Anúncio do HT Forum

Net UHD 4K

Discussão em 'Área Técnica' iniciada por denisma, 29 Mar 2018.

1. danielrodrigo

danielrodrigo twitter.com/hdtvbrasil

Desde 3 Jun 2007
    São Paulo-SP
    oi cowboy - sim. suspeito que seja - o que explica o fato do tecnico tambem dizer que nao consegue colocar o decoder pra rodar aqui na regiao.

esta ocorrendo alguma coisa que nao esta deixando o decoder ser atualizado. ele fica 20 min "atualizando", nao sai do 0% e aborta.

a ouvidoria me disse que o firmware era o ultimo - o meu esta em 16449. mas sei q nao da pra confiar neles.

Se alguem puder confirmar o firmware atual - (basta apertar o botao DESLIGA no decoder, segurar - desligar a fonte com o botao desligar segurando - dar uns segundos - e ligar a fonte, sem soltar o botao desligar - ele vai dar boot - continua segurando o desliga - ate ele entrar em modo de atualizacao. la da pra ver o firmware atual.) - depois é so tirar da tomada e reiniciar normal.

eu confronto o proximo tecnico q vier aqui com essa info.

meu now tb esta errado - nao tenho a opcao de 4k la - é outro sinal de q o firmware esta desatualizado.

valeu!

2. danielrodrigo

Desde 3 Jun 2007
    São Paulo-SP
    Fala Galera,

Estou sem fazer nada hoje e como a NET tb nao me deu uma solucao em 1 semana - resolvi pegar pra valer e tentar resolver o problema...

tentei mais de 20x forçar a atualizacao do aparelho - e sempre ocorria a mesma coisa - ele abria a tela de atualizacao - dava como ATUALIZANDO... e nao saia do 0%... dava 20min, dava um erro (aparece apenas no display do decoder - ERR09.. ERR02.. ERR05.. toda hora era um erro diferente) - e o decoder fazia o boot SOZINHO - e voltava a operar com o firmware original (Q ESTA BUGADO)

ate que DO NADA - sem fazer algo muito diferente do que fiz ate agora - tentei novamente forcar a atualizacao - ficou de novo 20 minutos sem sair do 0% - eu nao vi se deu erro no display (deve ter dado) - mas ao fazer o boot - o decoder TRAVOU.

Ficou no display apresentando 21:00 (q é o horario de fabrica do aparelho) - travado. ficou 1min assim, bateu 21:01 eu fui desligar da tomada - ele voltou..

e DO NADA.. ou quase.. pq eu estava forcando a atualizacao (mas nada diferente das outras 20x) - ele entrou no modo de atualizacao sozinho e comecou a baixar..

em uns 6-7 minutos - baixou e instalou o novo firmware - ele da uma travadinha de novo nas "21:00" - mas sem desligar o decoder, apertei o botao NET no controle e ligou - agora com tudo 100% OK!

NET NOW com os videos 4k aparecendo no menu (antes nao tinha isso) - e o bug da resolucao resolvido.

Aproveitei e forcei novamente a atualizacao - para ver o numero do novo firmware para passar pra voces aqui - e pra minha surpresa - ATUALIZOU DE NOVO! (mas pro mesmo - o q nao deixa de ser outro bug do sistema.. se o firmware é o mesmo nao deveria atualizar de novo.. mas...)

Segue os codigos dos firmwares:

FW 16449 - 14/03/2018 (vindo da NET hoje) - pelo menu SISTEMA > Decodificador - aparece tb uma versao "diferente" do firmware - essa é a 4.0 7.1N

FW 16498 - 18/05/2018 < de cara ja corrige o NOW (agora aparece a opcao de 4K la, logo abaixo a Programas de TV) e corrige tb o bug da resolucao mencionado (ao passar para 4K os canais HD deixam de apresentar imagem, ficando embaralhada ou tela preta - apenas com som) - a versao "diferente" q aparece no menu SISTEMA é 4.0 7.2N

Quem estiver no processo de instalacao com visita tecnica agendada - NAO ESQUECA DE PEDIR PARA O TECNICO ATUALIZAR O FIRMWARE!

o tecnico disse pra mim que "nao precisava" - deixou o decoder em 1080p - e deu todo esse problema. Claro que ele sabia que ia dar problema.

O problema é que tb entendo o lado do tecnico...

ele sabe que tem que fazer o upgrade do firmware - provavelmente sabe ja do bug - mas se o decoder NAO BAIXA a atualizacao - nao tem o que fazer..

O tecnico vai ficar o dia inteiro ai na sua casa te alugando pra algo que nao depende dele. E nao vai resolver.

So que ele poderia ter explicado a situacao. Acho que todo mundo aqui ja é crescido e inteligente o suficiente pra entender isso. Mas tb sei que nem todo mundo vai entender... mas se ele tivesse dito q o bug se resolvia com a atualizacao do firmware - estaria resolvido a tempos.

Era so dizer "vou deixar o aparelho em HD pq é necessario atualizar o firmware. Isso pode demorar uns dias. tudo bem? Até la - se quiser passar pra 4k voce pode mas vai ficar sem imagem nos canais HD. Pra resolver isso temporariamente - é so fazer o reset de fabrica"

MEU CONSELHO PRA RESOLVER:

1- Confirme com o tecnico durante a instalacao que o sinal esta com intensidade ok. A minha esta 100%. mas tente deixar ela o mais alto possivel. Aproveite o tecnico pra isso.

2- Um dos tecnicos que esteve aqui disse que o TX POWER LEVEL ideal para rodar o 4k é entre 40-51. Nao acho q fara uma grande diferença - mas ele comentou que foi num lugar q estava 52 e nao subiu o 4k de jeito nenhum. Aqui estava 39. Ele trocou o divisor de sinal - e passou a ficar em 45. (pra mim nao teve problema - pq o 4k rodava normalmente mesmo em 39 - mas converse que o tecnico sobre isso - e se der deixe a sua taxa tb nesse intervalo. De qq forma, se o canal 704 subir normal - nao acredito que vc tenha problemas depois especificamente no 4k.

> o TX POWER LEVEL vc acessa no menu de instalacao (digita pelo controle MENU + 8291 - as vezes nao da certo, mas vai com fe que funciona. Ele ira pedir uma senha - digita 8291 de novo).

vai em CONEXAO IP - TX Power Level.

mas é aquilo que disse. pra mim funcionou normal o 4k com 39. (agora esta 44) -mas o tecnico disse que teve problema com gente que estava em 52.

3- Peça pra o tecnico ATUALIZAR o FIRMWARE... para forcar a atualizacao é so segurar o botao desligar, tirar da tomada, ligar na tomada, esperar aparecer no display boot - depois DDL - e so ai soltar o botao desligar.

depende da rede - mas pra mim ficou 20 minutos no ZERO % .. depois que "destravou" o download.. foi direto.. 6-7 minutos - atualizado. 1%, 2%... direto - sem ficar travado no 0.

Entao se ficar travado no zero.. é bem provavel que esteja com algum problema na central pra liberar a atualizacao pra voce.

A partir dai nao tem muito o que o tecnico fazer.. é algo sistemico.. pode ser que atualize agora, como - no meu caso - demore horas, dias..

eu aconselho tentar forçar na madrugada - q esta mais "tranquilo" e provavelmente menos sobrecarregado.

4- Certifique-se que o decoder esta operando em 2160p -

Pra nao dar problema - recomendo que coloque no canal 4K (704) e faca:

MENU > CONFIGURACOES > TV > SAIDAS DE ALTA DEFINICAO (HD) > RESOLUCAO > 2160p

*** IMPORTANTE **** o 4k precisa de um CABO HDMI COMPATIVEL por causa da largura da banda em 4k precisar ser MAIOR que o HD. Em geral cabos HIGH SPEED dao conta. A minha tv é uma BRAVIA X9000 (tenho ela a 4 anos - comprei pra ver a copa do brasil em 4k) - e comprei tb os cabos no padrao antigo HIGH SPEED (pq era praticamente impossivel na época arrumar cabos 4k) - e funcionaram sem problemas.

pra vc saber se funciona ou nao - é simples - com o cabo errado - o dado nao vai passar pela largura da banda - e vc tera TELA PRETA. facil. Quer dizer que o cabo NAO É compativel.

-- se der certo a imagem 4k vai rodar no display.

-- se o canal 704 (4K) abrir na sua TV seu cabo HDMI esta OK - nao precisa mais se preocupar com ele. QQ outro problema nao sera por causa dele.

Mude para um canal HD (501 por exemplo) - Se o firmware estiver ok tb - vai rodar ok - se estiver o antigo ira ocorrer o bug de imagem.. com a imagem ficando distorcida ou preta. Pra resolver basta atualizar o firmware como explicado acima. So é preciso TER CALLLLLLLLLLLLLMA... pq o processo de atualizacao é puramente sistemico.. pode liberar pra vc na hora como levar horassss ou dias.. mas uma hora atualiza!

5- POR FIM, confirme que no NOW existe a opcao 4k no menu lateral esquerdo. NO FIRMWARE ORIGINAL essa opcao NAO APARECE. No firmware atualizado - ela aparece e libera pra voce os videos dos jogos da copa on demand. (se nao aparece, precisa atualizar o firmware)

blz? espero ter ajudado com o relato!!

abraco e boa diversao!

ps:ah. importante. a central esta perdida com o 4k - nao confie muito no que falam. se o seu decoder nao for atualizado - nao perca tempo chamando tecnico q eles nao vao resolver. A menina falou pra mim q a versao de firmware esta certa. O que nao é verdade e foi so atualizar q resolveu o problema. TROCAR DECODER tb nao vai resolver.. a atualizacao nao depende disso e sim da central liberar isso pra voce. Ate acho q a troca do decoder so piora o negocio - pq se existe uma fila de sincronizacao la - obviamente trocando vc vai pro fim da fila. E pra atualizar o decoder - voce mesmo pode fazer como explicado acima. entao é mais ter paciencia...

Última edição: 23 Jun 2018
    • 4
  3. danielrodrigo

Desde 3 Jun 2007
    São Paulo-SP
    LISTA DE PROGRAMAS DISPONIVEIS EM 4K (via NET NOW - para SÃO PAULO, cada cidade pode eventualmente ter um catalogo diferente)

- Melhores Momentos (aprox 10 min) de todos os Jogos da Copa 2018 (SPORTV 4K)
    - 1 Contra Todos - 2a Temporada Completa (FOX 4K)
    - 1 Contra Todos - 3a Temporada Completa (FOX 4K)
    - Me Chama de Bruna - 2a Temporada Completa (FOX 4K)
    - O Circulo - Filme (Telecine 4K) >>> DISPONIVEL VIA ALUGUEL A R$ 6,99
    - Uma Escola Demais - 1a Temporada Episódio 1
    - Absentia - 1a Temporada Episodio 1 (Crackle 4K)
    - Brasileirao 2018 - Botafogo x Gremio Compacto (SPORTV 4K)
    - Vai pra Onde - Episodio Cuba Histórica (22 min) - (MULTISHOW 4K)
    - Zica e os Camaleões - 1a Temporada Completa >>> DISPONIVEL VIA ALUGUEL A R$ 1,99 cada episodio

Última edição: 23 Jun 2018
    • 1
  4. danielrodrigo

Desde 3 Jun 2007
    São Paulo-SP
    aprox 2s pro sinal aberto
    menos de 1s pro sportv HD

5. danielrodrigo

Desde 3 Jun 2007
    São Paulo-SP
    Acredito que novo decoder esteja com protecao HDCP (o que explica o bug do firmware tb) - ao tentar realizar a captura do sinal estou tendo apenas audio e tela preta mesmo em resolucao HD - q no decoder antigo estava liberado via HDMI. Como nesse decoder nao existe componente - so temos essa saida.

vou fazer novos testes... se alguem souber de algo - ou estiver com o mesmo problema (ou nao)..

6. fredrz

fredrz Usuário

383 221 85

Desde 24 Jul 2008
    Belo Horizonte/MG

Olá amigo, suas explicações são ótimas!
    Poderia me dizer como se faz o reset de fábrica no decoder 4K? Obrigado.

7. danielrodrigo

Desde 3 Jun 2007
    São Paulo-SP
    Oi Fred - pra fazer o reset de fabrica voce precisa acessar um "MENU SECRETO" - que é o menu de instalacao do decoder.

pega o controle e clica em MENU + 8291 - tem que fazer isso de uma vez so.. é meio complicado, se nao der certo vc vai "mudar de canal" ... la pro PlayboyTV... e depois pro NOW.. (pq o controle vai reconhecer 829 + 1...)

- tem q ser direto e RAPIDO.. NÃO segura o MENU.. so clica e manda ver no 8 + 2 + 9 + 1... o mais rapido q puder (precisa ter uma certa coordenacao motora..rsss - e se voce notou o controle do decoder é muito mais sensivel que o antigo.. entao precisa ter uma pratica)

mas vai que da.. nao desiste.. faz varias vezes que uma hora entra.. de uma vez so.. MENU 8291

se vc conseguir a combinacao - ela vai abri uma janela na tela inteira escrito: INSTALACAO: Entre com a senha de instalacao: A senha é tb 8291. (nao confundir a com tela de senha de bloqueio do Playboytv - se seu decoder estiver com censura)

ai vai abrir o menu de instalacao onde voce pode verificar o nivel de sinal dos canais, qualidade do sinal, os dados de conexao IP, os dados do decodificador e por fim a opcao RESET DE FABRICA

so clicar em RESET DE FABRICA > Reset de Fabrica - e pronto. aguardar resetar.

• 1
  8. danielrodrigo

Desde 3 Jun 2007
    São Paulo-SP
    Descobri um jeito "mais facil" - pelo menos (ou eu fiquei muito craque...ahahah) -

DESLIGA O DECODER - pode ser no botao DESLIGA do decoder mesmo (nao precisa tirar da tomada)

Liga - ele vai abrir no canal 500..

(OU COLOCA DIRETO NO CANAL 500, sem desligar - acho q da no mesmo - mas deligando pra mim foi 100% de acerto)

ai so realiza o procedimento > CLICA MENU (da 1s - ve se entra o menu geral) e vai + 8 + 2 + 9 + 1...

Vai abrir a janela de INSTALACAO pra colocar a senha: digita 8291 na senha tb..

Eu testei aqui 2x dessa forma e consegui as 2x de PRIMEIRA. (na pratica é a mesma coisa - mas parece que o decoder espera mais pra vc digitar a combinacao, o problema é justamente a sequencia numerica)

• 1
  9. fredrz

fredrz Usuário

383 221 85

Desde 24 Jul 2008
    Belo Horizonte/MG
    Obrigado pelas explicações, Daniel. É que eu pedi a troca do decoder atual para o 4K e a mesma está agendada para esta semana. Pedi orientações a você já prevendo eventuais problemas após a instalação rsrsrsrs. Meio complicadinho esse lance do menu secreto rsrsrsrs. Vou sintonizar no canal 500 e ir treinando no decoder atual.

10. danielrodrigo

Desde 3 Jun 2007
    São Paulo-SP
    Legal Fred. boa sorte na instalacao! qq coisa estamos por aqui...rs

Apesar do delay em relacao ao sinal do SPORTV HD ser inferior a 1s - mas ter um pequeno delay - uma coisa q as vezes me incomoda um pouco é a "narracao mae dinah" que as vezes ocorre. O Audio do jogo esta sincronizado com o jogo - mas a NET/SPORTV por causa do delay tao pequeno (e acho q tb por causa de economia) -optou por nao realizar uma narracao especifica pro canal 4K como fez na época do HD onde o delay pro SD era bem maior. (hoje o SD esta usando o mesmo sinal HD)

alguns jogos - nem todos - esta ocorrendo o efeito "mae dinah" com o narrador prevendo as jogadas - no play by play nem da pra perceber pq é bem rapido e a narracao em geral nao acompanha todos os lances - vai mais devagar - mas em lances cruciais, qdo o narrador da aquela empolgada da pra notar a narracao antecipada - bem de leve (do tipo vc escuta o narrador dizer "CHU.." e a bola nem chegou no pe do jogador ainda), mas q qdo vc percebe q esta ocorrendo fica facil "prever" o gol.

nem todo jogo ocorre, provavelmente pq o ajuste de sincronia no HD fica com alguma diferença leve - q nao da pra perceber no HD - mas no 4K como tem quase 1s de diferença - fica um pouco maior.

os dois jogos de hoje nao notei isso.

• 1
  11. Ilanio

Ilanio Usuário

Desde 28 Dez 2005
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Amigos,

gostaria de pedir a quem está trocando o conversor da NET por 4k que se receberem algum que tenha saídas de áudio digital SPDIF (ótica ou coaxial) além de apenas uma saída HDMI (como é o caso do SAG4KC362), que pudesse avisar para que eu possa tentar esse modelo junto a NET aqui de minha cidade.

Obrigado.

Ilanio

12. Lucas_Rocha19

Lucas_Rocha19 Usuário

5.727 1.386 626

Desde 25 Ago 2008
    Padre Miguel, Rio de Janeiro
    Bom.... é só HDMI, mas aqui consegui passar o sinal até o HT através do HDMI ARC. Configurei o decoder 4K na saída de audio HDMI para Dolby, assim ele manda em Dolby pra TV e a TV 4k remanda esse sinal ainda em Dolby pro HT via ARC. O ARC ou manda PCM de 2 canais ou Dolby multicanais.

• 1
  13. Ilanio

Ilanio Usuário

Desde 28 Dez 2005
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Pois é, o problema é que meu HT é mais antigo e não possui entradas em HDMI (Ele é um STR-DE898)
    STRDE898-4_1294926830.jpg

Eu trabalho com os sinais HDMI direto nas entradas da TV e o som passando pelo Receiver.

Como você falou, a TV irá reenviar PCM de dois canais ou Dolby/DTS para o decoder.

É uma solução tampão paleativa uma vez que o som multicanal no SportTV ou nos filmes (Telecine/HBO), fazem toda a diferença...

Muita mancada essa da NET em fornecer decoders sem saída de som SPDIF... :choro:

Última edição: 5 Jul 2018
  14. edugasper

edugasper Usuário

2 0 2

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Ola pessoal. Essa troca do decoder é paga ? Se sim, qto $ ? Tenho um decoder HD e minha TV ainda é FullHD, pelo que vi existe a opção 1080p nesse novo decoder 4K, será que compensa a troca ? Sera que irá melhorar a imagem em FullHD? Obrigado

15. Ilanio

Ilanio Usuário

Desde 28 Dez 2005
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Olá amigo,

a troca é paga. R$90,00. Para o caso de sua TV a melhora seria na inicialização, que dizem ser mais rápida e acredito que a resposta aos comandos do controle remoto também. Acho que a imagem deve quadricular menos em alguns canais e com isso ficar melhor. Se o seu decoder a ser trocado for gravador, eles irão colocar um HD externo ligado à porta e-SATA do novo decoder e ele fará parte da sua decoração também. :D

Eu acredito que com a popularização da tecnologia, daqui a algum tempo essa substituição passe a ocorrer sem custo. Mas para aqueles antenados, o valor pode ser dividido. É igual celular. Quem quer novidade paga mais e, depois de um ano o valor cai...

16. Anderson Beneduzzi

Anderson Beneduzzi Usuário

Desde 6 Jul 2018
    Campinas

Blz pessoal?
    A NET realizou a instalação do decoder 4K SAG4KC362 nesta semana e realizou todo o procedimento citado pelo amigo acima, inclusive a atualização do firmware 16498 de 18/05/2018.

O canal 704 e now em 4K estão liberados também e acesso normalmente.

Porém quando entro em “
    MENU > CONFIGURACOES > TV > SAIDAS DE ALTA DEFINICAO (HD) > RESOLUÇÃO” está disponível somente a opção máxima de 1080p.

Possuo TV, cabo HDMI e HT compatíveis com 4K.

Aconteceu algo parecido com alguém? Conseguiu fazer algo para aparecer no decorrer a opção de 2160p?

17. xbellox

xbellox Usuário

Desde 15 Out 2008
    São Paulo
    No meu caso o técnico deixou com o firmware mais recente instalado porém com resolução 1080p. Tive aumentar a resolução manualmente. A opção apareceu no menu de primeira.

Depois que o técnico saiu foi que percebi que estava sem a opção de gravação. Tive que marcar outra visita pro técnico vir e colocar o HD externo (mais uma coisa pro móvel, com luzinha e tudo).

O técnico mesmo disse que o aparelho era novidade que eles estão aprendendo ainda algumas coisas.

18. danielrodrigo

Desde 3 Jun 2007
    São Paulo-SP
    Se sua TV nao é 4K é bobagem querer fazer a troca

- a nao ser que esteja com R$ 90 sobrando + o investimento do cabo HDMI compativel (NEM TODO CABO HDMI É COMPATIVEL - voce precisa ter um cabo HighSpeed ou 2.0 - em geral vem escrito no cabo, na lateral dele HIGHSPEED ou 2.0 - o meu é 1.4 HighSpeed, comprei o meu cabo a 4 anos nao tinha ainda 2.0 - na época paguei R$ 200 cada cabo. Hoje acho q esta beeeeeeeem mais barato - nao cheguei a procurar mas acho q da pra achar por uns R$ 30.. 40.. confiavel. de preferencia para cabo 2.0 que ja vem 100% atualizado. o 1.4 Highspeed so se vc ja tiver ele ai na sua casa) Ah.. isso se precisar de mais 2m de cabo.. pq o decoder vem com o cabo padrao de 1.8m junto.. é que em geral as tvs grandes ficam instaladas nas paredes e ai 2m de cabo é muito curto

- ou que planeje comprar uma TV 4k a curto prazo.

A longo prazo a tendencia é que a NET retire a cobrança de R$ 90 (ou seja - se vc nao tem pressa, esperar sair sera mais barato como sempre).

Sobre os beneficios - o decoder nao libera o sinal 4k para tvs que nao sejam 4k - ou seja - vc nao tera melhoria alguma nesse sentido.

Eu sou assinante SKY e NET (so mantenho a net justamente pq sei q eles sempre estao um passo a frente da sky - foi assim com HD, 3D e agora com o 4k) - mas nao uso muito a NET, no dia a dia uso mais a sky pq gosto mais do sistema deles.

entao nao lembro como era a saida da NET (a SKY permite ate 1080p) - porem NENHUM CANAL é 1080p NATIVO. A Sky estava colocando alguns filmes em 1080p mas desistiu.

o Ganho de HD > 4K em upscaling é visual. da uma melhorada sim - consigo comparar isso facil com a sky (q ja era pior que a net em 1080, agora com a net em 4k a distancia é muito visual)

ja o ganho de HD I > HD P em upscaling nao faz diferença, principalmente se sua tv for pequena.

Conseguiu corrigir?

Isso que menciona é pq algum dos aparelhos NÃO É 4K. ou esta tendo alguma incompatibilidade na transmissao...

Pode ate ser o cabo, mas nao acredito - pq se o cabo nao fosse vc nao teria sinal.

por isso isolo a TV ou o HT..

Minha TV é 4K - e aparece a opcao 2160 de cara. Se seto ela como preferencial e jogo o sinal em outra TV FULL HD (nao 4k) - o decoder funciona como FULL HD - e se entro nas opcoes SOME A OPCAO 2160 - fica a 1080p selecionada.

Se volto a ligar o decoder na TV 4K - ela volta a receber o sinal 4k - e nas configuracoes - esta de novo setado como preferencial o 2160 - sem precisar corrigir.

(ou seja - é meio que "automatico" o reconhecimento... entao imagino que nao seja uma configuracao da sua TV ou do decoder pra corrigir isso, pq ele ja reconhece sozinho)

ou seja..

pelo q vc fala é exatamente o comportamento que ocorre qdo o decoder é ligado num aparelho que nao seja 4k.

ou a TV ou o HT.

vc ja testou ligar DIRETO na TV?

pode ser que o passthrought do HT nao seja 4k - ou esteja com algum problema de compatibilidade com o decoder..

19. DaniMatos_07

DaniMatos_07 Usuário

Desde 30 Abr 2010
    São Paulo/ SP - Brasil
    Amigos, boa tarde.

Perdoem-me ressuscitar o tópico (creio que seja melhor do que criar um novo).

Bom, após o fim da Copa do mundo, aos amigos que estão utilizando o decoder 4k da net, toda a programação está em 4k?

Podem me ajudar?

Obrigado.
    Um abraço

20. Ilanio

Ilanio Usuário

Desde 28 Dez 2005
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Também gostaria de saber...:confuso:

Acho que só ficou o Now em 4k...

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso