Anúncio do HT Forum

Posição Caixa - Dolby ATMOS Enabled

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por Showzito, 6 Mar 2018.

1. Showzito

Showzito Usuário

Desde 26 Abr 2006
    Brasília/DF/Brasil
    Olá Pessoal,

Primeiramente gostaria de agradecer a todos aqui do Forum pelas contribuições que muito ajudam aqueles que estão montando suas salas e que não tem todo o conhecimento necessário. Aqui vemos que realmente o conhecimento coletivo é sempre mais forte.

Vamos a minha dúvida. Recentemente substitui meu Receiver por um Pioneer VSX-LX101 que permite a saída de som em Dolby Atmos. Resolvi também dar uma atualizada no quarto colocando as caixas de som e aumentando meu setup de 5.1 para 5.1.2.

Inicialmente pensei em colocar as caixas de som (dessas de embutir, fullrange) no gesso, porém, para minha surpresa, existe apenas 5 cm entre a extremidade externa do gesso e a laje. Portanto, resolvi mudar a estratégia e partir para o modelo enabled, onde se posiciona as caixas para o teto.

Sempre estranhei as caixas que via no mercado, pois, dependendo da altura do teto, o som teria que percorrer um longo caminho até o teto e então ser rebatido. Achei que nesse modelo sempre teria a impressão que o som estaria saindo de frente e não de cima, como é a proposta do Atmos.

Dessa forma, eu coloquei as caixas mais próximas do teto, como podem ver na foto e direcionei elas para cima.

Queria saber dos amigos do fórum se fiz a instalação correta e se existe alguma forma de melhorar a qualidade do som nesse meu caso (desconsiderando o posicionamento dela embutida no teto por conta do problema que relatei).

O que vocês me sugerem. Além do Receiver Pioneer que citei, tenho um conjunto de caixas JAMO S35 5.0 e um subwoofer também da JAMO 210. A TV é uma KS7000 de 49. Ligado ao receiver tenho uma Apple TV 4Ger, um Xbox One S e um Nvidia Shield.

Desde já agradeço a ajuda.

Abraço,

Vitor

Anexos:

2. m-costa

m-costa Usuário

45 17 5

Desde 15 Jan 2018
    São Paulo
    Precisa ser observado o ângulo. O som é emitido e refletido em determinado ângulo. Essa reflexão tem que chegar ao espectador e não ser direcionado para o chão ou outra parede.
    O ângulo refletido vai variar conforme o ângulo emitido e ângulo do teto (que no caso deve ser plano).

Normalmente se posiciona a meia altura, mas você pode ver as recomendações do fabricante.

O material do teto influencia, alguns materiais absorvem parte das frequências e o ideal é que seja reflexivo.

Talvez seja mais interessante posicionar nas paredes laterais, virado para baixo.

• 1
  3. Showzito

Showzito Usuário

Desde 26 Abr 2006
    Brasília/DF/Brasil
    Olá m-costa.

Obrigado pelo retorno.

Vou fazer uma avaliação na angulação das caixas. Lembro que logo quando instalei as caixas, deixei elas em um angulo mais aberto, mas dava para perceber que o som estava vindo da frente e não de forma surround ou vindo do teto. Então decidi fechar mais o angulo, apontando mais para cima e a impressão é que som ficou menos frontal.

Não tinha pensado em colocar elas de lado, mas como tenho uma janela bem na lateral, não teria espaço para colocar a caixa (a janela vai quase até o teto).

Abraço e obrigado novamente pelo retorno