Novo - Scraper de filmes para o XBMC em português por grupo de usuários HT forum

Discussão em 'HTPCs e Media Centers' iniciada por MarcosQui, 9 Jul 2010.

1. MarcosQui

MarcosQui Usuário Ativo

Desde 24 Out 2005
    São Paulo - SP - Brasil
    NOVA VERSÃO agora com atualizações automáticas pelos sistema de add-ons.

Caros colegas é com grande satisfação que publico um novo scraper para o XBMC que nasceu aqui dentro do nosso fórum, graças ao trabalho em conjunto de gfjardim, eessefair, zaz.tmp e eu MarcosQui.

O scraper usa a grande base de dados do TMDb.org e IMDB.com, depois traduz tudo para o português brasileiro. O resultado final é título, sinopse, gênero e até classificação etária em português, além de imagens de fanart, poster, estúdio e atores.

Compatível com o XBMC Dharma 10.5, é um scraper completo e funcional.

Como baixar e instalar:

1) Baixar este arquivo - http://repo-htforum.googlecode.com/files/xbmc.repo.htforum.zip

2) No XBMC, ir até "Sistema" > "Add-ons" > "Instalar a partir de um arquivo zip" e escolher o arquivo baixado anteriormente.

3) Após a instalação do repositório (passos 1 e 2), vá até "Sistema" > "Add-ons" > "Obter add-ons" > "Repositório Filmes HTPC" > "Informação do Filme" e selecione "Filmes HTPC"

4) Pronto! O scraper já pode ser usado e você poderá atualizar o scraper diretamente do XBMC.

Obs. Quem já tem a versão anterior instalada vai receber a mensagem de ATUALIZAÇÃO DISPONÍVEL, basta então entrar nas opções do scraper e escolher ATUALIZAR.

Para setar o scraper como padrão vá em SISTEMA\VÍDEO\RESUMOS\SCRAPER PADRÃO PARA FILMES e escolha o scraper Filmes HTPC com este logotipo:

Agora sempre que houver uma atualização você receberá um aviso, se marcar a opção de ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA que fica em ADD-ONS o scraper irá se atualizar sozinho sem qualquer intervenção do usuário.

Gostaria de agradecer em primeira mão pelo empenho do gfjardim que tornou possível um scraper feito por brasileiros para os usuários brasileiros.

Abraços e aproveitem.

Anúncio do HT Forum
  2. rbcarnevale

rbcarnevale Usuário Ativo

Desde 1 Jan 2006
    São Paulo/SP/BR
    Excelente Marcos !!!

Testei aqui e até agora foi o melhor scraper que encontrei !!

Parabens a todos que auxiliaram !!!

3. Homer

Homer Caminhando e cantando em Hi-Fi

Desde 17 Jun 2005
    Alphaville - SP
    Só tenho uma coisa a dizer: FANTÁSTICO !!!

Graças a você MarcosQui estou com o MediaCenter dos meus sonhos. Eu baixei o último SVN, instalei a não menos fantástica AeonMQ mais este Scraper e o resultado foi soberbo.

O visual ficou excelente, com todas as informações dos filmes e tudo em português. Puts, eu realmente fiquei entusiasmado. É outra coisa você escolher o filme que vai assistir dessa forma, ao invés de buscar em pastas, somente com o nome do filme.

Pude perceber algumas coisas, algumas são dúvidas de quem está iniciando:
    1. Na execução do filme os comandos que aparecem na barra inferior (pause, stop, etc) não estão funcionando quando acionados pelo click do mouse. Só funcionam pelo teclado.
    2. Como eu faço para que o XBMC interprete que nem tudo o que está na pasta do filme é o filme. Por exemplo, se a pasta contém um arquivo .mp4 do filme e mais um arquivo .mp4 com o áudio em 2ch, ele interpreta como se fossem dois arquivos de vídeo e o filme acaba ficando repetido na lista.
    3. Além disso, como faço para que ele administre várias trilhas de áudio para um mesmo filme?
    4. Como eu saio do programa? Eu adicionei o menu SAIR nas opções da AeonMQ, mas quando eu clico em SAIR nada acontece.

No mais, quero expressar publicamente meu Muito Obrigado!

4. MarcosQui

MarcosQui Usuário Ativo

Desde 24 Out 2005
    São Paulo - SP - Brasil
    A todos, agradeço os comentários mas quero deixar bem claro que minha participação neste caso foi bem pequena, quem realmente fez a coisa funcionar foi o gfjardim. :aplauso:

Homer, por favor, para não disvirtuar o assunto deste tópico coloque suas dúvidas no tópico do XBMC. (y)

Abraços.

5. colgate

colgate Usuário

Desde 14 Ago 2008
    SP
    Será que finalmente podemos descartar o ember? :)

6. MarcosQui

MarcosQui Usuário Ativo

Desde 24 Out 2005
    São Paulo - SP - Brasil
    Em partes SIM.

Apesar do Ember ser muito mais completo o nosso scraper pode encontrar dados que o Ember não acha porque usa a base de dados do TMDb como principal e ítens faltantes do IMDB.

Já fiz testes com alguns documentários que o Ember nunca encontrou nada e o nosso scraper pega tudo, poster, fanart e infos(em inglês).

Abraço.

7. timartinelli

timartinelli Usuário Muito Ativo

1.049 1.026 113

Desde 23 Jun 2009
    Indaiatuba/SP/Brasil
    NOssa Parabéns a tdos os amigos que particiram desse projeto maravilhosos para nos brasileiros, isso ae me da um trabalho danado, imagino que seja para todos e agora com o nosso propro scraper vixe, muito bom...

Vou testar hoje e posto o que achei...

8. gfjardim

gfjardim Usuário

Desde 14 Jan 2007
    Goiânia/GO/BR
    Marcos, parece que o pessoal não gostou muito da novidade, estava esperando mais entusiasmo, deu um trabalhão pra fazer e o pessoal nem se dá ao trabalho de comentar....

:/

9. skekeu

skekeu Usuário

Desde 14 Jan 2007
    Rio de Janeiro
    Meus parabéns ... embora não use o XBMC achei a iniciativa fantástica.
    Precisamos de mais trabalhos como esse aqui no brasil.

Abraço

10. MarcosQui

MarcosQui Usuário Ativo

Desde 24 Out 2005
    São Paulo - SP - Brasil
    Infelizmente é assim mesmo, aqui e em outros tópicos também.

.

11. rodrigoalmeyda

rodrigoalmeyda Usuário

Desde 17 Set 2009
    Rio de Janeiro
    vcs estão de Parabéns pelo o esforço, creio q irá ajudar mt gente aki no forum!!!!
    Eu ainda num testei o scraper pq eu estou usando ember e dps uso o tradutor do ember q nosso amigo gfjardim desenvolveu ... Está perfeito!!!! ... mt bom esse tradutor do ember!!! É q eu gosto do ember pq se pode fazer alterações na informações como trocar o fanart e a capa por outro da minha preferência!!! Eu só não estou conseguindo adicionar os meus seriados, qnd vou definir conteúdo e especifico Seriados e o Scraper TVDB o XBMC faz uma busca e diz q provavelmente o servidor está indisponível, Marcos sabe o q pode está acontecendo? estou usando seu mod 1.7

Mais de qualquer forma para quem quiser praticidade não vejo nada melhor do q este Scraper!!!

12. Alex Tanski

Alex Tanski Everybody lies

Desde 24 Jul 2006
    Camaquã / RS / Brasil
    Parabéns Marcos e todos que contribuiram para a elaboração desse scraper :aplauso:

Só vi agora esse tópico, mas me tirem uma duvida... com ele, é criado os arquivos (fanart, .nfo, etc...) na pasta onde estão os videos como o Ember ou fica no database do XBMC? caso fique como no Ember, aqui ja tenho tudo organizado por ele... como faria para atualizar somente as .nfos traduzidas?

Ahhh, não querendo ser chato mas ja sendo :D ... tem como manter somente o titulo original sem tradução? pois SEMPRE utilizei desse modo e muitos filmes me falam o nome em portugues e as vezes nem sei de que filme se trata e peço para me falarem o titulo original :lol: talvez me perderia por algum tempo em relação a isso

(y)

13. wcampos

wcampos inovando

Desde 7 Dez 2004
    Florianópolis
    O trabalho é de primeira, tenham certeza que a comunidade do HTforum aplaude a iniciativa dos colegas, e já que o negócio é reinvindicar, peço que procurerm acertar os metadados para Artistas e Álbuns em Música, creio que o GFJardim, competente como sempre, vai conseguir uma solução para isto também, mais uma vez parabéns...e continuem com este belo trabalho altamente voluntarioso...

14. JorgeM

JorgeM Jorginho

Desde 26 Nov 2004
    Recife/PE
    Excelente o trabalho pessoal! Estão de parabéns mesmo! O scraper ficou muito bom!!!

15. MarcosQui

MarcosQui Usuário Ativo

Desde 24 Out 2005
    São Paulo - SP - Brasil
    rodrigoalmeyda, não acho que seja culpa do Mod, já que ninguém mais reclamou o mesmo. Com outra skin não acontece ?

Alex, por enquanto é tudo traduzido mesmo. Há um forma simples de alterar o scraper para baixar o título traduzido porém deixando o título original na sequência mas acho que fica muito poluido.

A todos, agradecemos os comentários. :concordo:

Em tempo pretendo aprimorar o logotipo e também chamar o scraper de Filmes e HTPC. Ainda preciso tratar com o gfjardim sobre isto.

Abraços.

16. Alex Tanski

Alex Tanski Everybody lies

Desde 24 Jul 2006
    Camaquã / RS / Brasil
    Obrigado marcos, só faltou a duvida qto as .nfo, se fica na database ou como no Ember

Ah, esqueci de comentar pois nao vi no post inicial, para séries esta tudo ok tbem? ou é especifico para filmes?

(y)

17. wcampos

wcampos inovando

Desde 7 Dez 2004
    Florianópolis
    Tanski, parte eu posso te responder, os dados são importados para o database...e para alterar da pra criar um NFO via Ember e importar caso fique com erro em alguma informação. ou usar um programa como o SQlite Database, que acessa o database do XBMC, e permite corrigir os erros diretamente na base de dados.

18. marcelsk8er

marcelsk8er Usuário

Desde 24 Out 2009
    São Paulo
    Muito bom mesmo cara já estou usando aqui e está tudo ok. parabens pela iniciativa, já recomendei para todos os meus amigos que têm HTPC em casa

abraços

19. zaz.tmp

zaz.tmp Usuário Ativo

661 173 43

Desde 24 Ago 2008
    Brasil
    Se eu puder dar uma sugestão...

Acho importante citar, ao menos na descrição, que esse scraper não faz tradução de informação.

O que ele faz é uma busca por informação equivalente em portais nacionais.

Acho justo que se dê o devido crédito aos portais nacionais (cineplayers, epipoca, interfilmes e adorocinema) que fazem um excelente trabalho mantendo e organizando toda a informação.

De mais a mais, implementei também uma busca no portal cinemaemcena.com.br. Tenho conseguido muitas sinopses nesse portal, quando as buscas nos outros quatro falham, infelizmente existe um bocado de variação nos resultados, as vezes ele acha o filme mas não tem campos básicos (como diretor, sinopse, etc) e muitas vezes ele acha a sinopse mas segue mostrando o título original. Nos casos em que vi isso, simplesmente não descobri o título brasileiro, não sei se pelo fato de o filme ainda não ter sido lançado oficialmente aqui...

O que acham? Alguém sugere algum outro?

Att,

Fabio

20. MarcosQui

MarcosQui Usuário Ativo

Desde 24 Out 2005
    São Paulo - SP - Brasil
    Fabio, eu mantive a denominação "tradução" porque o scraper usa a mesma base do tradutor do Ember, que também não é um tradutor de verdade, mas o resultado final é como se fosse.

Também acho válido dar crédito aos sites nacionais, isto pode ser inserido na descrição a qualquer tempo.

Abraço.