Anúncio do HT Forum

Novo Sub - Questo 12" T-QWP

Discussão em 'DIY' iniciada por Pedrodemio, 2 Fev 2014.

1. BrenoKuster

BrenoKuster Usuário

Desde 23 Ago 2012
    Vitória - ES
    A diferença básica da horn pra LT é que a LT tem um ponto crítico que é o preenchimento. Nas dimensões elas ficariam parecidas...
    Com 2 subwoofers deve ficar do tamanho de um armário.

2. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    Ola cristianolo,

Leitura fácil não tem muito, a base é realmente o comprimento da linha ser 1/4 do comprimento de onda da minima frequência a ser reproduzida, mas com a variação da seção e outros fatores, como os diversos parâmetros do alto falante deixam a coisa muito mais complicada na prática, recomendo uma lida aqui: http://www.quarter-wave.com/

Quanto as dimensões, fiz de um tamanho que seria possível colocar no meu quarto sem ocupar muito espaço, o que realmente importa nesse tipo de caixa é a área da seção, e logicamente, caber o subwoofer dentro, e para achar a caixa ideal, o Hornresp ( http://www.hornresp.net/ ) é bem intuitivo, você pode ir ajustando as diversas dimensões e ele atualiza a resposta em tempo real

Com certeza é possível uma caixa para esses dois, mas nesse caso recomendo duas caixas separadas, para melhorar a resposta total na sala, se você baixar o simulador e brincar um pouco chega facilmente num resultado legal, de uma olhada nesse tutorial http://www.hometheatershack.com/for...scussion/36532-hornresp-dum-hmm-everyone.html

Caso vá realmente montar abra um tópico que final de semana ajudo com prazer

Abraços

3. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Obrigado Pedrodemio, assim que tiver um tempo e um computador disponível vou ver os links e identificar se é viável fazer um gabinete desses. Meu maior problema é espaço mesmo, tenho disponível no MÁXIMO 140x45x50cm (LxAxP).

4. Juliano.D

Juliano.D Usuário

3 0 1

Desde 31 Mai 2015
    Santa Cruz do Sul
    Boa noite pessoal !
    Faz algum tempo que quero montar um sub LT, mas só me animei agora que vi a montagem dessa caixa.
    Esse tipo de projeto era exatamente o que eu queria, porem fiquei com algumas duvidas: A SD inicial e SD final desse projeto não segue o padrão das LTs tradicionais, o calculo de SD para esse tipo de projeto é diferente? Se for, qual é? A outra duvida é com relação ao drive, tenho um sub Rockford Fosgate P2D2-10 300W, vale a pena usa-lo no projeto considerando que os parâmetros não são ideais ou seria melhor comprar outro?
    Ficarei grato se puderem me ajudar, meu reciver tá chegando essa semana então gostaria muito de começar o projeto do home DIV.

5. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    Ola Juliano,

Primeiro, essa caixa não é uma LT (linha de transmissão), e sim uma TQWP-, uma horn de área decrescente e saída interna, note que a caixa só tem uma abertura para o ambiente, o Subwoofer não fica exposto, em teoria isso ajuda a atenuar os harmônicos (distorção)
    Quanto ao fosgate, se você postar os parâmetros posso até ver como fica a resposta, mas duvido que fique aceitável, esse tipo de caixa é muito específica para cada falante, e do modo que construí, ela está na medida para o Questo, outro subwoofer pode não caber dentro

De uma olhada no link que postei para o cristianolo, com um pouco de estudo e tempo no desenho não é dificil projetar uma semelhante

Abraços

• 1
  6. Juliano.D

Juliano.D Usuário

3 0 1

Desde 31 Mai 2015
    Santa Cruz do Sul
    Boa tarde Pedrodemio, obrigado por responder.

Entendi que as medidas das caixas mudam com diferentes subs, apenas achei que teria alguma formula mágica para definir as medidas da caixa assim como nas LTs. Li o tutorial e até tentei usar o programa, mas minha inteligência não alcançou o nível necessário kkkk, acho que é preciso um nível de conhecimento mais técnico. Se não conseguir fazer uma horn vou tentar uma lt mesmo.
    Achei sua caixa incrível, com acabamento vai ficar perfeito, parabéns pelo projeto.

Rockford Fosgate
    P2D2-10

Size: 10"
    Nominal Impedance: Dual 2-Ohm
    Power Handling (Watts RMS): 300 Watts RMS
    600 Watts Max
    Voice Coil Diameter: 2.25" (57.15 mm)
    Magnet Weight (oz): 66.4 oz. (1.88 kg.)
    Speaker Connector: Dual 10 AWG compression
    Fs (Hz): 29
    Re (Ohms): 3.20
    Le (mH): 3.32
    Qms: 7.00
    Qes: 0.54
    Qts: 0.50
    Vas (Liters): 35.4
    Sd (cm2): 360
    SPL (dB @ 1w/1m): 84
    Xmax (mm): 11
    Woofer Displacement (in): 0.060 cu.ft. (1.7 Liters)
    Cutout Diameter (in): 9.13 in. (232 mm)
    Mounting Depth (in): 5.92 in. (150.4 mm)
    Shipping Weight: 13.6 Lbs. (6.16 kg)

7. tiago_medicci

tiago_medicci Usuário

Desde 19 Nov 2006
    Brasil
    Boa tarde amigos,

Estou aqui ressucitando o tópico! Pedro, estou com uma unidade deste mesmo falante e na dúvida eterna sobre a configuração para ele (dutada ou testar uma horn). Eu tenho relativamente pouca potência, então primeiramente pensei na dutada. Mas este projeto me chamou bastante atenção.

Você ainda o tem? Poderia dar um feedback sobre a caixa, mais impressões e constatações? E sobre o SPL, tem alguma observação nesta configuração?

8. Olá. Com mais de 1 ano de atraso,comecei a montar a caixa,o motivo foi o meu pai estar com alzheimer,tomava muito do meu tempo,no inicio do ano tentei iniciar a montagem,mas aconteeu algum problema que a peças não se encaixavam,provavelmente por eu estar com a cabeça quente,no fim,reduzi de 161 cm para 158 cm ,pois parecia que daria o encaixe correto. Ontem e hoje estou montando,mas essa redução nas medidas trouxe um problema que talvez o Pedrodemio possa ajudar:
    O duto interno permanece com a medida original,porém,como a altura da caixa foi reduzida de 161 cm para 158cm,o duto ficou menor,conforme a foto que vou colocar: 7.jpg

Minha pergunta é;reduzo o tamanho dessa peça em 3cm para que a passagem de ar permaneça como no projeto original?
    Outro problema é a abertura do duto,mantenho no tamanho original?

9. etapas da montagem: 1.jpg 3.jpg
    recomendo uso da mascara contra vapores organicos ao mexer com cola de contato 5.jpg

como podem ver na foto abaixo ,a abertura parece ter ficado muito pequena devido a essa diferença de 3 cm 8.jpg

10. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    Boa noite pessoal, vi somente hoje as mensagens que me enviaram em privado pois fazia tempo que não entrava aqui

Fiquei muito feliz de ver os colegas dando rumo ao projeto e construindo a caixa

Quanto a abertura, eu aumentaria sim esse 30mm, como a saída da caixa já é pequena, é crucial que ela tenha o tamanho do projeto, mas se for possível testar com ela assim e ficar bom, sem problemas

Tiago,

Estou todo esse tempo com a caixa funcionando, e cada vez que ligo é um sorriso no rosto, principalmente se estava escutando a mesma música em outro lugar e passo para ela

Uma característica fundamental é que o som é muito limpo e sem coloração ou distorção, se você está acostumado com subwoofers mais normais, mesmo que de qualidade, vai achar que o som não está bom no começo, que o grave está fraco, etc, mas permitasse um meses de adaptação e vai ver quão mais viva todas suas musicas soam

Isso se deve pela falta de harmônicos, em parte por ser uma horn e em parte pelo cone estar totalmente fechado dentro da caixa

Vale muito a pena, infelizmente a Questo (ao que parece) faliu e achar esse alto falante está cada vez mais difícil

11. Olá Pedro. Obrigado pela ajuda,eu resolvi fazer isso mesmo,reduzi 3 cm do mdf duto interno,e aumentei 3cm na saída.
    Preciso melhorar o reforço interno,pois as vezes vibra e distorce,talvez por estar em teste num home theather Philips(n),sei que é inadequado,mesmo usando a saída pra sub,pois ele trabalha com uma caixinha insignificante e sub (???) de 4 ou 5 polegadas,deve ter algum reforço de equalização no amplificador dele,enfim,pra funcionar na caixa dele,e quero testar em um amplificador descente. Vai demorar um pouco,terei que fazer qa montagem do Leach,devo ser o último do grupo a montar esse amplificador,mas falta tempo. Obrigado pela atenção,abraços

12. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    Precisa reforçar bem mesmo, como é uma caixa bem comprida os painéis vibram muito sem nada travando eles

Imagino que o problema seja esse aqui:

Essa é a curva de reposta da caixa, repare que a partir de 150Hz a reposta entre em varios picos e vales, na vida real não é tão pronunciado assim, mas ainda assim prejudica muito no som. Na segunda foto, a curva laranja são as frequências de corte que uso, repare que é um filtro de 48dB/oct, em 100Hz ele ja atenuou 30dB, em 150, muito mais. Agora na terceira foto coloquei só como exemplo um filtro de 12dB/oct, que é provável que seja usado no seu Home Theater, note que mesmo em 200Hz só tenho 21dB de atenuação, então toda parte da resposta "ruim" da caixa ainda é possível de ouvir, e isso acaba estragando o som, a recomendação que dou sem gastar nada é diminuir a frequência de corte, pode ser que parte das baixas frequência sejam perdidas pois as caixas satelites não vão reproduzir, mas é melhor do que ter um som que não de para ouvir, e a solução melhor é comprar um Mini-DSP e um amplificador separado

13. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    tenho um, certamente a melhor aquisição que fiz pro meu sistema

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso