Anúncio do HT Forum

Por onde começar?

Discussão em 'DIY' iniciada por rubens.bonomini, 25 Mai 2018.

1. rubens.bonomini

rubens.bonomini Usuário

1 1 2

Desde 22 Mai 2018
    São João Batista/SC
    Boa tarde senhores,

Me chamo Rubens, sou de Santa Catarina, e estou buscando informações para um DIY para um sistema 2.1 para ver filmes e ouvir música. Mas bom, antes vou contar um pouquinho do porque ter criado o tópico.

Então, eu curto muito DIY, ter o prazer de curtir algo que eu mesmo fiz é muito bacana, além é claro de todo o processo de pesquisa e construção que são como terapia. Meu último DIY falando em som, foi para o som do meu carro. Após bastante pesquisa principalmente no fórum autoforum.com.br, projetei, construi e instalei o som. Composto por:
    • Kit 2 vias Audiophonic Sensation com baffle de madeira selado nas portas dianteiras;
    • Sub JL 12w0v3 em uma caixa dutada conforme o fabricante orienta;
    • HU Pioneer AVH-x5880TV;
    • Amplificados Roadstar Power One;
    • Fiação dos falantes Tiaflex, 12 AWG para sub e 16 AWG para kit 2 vias;
    • RCA Ley Line Nazca para o kit 2 vias e Ley Line Axum para o sub;
    • Conectores e terminais Nakamichi para a caixa do sub;
    • Kit de instalação 4 AWG Tehcnoise Competition e Porta fusivel Competition.
    Não foi um projeto super caro, mas, pelo menos ao meu ver, bem montado, que resultou num som bem gostoso de ouvir. Se interessar à alguém, posso inclusive postar algumas fotos.]

Mas vamos lá, para o próximo projeto. Como comentei, quero fazer um sistema 2.1 para filmes e música para nossa sala integrada com cozinha, um total de uns 20 m². Para isso penso no seguinte:
    • Kit 2 ou 3 vias em duas torres para reproduzir frequências acima de 60hz;
    • Subwoofer para tocar os subgraves;
    • Um único receiver que fizesse o trabalho de amplificar, tudo e fazer cortes de frequência, e que fosse facil de usar, e conectar com TV, Chromecast...
    • Construção das caixas ao estilo do Canal do YouTube Kirby Meets Audio:

Gostaria da ajuda dos senhores para saber por onde começo a pesquisa e escolha dos componentes. Já olhei bastante o fórum, mas tenho dúvida principalmente nos seguintes pontos:
    • Onde encontro alto falantes e subwoofer domésticos de qualidade para comprar?
    • Qual linha de receiver utilizar?
    • Os subwoofer são em geral ativos? Não consigo construir uma caixa e colocar no próprio receiver?
    Bom, acho que de início são estas as dúvidas. Depois apareceram outras hahaha

Desde já, agradeço a ajuda!

Um abraço!

• 1

Anúncio do HT Forum
  2. Andriws D da Silva

Andriws D da Silva Usuário

Desde 19 Jun 2013
    Jundiái
    Cara dá uma olhada no site do souzacustons, tem uma pancada de alto falantes, tweeters. Para torres ou books. Abç...

3. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Tweeters NÃO compre no site do Souza
    Demais alto falantes, alguns são muito bons sim
    Tem q ver como vai ser feito o crossover, não é somente calcular com base em receitas da internet sem ter a curva de impedância e demais informações de cada alto falante
    Caixa idem, cada alto falante tem melhor rendimento em uma caixa
    É um conjunto de coisas que deve ter conhecimento prévio para ter um sistema com rendimento otimizado

• 1
  4. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
    Penso que o ideal para vc seria a reprodução de algum dos projetos já executados por aqui. Projetar uma caixa não é engenharia de foguete, mas tb pode não ser tão simples. Depende de vários fatores como o colega acima mencionou.

5. Não sei se esse receiver, com os cortes todos ativos, existe ou vamos achar.
    Normalmente, a via de graves, demanda bem mais potência que o estéreo.
    E se falarmos de corte, abaixo de 100 hz, ou menos, realmente só fica viável com corte ativo.

6. Andriws D da Silva

Desde 19 Jun 2013
    Jundiái
    Boa tarde! Qual a queixa sobre os tweeter's? Pergunto pois tenho interesse em adquirir aqueles mini remeter domo de seda...

7. A principal limitação desses tweeters é que eles mantêm sempre o som "na cara da caixa".
    Num nível seguinte, limitam forte na textura.

Por melhor que seja o capacitor que coloque ali (testei com capacitores gringos respeitáveis, como mundorf supreme, mundorf evo sgo, claritycap MR) não "abre o palco", sem largura, sem profundidade. Simplesmente o tw não reage.

Não é absolutamente descartável. Tem resposta razoavelmente regular, chega em 20 kHz.

Se for pensar uso para aquelas caixas de computador, ao lado do monitor, p.ex, é uma solução até que usável. Sem maiores pretensões, não vai incomodar.
    Agora para Sala, ambiente maior, acho q sai limitando forte.

Compartilho isso pq, gosto muito de fazer meus minhas caixinhas também.

Tentei utilizar numa condição mais séria. Dei toda corda pra eles. E o retorno é que desse mato não sai coelho.

Se o enfoque for só pela brincadeira, sem maior expectativa, vá em frente. Caso haja intenção de algo realmente bom, parta pra outras opções.

Última edição: 28 Mai 2018
  8. Andriws D da Silva

Desde 19 Jun 2013
    Jundiái
    Bacana sua descrição, obrigado.

9. ScuLt

ScuLt Usuário

Desde 12 Dez 2007
    São Paulo
    Não sei se é uma opção, mas a partsexpress tem uma série de kit com componentes para todos os gostos...

Sobre o subwoofer, vale a pena buscar algo automotivo e um "plate amplifier".

Nacional eu sei que tem a dclass que faz esses plates. Mas não conheço a qualidade. Na partsexpress também tem a venda de marcas conhecidas no mundo do DIY.

Sobre o receiver, eu acho que nunca vi um com canal de potência subwoofer. Vem sempre com saida pré amplificada. Por isso grande parte dos subs são ativos.

10. mixirica

mixirica Usuário

Desde 26 Fev 2007
    / Taguatinga/ Df/
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso