Anúncio do HT Forum

Preciso de ajuda, por favor...

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Carolina Amaral, 11 Mai 2018.

1. Carolina Amaral

Carolina Amaral Usuário

Desde 10 Mai 2018
    Brasília
    Olá, pessoal...

Estou precisando muito da ajuda de vocês, recentemente adquiri uma ASX 2015 e há 1 semana chegou a minha Central Android que eu havia encomendado de fora, e por sorte não foi taxada, logo, não precisei usar o dinheiro que eu havia guardado para pagar os impostos. Cerca de R$700,00~R$800,00.

O som original da ASX é muito interessante, tem uma qualidade diferenciada dos outros carros que eu tive, porém, poderia ser um pouquinhozinho melhor, principalmente falando sobre graves...

Foi aí que pensei: (depois de dar uma olhada rápida no MercadoLivre), vou colocar uma Caixa Slim Corzus Cxs303 embaixo do banco, que além de já ser amplificada, ainda teria mais 150w para alimentar os Auto-Falantes originais do carro, e custa R$380,00 com frete. Eu estava muito feliz por gastar pouco e "resolver" o som, ou ao menos melhorar bastante...

Foi aí que eu resolvi pesquisar um pouco, e nesse momento começou a minha saga!

(Essa parte não se faz necessária ler, podem pular para as dúvidas se preferirem!)

Hoje completa 1 semana que estou pesquisando vorazmente absolutamente tudo sobre som de carro, auto-falantes etc, todo tempo livre estou na frente do computador, devorando fóruns e mais fóruns, posts e mais posts, dezenas, centenas...

E para a minha decepção, 90% das pessoas METEM O PAU nessas caixas slim, dizem que são ruins, que não prestam, que isso, que aquilo... Eu realmente me decepcionei muito, não entendo como uma caixa assim poderia ser tão ruim a ponto de "estragar" o som que já tem no carro, como disseram... Na minha cabeça isso é simplesmente impossível... Na verdade ontem cheguei a desistir de colocar qualquer tipo de som, simplesmente porque quanto mais eu pesquiso, procuro, mais eu fico confusa e chateada, não estou aguentando mais...

Depois de pesquisar muito cheguei ao Kit 2 vias Bravox 60D, que seria um dos melhores em custo benefício dessa faixa, porém, kit 2 vias não pode usar auto falantes na porta de trás, outra decepção MUITO grande, confesso que fiquei arrasada!

Então conheci o termo SQ, e fui nessa direção...

Ao longo dos dias, entrei no mercado livre pelo menos umas 80 vezes para ver diversos modelos, chegando ao Kit 2 vias NAR CS3 que eu achei uma "fortuna" por um parzinho de 6 polegadas...

Separei alguns modelos que seriam os "melhores" nessa faixa de preço:

NAR CS3
    Focal Ps165
    Morel Máximo

Agora apenas um desabafo:

Olha, sinceramente eu não entendo de som, comecei a conhecer e entender algumas coisas apenas na teoria (Já é um bom começo, vai!rs) Mas eu vi um Kit 2 vias da Morel se não me engano de mais de R$2.000, e volto a dizer, "um parzinho de 6 polegadas"... Com esse preço você monta um som completo com 4 auto falantes BONS nas portas, Amplificadores, caixa de grave, Subwoofer top etc... Não é possível que esse Kit 2 vias valha tudo isso, não entra na minha cabeça...

E não é apenas o fato de ser muito caro, e sim porque já vi alguns relatos de pessoas que tinham um som ÓTIMO, e resolveu arrancar tudo e começar do zero, com gastos de R$6.000/R$7.000, resultado, o som ficou 15%/20% melhor... E não foi apenas um relato não!

Por isso que estou com MUITO medo de gastar R$700/R$800,00 em um Kit 2 vias, quando na verdade um Bravox 60D que dizem ser bem interessante eu conseguiria por 1 terço do preço, e provavelmente fique muito bom, e como eu não tenho ouvido "profissional", de repente fique tão bom quanto!

E para piorar, uma coisa puxa a outra, auto-falantes dessa categoria, de um valor maior, requer amplificadores, cabos, etc da mesma categoria, logo, tudo seria triplicado, vamos dizer assim...

Sinceramente estou totalmente perdida, e exausta de tanto pesquisar e no final sempre voltar um passo para trás... E o pior, o upgrade que eu ia dar no som de R$400,00 (Caixa Slim), pensando que estaria abalando! rs, muito por baixo passará de R$2.500,00 fácil

Nossa, que complicado tudo isso...

Na verdade isso foi mais um desabafo mesmo, de uma pessoa que está a um passo de desistir de tudo e ficar apenas com os auto-falantes originais mesmo, simplesmente por não aguentar mais tanta informação e desinformação ao mesmo tempo...

Enfim, peço por favor que me ajudem a seguir algum caminho, que me dê uma luz, seja qual for...

Central Android:

Tela - 10.2
    Sistema - Android 8.0 Oreo
    RAM - 8GB
    ROM - 64gb (+64gb por USB)
    CPU - Rockchip PX5 OctaCore 64-Bit Coretex A53
    CHIP Amplificador - TDA7850 4x50w
    RCA - 4 audio output / 1 Sub output
    Equalizador Gráfico - 9 bandas com múltipla opção de personalização
    (entre outras funções e acessórios a parte que acredito que não importam para o som)

Eu sei que Centrais Multimídias não "prestam" para som, muito menos para SQ, mas era um SONHO essa Central, antes mesmo de eu comprar a ASX eu já sonhava com ela. (Na época acho que era Android 5.5 e 1GB de ram! rs) E no DIA que eu comprei o carro, eu vi esse modelo que tinha acabado de lançar, eu não pensei duas vezes e encomendei de fora.

Costumo escutar apenas 2 estilos de músicas, MPB e Trance que amo de paixão! rs, porém, como uma boa anfitriã, costumo ter vários outros estilos para agradar aos amigos, principalmente sertanejo que costumam gostar bastante, mas 80% é MPB e Trance!

Possíveis compras:

(1) Kit 2 vias: NAR CS3 - Focal Ps165 - Morel Máximo

(2) Amplificardor: SounDigital Evolution - Exclusivo para o Kit 2 vias (Módulo SD 400.4 evolution II Black)?

(3) Cabo RCA: Cabos Technoise Série 800?

(4) Cabos de alimentação: R$150,00? Alguma sugestão?

(5) Tratamento das portas dianteiras: Manta acústica ( Realmente precisaria de colocar na ASX 2015? )

(6) Alguma Caixa Slim? Eu não queria colocar nada no porta malas, nem sequer um auto falante de 2' rs. Queria TANTO uma dessas, na verdade pensei até em comprar 2 dessas, uma debaixo de cada banco dianteiro... Alguém para me dar força nisso? Por favor? rs

Como imagino que ninguém irá me apoiar nessa causa rs, pensei no seguinte cenário:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721839096-box-de-fibra-para-subwoofer-mitsubishi-asx-_JM
    ("cópia" da caixa da ASX de fora que tem o sistema de som assinado pela Rockford Fosgate)

Junto com o Subwoofer NAR SW3 10' 400w, para fazer conjunto com o Kit 2 vias NAR CS3 (Realmente precisaria dessa potência? Visto que isso irá dobrar o preço do amplificador comparado aos "normais" de 200/250w, NAR sw2 por exemplo)

Eu queria fazer conjunto, por exemplo, Kit 2 vias NAR com Subwoofer NAR, Focal com Focal, Morel com Morel, mas os Subwoofers da Focal e Morel são simplesmente o dobro do preço e requer metade da potencia para toca-los comparados aos NAR por exemplo, aí realmente fica complicado demais...

(7) Um amplificador para o sistema todo, ou um para o Subwoofer e outro para o resto? Sugestões de marcas e modelos?

(8) Porta fusível?

(9) Poderia me dizer algo sobre Auto Falantes na porta de trás?
    Realmente NÂO pode? Nem se for os de 6' de um Kit 2 vias? Nossa, não vou conseguir nem dormir só de pensar que "arranquei" os auto-falantes da porta de trás, nossa MUITO triste isso, não sei se vou conseguir fazer isso! rs

PS. Quando eu fui procurar o modelo da caixa original que vem na ASX lá de fora, RockFord Fosgate, por coincidência achei uma foto do kit completo que vem na ASX! E provavelmente é um Kit 2 vias COM auto falantes traseiros... E estamos falando de uma marca conceituada que assinou todo o sistema de som, alguém poderia fazer um comentário sobre isso por favor?

Caixa RockFord Fosgate.jpg Kit RockFord Fosgate.png

(10) Agora uma CURIOSIDADE muito grande... O que seria melhor, um Kit 2 vias NAR CS3 com tratamento nas portas dianteiras, ou um um Kit 2 vias no valor de R1.200 sem tratamento? Apenas curiosidade mesmo...

Bem pessoal, essa é a minha história...

Simplesmente não consigo mais sozinha a partir daqui, por isso que peço encarecidamente uma ajuda de vocês, seja um simples conselho, uma troca de equipamento, o melhor custo x benefício, um pitaco, qualquer coisa... :choro:

Enfim, antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer ao htforum, que mesmo que eu não monte o som, me proporcionou grande conhecimento do mundo do som automotivo e suas loucuras! rs. Muitas pessoas dispostas a ajudar, como eu disse, li BASTANTE coisas por aqui...

Obrigada mais uma vez! (y)

2. danilogc

danilogc Usuário

Desde 15 Ago 2011
    Olinda, Pernambuco, Brasil
    Não entendi se você quer ou não um SQ haha.
    Todos os itens que você citou se enquadram em um sistema SQ (de entrada, mas eh um SQ), e muito bom por sinal. O problema é que com sua multimídia terá que usar conversor de RCA... Vai gastar muito e tocar menos do que o desejado com o tanto gastado.

Nesse caso você poderia investir em um SQ mais em conta, com itens da audiophonic (pretendo montar um set Full Audiophonic). Assim você gasta quase metade do pretendido, e tem.um som muito(muuuuito) melhor que o original.

E concordo totalmente quando você diz que se gasta muito mais para ter ganhos pequenos (por isso montei esse set). Diz ai que qualquer coisa passo pra voce).

• 1
  3. Carolina Amaral

Carolina Amaral Usuário

Desde 10 Mai 2018
    Brasília
    Olá, danilogc... Muito obrigada pela resposta!

Mas sinceramente? Eu queria mesmo uma categoria nova, de SQ que tivesse auto-falantes nas portas traseiras rs! Brincadeira à parte, eu acredito que eu dê preferência por qualidade mesmo, e por mais que seja meu primeiro som da vida, gostaria de entrar direto para o SQ para poder curtir minhas músicas com uma qualidade superior!

Agora não entendi sobre você dizer que eu precisaria usar conversor RCA, os que vêm na Central não são suficientes? 4 saídas RCA de audio + 1 saída RCA de subwoofer!

Desde já agradeço a atenção!

Obrigada. (y)

4. danilogc

danilogc Usuário

Desde 15 Ago 2011
    Opa, pensei que não tinha RCA(a maioria não tem) , bem melhor então.

1- ficaria entre CS3 e Morel (só escutando pra saber qual o melhor). Eu iria de NAR.

2- 800.4/V2 da audiophonic ou o sd800.4d evo 2018 (falam que o audiophonic da mais som de qualidade..... Eu iria de SD facilmente haha, eh quase 3x o preço)

3- cabo muito bom pode ir com fé

4- paralelo de 4mm pra alimentação e sub, 2,5mm pro kit. Esse quesito não vai impactar tanto com marca ou algo do tipo.

5- SEMPRE fica melhor com manta, tanto no isolamento (ruido externo diminui) e o kit toca muito melhor.

6- caixa slim não serve pra SQ, faz sw-2 de 8 polegadas se quer mais espaço (tem caixa dutada pronta no mercado livre de 17L e toca muito bem!). Se quiser algo melhor terá que usar.mais espaço ( sw-2 1022) e realmente os 250w RMS desse serão suficientes (para som interno está de bom tamanho). Acho até que o de 8" já está de bom tamanho inclusive.

7- sabendo ajeitar direitinho você consegue entregar a mesma qualidade , basta ajustar o lpf ,hpf e ganho adequadamente.

8- você pode sim deixar os alto falantes traseiros, mas aconselho deixá-los ligados apenas quando tiver alguém atrás . Basta você jogar o áudio pra frente quando estiver só

9- sim

10- com certeza o NAR + tratamento , eh muito complicado fazer um SQ em carro por conta de inúmeros ruídos que ele gera e recebe de fora. O tratamento irá eliminar consideravelmente ruídos nas portas e ainda evitar o cancelamento de fase.

• 1
  5. Carolina Amaral

Carolina Amaral Usuário

Desde 10 Mai 2018
    Brasília
    Sim, ela tem! Inclusive coloquei algumas especificações mais relevantes dessa Central no primeiro post!

(1) Kit 2 vias - Sobre o NAR CS3, ouvi falar muito bem deles, acredito que em questão de qualidade, não há muito o que se discutir, porém, falam muito bem do Focal Ps165 também, e na teoria ele seria ainda melhor que o NAR CS3...

https://produto.mercadolivre.com.br...ocal-ps165-performance-80rms-4-crossovers-_JM

Se não me engano seria em torno de R$150 a mais que o NAR CS3, e vem com 4 crossovers. Não sei o que isso influencia, já que nos outros vêm apenas 2 crossovers.

Como eu quero tentar ao máximo fazer "conjunto", acredito que eu deixe o Morel de lado, já que o Subwoofer custa o dobro dos outros, além do Kit 2 vias ser mais caro também, acredito que seria um custo muito mais alto que não corresponderia à qualidade que ganharia em cima do conjunto NAR série 3 ou Focal Ps165.

(2) Amplificador - Eu queria dar preferência à dois amplificadores nesse caso, com o melhor custo x benefício. Pensei no SD 400.4 evolution II Black para o Kit 2 vias, e outro amplificador (mono?) para o Subwoofer. Tirando de base o NAR sw2 10' 250w e o NAR sw3 10' 400w, poderia me indicar os melhores CxB para cada um?

(3) Cabo RCA - (Technoise Série 800) Quantos cabos eu precisaria? (Kit 2 vias + Subwoofer e talvez um possível alto-falante nas portas traseiras para utiliza-los apenas quando for necessário) Acredito que as metragens dos cabos seriam diferente, poderia me dar uma ajuda nessa questão também? Como os gastos do sistema aumentaram muito, teria algum cabo 100% cobre com um melhor CxB? Ou realmente nesse caso o mais indicado seria o Technoise Série 800 mesmo?

(4) Cabo de alimentação - Eu não sei se estou confundindo, mas me recordo de ter lido algo como 10mm, 21mm etc... E por outro lado você disse 2.5mm, 4mm! Agora fiquei confusa! rs, sendo que essa alimentação é fundamental para o amplificador funcionar 100%. Agora uma dúvida, eu tendo 2 amplificadores, consequentemente, os cabos irão dobrar, certo?

(5) Manta acústica - Vou tentar colocar esse item como primordial... Porém, dei uma pesquisada no MercadoLivre sobre a marca DAT que eu li em algum lugar, e ela custa em torno de R$500,00 fora a instalação, que não deve ficar menos que R$150,00... Logo ficaria em torno de R$650,00! Seria esse o preço mesmo? Não tem algo com um melhor CxB disponível? Nossa (n)

(6) Subwoofer - Estou muito inclinada a colocar NAR sw2 10' 250w, ou NAR sw3 10' 400w, principalmente se eu for colocar o Kit 2 vias NAR CS3 para fazer o conjunto. Acredito que a decisão será mais em função do amplificador, ou melhor, do preço do amplificador que terá a potência necessária para tocar o subwoofer NAR sw3 10' 400w contra o sw2 de 250w.

(7) Porta fusível - Teria alguma marca específica? 30amp, 40amp, 50amp? Confesso que pesquisei muito pouco sobre isso...

(8) Alto-falantes na porta de trás - Deixar os originais, colocar um coaxial (Pelo que li, é o único que presta desses "xial"), colocar um mid bass de algum Kit 2 vias, outra opção, ou definitivamente deixar sem nada? Minha ideia era deixar "desligados" e colocar para funcionar quando tiver alguém atrás.

Enfim, acho que é isso... Estou começando a me empolgar novamente! rsrsrs

Muuuuito obrigada por sua ajuda, de coração, danilogc!

Se alguém tiver alguma sugestão, dica, qualquer coisa, será muito bem vinda nesse momento!

6. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Chegando agora, mas vejo que a pessoa sabe o que quer fica mais fácil e pelo que foi postado, está bem encaminhado o projeto, faltando alguns acertos. Como Brasília tem algumas disponibilidade de lojas(pelo menos em relação à minha dever ter sim), acho que tens a chance de poder ouvir o rendimento de alguns itens de comprar.

Quando se deseja um som um pouco melhor do que o trivial, a pressa não é bem vinda.

Nos Classificados do Autoforum, sempre com bons itens anunciados, sendo dos quais, antigos sonhos de consumo meu(atualmente não tenho em veículo - Tucson, pela central ser muito simples), mas tem gente que não gosta muito, pelo fato de ser usado e tal.

Cada um, é cada um.

• 1
  7. Carolina Amaral

Carolina Amaral Usuário

Desde 10 Mai 2018
    Brasília
    Boa noite, fcoelhogomes... Muito obrigada pela resposta!

Em relação a ir em lojas físicas para analisar os produtos, eu sempre fiz isso antes de comprar algo, televisão, som residencial, celular etc... Pesquiso na internet, principalmente os preços, e vou em lojas para ver pessoalmente, pegar e tocar! rs, e depois volto no site e compro pela metade do preço...

Porém, em som automotivo acredito que não seja tão simples assim... porque tem muitas variáveis envolvidas, acústica do carro, tratamento das portas, amplificador, etc... Fora achar um carro "disponível" com o kit 2 vias NAR CS3 para ouvir, e outro com um Focal Ps165, mesmo que em lojas, tirando que com certeza não seriam as mesmas configurações, mesmos cabos, mesmos amplificadores, enfim, dependendo até a bateria poderia influenciar... Então só me resta ir pelas pesquisas mesmo! Mas agora está MUITO mais fácil, NAR CS3 ou Focal Ps165.

Eu já até pensei em comprar algo usado depois de ler alguns posts falando sobre isso, inclusive se não me engano, entrei nesse fórum que você citou para dar uma olhada superficial, mas eu acredito que o risco pode ser grande, principalmente por não sabermos a procedência e principalmente como o produto foi usado. Por mais que tenha no anúncio que foi usado por 2/3 meses, pode ter sido muito maltratado, usado sem amplificador, que dependendo do volume pode danificar o alto-falante, enfim, acredito que seja um risco muito grande para fazer essa negociação toda, e na hora de instalar tudo, algo esteja com problemas, estourado, ou simplesmente "maquiado"... Nesse caso de som automotivo, acho que pelo menos no meu caso específico, prefiro me apertar um pouquinho, dividir e comprar novo... Mas não tenho nenhum preconceito não, principalmente quando o produto é muito caro, nada como pagar muito mais barato pelo mesmo produto semi novo.

Agora, sobre "alguns acertos" que você mencionou que seria necessário, poderia falar mais sobre isso? Esse sistema de som eu "montei" durante essa semana de pesquisas árduas que fiz pela internet, tudo o que eu pude aprender e absorver em todos os sentidos sobre um bom sistema de som, dentro do meu orçamento, é claro, eu fiz... E quando não estava mais conseguindo ir à diante, vim no fórum para poder expor minha ideia, e tentar "arredondar" com pessoas que realmente entendam, que foi o que eu fiz!

Então se puder me encaminhar para que eu possa resolver esses "ajustes", eu agradeceria muito!

E claro, gostaria muito da sua opinião sobre o sistema, principalmente sobre minhas dúvidas que eu postei na última mensagem!

Mais uma vez agradeço a atenção e o tempo para me ajudar!

Obrigada! (y)

8. alx1001

alx1001 Usuário

Desde 26 Mar 2017
    maringá-pr
    Vc está com itens muito bons e com excelente custo benefício.
    Sobre os crossovers que vc falou no segundo post, o kit NAR também tem, eles servem pra "filtrar" as baixas frequencias que os tweteers não reproduzem.
    Quanto ao sub, pelo tipo de música que vc ouve, o grave não é tão presente, mas pode ser que vc goste de "sentir" o grave.
    Se vc optar pelo sub de 250W vc deve pegar um amplificador de pelo menos 400w RMS, se optar pelo de 400, pegue um de 800w RMS.
    Amplificador para o grave, recomendo Banda. Ele é um amplificador que toca um pouco melhor as frequencias mais baixas, que pelo jeito vc deve gostar.
    Quanto ao som nas portas de trás, vc pode deixar os falantes, apenas tem que tomar cuidado para que o "palco sonoro" não se desloque para trás.
    O porta fusível deve ser dimensionado pelos amplificadores, assim apenas após vc ter escolhido os amplificadores, é que este pode ser dimensionado, bem como os cabos para instalação.

Qual a marca e modelo dessa central?

• 1
  9. Carolina Amaral

Carolina Amaral Usuário

Desde 10 Mai 2018
    Brasília
    Olá, bom dia alx1001... Muito obrigada pela resposta!

Sobre os crossovers, acredito que todos os kits 2 vias devam ter, mas a minha questão foi em relação ao kit 2 vias Focal Ps165, que vem 4 crossovers, contra 2 de todos os outros... Minha dúvida seria se realmente teria algum sentido ou melhora ter 4 crossovers ao invés de 2!

Em relação aos graves, MPB não tem nenhum, porém, nas trances, psy trance, tem muitas batidas fortes, rápidas e em alguns momentos, bastante pesadas! rs, eu AMO de paixão rsrsrs

Entendi, então só depois que eu decidir sobre os amplificadores que irei saber qual o porta fusível será necessário, incluindo os cabos de alimentação! Obrigada por essa informação!

Sobre a marca da central, eu vou ficar te devendo no momento! rs, eu encomendei há pouco menos de 2 meses mais ou menos se não me engano, e chegou tem pouco mais de uma semana, porém, ainda não tirei da caixa, mesmo porque só irei instalar depois de comprar o som, assim como vários outros itens que eu comprei também e que precisam de instalação! Mas depois eu vejo direitinho e te passo o modelo! (Comprei na Alemanha)

Obrigada pela mensagem! (y)

Última edição: 13 Mai 2018
  10. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Ok, Carolina. Hoje eu não estou muito legal por algumas razões que não convém falar aqui.

Quanto aos itens usados, tem esse risco e é real. Eu sou um pouco acostumado em adquirir itens dessa forma e o cuidado com procedência é imprescindível. No fórum tem vários pessoas idôneas, mas hoje em dia, infelizmente não devemos confiar em todos.

Depois eu vejo o seu sistema com mais calma, mas em linhas gerais, está bem encaminhado, conforme havia falado antes.

Como o seu comentário do kit ter 4 crossover, resolvi ir direto ao fabricante para buscar maiores detalhes. Na verdade é um avanço e um ótimo recurso que vem a contribuir.

São crossover separados para cada tipo de alto-falantes, no caso, Mid Bass e Tw, sendo que o Crossover para o Tw, ainda permite 3 valores de cortes, aumentando a flexibilidade.

Eu tenderia a escolher o focal por esse recurso.
    https://www.focal.com/en/car-audio/...s/performance/expert/component-kits/ps-165-v1

Como estamos ainda em fase de definições, como você fez o correto de pesquisar antes, gostaria que olhasse esse amplificador da Banda. Está certo que o consumo é maior, por ser um Classe A/B, mas os recursos e especificações apresentadas, me levam a crer que valha a pena.

Não gosto de amplificadores que me deixem engessados, tipos esses Classe D, com corte fixo, principalmente por não saber a flexibilidade do player.

https://www.connectparts.com.br/mod...MI_8inwayD2wIVDguRCh3JsQtREAQYASABEgKW3_D_BwE

• 1
  11. Carolina Amaral

Carolina Amaral Usuário

Desde 10 Mai 2018
    Brasília
    Boa tarde, fcoelhogomes... Sinto muito por saber que você não está bem, espero que você consiga resolver isso o quanto antes! Não sei a causa, mas independente do problema ou do momento que você esteja passando, nada como uma boa reflexão para começar! Melhoras, de coração!

Quando eu tiver com o sistema todo decidido, irei dar uma passada naquele fórum novamente para ver se tem algo interessante! Quem sabe eu não consigo um negócio bom!

Não se preocupe com isso, fique à vontade para responder quando puder ou quiser, suas mensagens já foram de grande ajuda!

Achei muito interessante sobre os crossovers, entrei no link que você postou e dei uma lida sobre essas funções! Realmente é um recurso a mais que permite um ajuste mais fino!

Como eu lhe disse, pesquisei arduamente sobre equipamentos, alto falantes, Subwoofer, cabos, SQ, tratamento acústico, enfim, o sistema como um todo, porém, não entrei na parte de instalações, ajustes, "cortes"... Deu uma fritada antes disso! rs

A princípio, eu queria colocar o Subwoofer NAR sw3 400w, mas pelo que olhei superficialmente, o amplificador precisaria de uma potência bem mais elevada, saindo da casa desses mais em conta que tocaria tranquilamente o NAR sw2 250w e triplicando, quadruplicando o preço...

Eu estou meio que sem poder evoluir em minhas pesquisas nessa parte, porque não consegui a resposta sobre o que seria mais interessante para o Subwoofer: Um amplificador de 1 saída mono? Ou um amplificador para ligar em bridge? Ou ligar normal?

Acredito que 1 amplificador mais potente para o sistema todo seria mais em conta, por outro lado, um exclusivo para o kit 2 vias e outro para o Subwoofer, me parece ser mais interessante, mais seguro, mais "certo", com menos "riscos"... Ou estou falando besteira?

Eu cheguei a ler um PDF sobre as classes dos amplificadores, mas confesso que não me recordo muito bem, lembro que a classe A/B era uma mescla do que havia de melhor da classe A e B, fidelidade aliada à máxima transferência de potência, e que a classe D eram dos digitais, que eram forçados a trabalhar digitalmente nos cortes e saturação, alguma coisa assim...

Entrei também no link que você me passou sobre o amplificador Banda 9.8, me parece ser bem interessante, tentei entender um pouco as especificações, mas são muito técnicas...

Sobre o fato do consumo ser maior, isso quer dizer que eu necessariamente precisaria trocar de bateria?

Não me recordo dessa marca, ou pelo menos não ficou gravada em minha cabeça, acredito que a mais citada foi a SounDigital modelo novo pelo melhor custo benefício.

No caso, esse amplificador Banda 9.8 seria apenas para o Subwoofer ou para o sistema todo?

Agradeço mais uma vez a atenção! (y)

Espero que você fique bem logo! Fica com Deus.

12. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Boa noite, Carolina. O 9.8 seria para o sistema completo.

Realmente, o Sub é um dos pontos delicados para decidirmos.

Há alguns enfoques. SQ, SPL ou SQPL.

Essa infelizmente é uma decisão muito particular. Eu pessoalmente gosto do SQPL, mas tem gente que gosta de SPL e por aí vai. Cada um dos enfoques tem seus respresentantes, mas algumas vezes temos situações onde pega um pouco no bolso.

No Mercado Livre temos vários tipos, na Som Curitiba, também alguns bons Subs, mas um pouco salgados, como são os casos dos JL e Alpine.

Tem umas boas marcas como Hertz, Morel, etc.

Sinceramente, botando na ponta do lápis, sai muito caro se você for partir para Sub mais refinados e se não um sistema buscando o topo e sim, uma qualidade um pouco acima do trivial, eu iria tranquilo de NAR com o kit já comentado, faltando apenas o amplificador para atender à demanda do Sub + Kit.

Sim, é interessante ter um amplificador para o sistema como um todo, mas também é algo que fica a critério da pessoa. Como é um sistema de baixa potência, apenas um daria.

• 1
  13. dihzinhow

dihzinhow Usuário

Desde 1 Abr 2013
    Ribeirão Preto/SP/BR
    Não precisa gastar demais pra ter um som bom, depende apenas do nível de exigência e de seu ouvido pra detectar os timbres.

Uma pessoa com um som de 1000,00 pode ser mais feliz do que um que tem um som de 10 mil reais e ainda acha defeitos, isso varia de cada um. Existe kits morel que custam mais de 15 mil reais e vale a pena só pra quem realmente tem um ouvido perfeccionista, eu acho isso um absurdo mas não posso falar muito porque tenho 2 subs de 1500 reais.

Se você pesquisar muito e ir pela ideia dos 'que entendem sobre SQ' ou os "manjados", e postar sua ideia de kits da NAR + Módulos (nacionalizados padrões como SD evo) vão também te decepcionarem falando mal dos módulos (Digitais) como falaram mal de um SUB SLIM, vão vim com DAT, Audiophonic, e esses tipos de módulos... Então nesse mundo de som você irá notar diversas opiniões, inclusive os que defendem os produtos que é melhor pro BOLSO e os que não ligam para o dinheiro e preferem o que é mais caro e pronto.

SUB slim não é ruim, apenas com o valor (alto) deles você consegue um resultado melhor montando um SUB normal + caixa.
    Torno a repetir, sub slim não é ruim, apenas é mais básico porém irá apresentar graves no seu carro pois é um produto pra tal finalidade, alguns com mais qualidade e outros com menos.

Kits da bravox são bons, na minha opinião excelente e vale o CxB... Mas particularmente no meu gosto, e o seu como é? Então isso pode mudar.
    Aqui mesmo nesse forum, um rapaz montou um sistema por indicação em um Audi A3 (com kit 2 vias + sub + módulo) o famoso SQ e ficou pior que o som original dele, só melhorou um "pouco em grave" eu não vou mencionar o que ele montou mas se você filtrar aqui som SQ audi A3 (provavelmente vai aparecer) é um tópico de uns 2 anos atrás se não me engano, eu lembro até hoje da decepção de ter gasto mais de 1500 reais pra ter o som "pior", então é bom sempre saber ou "ouvir" em algum lugar pra poder comprar o correto.

Se você está satisfeita com o som do seu carro e somente sente falta de "grave" pra que pensar em kit 2 vias? Ninguém deve mexer em um time que está ganhando e outra, sem Kit 2 vias = + Dinheiro pra um investimento maior em um SUB melhor + Módulo. Só pense em kits ou coisa do tipo se realmente sentir deficiência nessa parte, pois um som de qualidade não tem como objetivo ser altíssimo e sim tocar bonito (então não se deve exigir muitos watts).

A marca fosgate que foi mencionada ai é ótima e totalmente recomendada!

*Com pouco dinheiro você monta um som TOP
    *Com muito dinheiro você monta um som TOP
    *Com pouco dinheiro você monta um som horrível
    *Com muito dinheiro você monta um som horrível

E isso tudo não vai depender do que você escolher e sim do seu ouvido...
    Barato e caro andam juntos... Se você ouve um som de casa, ouve musica no celular com um fone de ouvido (bonzinho só) e acha TOP a música só sentindo falta de grave, com pouco $$ você consegue um bom som sim que vai te agradar... Agora se você se considera enjoada pra achar bom um som assim, ai é outros 500.

OBS: Eu li apenas sua pergunta inicial, to indo dormir agora... Acabei não vendo o restante das respostas e sugestões.

• 1
  14. Carolina Amaral

Carolina Amaral Usuário

Desde 10 Mai 2018
    Brasília
    Olá, bom dia fcoelhogomes... Espero que esteja melhor!

Sobre o Subwoofer ser para SQ, SPL ou SQPL, por mais que eu escute muito trance, normalmente alto, para ouvir bastante as batidas, não tenho a mínima intenção de tremer nada por aí... Tirando que os alto falantes originais estão "quase" bons, logo, acredito que tendo um Subwoofer de qualquer categoria, já irá me atender 100%. E como eu coloquei na minha cabeça que quero montar um "conjunto", teoricamente seria, Subwoofer NAR, Focal ou Morel.

Sobre os amplificadores, eu não compreendi muito bem, o melhor seria amplificadores separados ou apenas um? Minha ideia era "esconder" o máximo possível, pensei em dois menores para cada um ter o seu, pensando na qualidade, e além de poder coloca-los embaixo dos bancos dianteiros, porém, ainda têm os crossovers! Não sei se daria para esconder tudo... Não queria essas coisas na mala! E no caso do Kit 2 vias Focal Ps165, ainda são 4 crossovers! rs

Aos poucos estou "rebaixando" o conjunto NAR série 3... Acredito que em questão de qualidade, ele deva ser interessante e muito bom sim, porém o fato de ser nacional e custar quase o preço das outras opções, me incomoda bastante! Depois de ler e ver muitos relatos, eu meio que deixei essa minha "noia" de lado e comecei a me interessar bastante neles por sinal, porém, esse sentimento voltou novamente! Tenho muito preconceito e não me sinto segura pelo simples fato de ser nacional, infelizmente. (Falo exclusivamente sobre alto falantes, e claro, pelo preço alto que ele custa)

Estou pensando em:

Conjunto Morel - Kit 2 vias Morel Maximo 6' + Subwoofer Morel Primo 10' 300w
    Conjunto Focal - Kit 2 vias Focal Ps165 6' + Subwoofer Focal P25 DB 10' 250w
    Conjunto NAR - Kit 2 vias NAR CS3 6' + Subwoofer NAR SW3 10' 400w (ou SW2 250)

Enfim, nessa configuração, que eu acredito que as potências estejam equivalentes, ainda pensa que o amplificador BANDA 9.8 seria o mais interessante mesmo? Eu estava pensando nos digitais, menores etc...

15. Carolina Amaral

Carolina Amaral Usuário

Desde 10 Mai 2018
    Brasília
    Olá, bom dia dihzinhow! Muito obrigada pela sua resposta, realmente uma grande ajuda, muito bom!

De curiosidade eu dei uma olhada nos preços, e vi um Kit 2 vias Morel Supremo por R$24.500 e apenas os tweeter por R$4.500 mas acho que deve ser brincadeira! rs

Mas voltando para a realidade, é complicado mesmo, como eu disse no primeiro post, quanto mais eu pesquiso, mais eu fico confusa... Ao mesmo tempo que tem muitas informações e dicas, com feedback positivos, tem o lado negro da força que simplesmente diz o contrário e destroem os seus sonhos! rsrsrs, como fizeram na Caixa Slim, confesso que peguei trauma! rs

Não cheguei a procurar caixas para Subwoofer, mas sei que são "baratas", porém, no meu caso eu precisaria de uma específica, feita para ASX, e pelo que eu vi, o modelo "mais confiável" em relação à qualidade, custa em torno de R$400,00, fora o Subwoofer... Resumindo, no mínimo R$1.500 com o amplificador.

Eu li bastante sobre o Kit 2 vias Bravox, o modelo cs60d em particular, foquei em feedback de quem realmente tem ou pelo menos conhece, e confesso que por um momento havia decidido por ele, porém, conheci o termo SQ e me aprofundei nele, e agora não estou conseguindo mais sair... Sabe aquela birra de criança? Ou é esse ou não quero nenhum... Não estou conseguindo sair disso!

Vou ser bem sincera com você, eu não conheço, nunca ouvi e nunca vi pessoalmente, mas eu tenho quase certeza que se eu colocasse um Kit 2 vias Bravox cs60d + Coaxial Bravox cx60d + amplificador SD400.4 evo II (ou o SD800.4 evo II) e um Subwoofer mais em conta, ou até mesmo uma caixa Slim embaixo do banco, eu teria um som perfeito! Provavelmente trocaria o carro ainda com eles! E olha que tem apenas 2 meses que eu comprei o carro! rs, resumindo, esse som me serviria por bons anos!

MAS, para isso precisaria me "desintoxicar" do SQ, e confesso que dificilmente irei conseguir... (n)

Sinceramente não sei o que fazer...

No momento, como eu disse no post acima desse, estou na seguinte linha:

Conjunto Morel - Kit 2 vias Morel Maximo 6' + Subwoofer Morel Primo 10' 300w
    Conjunto Focal - Kit 2 vias Focal Ps165 6' + Subwoofer Focal P25 DB 10' 250w
    Conjunto NAR - Kit 2 vias NAR CS3 6' + Subwoofer NAR SW3 10' 400w (ou SW2 250)

Depois de procurar bastante o post que você mencionou, eu encontrei e li todo, cada palavra (foi de 5 anos atrás)... E sabe o que é o mais engraçado? Aquele post de 4 páginas se resume exatamente a uma frase que eu disse na minha primeira mensagem que postei:

"Por isso que estou com MUITO medo de gastar R$700/R$800,00 em um Kit 2 vias, quando na verdade um Bravox 60D que dizem ser bem interessante eu conseguiria por 1 terço do preço, e provavelmente fique muito bom, e como eu não tenho ouvido "profissional", de repente fique tão bom quanto!"

Sobre o som original, eu estou "quase" satisfeita, poderia ser um pouquinhozinho melhor, e como eu comprei essa Central que eu tanto sonhava, acredito que seja interessante dar uma encorpada no som, principalmente porque deixei de gastar R$800,00 de imposto... Porém agora deve bater na casa dos R$3.000! Isso porque eu não estou contando com alguns valores que eu sei que precisa e eu não quero contabilizar no momento! rs

Enfim, o que eu faço? Não quero descartar o SQ :choro:

16. danilogc

danilogc Usuário

Desde 15 Ago 2011
    Haha, eu estou no mesmo impasse. Decidi fazer um meio termo (custo benefício). A linha club da audiophonic toca muito bem e por um preço justo, então meu set vai ser todo audiophonic. Se quiser seguir:

- Kit duas vias audiophonic Kc6.3 tocando no taramps DS280x4 (essa nova linha está muito boa)
    -subwoofer audiophonic C1-12 D2 tocando no soundigital sd600.1d versão 1ohm
    -tratamento nas portas
    - cabos RCA audiophonic da linha club (ou outro c um bom CxB c dupla blindagem)
    - cabos de alimentação todos sem ser alumínio revestido (vou comprar com o instalador)

• 1
  17. soaresrey

soaresrey Usuário

Desde 20 Nov 2005
    Santo André (Pq Capuava)
    Segundo a lógica de alguns
    Não compre uma Ferrari pois não é piloto
    Não compre uma TV de 8k pois você não tem a visão do "Super Man"

No fim, o problema é um só, quem não compra os itens acima é porque não tem dinheiro, simples.

Sobre post, o ideal é ouvir um sistema que lhe agrade, as dicas aqui são valiosas mas nenhuma vai verdadeiramente ajuda-la, pelo contrário, sempre terá a impressão que poderia ter tido um som melhor gastando um pouco. No fim sempre haverá mais dúvidas.

Sempre terá alguém com uma dica pronta mas ela não se aplica a todos os casos.

O que posso afirmar, para seu gosto musical caixa Slim é uma porcaria (estou sendo generoso), um perfeito lixo que nem deveria existir. Serve apenas para complementar uma faixa de graves que muitos sistemas originais de BAIXO NÍVEL não alcançam.

Independente do Kit, seja ela Bravox ou Morel Supremo, se não fizer um bom tratamento nas portas não vai extrair o máximo do produto. Alias, isso vale também para os alto falantes originais.

Subwoofer, mais uma vez, para seu gosto musical a caixa selada será a mais indicada. Para escolher o melhor produto para seu caso estude esse post:
    https://autoforum.com.br/topic/227606-dutada-vs-selada-lista-de-ebp-para-escolha-do-sub-ideal/

Não quer errar? Basta fazer a simples pergunta, o que sinto falta no som hoje? Somente graves? Invista nisso, compre um bom amplificador e um bom subwoofer aliada a uma contrução de uma excelente caixa e faça o teste. Se depois disso sentir falta de outros "sons", comece a investir em amplificar os alto falantes originais e depois adicionar um kit duas vias. Faça aos poucos.

Boa sorte

• 1
  18. dihzinhow

dihzinhow Usuário

Desde 1 Abr 2013
    Ribeirão Preto/SP/BR

De forma alguma você descartaria o tal SQ se comprar produtos diferenciados, somente por possuir falantes fosgate em seu carro (já é considerado qualidade e também "força") então você está com um SQzinho ai no seu carro...

Só um pitaco no conjunto e comparações pro entendimento....
    O morel terá mais qualidade que o bravox (sim), mas o bravox aguentará mais (dedo no volume) que o morel e tocará bonito também, não valendo a outra marca custar 5x mais caro... O resultado não será 5x (maior) em qualidade, afinal, estamos falando em um kitzinho 2 vias.
    Conhece a marca Hbuster? Falida hbuster... (ruim pra caramba como o pessoal TAXA ?) Eles criaram um par de 6x9 a 10 anos atrás que até hoje da uma SURRA em 6x9's atuais... Inclusive eu ja vi um sub da marca modelo Fighter 300w em uma caixa certinha tocando em uma pyramid super pro 1000 tocando sertanejo, eletrônica, hip-hop de tudo muito bem definido e com força... Ai eu te pergunto, pyramid sempre foi bem falada no lançamento pois era o que existia, hoje se você ver uma muitos pensam em rir dela pelo alto consumo e pela "qualidade" mas muitos esquecem que pra um sistema tocar bonito não dependente só dos produtos e sim da instalação, caixa, regulagem... Um som básico bem caprichado e instalado/regulado você acha possível ficar RUIM? Ruim mesmo? Impossível, agora um mal instalado ... mesmo sendo TOP dos TOP pode ficar.
    Sobre as marcas, existe sim produtos meia-boca... mas as vezes o meia-boca se ouver uma atenção e insistência pra melhorar o resultado, de fato ele acontece.

Eu gosto de marcas como bravox e selenium por ter um bom CxB, só por isso.

Mas você escolheu ótimos produtos só que na minha opinião, não valem o preço, então vou deixar quem gosta de gastar opinar que é melhor! Eu até fico quieto pra evitar discussões aqui no forum...

Boa sorte!

• 1
  19. Carolina Amaral

Carolina Amaral Usuário

Desde 10 Mai 2018
    Brasília
    Boa noite, danilogc!

Obrigada pela dica, irei dar uma pesquisada em um conjunto Audiophonic sim!

Acredito que possa ser interessante essa opção!

Mas não tem muito para onde correr não, porque os cabos, a caixa, a manta, a instalação, eu vou precisar independente dos alto falantes, no final de tudo, será "apenas" a diferença do preço dos alto falantes... Que no bolo total, pode ser viável gastar um pouco mais, já que o grosso já precisarei ter de qualquer jeito...

Vou colocar na ponta do lápis para ver direitinho...

Muito obrigada! (y)

20. Carolina Amaral

Carolina Amaral Usuário

Desde 10 Mai 2018
    Brasília
    Olá, boa noite soaresrey! Muito obrigada pela mensagem...

No final, tudo está ligado diretamente ao dinheiro, quem tem sobrando, coloca um Kit 2 vias Morel de R$24.500 sem pensar, apenas "manda" instalar o que há de melhor e sequer pergunta o preço.

Nós meros mortais, também gostamos e queremos o "melhor", mas com a diferença que nosso orçamento é reduzido em dezenas de vezes para o mesmo fim... Por isso que estamos sempre pesquisando e tentando achar "soluções" para ter o "melhor", mas claro, dentro do nosso orçamento, de preferência com o melhor CxB, mesmo assim, em muitas vezes perdemos o controle dos gastos! rs...

Sobre escutar esses modelos em especial, como eu disse anteriormente, seria muito complicado, principalmente por ter muitas variáveis que interferem no resultado, além de que seria praticamente impossível achar veículos disponíveis com essas configurações para que eu possa "escolher" entre elas. Só me resta ir na intuição e pesquisas mesmo, assumindo o risco, como sempre fiz. O fórum tem como prioridade, troca de informações, dicas, indicações e pitacos, mas só cabe a nós, nesse caso eu, decidir e assumir os "riscos", simples assim... Eu ainda não tenho experiência o suficiente para "aconselhar", estou na fase de aprendizado, mas espero que logo eu possa tirar a dúvida de alguém, ou ao menos mostrar caminhos diferentes para que ela possa ter mais opções e julgar o que achar melhor!

Sobre tratamento nas portas, isso já está como prioridade, junto com os baffles em mdf para a instalação e vedação.

Sobra a caixa para o Subwoofer, definitivamente não irei colocar nenhuma caixa "solta" na mala, isso está fora de cogitação, e depois de olhar algumas opções, no máximo irei colocar uma "cópia" da caixa que vem na ASX vendida fora do Brasil:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721839096-box-de-fibra-para-subwoofer-mitsubishi-asx-_JM

Essa caixa tem 20 litros, é de fibra e selada. Tenho consciência que não é o ideal, porém essa é a única opção.

Agora deixa eu te perguntar uma coisa...

Eu poderia mandar fazer essa mesma caixa em MDF? Visto que tem várias curvas, "encaixes", dobras etc... Ou nesse caso seria possível apenas de fibra mesmo?

Obrigada! (y)

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso