Padrão HDMI 2.1

Discussão em 'Mercado de A&V e Publicações' iniciada por Cubas, 30 Nov 2017.

  1. Cubas

    Cubas Usuário Muito Ativo


    Desde 20 Jan 2008
    Brasilia/DF/Brasil
    HDMI 2.1 chega com suporte à resolução 10K e transferência de até 48 Gb/s
    Especificação da interface ganhou melhorias nos últimos meses, incluindo suporte a HDR avançado. Confira detalhes do lançamento.


    https://www.techtudo.com.br/noticia...lucao-10k-e-transferencia-de-ate-48-gbs.ghtml

    Creio que chegamos em um padrão que deva se manter pelos próximos 5 anos, no mínimo.


    *****

    O lançamento do HDMI 2.1 é uma realidade. A entidade HDMI Forum, que reúne fabricantes de hardware do mundo inteiro, anunciou as novas especificações da conectividade nesta terça-feira (28) . O padrão havia sido apresentado inicialmente no começo do ano, durante a feira de eletrônicos CES. Agora, o formato ganhou mais um upgrade.


    As principais novidades estão no suporte à resolução 10K e a imagens com Dynamic HDR, tecnologia que melhora cores e contraste de vídeos exibidos na tela tela. Por enquanto, ainda não há previsão para chegada do novo modelo de HDMI ao mercado.


    [​IMG]
    HDMI: configure o áudio após conectar o computador na TV

    Outras especificações se mantêm as mesmas do anúncio na CES 2017. O HDMI 2.1 irá permitir transmissão de áudio e vídeo por interface digital de até 48 Gb/s. A taxa é superior aos 40 Gb/s oferecidos pelo Thunderbolt 3, conexão criada pela Intel e utilizada principalmente pela Apple. O alto limite de banda do HDMI 2.1 permitirá reprodução de vídeos 8K em frequência de 60 Hz e em 4K em 120 Hz. O HDMI Forum não divulgou a frequência de operação na resolução máxima 10K.

    Outro avanço trazido pelo HDMI 2.1 é na reprodução de games. O recurso Game Mode VRR, suportado pelo novo padrão, promete taxas de atualização variável de imagem. A tecnologia tende a oferecer gráficos mais fluidos ao rodar jogos em PCs e consoles modernos, como o Xbox One X, da Microsoft.

    upload_2017-11-30_20-52-51.jpeg [​IMG]
    HDMI 2.1 terá suporte a imagem com resolução 10K (Foto: Divulgação/HDMI Forum)


    A novidade foi anunciada em conjunto com o Ultra High Speed HDMI, novo tipo de cabo HDMI feito para funcionar no padrão 2.1 O acessório promete tirar o máximo proveito das especificações da conexão, desde que utilizado com aparelhos mais modernos, como TVs e serviços de streaming de conteúdo. O cabo, porém, também é compatível com aparelhos de vídeo e som mais antigos.

    A expectativa é de que, a partir de agora, fabricantes de eletrônicos comecem a adotar o HDMI 2.1 aos poucos. No entanto, ainda deve demorar até que TVs 10K cheguem ao mercado para aproveitar a taxa máxima de transmissão de dados. Por enquanto, telas 4K começam a se popularizar entre modelos mais caros. Já o padrão 8K deve aparecer nos primeiros modelos à venda até o fim de 2017.