Necessito de usar capacitores? O Crossover do modulo funciona bem?

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por CassioHense, 8 Jun 2017.

1. CassioHense

CassioHense Usuário

3 0 1

Desde 21 Mai 2017
    Formiga
    Minha duvida é a seguinte, eu tenho um ts800x4 2ohms e ele tem um crossover eu gostaria de saber se eu poderia dispensar o uso dos capacitores para o driver e tweeter, Esse crossover funciona bem? e ele serve pro tweeter e para o driver? O ajuste de corte dele é a partir dos 100Hz

2. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Deixe eu dizer uma coisa para você. Depois se quiser ler a respeito para aprender sobre Divisor de Frequência, é sempre muito bom, pois vai passar a adquirir os seus itens já sabendo o que espera e o que precisa.

1 - Cada falante precisa de um corte adequado. Pelo visto está ciente disso.

2 - As vezes o amplificador e/ou player podem ter também.

3 - Se um deles tem ou ambos, então o passo seguinte é saber se esses valores de corte:
    3.1 - se são adequado. mesmo sendo fixos
    3.2 - se são flexíveis (permitem variação) e se são eficientes

4 - Pelo que eu saiba o Taramps assim como outros por aí tem corte fixo e outros tem corte variável, que as vezes é possível utilizar e outras vezes não.

5 - Se após essa verificação do player ou amplificador, os mesmos forem descartados é que se parte para as alternativas
    5.1 - capacitor realiza, mas não é eficiente e não implica em ganho de qualidade
    5.2 - pode usar divisor ativo, mas esses dependem do seu orçamento
    5.3 - pode usar um que chamamos de divisor passivo, que é composto de capacitores e outros componentes, executam a tarefa desde que bem dimensionados e são bem mais baratos

• 1
  3. Decio.s.a

Decio.s.a Usuário

Desde 24 Set 2018
    Imperatriz - MA
    desinterrando o tópico. o capacitor não implica em ganho de qualidade, mas ocorre perca de qualidade?

4. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Existe perda de qualidade, por 02 motivos:

1 - Se o corte não for rígido você permite que um alto-falante invada a faixa do outro e isso faz com que o grave embole com o médio e o médio, pode aumentar aumentar a concentração na reprodução de médio-altos dos driver

2 - Se é um divisor passivo, existe uma atenuação e essa atenuação faz com que Driver e Stw, que rendem muito mais, não se destaquem em relação aos médios. Quando você ouve esses sistemas com vários Driver, percebem que eles são estridentes. Quem fica na frente do som com vários driver tocando?

Esse vídeo explica tudo. O cara faz corte LPF em 120HZ. Isso quer dizer que é o desejo dele que tudo que é acima de 120Hz seja bloqueado e quando é feito corte por um capacitor (6 dB/8ª), corta muito pouco em relação inicial (flat)

Veja qual o corte mais eficiente?

Capacitor faz corte somente a 6 dB/8ª

5. Boa tarde Decio:

Sim capacitores podem trazer perdas em termos de qualidade, mas num set de referência, que seja mais voltado para qualidade e alta fidelidade. Mais voltado num conceito high end.

Aqui falando de capacitores que a unidade pode passar de 100 dólares.

Aí entra engenharia pesada, compensação de ressonância interna, etc.

Já num caso de som automotivo, por exemplo, vc usar um capacitor de poliester ou um eletrolítico num supertweeter, já não fará muita diferença.

A pergunta foi meio genérica, se quiser explicar melhor o contexto, onde estaria aplicado e qual capacitor, talvez a possamos dar uma explicação mais concreta pro seu caso.

[ ]´s

6. Kelsen

Kelsen Usuário

Desde 23 Set 2008
    Belo Horizonte
    Existem divisores de frequência passivos que podem não precisar de capacitores para o tweeter. Outro dia mesmo vi na internet um projeto feito somente com resistores e indutor, mas como qualquer crossover, sua construção depende diretamente dos falantes usados que tem que ter características compatíveis com cada projeto.

obs: No geral um capacitor deve ser usado pois além de tudo ainda serve para proteger o tweeter de corrente contínua.

Última edição: 3 Abr 2019
  7. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Eu não sabia, portanto, trata-se de uma ótima contribuição.

• 1
  8. Kelsen

Kelsen Usuário

Desde 23 Set 2008
    Belo Horizonte
    Dá uma olhada nesse projeto

http://www.troelsgravesen.dk/Ellipticor-3.htm

Estou curiosíssimo sobre esses ellipticor. A vontade de comprar pra testar é grande. O problema é a fome do governo que levaria pra mais de três mil dólares um par de falantes. Aí simplesmente não compensa.

Última edição: 4 Abr 2019
  9. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Nem deveria ter me mostrado, [risos]

Coisa fina. Pena que não tenha itens desses ao nosso alcance com facilidade.

Com certeza é para os bolsos mais exigentes.

Vou dar uma olhada com mais calma.

Obrigado!

10. Júnior Castro

Júnior Castro Junin

8 0 1

Desde 16 Abr 2020
    Turmalina mg
    Abrindo o tópico novamente!

No manual do Taramps ds440x4 que eu adquiri diz que não é necessário uso de filtro passivo ( capacitor) em tweeter!
    Porém vou usar o tweeter ligado no bridge com mais 2 6x9! Sendo assim é necessário uso do capacitor no tweeter? Se sim qual?

11. soaresrey

soaresrey Land Of Confusion

Acabei de ler o manual da Taramps e diz justamente o contrário.

Mesmo em sistemas com divisores ativos eu nunca deixaria de usar, pelo menos, um capacitor de corte.

Sobre qual usar, consulte o manual dos alto falantes pois eles especificam e recomendam qual capacitor usar.

12. Júnior Castro

Júnior Castro Junin

8 0 1

Desde 16 Abr 2020
    Turmalina mg
    Mais uma dúvida amigo!!
    Vou ligar 2 6x9 e um tweeter num bridge de 4ohms! Segue ligação

2 6x9 4 ohms cada em série =8ohms
    Em paralelo com o tweeter de 8ohms =4 ohms !! Posso fazer assim ?! Ou não é possível ?! Pois já comprei tudo !vlw

13. soaresrey

soaresrey Land Of Confusion

14. Júnior Castro

Júnior Castro Junin

8 0 1

Desde 16 Abr 2020
    Turmalina mg
    Obrigado pela dica amigo! Acho que vou ligar dessa forma msm pra ter um maior aproveitamento dos 6x9!

15. alx1001

alx1001 Usuário

Desde 26 Mar 2017
    maringá-pr
    Olha, Não é assim que vai funcionar não.
    Os 6x9 até trabalham na mesma frequência dos tweteers, mas o inverso não.
    Seu sistema vai ficar na casa dos 8 ohms mesmo.

A regra da associação serve para falantes iguais, ou do mesmo tipo, que respondem na mesma frequência.

Um woofer de 8 mais um woofer de 8 em paralelo cai pra 4.
    Um tweteer de 8 mais um tweteer de 8 em paralelo cai pra 4.
    Um woofer de 8 mais um tweteer de 8 a resultante vai ser 8, devido a frequência de trabalho, ou melhor, a resposta de frequência de cada um.

16. Júnior Castro

Júnior Castro Junin

8 0 1

Desde 16 Abr 2020
    Turmalina mg
    Boa tarde cara, realmente... Vc acabou de matar a charada, eu andei pesquisando tmb e vi a mesma coisa!!

Sendo assim queria uma ajuda em qual forma montar o meu sistema de som aproveitando o que tenho pois a grana tá pouca pra comprar mais acessórios rs!!

1 sub Pioneer 150 RMS
    2 6x9 Pioneer 100 RMS cada
    1 tweeter St 200 100 100 RMS
    2 triaxiais 6" Pioneer 50 RMS cada
    1 ds 440x4 Taramps
    1 tL 500 Taramps 100 RMS 2 canais
    1 fonte chaveada 30 ah
    Se puder me ajudar ficarei grato !!

17. alx1001

alx1001 Usuário

Desde 26 Mar 2017
    maringá-pr
    Vc vai montar isso em uma caixa? Em um carro?
    O que seria?
    Todos os triaxiais são 4 ohms?
    E o sub?

18. Júnior Castro

Júnior Castro Junin

8 0 1

Desde 16 Abr 2020
    Turmalina mg
    Sim em um Palio!!
    Fiz uma caixa pro grave e os 6x9 e tweeter no tampão e os 6 polegadas nas portas !!
    Os 2 6x9 e os 2 triaxiais são 4 homs cada
    O sub 4 ohms tmb !
    O tweeter 8 ohms!
    De início já penso que o sub tem que ser ligado num bridge da Taramps ds 440x4 pra casar impedância e potência né !! Agora o resto tô na dúvida o que ficaria melhor!!

19. alx1001

alx1001 Usuário

Desde 26 Mar 2017
    maringá-pr
    Os 6x9 não são triaxiais?
    São somente woofers?

O sub vai num bridge do módulo sim.

20. Júnior Castro

Júnior Castro Junin

8 0 1

Desde 16 Abr 2020
    Turmalina mg
    São sim!! Só falei pra diferenciar eles dos falantes de porta!!

Acho que vou continuar com o tl 500 nos triaxiais das portas e ligar os 6x9 em paralelo em um canal e o tweeter no outro do ds 440x4!! O que vc acha ?!

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso