Anúncio do HT Forum

Posso ligar 3 ohms em um ampifcador de 4 ohms?

Discussão em 'DIY' iniciada por eulercdc, 10 Mai 2007.

  1. eulercdc

    eulercdc Usuário


    Desde 5 Fev 2006
    Belo Horizonte/MG/Brazil
    Estou partindo para meu segundo projeto de sub.

    Vou montar uma caixa desta vez selada com um alto falante NAR de 12 de 300W e bobina dupla de 3 ohms. Quero ligá-lo em um Nashville NA2200 que tem dois canais de 4 ohms. Há algum problema nessa ligação? Comprometo o sub ou o alto falante? Vou ligar uma bobina em cada saída!

    Obrigado!
     


    Anúncio do HT Forum
  2. Minerim

    Minerim Usuário


    Desde 24 Jun 2006
    Paraíba
    eulercdc, o NAR é bobina dupla de 6 Ohms. Assim vc poderá ligar sem problemas. Talvez tenha que aumentar mais o volume de sub no receiver, não sei, porque esse nar tem boa sensibilidade e é muito elogiado.

    se vc tivesse 2 NAR aí sim vc ligaria as bobinas em "Paralelo" e seria 3 Ohms no direito e 3 no esquerdo = um dia ainda vou fazer isso. O que acontece é forçar o power, quanto ao falante e a caixa eu acho que não tem problema.
     
  3. eulercdc

    eulercdc Usuário


    Desde 5 Fev 2006
    Belo Horizonte/MG/Brazil
    Nossa é mesmo... são 6 ohms... resolvido o problema... são duas bobinas de 150W RMS cada uma... blza..
    Obrigado e abraço...

    Vc precisa de ver como ficou show o Pioneer TS-W307D4 na bass reflex.. vamos ver esse NAR numa selada de 50L.

    Abraços!
     
  4. eulercdc

    eulercdc Usuário


    Desde 5 Fev 2006
    Belo Horizonte/MG/Brazil
    Minerim,

    E se eu ligar 2 Nar de 300W 6ohms em paralelo dando 3 ohms... vc acha que teria algum problema? To pensando: se ele tem ~300W RMS por canal da pra tocar 2 NAR de 12 (isso dá 26mm de Xmax) deve ser um efeito maravilhoso.
    O que acha? Será uma caixa selada! 120L livre!
     
  5. VICBALA

    VICBALA Usuário


    Desde 23 Jan 2007
    são paulo,sp,brasil
    Eulercdc,se me permite a intromissão,o N.A.R. de 300w,tem bobina dupla,cada uma com 6 ohms,assim temos 3 possibilidades de ligação:
    2 canais de 6 homs, as bobinas ligadas em serie temos1 canal de 12 homs,e as bobinas ligadas em paralelo temos 1 canal de 3 homs.
    Se pretende fazer um sub com dois drivers,
    acho a melhor ligação a das bobinas em paralelo,resultando em um driver por
    canal em 3 homs.
    Uma dica: eu faria camaras separadas.
    OBS. a assosiação de driver não resulta na somatoria do Xmax,ele permanece
    o mesmo,o deslocamento de ar é que se soma, ok?(y)
     
  6. Minerim

    Minerim Usuário


    Desde 24 Jun 2006
    Paraíba
    VICBALA, valeu pela correção, eu mudei minha resposta p/ não confundir as pessoas, eu tinha escrito errado, coisa de correria.

    Eulercdc, só p/ tentar fazer vc pensar mais antes de mandar bala... vc quer subgraves ou aqueles graves de impacto apenas? Uma selada de 50 litros talvez fique legal em um carro, mas dentro de casa, talvez não use toda qualidade do NAR.

    Eu fiz minha caixa separada e com 100L cada uma p/ o 1 NAR de 180W.
    O Renato usou uma caixa de 200L selada p/ dois NAR 300w.
    Fica só a sugestão, tente trocar umas mensagens com o Renato, ele conhece bem o NAR 300W.

    Se usar 2 NAR com 3 omhs finais de cada lado, cuidado apenas p/ o Power não esquentar demais.
     
  7. eulercdc

    eulercdc Usuário


    Desde 5 Fev 2006
    Belo Horizonte/MG/Brazil
    Renato...

    Preciso de sua ajuda!!!

    Não tenho mto espaço nem mta $$$ pra montagem de uma caixa. Estive pensando em duas opções então: Selada ou Bass-reflex pra utilizar 2 NAR 12SW3 de 300W. Fiquei mto satisfeito com o resultado que obtive com o Pioneer TS-W307D4 em uma Bass-reflex, mas acho que 13mm de Xmax em 2 drivers fará um efeito "aterrador". As janelas tremem com o pioneer, mas tava querendo ir um pouco mais longe. Tenho à disposição MDF de 20mm e o máximo de volume que posso ir são 150L livres. Mais do que isso sou expulso de casa... O que vc me aconselha? Bass-reflex? Selada? outra opção? Tem o esquema de montagem da caixa? Meu power é um Nash NA2200.

    Abraços e obrigado!
     
  8. Avalanche

    Avalanche Usuário


    Desde 16 Jan 2006
    SÃO PAULO/SP/BRASIL
    Amigos, se alguém puder me elucidar uma dúvida tola (me desculpem em usar o tópico hehehe), é o seguinte:

    Tenho um subwoofer de 15", onde existem três medidas pra caixa selada, as tais "mínimas, recomendada e máxima".
    São elas 60 litros, 85 litros e 115 litros.

    Eu, por desconhecimento, usei a medida "recomendada".
    Porém, já li em vários lugares que, se a intenção é usufruir do máximo do SPL que o sub pode proporcionar, o correto é usar a litragem mínima. Procede?

    Alguém poderia, a grosso modo, citar as vantagens/desvantagens de cada medida?

    Abraço! (y)
     
  9. Minerim

    Minerim Usuário


    Desde 24 Jun 2006
    Paraíba
    Olá, não estou respondendo a pergunta, porque tem muta gente boa aí para fazer isso, mas veja esses links:
    http://autosom.net/artigos/carbox.htm
    olhe essa explicação p/ caixas seladas:
    - Volume menor:
    Frequência de sintonia sobe;
    Resposta de graves menos estendida, menos plana;
    Graves mais acentuados;
    Potência aplicável maior;
    Som mais "duro", grave de ataque;
    - Volume maior:
    Frequência de sintonia desce;
    Resposta de graves mais estendida (baixas frequências);
    Resposta mais plana;
    Potência aplicável menor;
    Graves mais profundos e mais natural;

    Olhe também esse aqui:
    http://www.autosom.net/artigos/box_design.htm
    Olhe os gráficos lá no final. Dá p/ imaginar que acontece assim. Se vc quer trio elétrico = SPL = existe um pico em determinada frequencia, mas vc perde outras.

    Espero ter ajudado a vc refletir por aí....
     
  10. Avalanche

    Avalanche Usuário


    Desde 16 Jan 2006
    SÃO PAULO/SP/BRASIL
    Minerin, te devo um queijo com goiabada e dois pães de queijo hehehe

    Eulercc, desculpa a invasão, mas agora sei qual opção eu devia ter usado!

    Abraço!
     
  11. MarcioPol

    MarcioPol Usuário


    Desde 7 Abr 2018
    Ponta grossa PR
    Amigos, tô pensando em trocar o subwoofer do meu home theater philips HTS6500.
    O atual é 4 ohms. Quero por um subwoofer 6 ohms, porém quero ligar ele em 3 ohms pra extrair mais potência. Com algum resistor, eu conseguiria tal gambiarra?

    Obrigado
     
  12. savio0808

    savio0808 Usuário


    Desde 24 Jul 2018
    Irai
    SE alguem puder me ajudar com uma duvida aqui
    Eu tenho 2 caixas de som com 1 auto falante e um tweter cada... no caso o twiter ja tem um filtro por tanto só sai dois fios da caixa positivo e negativo.. e a resistencia que dis ter na caixa é de 3ohms .. e eu queria ligar em um aplificador automotivo mas n tem amplificador de 3ohms... entao eu ligo em um de 2ohms ou um de 4?
     
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso