Pré amplificador baseado no CI OPA2134 (com pré de phono) - Esquemáticos, PCB - em desenvolvimento.

Discussão em 'DIY' iniciada por tiago_medicci, 6 Jan 2013.

1. tiago_medicci

tiago_medicci Usuário

Desde 19 Nov 2006
    Brasil
    Amigo, me desculpe a demora em responder... Acabei ficando ausente do fórum por algum tempo devido à faculdade.

Pois bem, acho que o tamanho da placa você já conseguiu encontrar, correto?
    O pré de phono se mostrou totalmente operante (incluindo a equalização RIAA). Utilizei o NE5532 mesmo para os testes, foram bastante satisfatórios aqui.

Não entendi em relação a chave que você menciona. No caso, o pré de phono não usaria a chave, somente se estivesse sendo usado com outro pré-amplificador como seletor de entrada. Por exemplo, quando se tem um circuito com TD (e pré de phono, que é o que você está construindo), TAPE, CD, FM e se quer pré-amplificar estas entradas para então "jogá-las" para um amplificador de potência. A chave de seleção seria usada para selecionar qual destas fontes estariam sendo usadas no momento, entendeu?
    Em seu caso, pode-se usar diretamente a saída do pré de phono no amplificador de potência, uma vez que o ganho é selecionável. É possível excitar tranquilamente grande parte dos amps de potência somente com o circuito de pré de phono.

Qualquer dúvida estou a disposição! Nos informe sobre o processo. Ainda não consegui redesenhar a placa do pré comum.

Abraços.

2. tiago_medicci

tiago_medicci Usuário

Desde 19 Nov 2006
    Brasil
    Isso mesmo amigo!

Em relação à fonte, sugiro que você a construa com o 7815 e 7915, o circuito fica mais simples e tão funcional quanto...

Grande abraço.

3. então não achei o 7815
    vo ver se faço com tip31 e um zener
    vo montar a fonte hoje
    o 1915vcv ta dando -21V
    será quando eu colocar consumo ele baixa mais ?
    funcionou :feliz:
    mais referente as chaves se fica 1 ligada fica baixo se fica 2 fica normal e se fica as 3 fica estourado muito ruído.
    com 2 fica mais baixo que o rádio FM mais ficou excelente.
    vlw pelo projeto so não sei o por que do botar um capacitor de de 1uf grande botei um pequeno mesmo

4. tiago_medicci

tiago_medicci Usuário

Desde 19 Nov 2006
    Brasil
    Você não achou o 7815? Estranho... é um componente bastante comum de se encontrar. Não aconselho que que seja feito com um transistor + zener. O 78XX costuma ser mais estável e menos sujeito à ruídos. A tolerância do 7915 está muito fora, acho que ele não está regulando, configura o circuito da fonte novamente.
    Temos que obter as saídas a +15V - 0V -15V. Correto?

Em relação às chaves, foi erro meu não ter listado ao certo os ganhos correspondentes pela configuração dos resistores. Mas você pode testar uma combinação deles e ver o que agrada mais. Tudo bem? (ou então ver a relação de ganho do amp-op, se tiver dificuldades nos avise!)

O capacitor de 1uF deve ser, preferencialmente, de polipropileno metalizado e esses capacitores normalmente são maiores. Qual capacitor você está usando?

Grande abraço!

5. to usando um Tantalo 1uF 35V
    http://tiggercomp.com.br/novaloja/product_info.php?products_id=7459

estou conseguindo 14,8V em ambas as saídas catei um 7815 de um receptor de sucata.
    a chave não permite variações so não posso levantar 1 e 3 apenas em ordem 1,2 e 3 no caso os resistores são ligados em paralelo certo ?

aqui e ruim de achar resistores de 1% posso fazer testes com o de 5% sem prejudicar o projeto ?

6. phk

phk

Desde 28 Out 2007
    パウロ
    Essa separação ferro-magnética pode ser um pedaço de chapa de aco carbono ou galvanizado? Pode ser numa espessura fina e fácil de trabalhar? Somente entre o trafo-fonte e o circuito, ou entre o trafo e o circuito da fonte também seria bom?

Se caso o projeto for montado em caixa de madeira ou mdf, seria necessário também "forrar" internamente o gabinete com a chapa - simulando um gabinete de metal? Ou apenas na lateral onde irão os conectores RCAs? Ou não há necessidade alguma?

7. Clane

Clane Usuário

Desde 16 Nov 2005
    Fortaleza
    Usa uma ima: se pega no metal que vc tem, pode usarlo.
    Mais espessura significa mais pretecao, mas tem que ser um justo compromisso entre capacidade de ser trabalhada e funcionalidade.
    A dupla blindagem depende de quanto è longe, da fonte, o trafo: normalmente nao è necessario.

Gabinete de madeira: tem que forrar. O trafo emite em todas as direcoes, e tambem as interferencias emitidas por outros aparelhos perto do phono, poderia ser captadas se nao existe uma barreira.

8. phk

phk

Desde 28 Out 2007
    パウロ
    Cláudio, obrigado.

Montarei tudo numa mesma caixa. O trafo toroidal ficará bem junto da placa da fonte. E a placa do pré ficará próxima de ambos também.

Existe algum material maleável para forrar o gabinete internamente? Manta magnética - daquelas usadas para imãs de geladeira - funcionaria para a finalidade? :D

9. não botei blindagem externa no que montei
    esta funcionando bem usei transformador comum

10. edsontaubate

edsontaubate Usuário

Desde 25 Jul 2008
    sao paulo
    Uma chapa fácil de manipular é aquela utilizada em calhas...

11. phk

phk

Desde 28 Out 2007
    パウロ
    Exato, chapa 28, é dessa que eu comprei para fazer a separação entre trafo-fonte e o circuito.

Já para forração interna do gabinete de madeira, eu queria algo mais maleável e fácil, que inclusive pudesse ser colado na madeira. Alguns equipamentos possuem uma manta, como um filme em alumínio, mas deve ser difícil e caro...

Vou acabar forrando internamente com a chapa 28 também. Como o trafo+fonte (já envoltos pela chapa) ficarão em um setor diferente do circuito, estou pensando em forrar apenas o setor do circuito. Ou seria bom forrar ambos os setores?

12. Raphael Coelho

Raphael Coelho Usuário

Desde 10 Mar 2016
    Pelotas - RS
    Olá pessoal, desculpem ressucitar o tópico, mas não consegui os arquivos do pré de phono, (404 not found kkk), aluem poderia me enviar o esquemático, pcb e maiores detalhes?? (meu email é: vintagenet@bol.com.br).
    Obrigado!

13. Renato Pizzaia

Renato Pizzaia Usuário

Desde 22 Mai 2015
    Mairiporâ SP
    Também gostaria de receber os arquivos do pré de phono se for possível kssrpe@gmail.com
    Desde já obrigado.

14. edslopes

edslopes Usuário

Desde 1 Nov 2008
    São Paulo - SP
    Ola, alguem poderia fazer a gentileza de me encaminhar os arquivos do pré de phono, edsonlf@outlook.com

Obrigado!!

Edson

15. FelipeCDM

FelipeCDM Usuário

Desde 21 Mai 2015
    Pernambuco
    kkkkk vou entrar nesta fila também. Se algum membro tiver salvo os arquivos, por favor encaminhe para flpcdm@hotmail.com. Obrigado.

16. AndréZS

AndréZS AndréSB

Desde 16 Fev 2009
    São Paulo
    cara seu post ta muito bom mas não ta dando para visualizar as fotos. teria como vc posta as fotos em outro servido ?? ou poderia mandar no meu mail ??

andrezinhojatoba72@gmail.com

Última edição: 24 Dez 2017
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso