polyvox pr 1500 sem tocar o fm

Discussão em 'Vintage' iniciada por USUARIOSOM, 4 Jan 2013.

1. USUARIOSOM

USUARIOSOM Usuário

Desde 31 Jul 2011
    MAGE
    ola bom dia....

no Esquema Polyvox pr1500 o circuito de fm nao funciona e tem esses circuitos integrados

033 1001 Phase Locked Loop Device Driver
    033 1002 FM IF System for HF

eu nao consigo saber nada sobre eles alguem saberia alguma descricao deles e seus substitutos......

abracos

2. mcesar

mcesar Usuário

Desde 5 Set 2005
    belo Horizonte
    CA3189 para o FI
    CA1310 para o PLL Stereo

o CA3189 é um CI raro de encontrar , estou restaurando um PR4150 e tenho alguns CIs por aqui , caso nao encontre passa MP para eu tentar dar um Help.

Porem , Sao CIs que dificilmente dao problema , se o AM está funcionando , o CA1310 tambem está , pois tanto o AM quanto o FM passam pelo 1310 . se existe chiado no FM o CA3189 tambem pode está bom.

Veja se o existe alimentação no monobloco , ou sinais de corrosao nas trilhas dele , veja , o monobloco é ativo apenas na parte do FM , na parte do AM utiliza somente os CAP Variaveis , assim se faltar alimentaçao nele ou problema de trilhas apenas o FM para.

Assim centralize no Monobloco , tensoes de alimentaçao , e depois na Bobina de 10.7 aquela perto do CA3189

Abraço e boa sorte

3. USUARIOSOM

USUARIOSOM Usuário

Desde 31 Jul 2011
    MAGE
    boa noite a todos.....

mcesar agrdeco muito sua ajuda e muito obrigado por sua resposta..............ok

ja que esse ci e muito raro.....certamente exitem varios outros que possam ser usados.....engracado que nao acho nada sobre eles ou pelo menos como escrito no esquema.....ai somente quem e da area e tem muito conhecimento para saber de quem se trata......ok........e certamente nao e o meu caso.....nao sou da area e sou ate bem burro.....mas eu sou esforcado pelo menos..........

se algum outro fera tiver mais algo sobre esses ci's fica aqui a chance de relatar eajudar........

sim o am funciona ok....
    nao o fm mao chia e nao faz nada......silencio completo.....

sim vou testar e verificar os pontos ao qual relatou com cuidado........

ao meu nivel de burrice oque voce chamou de monobloco exatamente me esclareca um pouco mais.......para tirar ou confirmar minhas duvidas.......ok

e logo que tenha verificado relato as observacoes para todos.....ok

abracos
    saude e paz a todos
    e um belo ano novo para todos
    e agradecendo muito a ajuda

4. mcesar

mcesar Usuário

Desde 5 Set 2005
    belo Horizonte
    Usuariosom o monobloco é a peça metalica que faz a sintonia do radio , se o FM nao chia entao procure a tensao de alimentaçao em seu pino , esta alimentaçao vem da chave AM FM alimenta tambem o monobloco e o CA3189.

Sabido que a Fonte regulada de 12V está boa , pois o AM funciona.

Fixe a atençao na tensao de alimentaçao do FM , nao substitua componente ainda sem a certeza dele estar bom

verifique a chave seletora AM FM AUX PHONO , a tensao de alimentaçao passa por ali. Sai desta chave 12V para o circuito AM e quando vira para o FM alimenta o Monobloco e CI3189 (circuito FM ) com 12 V.

Boa Sorte

• 1
  5. USUARIOSOM

USUARIOSOM Usuário

Desde 31 Jul 2011
    MAGE
    mcesar
    ok....entendido

verificado pista ou trilhas sem corrosao....nessa area sao pistas bem grossas e area grande de terra....
    o monobloco e a peca quadrada de metal onde em cima dela fica o variavel (laminas interparalelas onde pega o cordao do ponteiro mostrador) e tambem tem la embaixo disso tudo uma plaquinha com componentes escondidos fechado.....

o monobloco tem 7 pinos grossos a temsao de entrada no pino 7 e de 11.20 vdc e pino 4 e o terra.....
    realmente so aparece 12v quando a chave passa para o fm passando para outra posicao ela nao alimenta mais o pino 7.....

a bobina de freq. 10.7 posicao esquema l707 toko b4055z esta ligada no pino 9 e 10 do 033-1002.....nao entedi muito bem a pinagem e ligacao dessa bobina.....
    mcesar que verificao voce sugere que eu faca nessa bobina......

duvida algumas bobinas no esquema tem um capacitor em paralelo com a bobina mas nao tem especificacao e nem vejo ele na placa.....ou esta dentro do corpo da bobina....ou e so representacao esquematica.....???
    no pino 6 do 033-1002 existe 4.95 vdc

alguem tem mais opinao de verificacoes....

obs. queria desmonstar essa plaquinha que esta debaixo do monobloco e uma boa ideia ou e burrice minha.....???
    como nao passa nada no fm estava pensando uma maneira de jumpear o sinal para um circuito mais afrente sei la......quaria uma maneira de fazer qualquer barulho nos falantes.........

se nao for um defeito daqueles bem dificeis de achar e bem incomum e bem idiota que o cara fica 10 anos procurando e quando acha fica com vontade da dar um tiro na cabeca......eu vou continuar verificando tudo......

eu ja sei que vao me chingar--mas vamos la----se por uma suposicao eu pegar essas bobinas e regular todas eles de qualquer jeito uma pra la outra pra ca......com essa bagunca faria barulho nos falantes....???
    ta quase parecendo defeito no ci 033-1002.

agora me lembrei de um detalhe esse fm foi sumindo aos poucos pegando mal e fazendo ruidos varios....
    ja tinha trocado todos capaciotres elco da placa an-fm.....

bom aguardo mais dicas....

e agradeco muito mais uma vez

abracos
    saude e paz

6. mcesar

mcesar Usuário

Desde 5 Set 2005
    belo Horizonte
    Ola , neste caso voce precisa de um injetor de sinais ,com um trafinho de 6 VCA , um poteciometro e 1 capacitor voce faz facil , na saida CA do trafinho coloque um poteciometro de 100 K , ligue a saida do trafinho nos pinos laterais do poteciometro , no pino central do poteciometro coloque o capacitor de 470n ou qualquer valor proximo , dali puxe o fio que voce usará para injetar o sinal , uma ponta de prova seria o ideal , o negativo pode ser qualquer um dos lados do poteciometro , deixe-o na posiçao central , injete o sinal na entrada aux do receiver com o volume fechado , ajuste o volume do receiver em conjunto com o do poteciometro do gerador , para um volume +- igual de uma fonte de audio , pronto o gerador esta regulado e pronto.

Agora mude a chave para o FM , começe injetando o Sinal nos terminais da chave , deverá aparecer o ruido de 60Hz nas caixas , um zumbido
    zummmmm , va voltando no circuito , nas saidas do CA1310 , depois na estrada deste , na saida do CA3189 e na estrada deste , assim voce pegara facil a partir de onde o sinal fica mudo.

Diagrama do PR1500 nas maos e DATASHEET do CA1310 e CA3189 , para orientar-se onde entra e sai sinal

Boa Sorte

7. USUARIOSOM

USUARIOSOM Usuário

Desde 31 Jul 2011
    MAGE
    ola mcesar

gostei da ideia do trafinho....mas
    nao pode ser um trafinho de 3 volts so que retificado 3vdc...??? se puder ate ja tenho pronto.....

agora uma coisa:
    estava eu mexendo nele varias vezes trocando capacitores medidndo tensoes e fazendo limpeza geral e tal....
    mas toda vez que desligava ou ligava o bicho com a chave na posicao fm ele dava que ia falar o fm por um breve tempinho nos falantes....

ai limpando a chave 110/220 me deu na telha de colocar em 220 e ligar em 110vca....porque ja tinha percebido que ligando ele por 5 minutinhos mesmo sem falar nada o trafo ja aquecia um pouquinho eu estranhei....
    e nao e que o fm falou....claro bem baixo e com som ruim e volume no maximo....mas falou......

OBS. O DISSIPADOR DO PTIP31C E RESISTOR DE 150 ohms estao quentes que da para fritar bife....isso tudo sem carga....???

da para tirar alguma dica disso....???

quanto ao esquema ja tenho.....
    quanto ao datasheet do ca1310 achei um que e so ca1310e so tem diagrama de blocos....
    sera que acho ca1310 com a pinagem e sem a letra (e) no final ja rodei bastante...???

bom vou comecar a preparar a traquitana para testes.....
    acho que se nao servir o retificado vou ter que abrir o bicho e sacar a vac....senao eu compro um 3 vca....pois acho que vdc nao vai funfar certo....???

bom agradecendo mais uma a sua bondade....
    e gostei da sua ideia facil e barata....

abracos
    saude e paz

8. mcesar

mcesar Usuário

Desde 5 Set 2005
    belo Horizonte
    Opa , tudo beleza.

O Trafinho pode ser de 3v tranquilo , mas precisa ser VCA , DC nao modula e nao passa pelo capacitor .
    O Poteciometro sugeri 100K , mas pode ser 47K 10K 4k7 , e pode ser trimpot tambem , no problemo, heheheh
    A funçao deste poteciometro ou trimpot será abaixar o VCA a +- 100mV , que é o nivel padrao . a fuçao do capacitor é deixar passar o CA para o circuito , se no circuito tiver um DC , o capacitor isola do AC , na realidade o AC do trafinho vai apenas seguir o sinal ou vai criar um ripple em cima do DC no circuito , sem qualquer prejuizo , será apenas uma injeçao de sinal.

http://www.datasheetarchive.com/CA1310-datasheet.html

a informaçao que tem do 1310 é suficiente , ali mostra onde é GND +B a entrada e saidas , que sao os pinos imposrtantes para voce.

Apos esta informaçao que voce passa , verifique com calma todos os capacitores eletroliticos , e veja se algum ficou invertido.
    Desligue aquele cabo coaxial que sai do Monobloco e vai a placa ( pode ser um cabo fita tipo cabo de antena ) desligue tambem o fio do AGC e corte a alimentaçao do monobloco , o CA3189 quando com sua entrada em malha aberta , se aproximar os dedos nos seus pinos , chega ate a sintonizar um radio forte que esteja por perto , ou faz uma zoeira , mudo nao fica.

O CA1310 trabalha frio , o CA3189 que é o de FI , trabalha quentinho.

Boa sorte ,

9. USUARIOSOM

USUARIOSOM Usuário

Desde 31 Jul 2011
    MAGE
    boa noite a todos
    mcesar e so voce que eu perturbo e .... tem outros lendo mas nao dao opinao....

bom primeiro qual e codigo correto escrito por inteiro do
    ca1310-
    ca3189-
    ou tem outras letras e numeros nos codigos....????

esses substituto confere mesmo....???
    rca033-1001=ca1310
    rca033-1002=ca3189
    rca033-1001=ca1310=14 pinos

no links do datasheet que voce postou tem a pinagem do ca758 que tem 16 pinos.....mas o rca033-1001 so tem 14 pinos ou pelo menos no esquema....???
    e na parte de baixo da folha tem ca1310 mas so tem o diagrama de blocos nao tem a pinagem.....??? como eu tinha dito antes eu nao achei nada sobre ca1310 ou pelo menos com esse codigo exato.....???

e certo que e ca3189 ou ca3089....??? andei lendo umas besteiras por ai e fiquei perdido.....como sempre ne.....nao e novidade.....

conferi oque eu disse ou to todo errado...???

entrei nessa paranoia toda quando fui fazer uma listinha dos pinos e o plano de testes e correspondencias em cada cir int...pra nao errar e ficar procurando na hora do teste e ser mais rapido.....olha a lista medi e anota facil ne....
    quanto aos outros testes e traquitanas estao em andamento....

mais uma vez peco muito obrigado mais ao mcesar que ta me aturando.....e peco desculpas por algo tambem....

abracos
    saude e paz a todo

10. mcesar

mcesar Usuário

Desde 5 Set 2005
    belo Horizonte

Boa Noite , vamos lá ,rsrsrsr

O CA3089 é FI de AM ( nao utiliza neste receiver ) , o AM deste receiver é transistorizado

O CA3189 é o mais proximo do monobloco 16 pinos , é o amplificador de FI do FM
    http://www.datasheetcatalog.org/datasheets2/13/132277_1.pdf

O CA1310 é o CI que fica mais a direita , 14 pinos , é o decodificador do stereo.
    http://luccas.com.br/site/index.php?option=com_remository&Itemid=62&func=startdown&id=29

a pinagem está na mao , para voce conferir . Veja se alimentaçao chega corretamente ao pino 1 do 1310 e pino 11 do 3189 , agora voce tem condiçao de injetar o sinal do trafinho , injete do final do circuito para traz , no 1310 ao injetar no pino 4 ( saida L ) por exemplo o ruido precisa sair no canal equerdo , se injetar no pino 2 ( entrada ) precisa sair nos 2 canais , assim por adiante , passando pelo transistor de buffer ,o CI CA3189 ate chegar ao monobloco.

Impotante , nos pinos de alimentaçao dos CIs 1310 e 3189 e monobloco precisa de um tensao de +-12V .

Abraço e boa sorte

11. USUARIOSOM

USUARIOSOM Usuário

Desde 31 Jul 2011
    MAGE
    bom dia mcesar....

ok entendido....

mas como voce conseguiu achar o ca1310 esse site do luccas e bom....rodei tudo e nao achei nada.....

esse cara sou voce ne mcesar.....

bom tenho que preparar o trafinho....mas antes vou conferir algumas coisas ainda.....ok

abracos

12. USUARIOSOM

USUARIOSOM Usuário

Desde 31 Jul 2011
    MAGE
    bom dia

estou pensando em montar um injetor de sinais bem simples ....
    e estou pesquisando sobre o assunto tem varias opcoes...
    tem uns que usa ate pilhas....estou vendo qual montar em casa...

abracos

13. ffugita

ffugita Usuário

Desde 13 Nov 2007
    SP - SP
    Nunca faça isso em um rádio desses. Sem saber o que está fazendo, e sem equipamentos para efetuar os ajustes depois, vc nunca mais irá conseguir acertar o ponto do radio novamente se mexer aleatoriamente em bobinas dos sintonizadores.

14. USUARIOSOM

USUARIOSOM Usuário

Desde 31 Jul 2011
    MAGE
    ola boa noite a todos

quero agradecer tambem ao ffugita.....ok

mcesar VOCE ME DISSE
    '''DO POTECIOMETRO , DEIXE-O NA POSIÇAO CENTRAL , INJETE O SINAL NA ENTRADA AUX DO RECEIVER COM O VOLUME FECHADO , AJUSTE O VOLUME DO RECEIVER EM CONJUNTO COM O DO POTECIOMETRO DO GERADOR , PARA UM VOLUME +- IGUAL DE UMA FONTE DE AUDIO , PRONTO O GERADOR ESTA REGULADO E PRONTO.'''

minha duvida:
    me confirme uma coisa....esse ajuste que eu fizer pelo aux...
    na hora de testar na chave fm eu nao posso mais mexer nos potenciometros por causa dos +- 100 mv e isso....???
    ou e so para nao dar cacetada nos falantes....???

ou seja depois de ajustado nao posso mais mexer nos pot.s na hora de injetar....
    bom ja comprei o pot que nao tinha...agora e so montar o trafinho vou tirar de um de 3 vac que ja tenho....

obs. aproveitando o link do usuario kadyo com o topico
    Ajuda! Lampada em serie acende

ele provavelmente trocou polarizacao de um cap elco....ou fez alguma coisa errada....
    tambem tenho alguma desconfianca na minha fonte por causa de aquecimentro embora funcione....e voce mcesar ja me mamdou conferir a polarizacao deles....

veja se isto esta certo:
    bom conferindo polarizacao pego o multiteste na escala vcc e vou olhando no corpo dele a marca de negativo e positivo....
    e coloco a ponta de prova nas ilhas acompanhando essas marcas.....certo ??

seja analogico ponteiro vai para esquerda invertido ou digital sinal de negativo antes do numeral......
    se ocorrer isso o cap esta invertido....certo....???

como o colega kadyo desconfia se ele tivesse colocado realmemte um cap invertido ele nao teria estourado mesmo com lampada....???

sabemos que hoje componentes sao dificies de comprar entao um cap de 1000 µf x 40 v esta ruim ....ai voce vai comprar o vendedor so tem 1000µf por 70 v.....voce compra e coloca....no circuito passa vamos dizer 35 vdc
    pergunto se colocar esse invertido ele vai estourar mesmo com lampada.....???

bom acho que chega por hoje.....vamos ajudar ao mcesar gente.....de sua opiniao tambem.....eu sei que sao muito bobas mas para quem nao e da area se torna importante....

abracos
    saude paz a todos

15. USUARIOSOM

USUARIOSOM Usuário

Desde 31 Jul 2011
    MAGE
    BOM DIA A TODOS

ESTOU MONTANDO UM INJETOR DE SINAL DE UMA REVISTA E BEM SIMPLES......
    JA VOU MONTAR O TRAFINHO TAMBEM.....

E QUANTO AS DUVIDAS DO POST ANTERIOR VOCES PODEM DAR UMA OPINIAO....POIS QUANDO FOR TESTAR TUDO NAO QUUERO TER DUVIDAS PARA FAZER AS COISAS CERTAS....OK

ABRACOS
    SAUDE E PAZ A TODOS

16. USUARIOSOM

USUARIOSOM Usuário

Desde 31 Jul 2011
    MAGE
    bom dia mcesar
    bom vamos la ao teste do trafinho.....
    regulagem feita no trafinho com 125mvca deixando o potenciometro nesse ponto durante o teste.....ok

voltagens
    pinos do ca3189
    pino 11 e 14 = 8.82vcd
    pino 4 e 6= 5.5vcd

injetor trafinho
    pino 6 out = sai zumbido
    pino 1 in = sai zumbido
    pino 14 = vem da cahve +b para fm
    pino 4 terra

voltagens
    pinos do ca1310
    pino 1 = 11.2vcd
    pino 7 terra

injetor trafinho
    pino 4 canal r = sai zumbido obs. sao nos dois canais
    pino 5 canal l = sai zumbido obs. sao nos dois canais
    pino 2 in = dois canais
    pino 4 terra

voltagens no monobloco
    pino 7 = 11.09 vdc +b contolado pela chave ok
    pino 3 e 4 = terra
    obs. em alguns pontos nao saiu zumbido algum entao fui aumentando o volume do receiver e foi ate o final para poder escutar o zumbido.

algum fera pode responder ou dar opiniao no post anterior sobre capacitores invertido......grato

abracos
    saude e paz

17. ffugita

ffugita Usuário

Desde 13 Nov 2007
    SP - SP
    Considerando os sintomas e aquecimento anormal do regulador (tip), suspeitaria de algum capacitor em curto ou "quase curto", fazendo com que o consumo fique maior e o sinal seja cortado. Ligar capacitor eletrolitico invertido faz com que ele seja danificado (ou na hora, ou em poucos instantes).

18. mcesar

mcesar Usuário

Desde 5 Set 2005
    belo Horizonte
    Moço , Parabens pela perseverança , fica sabendo que o conhecimento vem assim , quando é na marra o aprendizado é muiiiiiiinto maior.
    Bom já tens um injetor de sinais , monta em uma caixinha e deixe ele bonito , é uma ferramenta indispensavel.

Vou anotar o que voce relatou acima analizar o diagrama e dar um pitaco melhor , mas segue as dicas.

Gostaria que desligue o monobloco do circuito , começa a fechar o cerco na periferia deste.
    Desligue o +B dele , e desligue tambem o AGC e FI out ,( na duvida corte todos os fios que sai do monobloco para a placa )verifique se ao desligar o monobloco o TIP esquenta menos.

Feito isto , gire o trimpot do mute (trimpot proximo ao CA3189 ) , no sentido de eliminar o mute , deverá aparecer um ruido tipo "fora da estaçao" em maior intensidade. se isto acontecer o problema está para traz .

Voce prcisa ter acesso a parte de circuito do monobloco , precisa estar limpa e livre de oxidaçao , coisa muito comum em monoblocos.
    Parece que relatou que existe uma tampinha embaixo do monobloco , veja se remove-a.

A questao dos capacitores , voce precisa verificar um a um a polaridade coecidente com a marcaçao na placa , se nao existir marcaçao na placa confira com o diagrama ,se ficar dificil insita e meça a tensao sobre seus terminais , deve ser sempre coecidente com a pinagem , em qualquer situaçao , ponta de prova nos terminais do capacitor , tensao positiva no terminal (+) em relaçao ao terminal (-) , nao confunda terminal (-) com o GND Ok. ( apesar de a maioria dos casos este ser ligado ao GND ).

O Capacitor ligado invertido , dependendo da posiçao na placa , ele simplesmente matará o sinal naquele ponto , nao danificando , nao explodindo , nao aquecendo , mas sim criando uma situaçao erronea naquele ponto ,
    Invesao de Capacitor nao pode ser associado a explosao , aumento de temperatura dele e tal , isto só acontecerá se estiver montado em uma posiçao da placa de alta tensao ou alta corrente . Comuns em linha de alimentaçao.

Outro problema é em aparelho antigo o capacitor estar esgotado , principalmente na linha de alimentaçao , apesar de voce relatar a troca da maioria , verifique com calma este ponto , siga o +B e se existir capacitor no caminho , substitua-o .

off topic:(situaçao de inversao de polaridade)
    Veja que o CA3189 a alimentaçao é limitada por um resistor , um capacitor de filtro apos o resistor se estivesse invertido , e como o resistor limita a corrente , simplesmente o capacitor mataria a tensao naquele ponto , o capacitor nao esquentaria e muito menos explodiria , o que iria acontecer seria o resistor limitador aquecer e o CI nao operar por naquele ponto existir uma sub-tensao. Especificamente neste Receiver este capacitor parece ser de poliester , estes sao despolarizados assim nao ocorreria este risco.

Continua a saga , enquanto isto estou restaurando aqui um PR4150 , que utiliza a mesma topologia de Tuner , em alguns dias estando montado terei melhores referencia para ajudar , caso nao tenha conseguido sucesso. mas sabido que este PR 1500 fala logo logo , com certeza.

Grande abraço
    Mcesar.

19. USUARIOSOM

USUARIOSOM Usuário

Desde 31 Jul 2011
    MAGE
    ola bom dia a todos
    bom de cara quero agradecer muito a voces......

eu sou meio burro mesmo....mas tambem sou curioso e gosto de aprender as coisas certas.....

vamos esperar um pouca agora deixa eu digerir tudo isso...ok

no corpo do monobloco ele vai soldado na placa principal com pinos grossos e sai dois fios dele... dentro do corpo dele tem uma plaquinha que esta um pouco acima da placa principal
    nao tem uma tampinha essa plaquinha que falei esta no corpo dele um pouco acima da placa principal....esses dois fios que saem dele vem dessa plaquinha......ok

como o defeito deu no fm.....comecei trocando os cap da placa de am/fm.....os outros ainda na otroquei....
    eu nao sei porque mas tem algo me dizendo que o defeito esta na fonte e na minha cara.....

bom antes de tudo vou trocar o tip e os capacitores do +b 12 vdc do circuito que vai para a placa do am/fm......e barato e nao da trabalho .....vamos ver oque acontece.....enquanto isso vou estudando as outras propostas com calma..........

bom agradecendo a paciencia dos feras de se comunicar com um cara que e so esforcado......e nao entende quase nada de eletronica...

abracos
    saude e paz a todos

20. USUARIOSOM

USUARIOSOM Usuário

Desde 31 Jul 2011
    MAGE
    bom dia

o regulador tip aquece bem com um dissipador safado original ....agora o r903 de 150 ohms ta saindo ate a pele dele
    o cap de filtro c714 do ca3189 e de disco 100nf ou 100kpf....

o resistor limitador r722 do ca3189 na entrada tem 11.17 vdc e saida tem 8.9 vdc
    entre pino 11 e 14 tem 8.90 vdc entao na entrada do cap tem 8.9 e saida tem zero que esta aterado pino 14

quando fui na loja perguntei sobre o ca3189 o vendedor disse que tinha o ca 3189 E....comprei.....tudo deu 10 reais....esqueci de comprar um soquete de 16 pinos para ele....

quando voce diz desligar o monobloco e tirar a solda da antena......tirar a solda dos 7 pinos grossos na placa principal........tirar dois fios pretos da p. principal....para retirar o monobloco da placa tem umas soldas aterradas grandes.....isso vai dar trabalho.....
    bom antes vou depois colocar os caps e o tip e o diodo.........

levantei todos transistores e medi no homimetro pareciam bons
    t701-702-703-704-705

troquei o tip31c
    troquei o capc904-c903 ñ vou trocar o da fonte por enquanto
    troquei o diodo d905
    nada feito com a troca.......

ou trocar na marra os trans. t701 a t705 - pe3001-pe255-pe254-bc238b embora tenha achado eles bons

bom nada feito.....vou partir para o ci3189 E....vou arruamr um soquete e trocar para ver oque acontece....

abracos

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso