Anúncio do HT Forum

Pré Híbrido Válvula Mosfet

Discussão em 'DIY' iniciada por J. Schmaedecke, 5 Jun 2019.

1. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Faz algum tempo que colegas pediram para ajudar num pré valvulado.
    Não tive nenhuma solução diferente do que já existia.
    A solução engloba custo e qualidade. Uma das dificuldades dos circuitos valvulados para pré é o elevado ganho. Que não pode ser menor que 1 e nem maior que 6x que dificulta o controle de volume.
    Nisso se descarta o uso de buffers ou seguidores de cátodo.
    Não conseguindo um cicuito com distorção razoável com baixo ganho usei um artifício na entrada com divisor de tensão.
    A simplicidade do circuito usando apenas um válvula ecc88 e dois transístores mosfet garantem o baixo custo e facilidade de construção.
    O cicuito é muito parecido com outros que já existem. Mas o resultado é muito bom.
    Resposta de frequência a -1dB é de 5Hz até 250kHz.
    A distorção foi medida com sistema digital de 24bits e 192kHz como mostram as imagens abaixo.

Interesse na placa para montagem:
    1. @rnjorge@rnjorge
    2. @maraujo@maraujo
    3. @jdacauan@jdacauan
    4. @dudaindc@dudaindc
    5. @Fernando Kuhn@Fernando Kuhn
    6.

ATENÇÃO:
    Eletricidade Mata!
    Como estes circuitos trabalham em alta tensão devo salientar o perigo de se manipular. Não aconselhável por pessoas inexperientes. Peça ajuda de um técnico caso necessite. Não me responsabilizo por acidentes.

Última edição: 30 Jun 2019
    • 2
  2. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    IMG-20190602-WA0005.jpg
    Nesta imagem do espectro de distorção harmônica mostra que é gerada apenas distorção de segunda harmônica 2kHz (0,05%) a partir da fundamental de 1kHz característica dos valvulados.

IMG-20190602-WA0006.jpg

Aqui a imagem mostra a distorção por inter modulação.
    Praticamente o reflexo da segunda harmônica apresentando com a inserção de dois tons de 18kHz e 19kHz a -10dBs, Apenas a diferença 1kHz a -60dBs.

Última edição: 5 Jun 2019
    • 3
    • 1
  3. rnjorge

rnjorge Usuário

Desde 24 Nov 2009
    campinas sp
    Detalhes? Esquemas? Fotos?
    É malvadeza só contar parte do "causo".

4. shacouto

shacouto Usuário

301 110 78

Desde 30 Jul 2009
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Acompanhando...

5. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Circuito do Pré Híbrido Válvula MosFet:
    PreHibrido.jpg
    Obs: A Fonte do filamento deve ser fornecer 600mA caso queiram utilizar a válvula 6N1P.

A fonte deixo para depois.

Última edição: 6 Jun 2019
    • 2
  6. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Se houver interesse podemos montar um grupo para mandar fabricar uma PCI.
    Assim como adquirir transformador específico.

• 2
  7. shacouto

shacouto Usuário

301 110 78

Desde 30 Jul 2009
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Legal, bem simples o desenho. Há algum tempo eu achei esse site http://www.turneraudio.com.au/ , o qual tem bastante informação e projetos de amplificadores, pre-amplificadores, caixas e outras coisas. Acho que vale dar uma olhada, para quem não conhece.

8. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    @shacouto@shacouto Interessante o site indicado . Sugiro que cries um tópico com tuas experiências com eles.
    abraço

9. shacouto

shacouto Usuário

301 110 78

Desde 30 Jul 2009
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Bom dia, Jorge! Infelizmente não tenho experiência nenhuma com válvulas, somente a vontade mesmo. Para você ter uma ideia, estou tentando arrumar e não consigo tempo para montar um pré RIAA com fet (projetinho interessante que achei na internet) para substituir um Gradiente DS40 (muito ruinzinho) que uso como pré para meu toca discos.
    Se eu conseguisse os componentes de maneira mais fácil (e menos cara), de repente eu poderia tentar fazer esse pré valvulado em vez de transistorizado...
    Grande abraço.
    Sílvio

10. Russo

Russo LoucoporSom

Desde 31 Mai 2002
    Campinas - SP
    Olá.
    Arrisquei neste conjuntinho de pré de phono e fonte e me surpreendi com o resultado. Som muito bom!
    Só precisei acrescentar um trafinho de 15-0-15VAC de 200mA , as caixinhas e as conexões. Ah, e a fonte vem desmontada, precisei soldar os componentes, mas nada complicado.

https://pt.aliexpress.com/item/Hifi...161.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.5262b90ae5fBxN

https://pt.aliexpress.com/item/Hifi...161.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.5262b90ae5fBxN

Abraço,

• 1
  11. Russo

Russo LoucoporSom

Desde 31 Mai 2002
    Campinas - SP
    Jorge, desculpa se poluí o tópico. QQ coisa eu retiro o post. (y)

12. maraujo

maraujo Usuário

Desde 9 Ago 2005
    Recife/PE/Brasil
    (y)

13. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    A idéia do pré é exatamente para ser simples e fácil de montar.
    A fonte pode variar se o objetivo for chavear com reles: algo como 3 entradas ou mesmo adicionar um pré de fono.

Adquiri um CI para alto ganho e baixo ruído para pré de fono tipo MC.
    Pretendo utilizar este pré híbrido como saída para o pré de fono.
    Que devido ao seu alto ganho será suficiente.
    O CI é o INA217 que será o único componente com realimentação.
    Entre os dois usarei uma rede passiva de equalização RIAA.

Detalhe: A entrada do pré de fono é balanceada.
    Posso publicar o circuito do pré de fono mais tarde.

Obs: A Fonte do filamento deve ser fornecer 600mA caso queiram utilizar a válvula 6N1P que é mais em conta. Não experimentei mas gostaria de saber como ficaria.

Última edição: 6 Jun 2019
  14. rnjorge

rnjorge Usuário

Desde 24 Nov 2009
    campinas sp
    Interessante, bem interessante. Eu estaria interessado em participar do grupo para PCB.
    Acabei de fazer um híbrido peculiar, que é o B1 do Nelson Pass com o NuTube (triodo da Korg), tendo assim um ganho menor que os prés valvulados cujos circuitos vemos por aí e não é só um buffer, como o B1 original.
    Você chegou a experimentá-lo com tensões mais baixas? Menos de 100 V por exemplo?

15. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Olá @rnjorge@rnjorge,
    Tentei tensões mais baixas. Iniciei com 100V mas a distorção com a E88CC PentaLabs que possuo era maior. Não gostei do resultado. Quando aumentei a tensão para 130 e modifiquei a polarização original do circuito CCDA reduzindo a resistência de cátodo e utilizando o MosFet como saída o som ficou como desejava.
    Para teres idéia o circuito original CCDA usa 200V.

Fui olhar o B1 do NelsonPass. Ele projeta visando anular a distorção de seu sistema invertendo a distorção. Muito interessante.
    Se olhar o post #2410 do tópico vais perceber que existe o espectro de distorção e é bem mais alto. No meu pré não existe a terceira harmônica e superiores. Mas talvez ele tenha projetado exatamente com este objetivo.
    (y)

Última edição: 7 Jun 2019
    • 1
  16. rnjorge

rnjorge Usuário

Desde 24 Nov 2009
    campinas sp
    Pensei em uma tensão menor para usar micro válvulas (Sylvania 7963) que tenho aqui. Vou encomendar esses FETs e experimentar seu projeto, aumentando a coleção.

17. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Legal!
    Vou ver se encontro o spice model da 7963.

18. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Não encontrei o spice ainda.
    Olhei o DS desta válvula e acredito que a polarização seria:
    Para usar do mesmo jeito que o esquema original, usa 120 Ohms no cátodo (R7 e R8).
    Ou:
    Fonte de 90V à 100V
    R7=R8 = 39 Ohms
    R9=R10=R13=R14 = 6k8 2W
    R11=R12= 6k8 1W
    Podes usar o IRF510/20(100V) ou IRF610/20(200V)
    A placa deve ficar com tensão ao redor de 35V e consumir 9mA.
    Isto dissipa pouco mais de 300mW bem abaixo do limite de 1,1W.

O único problema é que talvez apareça um "crosstalk" entre os canais pois esta válvula não possui grade separadora. Vou ficar no aguardo desta experiência.(y)

Última edição: 8 Jun 2019
    • 1
  19. rnjorge

rnjorge Usuário

Desde 24 Nov 2009
    campinas sp
    Estou pensando na fonte para ele. Muito obrigado pelos cálculos, ainda apanho das curvas das válvulas. Quando estiver pronto, posto aqui!

20. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Eu estou usando uma fonte regulada bem simples.
    Depois desenho aqui.
    Mas o que queria falar é que experimentei um esquema um pouco diferente que reduz o ganho da válvula melhora o sinal ruído e mantém a qualidade.
    Usei resistência de cátodo de 1k5.

Só que tive de polarizar a grade com 5,6V ou 7,5V.
    Com 5,6V a placa fica com 70V e somente segunda harmônica de distorção -61dB. Com 7,5V acrescenta 3ª harmônica ao redor de -97dB.
    O ganho vai para 10dB. Com isto dá para retirar o resistor da entrada e aumentar o potenciômetro estéreo para 47k.
    Tem de adicionar capacitor de poliéster 220nF x 63V após o potenciômetro. E adicionar um capacitor de cerâmica de 27pF sobre o resistor de 10k (R9 R10) do ânodo.
    Para limitar a resposta (passa de 1 MHz).
    IMG-20190611-WA0016.jpg
    IMG-20190611-WA0018.jpg

Última edição: 13 Jun 2019
    • 1
    • 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso