Anúncio do HT Forum

O papo é Rádio FM e AM

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por daviddiniz, 21 Abr 2016.

1. daviddiniz

daviddiniz Usuário

2.677 2.588 366

Desde 31 Jul 2013
    São Paulo SP
    Bom gente estou abrindo o tópico sobre Rádio que é um ótimo meio de comunicação também portanto vamos discutir tudo a respeito desse meio de comunicação que antigamente era o principal.

• 5
  2. Kauan M. Kubaski

Kauan M. Kubaski KMK_PR

Desde 25 Mar 2012
    Brasil
  3. daviddiniz

daviddiniz Usuário

2.677 2.588 366

Desde 31 Jul 2013
    São Paulo SP
    Lembro que falaram as rádios que irão migrar pro FM estendido aqui em SP capital(a maioria é religiosa afe) alguém tem a lista?

4. Mmline

Mmline Usuário

6.178 4.052 1

Desde 22 Set 2014
    Rio de Janeiro
    olá, comecei a estagiar aos 15 anos numa emissora FM que acabara de entrar no ar aqui no RIO em 1978, ate hoje sou fã dessa emissora , que aqui no Rio toca flashbacks dos anos 60,70,80 e 90, quanta saudade.

5. R.Benetti

R.Benetti ERTV Music Medias

Desde 11 Fev 2007
    Atibaia/SP
    Beleza :) Agora sim migrado pra cá o assunto hehehehe

6. Gabriel dos Santos

Gabriel dos Santos Usuário

Desde 31 Ago 2015
    Guarulhos
    Qual seria essa emissora?

7. M.R.

M.R. Usuário

222 269 48

Desde 27 Abr 2011
    SP - Brasil
    Do RJ lembro-me quando adolescente(amante do rádio desde criança e iniciante de eletrônica...então imagina as idéias do professor pardal!!) fazia DX pelo dial...captava diariamente uma emissora do Rio que na época se chamava Rádio Mundial, se não me engano a frequência era 860Khz ou 880Khz, tinha um programa a noite que tocava muita musica boa (ao meu ver uma emissora de AM com padrão FM). Ficava corujando muita emissora desde as ondas curtas até o fm. Em outro momento relatarei um pouco do que conseguia captar na minha fase Dexista...(aqueles leitores assíduos da "Sessão de Ondas Curtas" da Revista Eletrônica Total em meados de 1989.

• 1
  8. Dinarte

Dinarte Usuário

28.676 22.587 966

Desde 9 Mar 2012
    Em algum lugar do RJ
    Era 860 AM. A Rádio Mundial era pertencente ao Sistema Globo de Rádio. Era uma excelente a rádio. De manhã tinha um programa chamado Show dos Bairros, aonde tocava uma música para cada bairro, atendendo a pedidos dos ouvintes.

• 1
  9. Sandro 19

Sandro 19 Usuário

Desde 9 Fev 2011
    Jundiaí/SP/Brasil
    Legal, agora partiparei direto. Gosto da parte técnica. Acompanho sobre TV e rádio, mas gosto e entendo mais sobre rádio em geral.

10. R.Benetti

Desde 11 Fev 2007
    Atibaia/SP
    • 1
  11. Mmline

Mmline Usuário

6.178 4.052 1

Desde 22 Set 2014
    Rio de Janeiro
    Antena 1, essa emissora está lacrada no meu Dial, adoro.
    Conforme o Dinarte já falou , tinha o Show dos Bairros, o Toca Toca Mundial, o Super night Mundial , era Am , mas , com uma qualidade muito boa.

• 3
  12. danban

danban Usuário

7.600 1.507 576

Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    Também adoro.

Falando sobre música e rádio, eu acho que parei no tempo. Nada de baixar músicas ou ter coleções de cds, dvds, etc . O que eu gosto mesmo é de ouvir rádio. Acho que gosto da variação das músicas, das notícias, do humor, etc.

A única evolução tecnológica que uso e aprovo é o tunein.

• 3
  13. Sandro 19

Sandro 19 Usuário

Desde 9 Fev 2011
    Jundiaí/SP/Brasil
    Pessoal, quando as AMs migrarem para o FM, em alguns casos, se as emissoras continuarem com a programação atual o dial irá ganhar em qualidade. Mas também muitas se aproveitarão da situação e mudarão o perfil ou até mesmo serão oferecidas para arrendamento para igrejas.
    Aqui em Jundiaí, por exemplo, temos duas AMs fortes, com programação 100% local e sem nenhum horário de arrendamento. A programação musical é bem diversificada, mas a noite e nos fins de semana, parece Antena 1, Kiss FM, Nova Brasil, etc. Tem programas de flash back, jovem guarda, Classic Rock, MPB, Samba, etc.
    Agora, no FM é complicado, a Dumont com aquelas modinhas que ficam repetindo a exaustão, parece que o play list deles tem só umas 30 músicas, deprimente. Já a 105 que tem outro público, tem alguns programas de black music interessantes, mas no horário comercial, se vendeu ao jabá. Antes tinham programação pura, só com samba, pagode e algumas variações, agora tocam sertanejo universitário, funk, Anitta, Popuzuda, Naldo, enfim, um saladão de mau gosto... Na minha opinião...Não gosto e nem ouço nenhuma das duas FMs, mas fiz um comparativo.
    Ainda temos duas concessões de FM em Jundiaí, mas estas só tem a antena transmissora na Serra do Japi, são as rádios Gospel FM 90,1 e Mundial 95,7. Os estúdios ficam em São Paulo. São os esquemas...que ninguém fiscaliza, são irregulares, deveriam ter estúdios aqui também.
    A 105 FM mesmo tendo seu foco em São Paulo, tem estúdio com sede própria em Jundiaí.
    Todas transmitem da Serra do Japi, além da 98,1 de Itatiba que compartilha a torre de Mundial 95,7
    Valeu

• 1
  14. Mauricio Aureliano

Mauricio Aureliano Usuário

Desde 17 Nov 2013
    Sobral/Ceará
    Rádio Progresso foi a primeira começar a operar em nova faixa no dia 18 de março

A Rádio Progresso, de Juazeiro do Norte (CE), é a primeira emissora a fazer a migração do AM para o FM no país. A solenidade que marca a mudança de faixa ocorreu dia 18 de março, na sede da emissora, e contou com a participação do ministro das Comunicações, André Figueiredo.

A migração é uma antiga reivindicação dos radiodifusores brasileiros. Com a alteração, as emissoras transmitirão com melhor qualidade e menor interferência. Além disso, os veículos poderão ser sintonizados por dispositivos móveis, como celulares e tablets. A mudança de faixa foi autorizada por um decreto presidencial em 2013.

Atualmente, 1.781 emissoras estão na frequência de AM no Brasil. Desse total, 1.386 pediram a mudança de faixa e 937 rádios já poderão fazer a migração neste ano de 2016. Outras 437 emissoras terão de aguardar a liberação de espaço na faixa de FM, o que vai ocorrer com a digitalização da TV no país.

No mês de fevereiro, o Ministério das Comunicações começou a emitir os boletos de pagamento da outorga para mudança da faixa. Os valores para começar a transmitir a programação em FM variam de R$ 8,4 mil até R$ 4,4 milhões. A tabela foi elaborada com base em critérios como índices econômicos, sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance.

Após a quitação do boleto pelo radiodifusor, o MC emite o ato que autoriza a migração de faixa. Na sequência, as rádios devem apresentar uma proposta de instalação da FM e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a permissão de uso da radiofrequência. Depois da liberação gerada pelo órgão regulador, os veículos já podem começar a transmitir a programação na faixa de FM.

Todos esses procedimentos foram cumpridos pela Rádio Progresso, de Juazeiro do Norte (CE).

Fonte:http://www.mc.gov.br/sala-de-impren...o-ce-sera-a-primeira-a-migrar-do-am-para-o-fm

15. Alexandre 1

Alexandre 1 Usuário

232 233 45

Desde 30 Mai 2015
    São Paulo
    Olá Sandro,

Vi no site da Anatel que tem uma rádio comunitária na Vila Nambi (em nome da ASSOCIAÇÃO UNIDOS DE SANTA MARIA GORETTE) autorizada a transmitir em 91,1. Você consegue sintonizar por aí? Pelo que pesquisei na Internet chama-se Castelo FM.

A maioria das rádios que transmitem de São Paulo (AM e FM) chegam bem em Jundiaí?

16. Gabriel dos Santos

Gabriel dos Santos Usuário

Desde 31 Ago 2015
    Guarulhos
    Parece que uma segunda rádio do Ceará irá migrar para o FM. Não me recordo qual é agora.

17. Quantum

Quantum Usuário

1.508 1.130 421

Desde 24 Mai 2010
    São Paulo/SP
    Em SP tem uma radio parecida com a Antena 1, é a Alpha FM que também toca flashback com contemporânea mas a diferença é que também toca música nacional (não que isso seja ruim).

• 1
  18. R.Benetti

Desde 11 Fev 2007
    Atibaia/SP
    Fazia tempo não ouvia a Antena 1 (falta de tempo hehehe): fiquei impressionado como ela está, tocando muitas músicas que só ouço nas europeias.

• 1
  19. Quantum

Quantum Usuário

1.508 1.130 421

Desde 24 Mai 2010
    São Paulo/SP
    Falando em Antena 1, em que ano ela foi lançada?
    E também queria saber qual o melhor aplicativo para ouvir rádios no Windows 8.1.

• 1
  20. R.Benetti

Desde 11 Fev 2007
    Atibaia/SP
    9/1975, conforme diz no site deles - aliás vou achar um áudio de algo que até eu não sabia hahaha

Aqui:

É... é isso mesmo: era 94.5

• 2
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso