Anúncio do HT Forum

N-LINHA - Alguem tem como converter para NTSC?

Discussão em 'TVs de Tubo (CRT), Retroprojeção e VCRs' iniciada por Anaken, 3 Ago 2006.

1. Anaken

Anaken Usuário

Tenho dois amigos que mandaram filmar os seus casamentos em Video no início dos anos 80. O pessoal fazia em N-linha. Agora não conseguem mais ve-las à cores. :)

Mandaram para eu digitalizar, mas fica tudo verde. Tentei corrigir no Adobe Premiere, mas não consigo nada bom.

Alguem conhece como podemos fazer esta conversão?

Obrigado por qualquer resposta.

Anaken

2. Filipão

Filipão Usuário

Desde 4 Nov 2002
    Fortaleza - CE
    Anaken,

Evite criar tópicos repetidos. (y)

Você tem algum link que fale deste padrão "n-linha". Confesso que nunca ouvi falar nisso. :confuso:

Abraços,

Filipe Rangel.

3. Route 66

Route 66 If you ever plan to motor west

"n-linha" é um padrão intermediário entre PAL-M e NTSC que foi criado pelos técnicos de eletrônica no início dos anos 80 como forma de "transcodificar" VCRs importados para funcionarem no PAL-M. Tinha uma pancada de defeitos, até que descobriram como fazer a transcodificação certa (lá pro meio da década) e o n-linha ficou sendo apenas a "transcodificação porca".

4. §ilvio

§ilvio Usuário

Desde 1 Mai 2004
    Campinas - SP
    Tem como vc ressucitar algum VCR N-linha?

5. Vinicius Sacchi

Vinicius Sacchi Analogic Audio & Video

Olá Anken,

acho que meu NV-1123, meu NV-G9 e meu NV-260 tem o N-linha, pois a trancodificação feita tem 3 posições, PAL-M, NTSC e uma que, quando esquecia no NTSC e gravava, só conseguia asistir "meio esverdeado" na chave do meio, acredito que seja o N-Linha. Você precisaria comprar um vídeo antigo com 3 posições no transcoder (o G9 importado (da National), mod. NV-G9PN, o NV-260 (mod. NV-260PX, NV-260PN). O PV-1231R, PV-1340R o NV-1123PN (estes 3 últimos modelos com abertura superior da tampa para inserir a fita). são alguns modelos que são NTSC puro e são transcodificados geralmente.

Vou ver se descubro mais algo. Outra coisa, se eu tiver um tempinho, poderia ver se consigo gravar pra vc em uma fita em PAL-M (se vc quiser, e se der ceto né? rsrs)... nem cobraria nada, faria por camaradagem...

Abraços,
    Vinicius (y)

6. Anaken

Anaken Usuário

Olá Vinicius.

Estou realmente interessado em passar estas fitas para NTSC ou PAL-M.
    Onde você está?
    Conforme for gostaria de capturar diretamente o sinal e gravar no meu computador, ja convertendo para MPEG.

Obrigado pela oferta!

Anaken

7. Anaken

Anaken Usuário

Felipão

Desculpe o tópico repetido, sou novo de fórum. Quando eu percebi que havia outro local mais apropriado para este tópico, resolvi colocar lá!

Anaken

8. rafael_netto

rafael_netto Voltando ao forum

Desde 23 Abr 2005
    Rio de Janeiro/RJ
    Eu tive um NV-G9PN importado (National) e acho que ele tinha um transcoder mais "evoluído", porque não era N-Linha não. As fitas gravadas nele tocam perfeitamente no LG que eu tenho há 5 anos.

Não lembro como era feito o chaveamento PAL-M/NTSC, só sei que tinha um ajuste de "tint" implementado através do botão de sintonia, que ficava atrás de uma tampinha.

9. Vinicius Sacchi

Vinicius Sacchi Analogic Audio & Video

Rafael, as fitas gravadas no G9, se a chave estiver no dito cujo do PAL-M rodam perfeitamente em qualquer video cassete. Só quando eu assistia alguma em NTSC e esquecia de voltar a chave é que acontecia isso. Alguns vídeos não tem o N-linha mesmo.

Abraços
    Vinicius

10. Mauro Guerreiro

Mauro Guerreiro Usuário

5 0 0

Desde 26 Jun 2013
    Rio de Janeiro
    Caro Anaken. Na verdade N-linha não era um sistema e nem padrão, mas um "gatilho" que mudava a frequência do cristal oscilador, para que vídeos importados NTSC, pudessem gravar e reproduzir programas da TV brasileira em Pal-M. Isto ocorreu antes da Sharp lançar o primeiro vídeo cassete VHS Pal-M no Brasil em out/82, o VC-8510. De nada vai adiantar utilizar vídeos que reproduzem vários sistemas do mundo, pois isto era uma adaptação brasileira. Eu mandei adaptar um vídeo meu na década de 80, para que pudesse ler fitas gravadas desse jeito. Se você ainda tiver essa necessidade e de acordo com a quantidade de fitas que tiver para passar para DVD, eu posso mandar adaptar um vídeo meu Pal-M para que leia estas fitas N-linha, e passá-las para DVD. O processo que utilizo para essa conversão é ultra profissional e tem o melhor resultado que possa existir de acordo com a qualidade da fita original. Abraço, Mauro Guerreiro.

11. Mauro Guerreiro

Mauro Guerreiro Usuário

5 0 0

Desde 26 Jun 2013
    Rio de Janeiro
    Caro Vinícius. Os seus 3 vídeos não irão reproduzir N-linha. O terceiro padrão que você está tentando lembrar que os vídeos têm, é o Pal-N, só utilizado na Argentina. N-linha não era um padrão e nem um sistema. Era um "gatilho" que os técnicos faziam para mudar a frequência do cristal oscilador, para que um vídeo importado NTSC pudesse gravar e reproduzir imagens da TV brasileira Pal-M.

---------- Mensagem adicionada às 12:56 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 12:54 ----------

Nenhum vídeo de fábrica tinha N-linha. Isto foi uma adaptação temporária até se conseguir transcodificar corretamente os vídeos importados.

12. aroldo campos

aroldo campos Usuário

2 0 2

Desde 27 Jan 2018
    Acre
    preciso de ajuda para recuperar imagens de fitas vhs gravadas em Pal n-linha.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso