Anúncio do HT Forum

Optoma HD27HDR - NÃO COMPRE!

Discussão em 'Projetores' iniciada por Morguito, 24 Set 2019.

1. Morguito

Morguito Usuário

56 14 11

Desde 17 Nov 2017
    Caeté, MG
    Bom dia pessoal,

Venho aqui relatar minha péssima experiência com o projetor Optoma HD27HDR.

Primeiramente, o contexto:

Já fazem anos que uso projetores para lazer. Já tive dois projetores Optoma anteriormente, e ambos funcionaram sempre de maneira exceptional. Um deles, aliás, já tem 4 anos de uso e nunca precisou de nenhuma manutenção, nem troca de lâmpada.

Todo meu sistema de home theater é ligado em um circuito isolado, tudo dentro das normas da NBR, com DPS, IDR e aterramento perfeito. Sou tão paranoico com isso, que quando não estou usando nada, desligo o sistema todo direto no disjuntor.

Uso o projetor por uma média de 2 horas por noite, não mais do que isso, para ver filmes.

Pois bem. Adquiri o HD27HDR em Novembro de 2018, no Mercado Livre, mas com garantia de fábrica de 01 ano.

Logo em Dezembro, já queimou a primeira lâmpada. Do nada, o projetor parou de funcionar e pronto. Parou. Para piorar, a assistência técnica, Resultec, que fica em São Paulo, estava de férias coletivas, portanto tiver que esperar até Janeiro para enviá-lo, depois mais quase 30 dias para o reparo ser efetuado.

No final, tudo resolvido. Trocaram a lâmpada sem questionar e enviaram de volta. Tive que pagar os custos de Sedex (ida e volta), no entanto.

No entanto, a poucos dias atrás (20 de Setembro), adivinha o que aconteceu? Queimou a segunda lâmpada!

Imaginem minha cara de frustração...

Mandei para a Resultec de novo, já que a garantia vence em Novembro.

Eu, já muito chateado, então resolvi investigar para ver se este seria um problema isolado, e descobri que não era.

No próprio site do produto da Optoma, existem "reviews" descrevendo o mesmo problema:

https://www.optoma.com/us/product/hd27hdr/

Na Amazon, pasmem, existem 81 (OITENTA E UMA!!!) "reviews" críticas, a maioria descrevendo o mesmo problema:

https://www.amazon.com/Optoma-HD27H...ll_reviews&filterByStar=critical&pageNumber=1

Munido de indignação, comecei minha epopeia de tentar encontrar alguém de dentro da Optoma que pudesse resolver meu problema. Com tanta gente passando pelo mesmo problema, para mim ficou claro que há um problema de fabricação neste modelo. Não é um problema isolado.

Portanto, minha ideia era pleitear a troca por um modelo diferente, mas equivalente. Eu sei que uma simples troca de lâmpada não resolveria nada, pois o problema certamente aconteceria novamente, desta vez fora da garantia, pois a mesma vence agora em Novembro de 2019.

Mais frustração. Primeiro, não existe "Optoma Brasil". Existem escritórios internacionais, e nenhum cobre este tipo de necessidade por aqui. Acabei conversando com o Gerente Sênior de Atendimento ao Consumidor da Optoma US. Sorte que sou fluente em Inglês; Quem não é, desista de encontrar suporte da Optoma por aqui.

No entanto, este senhor não quis atender minha solicitação, mesmo com tantos relatos semelhantes.

O que ele me ofereceu foi a troca da minha unidade por uma do mesmo modelo, recondicionada, como se isso fosse mudar o fato de que este parece ser um problema generalizado do modelo em si.

Detalhe: Nenhuma das 02 lâmpadas trocadas chegou nem perto das 15.000 horas de uso divulgadas na planilha do produto. Ambas queimaram com menos de 300 horas.

Então é isso. Não comprem este modelo!

Como já disse, este é meu terceiro projetor da Optoma, mas depois dessa não compro mais dessa marca.

Resolvi fazer este post só para evitar que os colegas passem pela mesma dor de cabeça que estou passando.

Atenciosamente,

M.

• 4
  2. ricaso

ricaso Usuário

Desde 29 Dez 2006
    São Paulo/SP/Brasil
    Como vc comprou com garantia de 1 ano, guarde os comprovantes das 2x que vc enviou para a assistência, os e-mails, os problemas semelhantes e reclame no Procon por vício oculto. Se não resolver aí vá para o pequenas causas.

• 1
  3. Morguito

Morguito Usuário

56 14 11

Desde 17 Nov 2017
    Caeté, MG
    Olá ricaso,

Na realidade, a garantia está "resolvendo" a parte dela, que é efetuar o reparo do produto estando ele coberto por ela.

Fora isso, não há nada que eu possa fazer.

Só teria direito à restituição ou troca do produto se ele apresentasse defeito até 30 dias de uso. Para minha má sorte, a primeira lâmpada queimou com 34 dias de uso.

Por sinal, fiz uma thread monstra em inglês no AVSForum, que é muito popular lá fora. Pelo menos desse jeito dou uma chamada na Optoma:
    https://www.avsforum.com/forum/showthread2.php?p=58604494#post58604494

Muito frustrante isso, ainda mais por se tratar de um projetor que na época custou R$4.500...Se fosse coisa barata, não estaria nem aí, mas não é.

Obrigado.

Última edição: 25 Set 2019
    • 1
  4. denis21sp

denis21sp Usuário

Desde 22 Mai 2008
    Piracicaba/SP
    Bom saber, era um projetor que eu estava de olho.

5. Pingo.br

Pingo.br This is just a punk rock song...

Desde 23 Jun 2016
    BHZ-SP-THE
    Segundo o artigo 26 do CDC, quando estamos diante de um defeito aparente, o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis (alimentos, produtos de higiene, dentre outros) e 90 dias para os produtos duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc), contados a partir da data da entrega efetiva...

6. Morguito

Morguito Usuário

56 14 11

Desde 17 Nov 2017
    Caeté, MG
    Pois é, mas a troca ou ressarcimento só é efetuada caso o problema não possa ser sanado/reparado. Como a garantia cumpriu seu papel, ou seja, reparou o produto, não há essa possibilidade.

7. Pingo.br

Pingo.br This is just a punk rock song...

Desde 23 Jun 2016
    BHZ-SP-THE
    Ah sim (ou haveria) se for provado vicio oculto, ou seja, as mensagens na internet que voce cita.

8. Amigo , tá fácil demais resolver o teu problema. Aqui vai :
    Você pega a nota fiscal , os comprovantes dos 2 reparos , pega os relatos da AMAZon deste mesmo modelo e vai no procon. Eles terão 2 alternativas , aliás 3 .
    1- te devolver a grana . 2- te Dar um produto superior ( Já que o mesmo produto você não vai querer ) . 3 ignorar o procon e você vai entrar com uma ação nas vias normais Cíveis . Neste último caso você vai tanto pedir grana devolta ou modelo superior, como também indenização . Mas eu te aconselho procon que a resolução é infinitamente mais rápida !
    eu acredito que eles farão o seguinte assim que forem comunicados pelo Procon . Irão entrar em contato , pedir que vc envie o aparelho pra eles e também irão te oferecer uma proposta de um equipamento superior. Eles trabalham dessa forma. Espero ter ajudado .

• 1
  9. Morguito

Morguito Usuário

56 14 11

Desde 17 Nov 2017
    Caeté, MG
    Pessoal, só atualizando aqui.

Depois que fiz o post monstro no forum AVS, que tem tráfego e visibilidade gigantes, a Optoma entrou em contato oferecendo acordo.

Ficaram de me enviar um modelo novo um pouco acima do meu (HD39HDR), com um ano de garantia e lâmpada extra.

Isso, claro, depois de eu ter enviado zilhões de emails tanto para a Optoma US quanto para a Optoma Global...Feito o post destruidor no forum AVS...Até entrar em contato com o Product Manager no Linkedin eu entrei.

Enfim, parece que a história vai se resolver bem, mas não precisava deste desgaste todo, não é?

De qualquer forma, fujam deste modelo.

• 1
    • 1
  10. matheusnelo

matheusnelo Usuário

6 0 2

Desde 27 Jul 2017
    Niteroi
    TENHO UM HD27HDR e posso afirmar que e o melhor projetor que ja tive em tempos. Nunca tive esse problema com lampada, acho que todo produto eletronico ta sujeito a defeito, mas eu nao compartilho desse problema. Daria nota 10

11. Morguito

Morguito Usuário

56 14 11

Desde 17 Nov 2017
    Caeté, MG
    Quantas horas de uso de lâmpada você já tem, amigo? Tem garantia?

Não quero te assustar, mas de acordo com a própria Optoma, este é mesmo um problema geral que, segundo eles, foi causado pelo driver/firmware da lâmpada.

Nos EUA, a recomendação era de que todos entregassem na assistência técnica para atualizar o driver/firmware e trocar a lâmpada.

No entanto, é necessário saber se sua unidade saiu da fábrica antes ou depois deles terem detectado o defeito.

Se saiu depois, então não há nada com que se preocupar, pois já saiu atualizado. Se saiu antes, no entanto, é quase certo que haverá problemas.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso