Anúncio do HT Forum

Onkyo HT-S5600

Discussão em 'Receivers, Processadores e Amplificadores' iniciada por allanfox, 6 Jan 2014.

1. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Anúncio do HT Forum
    Conforme prometido, longo porém necessário.

Subwoofer
    Estarei falando especificadamente sobre o Onkyo HT-S5600, e ainda não realizei nenhuma calibragem automática por não tê-lo instalado por completo, ainda.

Mantendo o sub ligado - 1
    Conforme dito anteriormente, esse subwoofer só funciona se houver sinal na saída LFE (Low Frequency Effects), essa saída é única e exclusiva para filmes, pois é neles que contém os sinais graves que trafegam nessa saída como explosões e outros efeitos aonde a faixa de graves está presente. Essa saída LFE é um canal independente, assim como o canal esquerdo e direito de um aparelho de som stereo, é claro que músicas de diversos tipos possuem frequências graves porém elas são reproduzidas junto com os canais esquerdo e direito assim como todas as frequências que podemos ouvir que vai de 20Hz até 20Khz.

Na página 40 do manual de instruções que acompanha o aparelho a Onkyo explica em detalhes como fazer para mandar sinal para o canal LFE mas poucos prestaram atenção, estou usando a versão em inglês como referência. (link para download)

A frequência do crossover descrita no manual é para o filtro passa baixa que define a capacidade dos seus alto-falantes em reproduzir graves, da frequência selecionada para baixo é enviado ao subwoofer e o resto para os alto-falantes, logo após a lista de frequências ele diz:
    Uma tradução literal seria, "Use o diâmetro do menor alto-falante do seu sistema para escolher a frequencia do crossover.", o menor alto-falante do nosso sistema tem 8 cm, então a configuração correta fica entre 150 Hz e 200 Hz, aqui a configuração está em 150 Hz.

Não suficiente, o manual ainda diz:
    Traduzindo fica "Escolha a frequência mais alta do crossover, se você deseja que saia mais sons do seu subwoofer", neste exato momento estou escutando Jazz, Bossa Nova, Blues e música ambiente aonde a quantidade de graves é mínima, porém o sub está ali funcionando e dando um leve tom aveludado de graves na música, o volume está em 20 e no sub o volume está 40%, no aparelho não tem nenhum ganho de sub aumentado, tão pouco o nível de "Bass".

Ponto negativo, dependendo do que você estiver escutando o subwoofer pode ficar ligando e desligando toda a hora.

Mantendo o sub ligado - 2
    Ainda na mesma página, ele lista a função "Double Bass", essa função pega os graves que passam pelos canas esquerdo, direito e central e manda para o LFE.

Ponto negativo, o sub continua desligando, mas com bem menos frequência, claro que dependendo do que você estiver ouvindo. Além disso essa função adiciona mais um problema, já reparou que microfones tem uma espuma? Ele serve como filtro "pop" (ou pop filter, windshield, etc). Técnicamente falando, ele serve para lidar com algo chamado sibilância. Ao ativar o "Double Bass" dependendo do que você estiver escutando ou assistindo as consoantes com T, B e P são acentuadas e enviadas para o sub, fazendo com que ele fique "batendo" durante uma fala ou até mesmo embolando o sub.

Mantendo o sub ligado - 3
    O aparelho tem diferentes "Listening modes", são equalizações e efeitos que são aplicados ao material que você estiver ouvindo, no controle remoto tem botões escritos "MOVIE/TV, MUSIC, GAME, STEREO" próximo dos numerais, cada botão desse aplica um tipo de efeito, como o caso aqui é música, você vai clicar em "MUSIC" e selecionar PLII Music (Dolby Pro Logic II) pois segundo o manual na página 32 diz que esse modo pega qualquer sinal stereo e converte para 7.1 que incluí o canal LFE.

Ponto negativo, nem todo mundo pode gostar do efeito, principalmente em casos de músicas com echo.

Lembrando que as duas últimas opções listadas acima são exclusivas para músicas, ao assistir filmes desligue o "Double Bass" para que a fala das pessoas não interfira com o subwoofer, já o "Listening Mode" fica a gosto de cada um.
    Aqui em casa eu deixo configurado:

Speakers - Tudo "Small"
    Crossover - 150 Hz
    Double Bass - Off
    Listening Mode - PL II Music

Para quem já está com o equipamento calibrado com o Audyssey, é recomendável mexer também nas configurações da página 43 que fala sobre "Audyssey Dynamic EQ Reference Level Offset" e ajustá-lo para o tipo de material que você for ouvir (ou ver) para ter uma melhor experiência.

HDMI que esquenta....

O equipamento usa um ADV7623 da Analog Devices, no link ao lado é possível baixar o datasheet, nele vem descrito que o seu núcleo suporta até 125ºC e pode trabalhar até 70ºC, deixando ele ligado 3 dias direto e abusando bastante dele algumas vezes, a temperatura desse CI chegou a 53ºC medido com um termômetro laser. Todo o switch esquenta, todos aqui deve ter um switch de rede, um modem ou roteador com mais de uma porta, muitos deles você nem precisa abrir para sentir o calor que ele gera, quem tem CISCO, D-LINK e Linksys sabe muito bem como é isso.

Olhando o bloco de diagrama do integrado notam-se vários processadores para lidar com o tráfego de dados que por eles passam, são vários processadores dentro de um invólucro e assim como o processador do seu PC, ele esquenta.

Ainda que fazendo o aparelho trabalhar puxado, a temperatura que ele atingiu está dento dos parâmetros do componente, caso o aparelho seja instalado corretamente num lugar aberto e com boa circulação de ar, não tem problemas. O problema acontece quando a pessoa instala o aparelho dentro de lugares fechados e sem circulação de ar, neste tópico, tem vários exemplos do que não se deve fazer da primeira até a última, salvo algumas raras pessoas que deixaram o receiver num lugar aberto ou com boa circulação de ar.

Zelo extra...

Para esse caso da placa HDMI em específico, eu não preciso montar circuito, placas especiais, etc.

Eu comprei uma base para notebook mais barato que tinha no mercado perto de casa, com um ventilador de 200mm, paguei R$25,00. A diferença desses modelos com os específicos para computador é que o ventilador funciona com 5V, é a mesma tensão da porta USB, eles consomem menos corrente e fazem bem menos barulho, repare na foto que como ele já vem com o conector USB e um adaptador embutido me deixando a porta disponível.

Deixei ele funcionando do contrário, para que ele puxe ar de dentro para fora (exaustor), ao fazer isso eu não apenas beneficio a placa HDMI e sim todo o conjunto ao redor e na parte inferior, se eu jogasse ar em cima da placa HDMI, boa parte do ar se espalharia para os lados.

Como ele está montado do contrário, é preciso montar um suporte para que a hélice não entre em contato com a carcaça do equipamento e que você possa manuseá-lo com alguma segurança enquanto ele está ligado, para isso eu usei alguns parafusos, porcas e arruelas para fixar tudo.

o parafuso e a porca não pode ter contato direto com a peça, para que o aperto não se perca e que você não machuque a peça, então é preciso usar uma arruela como calço, as marcas foram feitas para indicar o nível de altura que eu desejo que a grelha fique da hélice, a ideia é manter uma distância segura para que ela não bata em nada.

Uma vez montado, o conjunto fica como mostra as fotos abaixo:

O exaustor desliga logo que você desliga o aparelho, se você usa a função "HDMI Through" aonde muitos reclamaram que a placa continua quente depois que se desliga o aparelho, nesse caso se a função "HDMI Through" estiver ativa o exaustor continua funcionando.

- Ahh, mas ficou feio!!!!!

Dane-se, é um zelo meu. :p
    Como agora eu preciso dar uma maneirada nos gastos, depois mandarei fazer uma jaqueta/suporte para o receiver em madeira ou alumínio escovado e escondo o exaustor dentro do acabamento. (y)

Então é isso, o sub até agora não desligou, continua firme e forte aqui e o receiver está trabalhando praticamente gelado. A temperatura no momento é de 17ºC e no aparelho 12ºC, então se o problema era o "aquecimento", agora ele está gelado. :aplauso:

- - - Atualizado - - -

É um circuito que monitora a tensão AC que arma ou não relés que ligam outros circuitos de "proteção", foi isso que eu quis dizer.

A foto do seu quarto mostra que o seu receiver fica dentro de um lugar fechado e sem circulação de ar, correto?
    Nesse caso os cortes que acontecem são causados pelos sensores térmicos, um deles você pode ver indo do dissipador para a placa HDMI. Eu não sei exatamente qual relé está sendo ativado, mas a proteção térmica dele desliga partes da fonte e dos transistores de potência para que você não derreta a placa, então se chegou nesse ponto, você tem sérios problemas de arrefecimento no aparelho.

O aparelho também tem vários relés nos setores de saída para evitar que a comutação de um sinal diferente do outro faça barulho nos alto-falantes, já viu quando um guitarrista pluga uma guitarra num amplificador ligado e faz aquele "pop" no alto falante? Serve para evitar isso.

Eu recomendo que você instale o seu receiver num lugar com a melhor circulação de ar possível para evitar problemas futuros.

Última edição: 28 Ago 2018
    • 4
  2. lucasxv

lucasxv Usuário

Desde 30 Dez 2013
    cravinhos/sp/brasil
    Reforço novamente as palavras do nosso amigo...
    Em filmes você não percebe esse "corte" na potência, em músicas sim...

No meu caso só resolveu com um cooler...

3. dsduarte

dsduarte Usuário

Desde 6 Mar 2007
    Porto Alegre
    Esses parafusos ficam presos na carcaça do receiver?
    Me parece que não!! Fiquei com dúvida se quando o cooler liga não gera alguma trepidação e por consequência um barulho indesejável... tem esse problema??

4. pelebroi

pelebroi battleBOMBAfield

Desde 20 Fev 2010
    São Paulo
    poww nomurinha (y)
    mereceu até um agradecimento , parabéns pela organização , a caixinha com os parafusos ruelas que legal :aplauso:

5. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Como expliquei acima, o aparelho tem sensores térmicos, um deles você consegue ver olhando o aparelho de cima, uma placa colada no dissipador dos transistores de potência aonde o cabo vai até a placa HDMI, se o aparelho atingir a temperatura limite ele vai cortar energia dos transistores para não danificá-los, se você insistir ele desarma a fonte. A questão não é "cortar com música" e sim uma má instalação do equipamento que não está tendo uma boa refrigeração e por isso que com um "cooler" ele para com isso.

Não, eles ficam soltos.
    Esse que estou usando não faz barulho algum ou tem qualquer trepidação, caso houvesse, poderia ser o caso de usar mais um par de porcas com arruela para fazer pezinhos para nivelar a altura em contato com a caixa. Porém o meu ainda não está finalizado, pois pretendo cobrir a parte do parafuso em contato com a caixa com pontas/pés de silicone ou algum emborrachado mais para evitar arranhar o aparelho.

Obrigado! (y)

6. dsduarte

dsduarte Usuário

Desde 6 Mar 2007
    Porto Alegre
    tem uns uns adesivos de silicone que os instaladores de móveis colocam nas portas... se adéqua bem numa porca dessas... ou você pode usar as borrachinhas que vem Onkyo para colocar em baixo da caixa central, já que ela vai ficar num suporte!

7. felipe1038

felipe1038 Usuário

Desde 25 Ago 2008
    sao paulo sp brasil
    Esse tutorial do " Nomura" foi quesito nota 10
    Super esclarecedor... E bom ouvir as coisas de quem entende do assunto

Valeu

8. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Eu quero ver se acho umas "meias" que os instaladores de ADSL usam nos cabos, é um soquete de silicone que cobre os contatos. Se não encontrar vou usar esses de borracha que você encontra em casa de material de construções por coisa de R$5,00 conto o pacote já que os que vieram no aparelho já foram usados para o canal central e os outros para o pés do sub, tive que usar esses no sub pois aqui o chão é todo em porcelanato e ele não fica perfeitamente alinhado com o chão e vibrava fazendo barulho, resolvi com os adesivos de borracha. (y)

Obrigado Felipe!

9. Não percebe esse "corte" pq este não existe. São sinais diferentes, o sub trabalha de formas diferentes, uma com sinal LFE puro na entrada do amplificador, e outra com sinal de musica com o receiver fazendo o corte de frequência interno, enviando este sinal constantemente para o sub, como o Nomura já explicou, então o receiver não trabalha com potência para o sub, somente decodificando o sinal digital e enviando analógico para o sub amplificar.

Nem vou me extender muito em explicações, vou deixar essa parte para o Nomura. Estou lá no Clube(y)

10. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Uma coisa que faltou no meu texto é o "Phase Matching Bass", no aparelho aparece como "PM Bass". É uma tecnologia de BASS BOOST que oferece uma excelente resposta de graves em todos os volumes sem atrapalhar outras frequências na faixa de médios e médio-graves, eu experimentei isso com Jazz e músicas no estilo Bossa Nova aonde existem instrumentos como violão celo e baixo, se o seu equipamento não estiver todo "zoado" e configurado para ser uma batedeira de "funqui", é uma experiência única. A força dos graves em certas notas chega a ter uma textura de veludo aos ouvidos, é quase como saborear um bom vinho.

Eu sou bem eclético com relação a música, mas aqui vai alguns exemplos, a qualidade do som dos vídeos não se compara com o CD, mas da para se ter uma ideia do que estou dizendo e do que costumo escutar aqui.
    Karen Souza - Night Demon

Stella Starlight Trio ~ Don't You Want Me

Copacabana Sound Machine ~ Do You Really Want to Hurt Me

Novamente, o áudio desses vídeos está ruim se comparado com o CD, músicas desse tipo você acha em coleções como o "Vintage Café" que você encontra no lastfm, spotify e iTunes.

A minha configuração está assim:
    Audacity = Tudo off (eu ainda não calibrei, só ajustei a distância dos falantes)
    Crossover = 200 Hz
    PM Bass = ON
    Listening Mode = PLII Music
    Double Bass = Off
    Bass = 0
    Treble = 0

Última edição por um moderador: 19 Out 2014
  11. rafaelaviador

rafaelaviador Usuário

Desde 29 Jun 2013
    Ribeirao Preto/SP
    A foto do seu quarto mostra que o seu receiver fica dentro de um lugar fechado e sem circulação de ar, correto?
    Nesse caso os cortes que acontecem são causados pelos sensores térmicos, um deles você pode ver indo do dissipador para a placa HDMI. Eu não sei exatamente qual relé está sendo ativado, mas a proteção térmica dele desliga partes da fonte e dos transistores de potência para que você não derreta a placa, então se chegou nesse ponto, você tem sérios problemas de arrefecimento no aparelho.

O aparelho também tem vários relés nos setores de saída para evitar que a comutação de um sinal diferente do outro faça barulho nos alto-falantes, já viu quando um guitarrista pluga uma guitarra num amplificador ligado e faz aquele "pop" no alto falante? Serve para evitar isso.

Eu recomendo que você instale o seu receiver num lugar com a melhor circulação de ar possível para evitar problemas futuros.[/QUOTE]

Entao acho que é isso mesmo, sensores termicos, ele ficava mais fechado ainda, mudei as prateleiras de lugar agora ele tem um pouco mais de espaço para ''respirar'', na minha regiao Ribeirao Preto/SP varios dias do ano a temperatura fica na casa dos 35C, é mto quente mesmo.E eu nao gosto de ar condicionado no quarto, mas acho q vou colocar.O cooler usb funciona bem, mas acabei comprando um melhor duplo com maior ventilaçao, vou postar a foto aqui.
    Mas vc acha que foi um erro a onkyo nao colocar um cooler de fabrica? Sera que ele foi projetado somente para regioes mais frias?Tenho um HT sony ha 7 anos e nunca tive problemas com aquecimento.

12. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Erro da Onkyo por colocar proteções térmicas no aparelho??
    Eu vejo mais como um benefício, além disso a Sony nunca foi referência para proteção de equipamento por aquecimento, vide exemplos de diversos PS3 que dava para fritar ovo em cima de tão quente que ficavam e por consequência ocorriam os famosos YLOD (Yellow Light of Death) aonde a GPU ficava tão quente que derretia a solda desse processador e era necessário fazer um "reballing" ou "reflow" no mesmo. Se o PS3 tivesse sensores térmicos eficientes um YLOD jamais ocorreria pois o cooler dele poderia acelerar bem mais para baixar a temperatura, coisa que ele nunca faz, ele acelera mas até um limite, se quiser acelerar mais é necessário instalar modificações ou CFW.

Com base nessas referências bem conhecidas, é bem provável que o seu antigo HT Sony não tivesse sensores térmicos espalhados pelo aparelho e por isso nunca "deu problema". Por isso que é irrelevante esse tipo de comparação pois você não sabe como funcionava a arquitetura daquele aparelho. O Onkyo HT-S5600 tem essas proteções térmicas e se a temperatura atingir o limite de proteção ele vai reclamar.

Além disso no manual assim como na caixa do aparelho, tem um adesivo "pedindo" para que você instale o aparelho num local bem arejado porque ele esquenta. O meu fica em cima de uma mesa de vidro temperado com bastante circulação de ar, aqui eu não uso ar condicionado, só tenho no quarto principal.
    Só estou usando um exaustor em cima do aparelho para manter a placa de HDMI fria, pois como eu deixo ele ligado direto eu não quero ter que trocar capacitores eletrolíticos daqui a 2 ou 3 anos, dentro desses capacitores tem um líquido chamado eletrólito e com o constante calor esses eletrólito acaba secando alterando as características do componente e até mesmo entrando em curto. Claro que de tabela, como disse anteriormente, todo o resto dos outros componentes se beneficiam desse fluxo de ar.

Note que como o aquecimento do switch HDMI está dentro do normal, por mais quente que pareça, você não precisa colocar uma turbina em cima do aparelho, veja uma base de notebook com um ventilador de 200 mm fazendo ele puxar ar ao invés de jogar ar pois a placa PCB serve como dissipador do componente e a sua parte mais quente fica no centro e o contato se dá na parte de baixo, então se o ar vier de baixo para cima, para ele é melhor. Então não precisa colocar um super rápido, colocar dois ou mais, só um de 200 mm rodando em velocidade lenta é suficiente.

[]'s

13. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Chegaram os cabos, chegou a hora da instalação completa do equipamento.(y)

Esse é o do sub.

14. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Mas que mer**...
    O cabo não tem fio sólido no núcleo, tive que usar um outro conector que tinha aqui, sorte que serviu justinho, ele já está crimpado e soldado, pronto para uso.

Última edição: 28 Ago 2018
  15. pelebroi

Desde 20 Fev 2010
    São Paulo
    olha ...agente brinca , zoa mas a verdade tem que ser dita ..... muito caprichoso , parabéns mesmo :aplauso:

16. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Algumas pessoas me mandaram mensagens com dúvidas de como montar o suporte universal da Airon SU-7, não vou criar um paredão de texto pois a instalação é bem simples como mostram as fotos abaixo, o kit não acompanham as arruelas que usei no meu:

Outros me perguntaram sobre como fazer o posicionamento do sub, como no manual eles não descrevem e são bem superficiais, eu criei alguns arquivos de áudio para identificar a melhor posição do sub na sala e outros testes, dentro do zip tem um arquivo texto explicando o que fazer, apesar do texto ser bem resumidor, é suficiente para que qualquer leigo possa fazê-lo de forma bem fácil, clique aqui para baixar os arquivos (46MB). O meu sub está calibrado com 75dB, o volume dele está em posição "9 horas", na posição certa posso dizer com absoluta certeza que os graves desse aparelho são sensacionais, seja para filme ou música.

Sobre o vídeo mostrando ele funcionando, sinto mas não vai dar.

Tentei gravar com a câmera fotográfica e com o celular mas a qualidade de áudio de ambos é péssima, ficou um lixo. O som cristalino e com graves macios no vídeo soam como rádios velho de um falante só tocando dentro de uma caixa fechada, isso acontece por causa de filtros passa banda usadas nesses aparelhos que matam as frequências altas e baixas para valorizar a voz.

Eu não quero gastar dinheiro com microfones "profissionais" ou coisa parecida, então criei um circuito com um par de microfones, um com um filtro passa banda entre 150Hz e 20 Khz e outro passa baixa com corte em 150 Hz, já que nos testes aqui um microfone apenas não conseguia capturar todos os detalhes acústicos que eu queria.

Uma vez capturado ambos são mixados juntos e depois exportados para WAV sem qualquer alteração ou equalização extra, então fiz 3 amostras capturadas do HT-S5600. Nessas amostras pode parecer que os graves altos demais porém foi a questão que comentei acima, eu não tenho um microfone adequado para fazer esse tipo de captura, porém pessoalmente a intensidade do sub é bem moderada. O volume do sub está em 9 horas e o "level" dele está negativo (-7dB), ainda assim se a música tiver um bom grave aos ouvidos eles soam fortes e macios sem exageros.

Quem quiser ouvir como eles soam aqui em casa, basta clicar aqui para baixar. (29 MB)

Até mais!

17. pelebroi

Desde 20 Fev 2010
    São Paulo
    eu imaginei isso nomura gravar o home em funcionamento com esses microfones de celular ou camera de video ? dá não ... mas valeu depois vejo o arquivo que vc subiu , abraço !

18. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Se possível escute com um bom fone de ouvido que seja capaz de reproduzir graves, pois se tentar reproduzir em um HT com subwoofer os graves ficarão distorcidos pois o seu equipamento vai somar o ganho dos microfones com o ganho do seu sub e ele vai embolar bastante fazendo parecer que ficou ruim.

Depois me diga o que achou. ;)

19. pelebroi

Desde 20 Fev 2010
    São Paulo
    acabei de ouvir as amostras nomurinha ... e como vc falou os graves estão meio altos mesmo e faltou um pouco de batida ''aqui''mas como falou ... precisa de microfones especiais e tal .....
    mas já deu para ter uma ideia de como esta sim , parabéns amigão (y)grande abraço !

20. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Srs, venho compartilhar a solução para um problema que tive.

Tenho uma Sony KDL-47W805A com função ARC e fui tentar testar essa função com o HT-S5600 usando a TV digital, sem muito sucesso. Dois cabos antigos que tinha aqui não funcionaram de jeito nenhum, comprei 4 cabos novos HDMI "high speed" em lugares diferentes e de diferentes marcas, ao ativar o ARC o receiver identifica a TV e ambos começam a conversar e o áudio passa para o receiver assim como eu consigo controlar o volume do receiver com o controle da TV sem precisar programar nada.

O problema é que o áudio cortava seguido de um ruído voltando alguns segundos depois e isso ficava se repetindo indefinidamente o que me irritava demais, a primeira coisa que pensei foi que era problema de cabo e o troquei por um novo que tinha aqui com 1.5M, o mesmo problema aconteceu com os outros cabos novos. Pensei que fosse defeito ou na TV ou no receiver, a única maneira de testar é isolando o problema, a primeira coisa que fiz foi desconectar tudo da TV e do receiver deixando apenas um cabo HDMI conectado entre ambos.

Na TV eu desativei o "Bravia Sync" a configuração está em "Canais e Entradas", no Onkyo eu fui em "10. HDMI Setup" e defini "HDMI CEC=ON", como o "Bravia Sync" está desligado todo o protocolo de negociação de interação através da porta HDMI é desativado, no som não saiu nenhum ruído eliminando questão de "ground loop" ou interferências externas. Reativei o "Bravia Sync" e desabilitei o "HDMI CEC" no Onkyo, dentro do menu "Bravia Sync" existem controles para auto ligar e desligar a TV, desliguei todas essas opções e fui ligando uma a uma para ver se era algo relacionado com essas opções, no entanto os cortes continuavam acontecendo.

Mexi nas opções do Onkyo também sem sucesso, realizei um reset no Onkyo e na TV, sem sucesso, tentei deixá-los fora da tomada por meia-hora e a mesma coisa o áudio ficava cortando. Deixei sintonizado num canal Digital qualquer, durante os erros eu fui no receiver e cliquei em "Display" e aparece "Dolby D 2.0", quando o erro acontece essa informação passa para "Unknown", logo depois pula de volta para "Dolby D 2.0" e assim vai. Isso é algum problema de sincronia ou no tráfego de comunicação de dados

Por desencargo de consciência, peguei um outro cabo HDMI que tenho aqui da Philips e o problema foi resolvido. Depois eu testei um a um novamente e o defeito só apareceu nesses 4 cabos HDMI NOVOS que tinha comprado. Esse cabo da Philips e mais dois da "cirílo cabos" funcionaram sem problemas, esses outros 4 deram problemas apesar de vir escrito "high speed" e 1.4 na embalagem, dois deles eu comprei numa loja chamada "multicoisas" e os outros no Extra e Wall Mart.

É possível realizar um teste bem simples para saber se o cabo é ruim ou não, conecte o seu blu-ray player na TV 3D usando um desses cabos e tente assistir a qualquer filme 3D, ORIGINAL que tenha 7.1 Dolby TrueHD, aqui usei o "Star Trek - Alem da Escuridão". Com dois cabos aparece uma tela preta na TV com os dizeres na parte de baixo "Unknow Format", nos outros dois foi um misto de chuviscos (pixels brancos) com manchas/blocos verdes e rosa aparecendo em alguns pontos da tela. A razão é simples, para executar 3D e 7.1 canais é necessário que o cabo transporte uma alta taxa de dados, se o cabo não tiver essa capacidade vários erros vão acontecer, note porém que o problema não aparece em 2D, mesmo que se use o mesmo filme e que também tenha 7.1 Dolby TrueHD.

Então fica a dica para quem passar pelo mesmo problema, pois ninguém merece comprar 4 cabos HDMI e todos eles apresentarem o mesmo defeito.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso