Onkyo - Divergência entre a potencia declarada em manual e a informada nos falantes

Discussão em 'Home Studio' iniciada por Jackson_Sanches, 30 Jul 2020.

1. Jackson_Sanches

Jackson_Sanches Usuário

Desde 21 Jul 2020
    São José- SC
    Olá, prezados!

primeiro, um brevíssimo relato antes ir direto ao tema do tópico:
    Meu Onkyo HT-R 390 (creio que também conhecido por 3300 ou 3400) teve a já conhecida morte súbita da placa hdmi, e antes de ir para o conserto ainda foi ligado em 220V, agora ele só fica clicando um relê e não liga nada. Para não ficar sem um som minimamente decente na sala eu comprei uns amplificadores AB na internet para fazer um 2.1 com as caixas e sub do finado ONKYO.

Ao montar o kit eu acabei errando e fritei uma caixa frontal. Ao abri-la para trocar o falante eu verifiquei que a potencia declarada no corpo do alto falante é de 25 Watts e 8 ohms, enquanto a caixa e o manual declaram 6 ohms e 120 watts. Sem fazer conta de áudio dá para notar que é uma diferença gigantesca. Apesar de o equipamento ter me atendido por anos, já que estava instalado em um ambiente pequeno, vale deixar o alerta pois alguém pode comprar um produto da marca baseado nas especificações e ter uma performance insatisfatória em ambientes maiores.

Outra coisa lamentável, é quase impossível abrir a caixa do falante sem destruí-la. Como já estava queimado, não fui delicado. Mesmo que quisesse poupar a caixa eu não conseguiria.

Fiz um vídeo curto mostrando o relatado.

2. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Não tem nada "muito" errado aí
    Manual fala MAXIMUM OUTPUT POWER, que não é a mesma coisa que POTÊNCIA RMS, que é o que normalmente vem marcado nos alto-falantes
    Outra coisa é que o alto falante pode estar sendo especificado sem nenhum tipo de filtro, enquanto o manual especifica a potência com filtros aplicados
    Quanto a impedância, não há norma para especificar a impedância nominal de um alto falante, se ele tiver Re 5,4 ohms, um fabricante pode especificar como 6 e outro como 8 ohms
    Infelizmente a falta de normalização pra algumas coisas causam esse tipo de problema...
    Mas eu compartilho a indignação

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso