Anúncio do HT Forum

Net HD é 720i ou 1080i ?

Discussão em 'Operadoras e Mercado' iniciada por rovidigal, 25 Mar 2009.

1. rovidigal

rovidigal Moderado

Desde 3 Nov 2008
    RJ- Brasil
    Tenho essa duvida pois se for 720 , para que comprar tv full hd?

2. Renatto

Renatto Usuário

Desde 1 Mar 2008
    Ribeirão Preto
    VC pode configurar o decoder para receber o sinal em 720 p ou 1080i

VC não precisaria criar um tópico para sanar sua dúvida... Era só fazer essa pergunta no tópico da NET HD

3. ralves58

ralves58 Usuário

7.444 1.865 911

Desde 27 Abr 2006
    Rio de Janeiro
    O sinal original é 1080i, mas você pode configurar para o decoder fazer downscaling.

Porque você precisa prever que a Net HD não vai ser sua única fonte de imagem HD pro resto da vida.

[ ] Rubens

4. danipereira

danipereira Usuário

Desde 16 Jan 2009
    Sao Paulo
    OLA RALVES,

Pela sua colocação, e sabendo que a nossa HDTV brasileira transmite no maximo em 1080i tbem, só nos resta o bluray de 1080p, nao é verdade?

Ainda tem a questao de que as vezes o 720p fica mais "agradavel" do que o 1080i.

Por isso minha TV é uma 720p. ( Plasma, é claro)

5. ralves58

ralves58 Usuário

7.444 1.865 911

Desde 27 Abr 2006
    Rio de Janeiro
    Se eu entendi bem esse seu comentário, saiba que qualquer fonte de sinal que tenha 1080 linhas obviamente fica melhor num televisor com 1080 linhas. Isso inclui, alem do blu-ray e dos videos MKV baixados da internet, inclui também as transmissões de HDTV. Para assistir em 1080i o melhor televisor é o de 1080 linhas. So ele é capaz de lhe mostrar a imagem original com todos os detalhes, mais nenhum outro. Se você tentar assistir uma transmissao em 1080i linhas em um televisor com apenas 720 ou 768 linhas, a imagem terá que sofrer "downscaling", perdendo informacoes...

Isso ja foi explicado varias vezes, os televisores de plasma e LCD não funcionam como os televisores de tubo, eles são capazes de exibir uma e apenas uma resolucao, chamada de "resolucao nativa". Um tv LCD/plasma joga a imagem completa na tela de uma vez, seja ela interlaced ou progressive. Desta forma, uma imagem de 1080 linhas (seja 1080i ou 1080p) contém exatamente 1080 linhas de informação e é exibida sempre com 1080 linhas em um televisor full-HD. Se o televisor não for full-HD, fatalmente você irá perder detalhes dessa imagem. Televisor de 720 linhas é só para quem não tem o dinheiro para gastar com tv full, porque ele é pior.

Um erro básico (que os fabricantes ajudam as pessoas a imaginar errado) é pensar que existe "televisor com resolucao 1080i". Isso NÃO EXISTE! O que existe é televisor compatível com 1080i, ou seja, capaz de exibir (depois de fazer downscaling) imagens que originalmente tinham 1080 linhas horizontais de resolucao. Mas isso até um velho televisor analogico de tubo também é compatível, basta ligá-lo a um conversor digital. Não tem nada de mais. O televisor é apenas compatível, mas é incapaz de mostrar todas as 1080 linhas da imagem. Isso, só um televisor full-HD consegue.

Só quando existe movimentação muito rápida da imagem (como em jogos de futebol), por conta do efeito que o interlace provoca. Só que os televisores full-HD de 120 Hz, 240 Hz e 480 Hz atenuam imensamente esse efeito, tornando essa discussão meio que sem sentido.

Ja eu nunca compraria 720p, só mesmo full-HD (por enquanto tenho uma). De preferencia uma LCD com led backlighting e no mínimo 120 Hz. Pessoalmente eu não gosto de plasma, não gosto daquele efeito de "tela escura" que ela provoca, semelhante à imagem de uma sala de cinema (eu também acho os filmes em salas de cinema escuros demais). E gosto menos ainda do efeito reflexivo que as tvs de plasma provocam, maior que nos televisores LCD (os quais podem ser assistidos em qualquer ambiente, mesmo os mais excessivamente iluminados, sem problemas, ao contrário dos televisores de plasma).

Questão de gosto pessoal.
    (mas uma coisa é certa, tem que conhecer a tecnologia LCD, comparar plasma com aqueles modelos baratos de LCD, como as Samsung de serie 3 e 4, ou as Sony da serie M, etc. é covardia... Esses modelos de televisores nao prestam.)

[ ] Rubens

6. danipereira

danipereira Usuário

Desde 16 Jan 2009
    Sao Paulo
    Pô Rubens, acredito que esteja equivocado quanto a sua escolha pela LCD.
    A questao de gosto pessoal de maneira nenhuma esta em jogo entre LCD X PLasma.

Seria interessante voce ler o detalhado post que fala sobre isso:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=82491

Só do contraste da Plasma 1.000.000 x 1 contra os sofriveis 60.000 x 1 da LCD já é de se pensar.
    Fora o angulo de visao da plasma bem superior ao da LCD.

Quanto aos reflexos, sao bem menores do que uma tv crt(de tubo), e algumas novas LCDs estao vindo com uma placa de vidro semelhante ao da plasma, que ocasiona o mesmo reflexo.

Esse post acima detalha os mitos e verdades dessas duas tecnologias.
    Vale MUITO a pena ler.
    Abraços

7. ralves58

ralves58 Usuário

7.444 1.865 911

Desde 27 Abr 2006
    Rio de Janeiro
    Acredite-me, ler sobre esse assunto eu ja leio ha pelo menos uns 4 anos, em sites e forums americanos e brasileiros. Conheço todos os argumentos. Mas o que pode ser melhor julgador do que os meus próprios olhos? Eu simplesmente olho para uma tv de plasma (com outras LCD ao lado, na mesma loja) e não gosto do resultado. E olha que ja analisei televisores até naquelas gigantescas lojas de Home Theater nos EUA. Isso pra mim basta.

Acredito que o motivo principal seja porque eu não sou cinéfilo, eu não gosto daquela imagem dos projetores da sala de cinema (já disse, acho uma imagem escura). Prefiro a imagem nítida e clara de um televisor mesmo, daqueles que não exigem salas escuras para serem assistidos.

LCD com contraste com 1 milhão pra 1 existe (exemplo: Samsung da serie 950, com led backlighting). E esses numeros não significam nada, voce deve saber disso (se lê sobre o assunto), ja que eles falam de contraste dinamico, não existe padrão para medir isso e cada fabricante inventa o número que quer. Isso aí (contraste dinâmico) é pior que valores em PMPO (ao invés de RMS) para som.

O ângulo de visão é um embuste, provavelmente são textos antigos ou fruto de ignorância mesmo, comparando LCDs ruins de series antigas (como a péssima serie 3 da Samsung, que ainda vende no Brasil). Eu tenho LCD Samsung serie 6 e posso olhá-la totalmente de lado, com a cara "em paralelo" com a tv, fazendo um ângulo de 180 graus com a tela, posso olhá-la sentado no chão, em pé, em cima de uma escada... Não muda absolutamente nada na imagem.

Enfim, eu entendo sua escolha, mas eu continuo preferindo LCD. Ainda mais que recentemente descobri algo totalmente absurdo: a Panasonic produz televisores onde a entrada "PC" (onde voce conecta aquele conector D-Sub, que a gente chama de "VGA") é limitada a resolucao de 720p, mesmo quando o televisor é full-HD. Absurdo total, ainda mais para mim, que uso a tv LCD basicamente, quase 100% do tempo, conectada a um micro HTPC, para assistir aos filmes, seriados e documentarios em alta definicao que eu baixo da internet (fora que eu uso o Windows nesse micro, e faz muita diferença usar a tv com resolucao 1280x720, ou 1920x1080). Esse HTPC é a minha fonte principal de videos HD, como um fabricante como a Panasonic não me deixa usa-lo na resolucao 1080p ???!?!

Um colega que comprou uma Panasonic e se deu mal nessa, escreveu um email e recebeu como resposta de um "engenheiro" da Panasonic que "a limitacao em 720p da entrada PC é porque esse é o máximo que a conexão comporta, e que esse é um padrão da indústria". Alem de falar um absurdo desses, o cara ainda teve a coragem de mandar o meu colega verificar a informacao que os televisores LCD de outras marcas, como LG, Sony e Samsung aceitam 1080p pela entrada PC normalmente, porque ele estava errado... É pra rir... :rofl:

[ ] Rubens

8. diegocesar.vieira

diegocesar.vieira Usuário

Desde 26 Jan 2009
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Interessante que aqui em Brasília, mesmo configurando o decoder em 1080i, só consigo utilizar a resolução de 720p. Utilizo uma TV full HD e um receiver denon 3808. Alguém saberia porque isso ocorre?

Obrigado!(y)

9. danipereira

danipereira Usuário

Desde 16 Jan 2009
    Sao Paulo
    Ola ralves,
    Confesso que nao sabia que a conexao VGA suportasse 1080p.
    Como a minha plasma é 720p, nao há diferença para mim, com relaçao ao VGA.
    Alias como meu sofá fica em uma distancia de 2,8 metros da TV, acredito nao sentir tanta diferença entre TVs full HD e HD.

E acho que o que vejo de LCD deve ser tudo dessa Sansumg serie 3 aí que voce mencionou, pois todas que vejo tem alteração de cor, conforme aumentamos o angulo de visao.

Quanto ao reflexo, sao justamente essas LCDs mais novas que vem com um vidro junto a tela, estou errado?

Abraços

10. Renatto

Renatto Usuário

Desde 1 Mar 2008
    Ribeirão Preto

Experimenta ligar o decoder diretamente na TV e veja qual é a resolução.

11. ralves58

ralves58 Usuário

7.444 1.865 911

Desde 27 Abr 2006
    Rio de Janeiro
    Não sei se há modelos LCD com vidro... O que eu posso dizer é que minha Samsung serie 6 não tem vidro em frente à tela, é um plástico (como meu monitor LCD no computador)...

[ ] Rubens

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso