade.

https://www.morelhifi.com/product/tempo-2-way/

7. Guibre

Guibre Usuário

Desde 9 Jun 2018
    Rio de Janeiro
    Então, o Crossover do Morel tempo é para o Mid e Tweeter, até no manual mostra o gráfico de frequências, como demonstrado na imagem abaixo.
    upload_2018-6-12_23-2-48.png

Ao menos a imagem nos faz acreditar que o xover possui corte de HP e LP para o mid e HP para o tweeter.

Outro ponto, lembro que as distorções já apareciam quando utilizava o corte do player e do amp., ou cada um deles alternados, se não me falha a memória.

O que me levou a questionar a qualidade dos dois, que são os responsáveis por tocar o kit...

Abraços

8. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Cara, no link que eu passei tem um manual com uma imagem idêntica a essa. Baixei aqui, pois depois de um dia de trabalho, minha visão está cansada. O desenho leva a crer isso que você falou, mas não há corte HP no Mid, já que saí do 0. Se tivesse corte, teria uma linha depois do eixo e não é isso que acontece.

Outra coisa que reforça é que nas especificação fala somente num valor de 3.8KHz e esse valor é que faz a transição e no gráfico, claramente tem uma linha vertical próximo aos 4K.

9. Guibre

Guibre Usuário

Desde 9 Jun 2018
    Rio de Janeiro
    Vendo aqui faz sentido o que você disse, tem aquela perninha sobrando nos eixos. Mas será que é isso que causa o chiado? tenho muita a impressão que ele parte do tweeter...

Por via das dúvidas vou fazer o corte HP na Central, por volta de 200 Hz.

Quanto ao set, alguma sugestão sobre a troca de amp.?
    Inicialmente pensei na SD800.4 evo, mas pesquisando comecei a pensar na Lightning Audio LA 4200, depois Audiophonic 800.4v2, ai já viu, né?

Sempre surgindo novas opções e nunca conseguindo escolher e ainda sem saber se faço o upgrade na central primeiramente hahahaha

Como ta seu set atualmente??

10. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Corte HP no Mid vai matar o médio, já que o Sub não responde a essa faixa e nem é feito para isso. Deixe em 80 a 100Hz.

Com relação ao chiado, olhando a especificação do Xover, ele faz corte com nível de 6 dB/8ª. Não gosto muito, mas faça um teste e reduza um pouco mais esse ganho.

Seria bom tentar conseguir um RCA de melhor qualidade e passar por fora desse.

Eles não estão do mesmo lado dos cabos de força. Estão?

11. Guibre

Guibre Usuário

Desde 9 Jun 2018
    Rio de Janeiro
    Já agradeci pela ajuda que tem dado? rsrs

Vou seguir suas recomendações.

Já comprei RCAs novos, mas só no final do mês. Comprei Technoise Serie 800, li algumas boas avaliações pelo CxB.

Dúvida rápida, continuo pesquisando sobre amps. e agora penso em pegar o LA4200. No entanto "só" vai entregar 100 w a 4 ohms para um kit de 120 w. Acha que isso pode ser uma perda? já li em alguns lugares que o ideal é o amp. ter pelo menos 1,5 da potência dos falantes.

12. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Agradecimento? Até que não seria mal, rs rs.

Brincadeira. Fica à cargo da pessoa, afinal, embora alguns não pensem assim, comentar ou ajudar(depende da conotação), é um caminho de via dupla.

Com relação ao amplificador, pode ser escolhido em função do bolso.

Os Ligthing Audio, dizem ser uma linha secundária da Fosgate.

Quando tinha som automotivo, era composto de Fosgate(old schooll) e sempre Classe A/B.

Existem muito boas marcas. Acho que o bolso ajuda a definir.

O Banda 9.8 de 980w, seria um dos que compararia caso o meu orçamento não estivesse no nível dos citados abaixo

Algumas delas, mas não necessariamente teriam o mesmo nível de qualidade:
    (Genesis, Mosconi, Audison, Fosgate, Helix, Alpine(nem todos), Arc Audio, MB Quart, Hertz, Focal)

Só acho que o kit sempre merece um amplificador melhorzinho, lembrando a qualidade só vai aparecer se os demais itens do set, mantiverem o padrão, que é nivelado pelo pior item.

Quanto à potência, depende do tipo do falante, depende da qualidade do sinal e o se o valor especificado pelo fabricante é real.

Creio que valores entre 0.8 a 1.5, seriam os normais, mas acima disso são aceitos(com limitações) e desde que a pessoa tenha o sistema na mão.

Última edição: 14 Jun 2018
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso