Anúncio do HT Forum

Obras gerais no Apartamento: Cabeamento, Rede e HT

Discussão em 'Racks, Suportes, Acessórios, Decoração, Iluminação' iniciada por doom, 26 Jan 2010.

1. doom

doom Usuário

Desde 15 Dez 2004
    Rio de Janeiro/RJ/BRASIL
    Caros amigos, vou começar uma obra completa no meu apartamento semana que vem e preciso da ajuda de voces com relação a HT e cabeamento de rede para um HTPC e tambem para o proprio BluRay Player (para acessar o BDlive)

Momentaneamente desisti de colocar o BD ligado no Wifi e como estou quebrando tudo, vou passar cabo de rede pela casa toda.

Perguntas:
    - O que devo levar em conta para embutir os cabos de rede fêmeas na parede e coloca-los como tomadas próximos a TV e ao BD? Cabos CAT5e servem? Qual a preocupação que devo ter?

- Quantas tomadas devo colocar próximas a TV? 4, 5, 6? O que levar em conta, principalmente em relação ao receiver?

A rede wireless ainda vai funcionar, a partir de um quartinho pequeno que farei de escritório...tenho um roteador DI 524 (rede g). Vale a pena substituir por um rede N? (meu notebook tem adaptador rede n).

Para HTPC, o que devo levar em conta? ele deve ficar perto da TV? O tipo de placa de vídeo é um gargalo para acessar filmes, etc?

Desculpe pelas perguntas, mas estou perdido e vou começar a obra semana que vem!!! (Não quero me arrepender depois de tudo feito)

Flw!!!

P.S.: Depois eu vou postar todas as fotos do Apt para futuras consultas!!!

2. marcomanho

marcomanho Usuário

Desde 8 Mar 2005
    São Paulo
    Fala Doom... respondendo às suas perguntas:

- O que devo levar em conta para embutir os cabos de rede fêmeas na parede e coloca-los como tomadas próximos a TV e ao BD? Cabos CAT5e servem? Qual a preocupação que devo ter?
    Você pode fazer a interligação entre todas as caixas de passagem, aquelas amarelas que ficam embutidas na parede, podendo ser 4x4" ou 4x2", perto de onde você imagina colocar os equipamentos, ou seja, perto de onde ficaria o seu roteador, outro atrás do rack da sala, e onde mais você for colocar a rede física. Ao invés de colocar o cabo agora, durante a obra, a melhor coisa é você passar um guia com arame galvanizado. Depois de concluída a reforma, é só amarrar o cabo de rede numa ponta e puxar na outra.
    Dica: quando for passar o cabo de rede, passe junto mais um guia.. vai que de repente você vai precisar mais cabo por lá...
    Para essa tubulação, utilize sempre tubulações de, no mínimo, 1", e de marca boa, de modo a não ter surpresas quando for passar o cabo, da tubulação ter sido esmagada dentro da parede.
    Se puder postar uma planta do ape com os prováveis pontos onde ficarão esses equipamentos, fica mais fácil ajudar...

- Quantas tomadas devo colocar próximas a TV? 4, 5, 6? O que levar em conta, principalmente em relação ao receiver?
    O ideal é colocar um circuito exclusivo para o HT todo. Todo circuito comum, conforme norma NBR, é dimensionado para 1200W em 127V, ou seja, deixar um circuito exclusivo pra ele não é nada absurdo. O melhor seria deixar a tomada pra TV e outra pro HT... nessa do HT, você liga um estabilizador ou nobreak, e liga todos os equipamentos nele...

A rede wireless ainda vai funcionar, a partir de um quartinho pequeno que farei de escritório...tenho um roteador DI 524 (rede g). Vale a pena substituir por um rede N? (meu notebook tem adaptador rede n).
    - isso não sei te responder... rs

Para HTPC, o que devo levar em conta? ele deve ficar perto da TV? O tipo de placa de vídeo é um gargalo para acessar filmes, etc?
    - não sei como você imagina pra montar o home, mas, se for utilizar um receiver que controle tudo, todos esses equipamentos (dvd, htpc, ps3, etc) serão ligados no receiver e do receiver irá apenas um cabo para a TV. Se for ficar pendurada na parede a TV, prever uma tubulação para ligação dos cabos entre o receiver e a tv embutido na parede, e 1 ponto de tomada na mesma altura para ligar a TV na força... dê preferência, se for possível, utilizar um tubo de 2" interligando.. fica com uma **** folga pra passar quantos cabos quiser...

Segue uma imagem para as instalações junto à TV / rack.. esse detalhe das tubulações a 1,20m do piso é caso você for colocar a tv na parede...

abs

3. doom

doom Usuário

Desde 15 Dez 2004
    Rio de Janeiro/RJ/BRASIL
    Putz grila, cara, era isso mesmo que eu queria. Obrigado!.
    Só ainda não estou convencido se vou fazer uma rede física na parede (passando o cabo de rede), estou achando meio complicado fazer isso. (Não sei como colocar aquelas tomadas com o RJ45 fêmea na parede) e estou quase decidido a fazer a rede com wi-fi. O medo é não conseguir passar filmes por streaming neste tipo de rede. :( -

Coloquei quatro tomadas perto do HT. mas parece que foi exagerado, vou rever o projeto.
    P.S.: E a obra já começou...mas ainda posso mudar as coisas de lugar.

4. marcomanho

marcomanho Usuário

Desde 8 Mar 2005
    São Paulo
    Doom, por algumas informações que eu tirei com alguns conhecidos sobre essa comunicação entre PC e a tv...
    Eu estava imaginando colocar um media center, tipo os da dlink, para reproduzir mídias como mp3, alguns vídeos, etc..
    E me aconselharam a utilizar uma rede física, pois, dependendo da qualidade do sinal do roteador, as interferências que que possam existir entre o roteador e a tv, e por aí vai...
    Como eu tinha feito uma adequação da tubulação de TV para junto do local onde vou instalar o computador, para chegar o sinal da internet da NET, minha idéia vai ser passar por essa mesma tubulação da antena, passar o cabo CAT-5 de rede, uma vez que a tubulação da antena está interligada entre os ambientes.
    A maior mudança que eu fiz em relação as instalações foi adequar num dos quartos essas instalações de elétrica e antena para computador e na sala, fiz as instalações para tv ficar na parede... nesse fds eu vou tirar umas fotos e mostro como ficou...

abs

5. doom

doom Usuário

Desde 15 Dez 2004
    Rio de Janeiro/RJ/BRASIL

Rapaz, a sua configuração é identica a minha. Também vou ter que passar o cabo da net + virtua de um ponto a outro do apartamento. Mas voce diz que vai passar o cabo de rede pelo mesmo local que está passando o cabo da net. Na verdade não sei se isso é bom. Não pode haver interferencia?
    No caso da figura acima voce fez diferente não é? (O ponto da TV está em local diferente do ponto de rede)
    .
    P.S.: Outra coisa, caso eu use um painel de madeira para prender a tv, talvez eu não necessite colocar a tomada de força e a outra tomada seca perto da TV... O próprio painel irá esconder os fios. (pelo menos assim eu imagino)

Abraços.

6. KaduRJ

KaduRJ Usuário

Desde 24 Jan 2010
    Rio de Janeiro
    Olá Amigos!!!
    Vou aproveitar a "carona" do tópico e pedir uma ajuda a vocês.

Estou fazendo obras em casa e estou com muitas dúvidas quanto aos esquemas para condutores/caixas para elétrica, TV a Cabo (NET) e Rede (Vírtua). Gostaria de sugestões sobre como fazer a "mágica" de esconder os fios... rsrsrs. Vou trabalhar com o seguinte:

- Sala: TV 42" Philips PFL5604 presa a um painel de madeira ligado a um Rack mais um Home Theater Philips HTS3578W e mais um decoder da NET;

- Quarto Casal: TV 32" Philips PFL5604 presa a parede e abaixo uma prateleira com o decoder da NET e um DVD Player;

- Quarto Filho: TV 20" convencional sobre uma bancada/escrivaninha;

- Gostaria de criar uma rede interligando os três comodos baseados no Vírtua.

O que vcs sugerem?

7. oireshot

oireshot Usuário

Desde 8 Out 2008
    Portugal
    Amigo, instale caixas 4X4 nos cômodos próximos as TV se ainda não tiver e coloque aquelas tomadas modulares tipo PRIME, vc monta os módulos do jeito que preferir, existe outras marcas e modelos para sua escolha. Pode ser colocado ANTENA , REDE DE INTERNET e TELEFONE numa só caixa sem problemas (até os cabos das caixas do HT eu utilizo nesta caixa) e utilize eletrodutos de qualidade em média uma polegada, deixe todas as caixas interligadas, por exemplo, sai eletroduto da sala para o quarto 1 e sai outro para o quarto 2 para fecharo circuito, sai outro do quarto 1 para o quarto 2, se tiver outros cômodos, interligue da mesma fórmula. Se já possuir caixas de telefone, deixe elas interligadas com esta nova caixa, cada um com seu cômodo. Numa certa, coloquei caixa 4X2 e me arrependi pois ficava limitado para expansões e novas configurações mas qd mudei para este novo apartamento, o que não existia fiz assim interligando tudo inclusive com a cozinha e o depósito. Ficou muio bom (y).
    VLW

8. KaduRJ

KaduRJ Usuário

Desde 24 Jan 2010
    Rio de Janeiro
    Valeu oireshot!!!

Confesso que sou leigo nessas coisas... hehehe

Fiquei com algumas dúvidas:
    - No mesmo tubo de 1" eu passo a rede, a TV e o tel?
    - Crio esses dutos na parede ou no chão?
    - Vc me ajudaria nas configurações da prateleira (Decoder NET + DVD Player) X TV do quarto 1? Faço dois dutos com joelho ou cotovelo? O q vc sugere?
    - Na sala preciso descobrir uma maneira de prender o Receiver das caixas Wireless do HT... Não encontrei suporte para esse receiver... O q vc sugere?

Perdoe o abuso, mas estou meio perdido...

Forte Abraço!!!

9. marcomanho

marcomanho Usuário

Desde 8 Mar 2005
    São Paulo
    Vou ilustrar com uma imagem do que eu quero fazer no meu apê, depois mostro as fotos das instalações...

Perspectiva da sala:

Fotos das instalações:
    Vista geral da parede:
    Tomada para TV
    Caixinha para interligação dos cabos (superior)
    Caixinha para interligação dos cabos (inferior)

No meu caso, esse revestimento de madeira na parede já existia, então eu tive que fazer essas tubulações pelas costas dessa parede, que no caso, era um banheiro.
    Na foto geral, tenho 3 caixas de passagem (da esquerda pra direita) ANTENA, ELÉTRICA e INTERLIGAÇÃO COM A TV. Se tivesse feito do zero, eu colocaria nessa ordem: ELÉTRICA, ANTENA e INTERLIGAÇÃO COM A TV, e teria feito uma tubulação interligando a ANTENA com a INTERLIGAÇÃO COM A TV, na parte de baixo. Detalhe: a caixinha quem tem a interligação dos cabos entre o rack e a TV, foi feito com caixinhas 4x4" com fundo duplo (foram emendadas duas caixinhas) e uma tubulação de PVC de 2".
    Acho que consegui explicar dessa maneira...

Abs.

10. KaduRJ

KaduRJ Usuário

Desde 24 Jan 2010
    Rio de Janeiro
    Valeu marcomanho!!!

Vou "copiar" sua idéia para a sala... hehehe

Preciso de ajuda para a interligação entre os cômodos. As minhas informações são as seguintes: O cabo da NET vai chegar à minha casa através de uma espécie de Quadro de Força, desse "quadro" preciso distribuir para os cômodos. Como posso fazer?

No Quarto do Casal estou em dúvidas sobre que altura ponho a TV de 32" e de como farei as distribuições...

Em anexo esquemas dos quartos...

Forte abraço!!!

11. marcomanho

marcomanho Usuário

Desde 8 Mar 2005
    São Paulo
    Kadu, a tv é colocada geralmente, medindo da face inferior da tv, a 1,10m do piso... claro que isso vai depender um pouco da distância que a cama fica da tv, senão vocês ficarão com o pescoço muito inclinado pra ver a tv...
    Você não precisaria colocar tomada nem ponto nenhum baixo, pois seus equipamentos já ficarão em cima...
    Se puder subir um pouco a prateleira de equipamentos, você pode posicionar os pontos na parede a 1,20m do piso e de lá ligar tudo...
    Com a vantagem de vc não precisar passar tubulação para interligar os equipamentos com a tv, dá pra ligar direto, se subir a prateleira...
    se conseguir me enviar uma planta com as medidas dos móveis eu consigo desenhar esse projetinho procê...
    Você precisará ainda, interligar esse ponto pra ligar o decoder da NET atrás do computador, para mandar o sinal para a internet... na teoria, tubulação de 1" e caixas 4x4" resolveriam seu problema.

12. oireshot

oireshot Usuário

Desde 8 Out 2008
    Portugal
    Tem um programa gratuito e amador na internet chamado Google Sketchup http://sketchup.google.com/download/
    foi com ele que fiz umas mudanças e aperfeiçoamentos. Na sala inclusive, não usei caixinha superior para a TV, fixei um tubo no piso de 2" em alumínio polido (este mesmo usado em pé de mesas mármores) de um metro e ele ficou como uma luva passando por entre a TV e o suporte e no meio certinho, fiz um corte meia lua no tubo e passei os cabos por ele, serviu até pra decoração. Os cabos de TV, telefone e rede podem passar no mesmo eletroduto sem problemas, só os cabos de energia que passam em outro. Quanto a passar eletroduto pelo alto ou no piso, vai depender de sua arquitetura e o que dará menos trabalho, até calculo de distancia dos cabos entram na decisão.

13. KaduRJ

KaduRJ Usuário

Desde 24 Jan 2010
    Rio de Janeiro
    Valeu marcomanho e oireshot!!!

Marcomanho, vou usar minha cara-de-pau e mandar as medidas hoje à noite para vc... hehehe.

Oireshot, vou baixar esse programa e tentarei postar as plantas dos cômodos... Valeu mesmo!!!

A 3ª miniatura é da posição da escrivaninha do quarto do meu filho, essa parede é como se fosse a continuação da parede do meu quarto onde irei instalar minha TV. Como poderei fazer essas interligações??? O que vcs sugerem???

Forte Abraço!!!

14. marcomanho

marcomanho Usuário

Desde 8 Mar 2005
    São Paulo
    Pode passar as medidas sim que, assim que possível, faço um desenho básico de instalações pra vc entender...

abs

15. doom

doom Usuário

Desde 15 Dez 2004
    Rio de Janeiro/RJ/BRASIL
    Bom, ja entendi. Inclusive mandei indicações para o pedreiro. Mas agora me digam, por favor...com aquele suporte de madeira na parede eu, teoricamente, NÃO PRECISARIA colocar as tomadas (de força e de ligação entre os equipamentos) na mesma altura da tv, estou correto?. Eu passaria os cabos por trás deste suporte, ou estou falando m*?

2º Agora vai uma pergunta geral, voces, ao inteligarem a rede da sua casa utilizaram plugs fêmea rj45 com uma tomada para este fim, ou utilizaram apenas os eletrodutos para passar os cabos , puxando um cabo macho/macho para ligar nos aparelhos? - Para fazer isso, obviamente tenho que passar uma guia puxando os cabos - (o incoveniente é que pode ficar feio com a sobra dos cabos aparecendo). Enfim, qual foi a solução?

16. KaduRJ

KaduRJ Usuário

Desde 24 Jan 2010
    Rio de Janeiro
    Marcomanho,

As medidas são as seguintes:

- TV: 810mm X 570mm X 230mm (L X A X P);
    - Cama: 1,38m X 1,88m X 0,70m (L X C X A);
    - Distância entre a cabeceira e a parede onde ficara a TV: 2,78m;
    - Comprimento da parede onde estará a TV: 4,37m;
    - Comprimento da parede onde estará a escrivaninha: 4,44m;

Preciso interligar o ponto da Net/Virtua entre o meu quarto, o quarto do meu filho e a sala. Atrás da parede onde estará a TV do meu quarto é o local na sala onde colocarei a TV e HT. Não sei se essas informações serão suficientes, mas conto com a sua ajuda.

Forte abraço!!!

17. doom

doom Usuário

Desde 15 Dez 2004
    Rio de Janeiro/RJ/BRASIL

Dêem-me uma luz!!! :D Vou ter que fazer isso semana que vem!!!!

(y)

18. KaduRJ

KaduRJ Usuário

Desde 24 Jan 2010
    Rio de Janeiro
    Doom,

Minha obra é mais ou menos como a sua e eu utilizarei somente os tubos para passar os cabos. Acho que fica mais fácil e com isso ganho agilidade/mobilidade.

Forte abraço!!!

19. kliwer

kliwer Usuário

Eu tmb fiz só as tubulações deixando a ponta do cabo de rede + ou - 1 metro para enventual mudança. Isso economisa até nas tampinha para as caixinhas de embutir. Tudo isso serve para todos os cabos (audio, hdmi, rede, tv) exeto tomadas que por natureza já estão com as devidas tampas na caixinha de embutir.

Abraço.

20. KaduRJ

KaduRJ Usuário

Desde 24 Jan 2010
    Rio de Janeiro
    E aí amigos??? Sem querer ser cara-de-pau mas já sendo, alguma sugestão de esquemas? hehehe

Forte Abraço!!!

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso