Anúncio do HT Forum

Não existe automação 100% sem fio .

Discussão em 'Automação' iniciada por depadua, 13 Jan 2013.

1. depadua

depadua Usuário

6 0 1

Desde 6 Out 2009
    brasilia
    Tenho muita experiência em instalação de automação residencial e tenho visto muitas pessoas até mesmo aqui no forum sugerirem a instalação sem fio ou cabeamento com a alegação que é mais fácil instalar . Então sinto a necessidade de alertar os amigos integradores ou que desejam se iniciar neste ramo que "não existe automação sem fio" . Isto porque instalar automação em uma casa não se resume só aos módulos de automação sem fio .
    Deixe me explicar melhor.
    Se vc acha que pode comprar um equipamento como por exemplo control4 que aliás é de qualidade excelente e instala-lo sem passar fio está se enganando ou sendo enganado pelo vendedor . Claro que comunicação com os módulos é sem fio mas durante a instalação isso não o livra de criar fiação para novos canais de luz , sonorização ambiente ou até os blasters ir que vão individualmente até cada aparelho (coisa que eu já resolvi com um blaster de 360 graus feito por uma empresa nacional ). Tudo isso será passado pelo forro do teto que alias por mais organzado que vc seja vai ter muto fio la em cima.
    Então quero deixar claro que automação 100% sem fio é papo de vendedor porque eu paguei caro em produtos que são de ótima qualidade ,não nego, mas minha margem de lucro estava apertada e não me livraram de outros tipos de cabos e fios setorizadamente pela casa. Por fim hoje uso um sistema semelhante a KNX que é automação com cabo de dados com apenas 2 fios correndo por toda a casa . Os módulos são instalados setorizadamente em cada cômodo com a instalação sem fio e o cabo de dados chega a cada módulo. Claro dá um pouco mais de trabalho mas o custo é muito menor e na pratica os nossos instaladores passam um único cabo por um casa de 3 quartos em 2 horas .NOTA este é o único cabo que passo para toda automação ou seja todos os módulos usam o mesmo cabo . Uma outra vantagem deste sistema é a estabilidade e áreas de grande poluição eletromagnética e também que é uma rede onde os dados correm ida e volta para os módulos .
    Existem algumas empresas que oferecem automação sem fio e tem muita gente caindo nessa conversa. Eles produzem equipamentos que a principio parecem muito bons (automação sem fio e barato) mas senão hoje, com o passar do tempo apresentará instabilidade .Eles usam rádios analógicos iguais ao de portão de garagem . Ou seja é só um canal e usa a frequência de 433 MHz que já é muto ocupada. Agora imagine isso na av paulista em um prédio onde seu vizinhos usam isso ...
    Então não se iluda com o comercial "automação sem fio " sem antes checar que tipo de radio eles usam porque é certo que seu cliente vai se irritar se o sistema se mostrar instável . Ocorre quando outro radio está transmitindo nas proximidades.
    Enfim eu encontrei o meio do caminho entre os vários fabricantes entre um sistema estável porém e de custo bastante razoável .

Nota eu também não apoio a instalação com instalação "com fio " que esta sim precisa fazer quebradeira na casa do cliente. Obs :não confunda com instalação com "cabo de dados ou par de fios " que já mencionei .

​

2. cebion

cebion Usuário

Desde 3 Jan 2008
    Rio de Janeiro

Legal tocar nesse assunto "depadua"...

Você poderia citar que empresas são essas e quais os produtos em questão?

Abs.

3. Luis Guilherme

Luis Guilherme Dr.

Desde 17 Nov 2006
    niteroi-rj
    Olha tenho control4 em casa e o sistema radiora2 da lutron... posso falar que é absurda a quantidade de fios....Tanto é que comprei um rack de rede de 44u para poder montar os equipamentos e deixar os fios com um minimo de organizacao. e mesmo assim posso falar que é absurdamente impossivel ser 100% organizado!!!!

4. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Para deixar as coisas organizadas da muito trabalho e precisa de muito mas muito planejamento
    o certo e deixar todos os equipamentos em rack

5. Luis Guilherme

Luis Guilherme Dr.

Desde 17 Nov 2006
    niteroi-rj
    O rack melhorou muito a organizacao, mas nao tem como sumir com fio!!!!

6. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    O ideal e ter uma sala técnica para os equipamentos

7. LRMotta

LRMotta Usuário

Desde 19 Jan 2007
    Caxias do Sul
    Na verdade, todos os equipamentos eletrônicos necessitam serem alimentados por energia elétrica e consequentemente precisam conexão com a mesma. Enquanto não conseguirmos transmitir energia elétrica pelo ar, fios serão necessários.

Protocolos de comunicação sem fios como Z Wave e Zigbee operam na faixa de 900 MHz e não na faixa dos 433 MHz, conforme mencionado acima.

8. Luis Guilherme

Luis Guilherme Dr.

Desde 17 Nov 2006
    niteroi-rj
    Eu diria que a primeira revolucao foi alcancada!!! que foi os protocolos de rede sem fio...
    A próxima será a energia elétrica pelo AR.... ae sim poderemos brincar!!!
    Alguem ja testou os trasnmissores de sinal hdmi sem fio?
    Qual foi o resultado?

9. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Ja sim Luis ... e posso afirmar que ainda estão longe de ser algo realmente confiavel ...

Pois em uma determinado projeto ele funciona a uma distancia satisfatoria digamos assim por volta de 10m e em outro local nem com apenas 5m funciona

Mas ainda tem a questão do audio ... pois escutar musica pelo alto falantes da Tv é algo bem sofrivel ... ai não tem jeito tem que passar cabos mesmo para por caixas de embutir no forro

Mas ja tem sistemas que transmitem em um unico cabo cat6 ate 150m de distancia sinal full hd, 3d deep color, rede , ir . rs232 , YO e ainda conta no reconversor com amplificador embutido.

A eletrica ainda envolve uma outra questão importantissima ,e que nem todo mundo da o devido valor, ai depois vem falando que automação não funciona que vive dando problema que queima isso queima aquilo que para de funcionar etc...
    Todos os componentes de audio e video devem estar alimentados e protegidos por condicionadores de energia e todos os condicionadores na mesma fase eletrica

Isso teria que ser uma regra basica ... mas infelizmente nem todos os profissionais a seguem ... e isso que acaba gerando este tipo de problemas de sistemas com falhas.

10. Luis Guilherme

Luis Guilherme Dr.

Desde 17 Nov 2006
    niteroi-rj
    Eu estou em obra e na parte elétrica o que eu fiz foi trazer direto do quadro 3 circuitos dedicados com fios de 6 mm direto do quadro, assim teoricamente teria uma energia mais "limpa". Se irá mudar algo não sei, mas pelo menos me pareceu mais seguro. Devo colocar um condicionador de energia para cada circuito talvez.

Eu acabei passando cat6 para tudo quanto é lado... Resolve o problema mas existe algo que não foi resolvido e vi até em boas matriz hdmi... Handshake... isso sim é chato e difficil de resolver!!!!

11. jcesarcbr

jcesarcbr Usuário

Desde 7 Out 2004
    Salvador/Bahia/Brail
    Pois é, estou a procura de um sistema 100% com fios e não acho. Queria algo que os modulos usassem cabo de rede para se comunicar, sou da velha guarda, confio nos velhos cabos. Sem fio, deixo para telefone sem fio, celular e tablet.

12. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Na Digital Media isso nao ocorre ... A chave do hdcp já fica pre aprovada e a imagem e quase instantânea

---------- Mensagem adicionada às 14:30 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 14:27 ----------

Júlio boa tarde

sistema com comunicação por rede a cabo ... Crestron faz isso
    tanto o sistema de controle de iluminação quanto os sistemas de comando por ir rs232 etc... São via cabo

13. Luis Guilherme

Luis Guilherme Dr.

Desde 17 Nov 2006
    niteroi-rj
    Marcio, la nos eua custa quase 5 mil dolares... imagina aqui!!!!!

14. Vedoato

Vedoato Usuário

1 0 1

Desde 16 Fev 2017
    Vitória
    Vendo a automação da Kokar. Utilizam o Zigbee na faixa de 900 MHz conforme mencionado acima. Só precisa do neutro para alimentar os módulos, nada mais. O Blaster, interruptores e os atuadores formam a rede em malha e não deixa a peteca cair. O dimmer é top com sistema de segurança para não sobrecarregar a rede. E tudo via aplicativos, sem ter que programar nada no PC ou ficar configurando controle por controle. Acho que o amigo está desatualizador. O Zigbee é um protocolo industrial para aguentar grandes interferências. O limite de módulos de uma única rede pode passar de mil. e não depende da internet para funcionar internamente, mesmo via aplicativo. Quem quiser saber um pouco mais entra ai www.kokar.com Acho top!!!

15. Elias Marin

Elias Marin Usuário

8 0 2

Desde 2 Dez 2014
    Anapolis
    se o o interruptor guara não fosse quase 1000 temers a solução deles seria excelente. automação residencial no brasil infelizmente está muito longe de abranger um maior público, só quem tem muita condição para gastar tanto.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso